Episodes
-
Na tarde de domingo, voltavam tristes e abatidos para o povoado de Emaús dois discípulos de Cristo. E o Senhor ressuscitado, com aspecto de peregrino, junta-se a eles no caminho e, enquanto explica as Escrituras, reacende-lhes primeiro na inteligência a luz da fé: “Quando ele nos falava”, para então fazer arder na vontade a chama da caridade: “Não ardia o nosso coração?” Assim Ele fará conosco, se abrirmos o nosso entendimento à luz da sua verdade.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Quarta-feira da Oitava da Páscoa, dia 23 de abril, e proclamemos juntos, cheios de fé: “O Senhor ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!”
-
O Evangelho de hoje situa Santa Maria Madalena no jardim do lado de fora do túmulo do Senhor. É ali que Jesus lhe aparece, disfarçado como jardineiro, para “plantar” em seu coração a fé na Ressurreição.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira da Oitava da Páscoa, dia 22 de abril, e medite sobre como o Senhor deseja fazer o mesmo conosco, transformando nossas almas em um jardim onde Ele encontra as suas delícias.
-
Missing episodes?
-
A Páscoa é um tempo especialíssimo de alegria e paz. De verdadeira alegria, porque o Senhor verdadeiramente ressuscitou, vencendo a morte com a sua morte e associando-nos, como irmãos seus, à família de Deus Pai. E de paz profunda, porque d’Ele recebemos a graça de estarmos um dia, reunidos à multidão dos anjos e santos, diante do trono da Trindade Santa, adorando-a felizmente numa vida sem sombra nem ocaso, sem dor nem desesperança. Alegrai-vos, porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou!
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira da Oitava de Páscoa, dia 21 de abril, e aproveite a Oitava da Páscoa para crescer na fé e no amor a Deus.
-
Em que realmente consiste a vitória de Cristo sobre a morte? De que tipo de morte, estamos falando? De que forma a Ressurreição do Senhor afeta as nossas vidas? Como podemos participar da Ressurreição de Cristo, antes mesmo de ressuscitarmos no fim dos tempos? Essas e outras perguntas são respondidas pelo Padre Paulo Ricardo na homilia deste Domingo de Páscoa.
Ouça a homilia na íntegra e comece a colher em sua vida, através da virtude da fé, os frutos do mistério que hoje celebramos.
-
No Sábado Santo, os cristãos vivem o “grande silêncio” entre a Morte e a Ressurreição do Senhor e, enquanto a liturgia da Igreja se cala, duas importantes realidades se oferecem à nossa meditação: a descida de Jesus à mansão dos mortos e a fé de sua Mãe Santíssima, a primeira a crer na Ressurreição.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este Sábado Santo, dia 19 de abril, e medite sobre esses dois grandes mistérios ligados a este dia silencioso.
-
O mistério da Cruz, loucura e insensatez para o mundo, é mistério de amor. Deus, tendo-nos amado desde o início, amou-nos até o fim, entregando-se livremente à morte por causa de nossas culpas. Contemplando ao Pai desde a sua concepção no seio virginal da Mãe Santíssima, Cristo amou a cada um de nós em específico, como se fôssemos únicos para Ele. Essa é uma verdade que precisa ser recordada em toda Sexta-feira Santa.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, e medite sobre o amor infinito que Cristo teve por cada um de nós ao sofrer os terríveis suplícios de sua Paixão.
-
Hoje, a Liturgia nos convida a entrar no Cenáculo e assistir ao expressivo episódio do Lava-pés e da Instituição da Eucaristia. Esta cena, uma das mais emblemáticas de todo o Evangelho, revela-nos a íntima relação entre a Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã, e o espírito de serviço que todos os batizados são chamados a pôr em prática.
Ouça a homilia desta Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, e descubra como podemos seguir o exemplo que Cristo, Cordeiro humilde e inocente, deixou aos que desejam segui-lo.
-
O Evangelho de hoje nos surpreende com a profunda humildade dos Apóstolos: “Serei eu, Senhor, quem vos há de trair?”, perguntam, um após o outro, todos cheios de aflição e tristeza. Confiam, sim, mais na palavra de Cristo do que em suas próprias consciências. E nós? Temos desconfiado de nós mesmos? Somos capazes de reconhecer que, sem a graça, somos tão traidores quanto Judas e que foram os nossos pecados a causa da Paixão e Morte de Nosso Senhor?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo desta Quarta-feira Santa, dia 16 de abril, e perceba a grande humildade que os Apóstolos tiveram ao saberem que um deles iria trair Jesus.
-
Será que não temos algo de Judas: uma aparência externa de Apóstolo igual aos outros, de predileto de Deus igual aos outros, de amigo de Deus igual aos outros, mas, por dentro, estamos vazios de fé, entregues a uma vida de pecado, de corrupção, que nos leva a beijar traiçoeiramente Jesus? Sim, porque toda comunhão sacrílega é sempre um beijo de Judas. Por isso, aproveitemos esta Semana Santa e façamos um exame de consciência sério, para nos confessarmos bem, arrependermo-nos de nossos pecados e, assim, podermos bem comungar.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 15 de abril, e busque a Confissão, para não transformar a Missa e a Comunhão em beijos de Judas.
-
Quando somos tentados pelo diabo a cometer um pecado, o que é que ele faz? Tira a nossa vergonha, para que não nos envergonhemos de pecar; mas quando, depois do pecado, nos vem a inspiração de procurar a Confissão, o que faz o diabo? Devolve-nos a vergonha, para que nos envergonhemos de nos confessar! São Francisco de Sales, porém, recorda-nos que não há nada de vergonhoso em confessar os próprios pecados. Vergonhoso mesmo é cometê-los.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 14 de abril, e aprenda com Maria de Betânia a não ter vergonha de acusar os seus pecados.
