Episodes
-
Muitos místicos podem até dizer que essas críticas, só os afastam da Ciência, pois um dos aspectos mais triste da vida, é que quanto mais a Ciência avança, mais ela se afasta de Deus. Mas não percebem que em relação ao aspecto mais triste da vida, não é constatarmos que os avanços na Ciência são proporcionais ao retrocesso em relação aos deuses, que há muito já deveriam desaparecer junto com as mentiras que os fizeram “existir” e nem que as religiões perdem adeptos à medida que as pessoas adquirem conhecimento, discernimento e bom senso. Mas saber que a Ciência ganha conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria, como prognosticou Isaac Asimov. Se você concorda, então não se esqueça: se o tempo não para e nem espera, é porque a vida não tem botão de pausa, o que passou, passou, o ontem é história, o amanhã é um enigma e o hoje é o presente que nos ajudará superar os erros antigos para tentarmos descobrir novos conhecimentos que gerarão sabedoria para que vocês continuem buscando explicações para o milagre da vida e os mistérios da morte. Você poderia corretamente contrapor isso, dizendo que para entendermos a vida, devemos olhar para trás. Sim, mas se o importante na estrada da vida são as decisões que tomamos no caminho, pois são elas que nos ajudam a chegar na reta final, olhemos para trás somente para avaliar as nossas marcas e assim corrigirmos a rota, pois se partirmos do princípio de que na estrada da vida o passado é contramão, devemos deixar para trás tudo o que não nos leva para frente.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Devemos realmente basear nossas vidas no passado?
Para entendermos tudo que a bíblia, essa coleção de muitos livros escritos durante séculos quer dizer e ensinar precisamos conhecer a história da época em que ela foi escrita, conhecer um pouco dos homens que a escreveram e para quem escreveram. Eu sei que ela foi escrita dentro de um contexto histórico, por homens que viveram numa determinada época e que a mesma foi dirigida a um povo primitivo. Ou seja, essa lenda cuja origem perde-se na noite dos tempos foi escrita por homens assim como você e eu, e não por seres sobre-humanos. Tudo bem que os místicos acreditam que a bíblia tenha sido inspirada por Deus, que os homens que a escreveram eram guiados por Deus e por isso, a bíblia é o livro de Deus para nós, como escrito em II Pedro 1:21 e que suas doutrinas antigas ainda sirvam para os homens contemporâneos. Que fique claro meu caro leitor, que o principal objetivo desta conversa não consiste em mostrar se devemos, ou não dizer às pessoas que caminho seguir e nem como fazer as coisas, o seu objetivo é fazê-las capazes de fazer coisas novas e mostrar novas estradas para que simplesmente não repitam o que outras gerações fizeram e para que não percorram caminhos já traçados por outras, que não as levaram a lugar nenhum.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Missing episodes?
-
Um recado ao amigo religioso!
Tudo bem que o mal de quase todos nós, observado por Norman Vincent Peale, “é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos por críticas que nos corrigem.” Mas se na vida devemos brindar aos nossos defeitos, já que com as nossas qualidades ninguém se importa mesmo, passemos a elogiar as pessoas, mais pelos seus muitos defeitos inatos do que pelas suas poucas qualidades inerentes, até porque se não somos capazes de tolerar nos outros os defeitos que nós próprios possuímos, não podemos exigir dos outros, qualidades que ainda não temos. Eu sei que os homens em geral formam suas opiniões guiando se antes pelas aparências, pois todos sabem ver, mas poucos conseguem distinguir o que parecemos ser, do que realmente somos, ou ver que somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos. Por isso não devemos nos preocupar com o que as outras pessoas estão pensando a nosso respeito, mesmo que não estejamos fazendo nada para mudarmos, por que em muitos casos elas estão muito ocupadas preocupando-se com o que estamos pensando a respeito delas. E esse é um ótimo motivo para que todos nós devêssemos nos tornar tão especiais quanto imaginamos, para sermos na realidade, o que parecemos ser, mesmo que não sejamos.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
SÓ PARA ILUSTRAR!
