Episodes
-
Donald Trump adotou inúmeras medidas controversas em pouco mais de um mês do seu segundo mandato como presidente dos EUA. Ele ameaçou aliados, cobrou um acordo compensatório demasiadamente alto da Ucrânia, prometeu a maior deportação de imigrantes indocumentados da história americana e disse que iria promover uma limpeza étnica na Faixa de Gaza para criar a “Riveira do Oriente Médio”, entre outras coisas. O Durma com Essa desta quarta-feira (5) analisa as ações do presidente americano a partir do seu livro, “A arte da negociação”, de 1987.
O programa tem também Isadora Rupp explicando o vaivém das emendas parlamentares, e Lucas Zacari falando sobre a campanha do filme “Ainda Estou Aqui” até o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A defesa de Jair Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal na terça-feira (25) que a Corte declare impedidos os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre a tentativa de golpe de Estado que envolve o ex-presidente e outras 33 pessoas, o que inclui ex-ministros e diversos membros das Forças Armadas. No mesmo dia, um de seus apadrinhados políticos, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), chamou a denúncia de “revanchismo”. O Durma com Essa desta quarta-feira (26) fala sobre como a impossibilidade de Bolsonaro concorrer em 2026 abre caminho para nomes como Tarcísio e outros candidatos à direita e extrema direita.
O programa tem também João Paulo Charleaux tratando do drama dos israelenses e palestinos na guerra, e Ludmilla Rios explicando o espaço dos conteúdos de livros dentro do YouTube e do TikTok, e como o fenômeno mexe no mercado editorial.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Missing episodes?
-
As disputas em torno do marco temporal se estendem mesmo depois da decisão de 2023 do Supremo que derrubou a tese. O tribunal criou uma comissão de conciliação para tentar chegar a um consenso sobre o tema com os que defendem restringir a demarcação de terras indígenas e com os que refutam a tese. O Durma com Essa desta quarta-feira (19) explica os desdobramentos das discussões do grupo.
O programa tem também Isadora Rupp explicando o que acontece após a denúncia contra Jair Bolsonaro apresentada pela Procuradoria-Geral da República, Marcelo Montanini falando sobre o escândalo envolvendo o presidente argentino Javier Milei e uma criptomoeda, e Antonio Mammi comentando o caso dos artistas falsos no Spotify.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
José Múcio Monteiro hesitou em chamar de golpe os ataques em Brasília contra os prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O ministro da Defesa do governo Luiz Inácio Lula da Silva também disse na entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira (10), que cabe ao Congresso avaliar a possibilidade de anistia dos envolvidos nos atos. Dias antes, na sexta-feira (7), o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), minimizou em entrevista as ações antidemocráticas de 8 de janeiro e também não definiu os atos como uma tentativa de golpe. O Durma com Essa desta quarta-feira (12) fala sobre as declarações e o peso delas para a aprovação de um projeto de lei para perdoar quem desrespeitou o resultado das eleições de 2022.
O programa tem também João Paulo Charleaux explicando a popularidade da extrema direita em países europeus e Isadora Rupp falando sobre a proposta de lei que tramita na Câmara de São Paulo para proibir uso de dinheiro público em determinadas contratações musicais.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
O Jardim Pantanal, no extremo leste de capital paulista, está alagado desde sábado (1º). O problema é recorrente: a região fica na várzea do rio Tietê e é palco frequente de enchentes há mais de 30 anos. Como solução, a gestão municipal estuda mudar o distrito de lugar. O Durma com Essa desta quarta-feira (5) explica por que o território costuma ficar embaixo da água quando chove, qual a proposta de realocação dos moradores e qual sua viabilidade.
O programa tem também Isadora Rupp falando sobre os novos presidentes da Câmara e do Senado, João Paulo Charleaux analisando os efeitos da guerra dos bonés entre governistas e a oposição e Giovanna Castro explicando o que levou a protagonista de “Emilia Pérez” a ser excluída dos eventos de promoção do filme na campanha do Oscar.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A COP30 promete ser um dos grandes eventos do Brasil em 2025. Prevista para acontecer em Belém, capital do Pará, em novembro, a conferência deve receber um fluxo superior a 40 mil pessoas, que irão debater a mudança climática. O Durma com Essa analisa a conferência e a posição do Brasil ao recebê-la a partir de uma entrevista com Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). Este episódio é o quarto de uma série especial que, ao longo de todo o mês de janeiro, lida com temas que vão ecoar no Brasil e no mundo em 2025.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A regulação das redes é um dos temas que irá pautar o início do ano de 2025 no Supremo, em meio à reações de donos das plataformas e mudanças na dinâmica da internet. O Durma com Essa analisa a discussão sobre a responsabilidade das big techs a partir de uma entrevista com a jurista Heloisa Massaro, diretora do centro de pesquisas em direito e tecnologia InternetLab. Este episódio é o terceiro de uma série especial que, ao longo de todo o mês de janeiro, lida com temas que vão ecoar no Brasil e no mundo em 2025.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Donald Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Antes mesmo de assumir em 20 de janeiro, o presidente eleito dos EUA causa expectativa e preocupação com promessas radicais e ameaças. O Durma com Essa analisa a eleição e o novo governo americano a partir de uma entrevista com o internacionalista Carlos Gustavo Poggio, professor do Departamento de ciência política da Berea College. Este episódio é o segundo de uma série especial que, ao longo de todo o mês de janeiro, lida com temas que vão ecoar no Brasil e no mundo em 2025.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
O período de Jair Bolsonaro (2019-2022) no poder foi repleto de ataques às instituições, sobretudo ao Supremo Tribunal Federal, e ao Tribunal Superior Eleitoral. A tensão entre Executivo e Judiciário e a delegação do orçamento público ao Congresso gerou uma situação inédita na dinâmica de funcionamento dos três Poderes no Brasil. A saída do político de extrema direita da presidência arrefeceu investidas antidemocráticas, mas a relação entre os três Poderes segue tensa também no governo Luiz Inácio Lula da Silva.