-
O Domingo de Ramos marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mas também é o único domingo dedicado a uma meditação especial sobre sua Paixão. Embora a Sexta-feira Santa seja a ocasião própria para isso, não é um dia de preceito. Por isso, a Igreja garante que, pelo menos no Domingo de Ramos, os fiéis ouçam a narrativa da Paixão de Nosso Senhor, que, neste ano, é narrada pelo Evangelho de São Lucas.
Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e prepare-se para a Semana Santa meditando sobre cada detalhe da Paixão de Cristo segundo São Lucas.
-
Os acontecimentos que iremos celebrar nos próximos dias, com o Domingo de Ramos e a Semana Santa, têm por agentes diretos pessoas que, na verdade, não são os reais protagonistas da história. Caifás pecou por conta própria, instigado por Satanás. Também são responsáveis por seus atos Herodes, Pilatos, os soldados e Judas. No entanto, Deus, que em sua divina Providência conhece os corações humanos, sabe aproveitar-se de cada um desses pecados e misérias para transformá-los em realidade de salvação.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 12 de abril, e perceba como Deus utiliza até nossas misérias como instrumentos de salvação.
-
Muitas pessoas, até mesmo entre os católicos, sentem um certo desconforto diante daquilo que é ponto central de toda a fé cristã: a divindade de Jesus. Para uns, apenas um mestre; para outros, um mero exemplo de justiça e solidariedade. O Evangelho, porém, é cristalino a esse respeito. Em mais de uma ocasião, Cristo nos diz com clareza: “Eu e o Pai somos um”.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 11 de abril, e entenda essa Verdade que despertou o ódio dos judeus e que levou à morte o Senhor da vida.
-
O Evangelho de hoje nos mostra uma turba de judeus prestes a apedrejar Jesus: Ele uma vez mais revelara a sua divindade, mas aqueles corações de pedra preferiram calar a Palavra eterna do Pai a dar o braço a torcer e reconhecer em Cristo, cercado de prodígios e sinais, o Messias tão aguardado.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 10 de abril, e entenda o verdadeiro motivo de Jesus ter se escondido dos judeus, quando estes quiseram apredrejá-lo.
-
Cristo é a Verdade, que nos revela quem realmente somos e a quem realmente servimos. Sinal perene de contradição, Jesus nos mostra a realidade crua da nossa miséria: somos escravos dos nossos pecados, dos nossos desejos, das nossas paixões e do nosso egoísmo. Essa Verdade que humilha, no entanto, também liberta.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo desta quarta-feira, dia 9 de abril, e perceba o caminho que Cristo, fazendo-nos livres para o verdadeiro amor, abre-nos para a felicidade eterna do Céu.
-
No Antigo Testamento, revelou Deus a Moisés o seu nome, “Eu sou”, no meio de uma sarça que ardia sem se consumir. Semelhante revelação é o que veem os olhos da fé, ao contemplarem elevado na Cruz o Filho de Deus. Aquela sarça divina, pregada a um novo e mais nobre madeiro, se consome agora até a morte num fogo inextinguível, que é o amor salvífico que nela faz arder o Espírito Santo: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu sou”.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 08 de abril, e compreenda o destino terrível que nos aguarda se não crermos em nosso Redentor.
-
Embora possa chegar ao conhecimento de certas verdades por si mesma, a razão humana precisa ser iluminada por uma luz mais sublime que não apenas lhe desvende aquilo que se refere a Deus, mas também lhe dê segurança sobre as verdades morais e religiosas necessárias à salvação. Essa luz, irradiada do próprio Cristo, Sol da Justiça, ilumina o nosso espírito, aquece com amor divino o nosso coração e tira-nos das trevas, seja do erro, seja da ignorância.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 7 de abril, e aprenda como ser iluminado pela Verdade.
-
Neste 5º Domingo da Quaresma, o Evangelho apresenta o grande milagre da misericórdia de Deus, que perdoa uma mulher surpreendida em flagrante adultério. Colocado à prova pelos fariseus e mestres da Lei, Nosso Senhor mostra, ao mesmo tempo, a sua mansidão e a sua justiça: de modo algum, Ele aprova o pecado, mas, ao mesmo tempo, faz de tudo para resgatar o pecador da miséria na qual se encontra.
Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e contemple o grande mistério da misericórdia divina agindo em nossas vidas.
-
Determina a sinagoga, sem outra razão que seu próprio entendimento da Escritura, que Jesus não pode ser o Cristo: “Porventura o Messias virá da Galileia?” Apelam o povo e o exército que é impossível que Ele não o seja, amparados na evidência do que viam e ouviam: “Ninguém jamais falou como este homem”. A conclusão deste processo, todos a conhecemos. Mas qual é a parte que nós havemos de tomar nele? Seremos a gente “maldita” que crê e é absolvida pelo réu? Ou os acusadores cegos, que se condenam por condenarem o único que os poderia defender?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 5 de abril, e perceba que a cegueira dos fariseus pode ser também a nossa.
-
De Moisés até João Batista, temos as promessas, as imagens, os reflexos opacos de um mistério que Deus descobre cobrindo-o com sua mão, porque ninguém o podia ver. Em Cristo, temos o cumprimento, a realidade, a luz de um mistério que Deus descobre cobrindo-o com sua humanidade, para não nos cegar. No Antigo Testamento, Deus se deu a conhecer, mas de tal modo que não fosse conhecido. No Novo Testamento, Ele se deu a conhecer, mas de tal modo que não o possamos conhecer senão por meio de Cristo.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 4 de abril, e entenda por que em Jesus a Revelação de Deus tornou-se plena.
- Show more