No Gênesis está escrito que antes da criação só havia um caos de trevas que a “tudo” cobria... Mas se antes da criação só havia um caos de trevas que a “tudo” cobria, então como é que pode haver algo antes da criação, se antes dela não havia nada? De onde veio esse "tudo?” Do nada? Vamos à outra explicação que também não explica quem projetou o projetista do Universo. O senhor diz que tudo só pode ser obra de um criador perfeito e onipotente. Mas que explicação lógica teria para vir a existir do nada esse criador perfeito, quando você não admite ser possível surgir sequer uma proteína do acaso? De onde não pode surgir o micro, pode surgir o macro? Agora vamos refletir sobre duas improbabilidades quase absolutas de Deus ser o criador do Universo e de si mesmo. Na primeira, John Hospers discorre sobre esse tema de uma forma muito elucidativa, observando que "um dos argumentos para existência de Deus é o de que tudo deve ter uma causa. Deus seria a causa da existência do Universo e não teria ele próprio, uma causa. Mas isto contradiz o próprio argumento, que supostamente implica na existência Dele. Se tudo tem uma causa, Deus também deveria ter uma. Ou seja, se o pressuposto é verdadeiro, a conclusão é falsa e se a conclusão é verdadeira, o pressuposto é falso. É um argumento autocontraditório, mas as pessoas não se dão conta disto, por que uma vez tendo chegado aonde queriam, preferem não examinar mais a questão."
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Se a bíblia fosse um manual de instruções, os mandamentos da lei de Deus seriam amplamente respeitados e jamais a moral dos princípios dos 10 mandamentos Satânicos seriam considerados por muitos, superior à dos 10 Mandamentos. Veja que mandamentos como não roubarás e não matarás, está entre nós há aproximadamente 3 mil anos e, no entanto na bíblia, há cerca de 2,5 milhões de assassinatos em nome de Deus e apenas 5 imputados a Satanás, quando da aposta de Deus em relação a Jó. E ainda me vem um tal de Michael Green, nos dizer que “ninguém concebeu progressos morais desde os ensinos de Jesus”, como se para a imposição de um código de valores seculares, morais e éticos à Humanidade, fosse necessária uma legitimação divina. Veja que no século 18, por exemplo, os ideais de igualdade e justiça social, aceitos hoje como uma preocupação Ética, surgiram de formulações dos filósofos iluministas que acreditavam ser possível defendê-los com base na razão, não na religião. Dr. WLC, dentre os filósofos que mais admiro pela qualidade de seus textos acerca do ateísmo, um deles é o francês Jean-Paul Sartre, o mais proeminente do existencialismo, que em meados do século 20, em sua obra “O Ser e o Nada”, demonstra a existência como sendo validada por si própria e fala da má-fé que a crença em Deus e na religião, trazem ao anular a responsabilidade do homem perante a sua existência, pois de nada adianta buscar um propósito da existência para além da vida humana, já que a nossa própria condição de seres que vivem em sociedade é suficiente para justificar a prática de valores solidários.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Muitos crentes ficariam horrorizados ao ouvir tais heresias, mas não percebem, primeiro: se Deus não existisse e tudo fosse permitido, então Deus não poderia ser brasileiro (se existisse, claro!), pois no Brasil tudo é permito! Segundo: Kant, o proponente de “O argumento moral”, também criou um argumento moral, quanto à existência de Deus e o mesmo se tornou grandemente popular durante o século XIX. Tem hoje toda a espécie de formas e uma delas é a que afirma que não haveria o bem ou o mal, a menos que Deus existisse, mas mesmo assim você afirma que se Deus não existe, tudo seria permitido, sem nunca se perguntar, se Deus existe, se por outro lado, valeria à pena fazer alguma coisa. Vocês ateus podem até afirmar que se existe Deus, então todos os esforços da Humanidade para se entender e se autogerir, toda a Ciência e toda a Filosofia, de nada valeriam. Pois se existe Deus, então não existe ética ou moralidade: somente adequação ou não às regras impostas pela divindade. Mas claro que valeria! Não para nós! Nós não alimentamos a perspectiva de necessidade de encontrar uma base fatual que prove a inexistência de Deus, pois a sua própria existência faria a própria vida não ter sentido, uma vez que condenaria ao fracasso qualquer iniciativa do ser humano para mudar o estado das coisas, visto que tudo estaria predestinado, diferente do ateísmo, que conduz à responsabilização do indivíduo pelos seus atos. Pois da mesma maneira que o culpa pelos seus erros, lhe dá também todo o mérito pelos seus acertos e ainda o incentiva a não mais colocar culpa nos outros, ou se apoiar em algo imaginário.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Dr. WLC, se o senhor afirma que não existe moralidade sem Deus, com certeza discorda de Einstein, quando disse que nenhuma base religiosa seja necessária à educação, por acreditar que a bíblia seja um manual de bons costumes e ótimos exemplos e dessa forma a considera como um potente motor de mudança positivas em sociedades decadentes. Mas aqui está outro argumento baseado na ignorância de quem não sabe que os sistemas éticos/morais, baseiam-se em valores humanos que brotam no interior dos nossos cérebros e não advindo de deuses, pois se apontasse para um “deus”, então nós somos deuses, pois esses conceitos são simplesmente projeções conceituais de ideais humanos. O senhor pode até alegar que o ateu por não seguir uma religião, ou não acreditar em Deus, está automaticamente desprovido de valores morais e virtudes éticas. Mas saiba que os descrentes, são no mínimo tão morais quanto os crentes e por razões melhores, se partirmos do princípio não só de que a moral só faz sentido sem Deus, mas principalmente porque a hipótese “Deus” não é a criadora e muito menos proprietária exclusiva da moralidade. Portanto, se Deus existe não haveria moral e muito menos um apelo moral universal, porque obrigatoriamente teríamos que fazer o que está escrito na bíblia e eu tenho certeza que você não faria, pois essa mesma bíblia que dita os padrões de um deus dito moral, está repleta de imoralidades.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Apocalipse NOW!
Dr. WLC, muitos religiosos divulgam na Internet, mortes trágicas de pessoas famosas que acreditavam, ou não no cristianismo, no intuito de infundir o medo nas pessoas, ou convence-las da necessidade de crença em um deus que supostamente dito ter dito: "Não vos deixe enganar: de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" - Gálatas 6:7. Mas o senhor acha que seja moralmente correto o seu deus supostamente ter matado John Lennon, por ter dito que Jesus era legal, mas que suas disciplinas eram muito simples? Tancredo Neves, por ter dito que nem Deus o tiraria da presidência da República? Brizola, por dizer que acolhia até o apoio do demônio para se tornar presidente? Cazuza, por ter soltado a fumaça de um baseado para cima e ter dito: "Deus isso é para você!" O construtor do navio Titanic, por ter dito que nem se Deus quiser ele tomba o meu navio, ou a Marilyn Monroe, por ter dito: "Não preciso do seu Jesus", para vingar heresias simples? É ético o seu deus deixar que o querido Papa João Paulo II, ter sido baleado gravemente por um terrorista em pleno Vaticano, depois de ter proclamado que a Teoria da Evolução é "mais que apenas uma hipótese"? O senhor pode ardentemente desejar que eu vá arder nos "quintos do inferno" pela minha heresia, mas saiba que JP II, também disse que "o inferno existe, não como um lugar, mas como uma condição".
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Dr. WLC, se existe uma coisa que é pública e notória sem nenhuma possibilidade de contestação é a capacidade de um religioso na hora de lutar para impor suas opiniões mesmo fundamentas em alegações tão sólidas quanto as nuvens que compõe o seu fictício céu. Mas pode dizer que nós ateus inspiramos também, que Deus removeu as rodas das carruagens dos egípcios - Êx 14:25, que Deus jura por ele mesmo - Gn 22:16, que Deus raspou os "cabelos dos pés" (Cabelos dos pés é um eufemismo bíblico para pelos pubianos) - Is 7:20, e que gente associa sua força ao cabelo - Jz 16:17. Dr. Craig, todos nós sabemos que muitas coisas na vida não fazem qualquer sentido, mas veja que a maioria delas se encontra na bíblia. Mas pode dizer que imagens de hemorroidas de ouro - I Samuel 6:4-5, 6:11, 6:17, sementes mortas germinando, ursos matando 42 crianças - II Reis 2:23-24, as cobras de Deus, as cobras de Moisés - Nm 21:8, Deus enviando um leão para matar - I Reis 13:11-26, gente despedaçando leão - Jz 14:5-8, existência de Dragões, Unicórnios, tantos camelos quanto a "areia que há na praia do mar - Jz 7:12, é tudo criação de nossas mentes ateias, irracionais muitos loucas.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Pode falar que fomos nós ateus que jogamos a bomba atômica no Japão, a de napalm sobre o Vietnã, e que somos nós que fornecemos armas para todas as guerrilhas. E que somos a extrema direita fanática composta de fervorosos ateus, que na contramão do criacionismo e do DI (Design Intelligent), obrigamos as escolas a ensinar a Teoria da Evolução de Darwin, que é apenas uma teoria não provada, que sempre muda, que só faz previsões, que não pode ser falseada, que não explica a consciência, a inteligência, a linguagem, a moralidade e principalmente a criação do Universo e o desenvolvimento da vida. Fale também que a Teoria da Evolução, é a base de uma sociedade imoral e que a culpa do aumento da intolerância, da criminalidade, do atraso social e intelectual, da pedofilia, da prostituição e da promiscuidade em geral, é do Darwinismo que prega que o homem é um animal e, portanto, sem ética. Pode dizer que pelo Evolucionismo implicar em ateísmo, que a Evolução passa a requerer fé e que isso faz dela uma religião sem propósito para a vida, já que nega o papel de Deus. Pode dizer que o aumento da ignorância científica, é também dos evolucionistas que afirmam que o acaso pode ter criado a vida, que tudo surgiu a partir do nada e que a partir daí, só vida origina vida, para que vocês continuem questionando: por que ainda existem macacos se eles evoluíram e por que o homem parou de evoluir?
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Dr. WLC, eu acho que está na hora de os ateus abandonarem o mantra ingênuo e repetido de que a crença religiosa por milênios tem sido a fonte principal dos conflitos e da violência humana e assumirem que é o ateísmo e não a religião, o responsável pelos piores assassinatos em massa da História. Mas vale ressaltar que Stálin e Pol Pot, eram loucos sanguinários e fizeram o que se espera de loucos sanguinários no poder. Seus supostos ateísmo foram apenas detalhes e não a razão para os massacres. Os crimes dessas ditaduras comunistas não foram fruto da essência do ateísmo, mas sim do lunatismo ideológico político, nacionalista e racial de cada um. Eu sei que para um místico leigo, não faz nenhuma diferença, se Pol Pot e Stalin não levantaram a bandeira do ateísmo e não tenham praticado seus massacres pelo simples fato de serem ateus, diferente dos soldados do cristão Hitler, que usaram a frase “GOTT MIT UNS” (“Deus conosco”) nas fivelas de seus cintos, assim como as expedições militares comandadas pelo papa Inocente III, no século XI (as Cruzadas), onde os combatentes levavam no peito o emblema da cruz (razão pela qual eram denominados cruzados.) com a seguinte inscrição latina: In Hoc Signum Vincet, que significa: “Em nome da cruz, venceremos.”
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Ser humanista secular, não só ter uma postura filosófica que abraça a razão humana, a ética, a justiça social e o naturalismo filosófico, ou só rejeitar especificamente o sobrenatural, as pseudociências com seus dogmas e suas tradições. É também viver centrado nos interesses, ou valores humanos, para buscar constantemente a verdade objetiva, tendo entendido que a nossa imperfeita percepção dessa verdade é constantemente alterada por novos conhecimentos e experiências que nos livra de ilusões, superstições e ideologias, quer religiosas, políticas, ou sociais, que devem ser avaliadas e testadas em foro íntimo, em vez de simplesmente aceitas quando impostas por uma questão de fé. Por isso, ser humanista, é ter posições filosóficas que buscam as soluções de problemas humanos em seres humanos em vez de deuses, até porque o Humanismo, é uma filosofia que normalmente rejeita o sobrenatural e dá ênfase à dignidade do indivíduo e ao seu valor e capacidade para a autorrealização pessoal através do uso da razão, que nos faz ver que se filosofar é uma fase da vida que a abandonamos apenas no túmulo, não devemos incutir a teologia em mentes infantis, se ela as prendem ao berço da imaturidade.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Muitas pessoas gostam de dizer que se não podemos mudar a realidade, devemos mudar os olhos com os quais a vemos, ou se não temos um caminho novo, devemos procurar um jeito novo de caminhar. Mas se você não quer mudar a sua realidade simplesmente a vendo de uma forma diferente, ou achar um novo caminho, caminhando de um jeito novo, porque sabe que a gente só muda a nossa realidade e a realidade que nos cerca, é trilhando novos caminhos que nos levará a mudança. Adquira novos elementos de transição, como novos ares, ou olhar para dentro de si mesmo, para obter uma nova transformação da realidade que o cerca. Pois de uma coisa eu estou certo: agindo assim você não mais verá o mundo com novos olhos, ou com os velhos mudados. Você verá a realidade que já existe em você mesmo, e essa é a sua nova realidade! Mas se mesmo olhando para dentro de si, você não consegue visualizar outro caminho além daquele que sempre trilhou, leia sobre o que busca e continue tentando mudar a sua forma de pensar e olhar enquanto caminha, fatalmente achará uma nova visão que vai te ajudar a tornar visível um caminho novo que o fará voltar a andar como você gosta e isso pode ser um impulso para o seu primeiro passo.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Tudo bem que no Brasil, muitos professores estejam mais ocupados, separando brigas (ou se defendendo), recolhendo armas e drogas, do que ensinando qualquer matéria. Mas por que ao invés de querer doutrinar crianças sem formação intelectual, vocês não focam mais intensamente esse belo trabalho espiritual nos presídios, nos hospícios, nos hospitais e nos puteiros? Será que não está claro que vocês religiosos estão travando uma desumana guerra contra o intelecto natural das crianças ao impor conhecimentos de um livro repleto de equívocos e verdades impossíveis e que não faz mais sentido matricular seu filho em escolas que inspiram crenças em absurdos mitológicos em detrimento à valores universais atuais? O senhor não acha que crianças deveriam ser estimuladas a questionar e pensar ao invés de acreditar?
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Você pode até acreditar que o laicismo, seja um princípio de fraternidade e que quando se retira os direitos da Igreja Católica, ou Protestante de ensinar religião nas escolas públicas, esteja atentando contra a liberdade de pregar a palavra de Deus. Mas a função da laicidade não é estar contra nenhuma religião e nem atentar contra a liberdade de se pregar a palavra de Deus, mas de evitar que “uma” religião intervenha no Estado e querer impor somente os seus valores confessionais. Portanto tirar das Igrejas a possibilidade de ensinar religião nas escolas públicas, não é tirar-lhe um direito, mas sim um privilégio imerecido, não porque não exista um curso de secularismo ateu, de humanismo da filosofia budista, ou o espiritismo da doutrina Kardecista nas escolas públicas, mas porque já passou da hora de dar o livre-arbítrio para as crianças e o direito de escolha para as famílias, sobre o que será incutido dentro da cabeça dos seus filhos.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Só para ilustrar: satisfação não é querer o que você quer, satisfação é você conseguir não querer e mesmo assim estar satisfeito com o que tem. Pois sabemos que quando não conseguimos ter o que queremos, é isso que nos torna insatisfeito. Portanto, da próxima vez que você for querer algo, não queira algo para ter, queira algo que o faça ser. Porque quando você é, você pode ter o que quiser. Tudo bem que você sendo, pode até não ter o que muitos têm, mas não se esqueça, que agora você é o que poucos são, e isso não tem preço, pois não se compra.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Ser ateu, é saber que em muitos casos não é a religião que nos prendem, mas nós mesmos que nos aprisionamos e nem notamos que a porta estava aberta todo o tempo e o que faltava era coragem e atitude para libertar-se. Pois ser ateu, é ter nascido do ventre da mãe Liberdade para ser prisioneiro dela, em uma cela sem paredes. É ter a avidez de conhecimento como o motor propulsor que nos impulsiona pelos distintos e complexos campos do saber, pois sabemos que essa coisa de céu não é o limite. É ter liberdade de pensar livremente, já que ninguém pode aprisionar a nossa mente, é poder usar a dádiva do conhecimento para ser formador de consciências questionadoras e críticas para que um dia a Humanidade deixe de acreditar e queira saber.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Tudo bem que por milênios, as pessoas só podiam ver as coisas pelo prisma de Deus. E por séculos, a religião através de sua Teologia impôs seus mitos, seus dogmas e sua doutrina. Mas por que depois do advento da Ciência, com questionamentos sérios sobre sua utilidade e objeções oportunas sobre Sua plausibilidade, vocês ainda querem que as pessoas deixem de discutir esse assunto para apenas continuar acreditando? O senhor pode até admitir que não seja pelo medo de não crer em entidades mitológicas, mas saiba que enquanto a fé é para religião uma questão de certeza, e a coragem de duvidar um pressuposto da Ciência, nada vai impedir dela continuar desmascarando e anulando os mitos e os dogmas de sua crença.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Só para ilustrar: várias pesquisas científicas já provaram que oração não serve para nada, pois orar é o mesmo que falar com as paredes e esperar que elas respondam. E todos que rezam já deveriam saber, pois suas orações nunca foram atendidas e jamais serão, porque não há ninguém para ouvir, exceto as paredes, que dizem ter ouvidos, claro! Portanto independente de os místicos do abstracionismo, digo: do Cristianismo aceitarem ou não que a oração e sua crença trabalham com “teorias” abstratas e conceitos não científicos e que por serem simples ideologias, tem que ser tratadas como tal, eu sempre que possível aconselho essas pessoas a criarem bactérias embaixo de suas unhas para que obtenham um pouco de cultura, ou que conversem com um saco de cimento, para quem sabe, possam absorver algo de concreto.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message -
Ser ateu, não é só não aceitar ter de entrar em repartições públicas e ser forçado a ver a imagem de um homem agonizando em uma cruz, cravado por pregos; discordar da mensagem: “Deus seja louvado” impressa em nosso dinheiro; ficar indignado ao ser comparado à radicais com cunho em magia negra; não admitir a divindade de Cristo; não aceitar a existência do céu e do inferno; recusar milagre; repudiar o caráter divino da bíblia, ou qualquer outro tipo de manifestação religiosa menos popular. Ser ateu, é também caracterizar-se pela ausência das convicções que constituem o repertório mental dos crentes nas religiões teológicas, ou pela negação delas. Em suma, não acreditar em deus não basta para ser ateu. Pois ser ateu, não é uma simples oposição, ou rebeldia contra uma crença. Ser ateu, vai muito além até mesmo de buscar todos os elementos possíveis que possam manter nossa descrença.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/deusnaomeadicionou/message - Show more