O Durma com Essa analisa este tema com a cientista política Graziella Testa, professora da Escola de Políticas Públicas e de Governo da Fundação Getulio Vargas de Brasília. O episódio inaugura uma série especial do podcast que, ao longo de todo o mês de janeiro, vai trazer entrevistas sobre temas que vão ecoar no Brasil e no mundo em 2025.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
O ano de 2025 começa cercado de expectativas quanto ao que as instituições vão fazer com os suspeitos de planejar um golpe de Estado no Brasil. No Congresso, o governo tenta aprovar mudanças no Imposto de Renda. Já nos meses iniciais haverá eleições para definição dos próximos presidentes da Câmara e do Senado. Nos EUA, tem nova posse de Donald Trump. O ano também terá COP30 em Belém do Pará. O Durma com Essa fala sobre esses temas e outros que devem impactar 2025.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
O ano de 2024 se encaminha para o fim após uma série de acontecimentos que colocaram o mundo em atenção: as revelações da trama golpista gestada por Jair Bolsonaro e seu entorno, os efeitos latentes da crise climática, a volta de Donald Trump à Casa Branca e os desenrolares dos conflitos em curso. E mais. O Durma com Essa desta quarta-feira (25) faz uma retrospectiva dos principais fatos do ano.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Walter Braga Netto é um general quatro estrelas que comandou a intervenção federal na segurança pública do Rio no governo Michel Temer, foi para a reserva a fim de integrar o ministério de Jair Bolsonaro e, agora, está preso preventivamente. O Durma com Essa resgata a trajetória do militar e mostra seu envolvimento na trama do golpe.
O programa tem também João Paulo Charleaux falando sobre medidas para reduzir o barulho nas ruas da França, Mariana Vick explicando a conexão entre as vária crises ambientais atuais e Lucas Zacari comentando o caso de plágio envolvendo a cantora Adele.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A violência policial em São Paulo tomou o noticiário após casos que impressionaram a opinião pública, com mortes e agressões que apontam para um descontrole da ação da PM do estado. O governador Tarcísio de Freitas fez mea-culpa. O Durma com Essa desta quarta-feira (11) trata da atitude das autoridades e do cálculo político no campo da segurança pública, com participação de Isadora Rupp.
O programa tem também João Paulo Charleaux falando do perfil dos rebeldes que tomaram o poder na Síria, Mariana Vick explicando a desertificação de áreas do planeta e Lucas Zacari comentando a importância do legado de Dalton Trevisan para a literatura brasileira.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A Marinha do Brasil divulgou um vídeo por ocasião do Dia do Marinheiro, em 13 de dezembro, visto como uma resposta ao pacote fiscal do governo que restringe aposentadoria e pensão de militares. Também está envolvida na trama para tentar manter Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas urnas. O Durma com Essa explica como a política e o golpismo permeiam a força.
O programa tem também João Paulo Charleaux comentando as cobranças feitas por palestinos e israelenses à cobertura jornalística do atual conflito no Oriente Médio, Mariana Vick falando sobre o fracasso do Tratado do Plástico e Giovanna Castro explicando a onda pop dos artistas de Vocaloid.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A Polícia Federal prendeu na terça-feira (27) um lobista envolvido em suspeitas de venda de sentenças que conecta casos envolvendo desembargadores dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de funcionários de gabinetes de ministros do Superior Tribunal de Justiça. Outras conexões levam a um esquema parecido no Tribunal de Justiça da Bahia. Com participação de Isadora Rupp, o Durma com Essa explica o entrelaçamento dos escândalos e mostra que as punições são raras, seja no âmbito criminal, seja no administrativo.
O programa tem também Marcelo Montanini explicando o imbróglio entre frigoríficos brasileiros e o CEO global do Carrefour, Mariana Vick analisando os resultados da COP29, no Azerbaijão, e Lucas Zacari comentando o crescimento do app Shazam, que identifica músicas tocadas no ambiente.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Terça-feira (19) foi dia de nova operação da Polícia Federal, esta para prender suspeitos de planejar o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. É mais uma revelação da trama do golpe, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu entorno. Todas as frentes contra o político de extrema direita, porém, ainda estão em fase de investigação. Você pode se questionar: quando a Procuradoria-Geral da República vai apresentar denúncias para que eventuais crimes sejam julgados? Este é o tema central do Durma com Essa desta semana, que traz uma entrevista com a professora de direito Eloisa Machado.
O programa tem também João Paulo Charleaux falando sobre a pauta da fome na cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Mariana Vick explicando a meta climática apresentada pelo Brasil na COP29 do Azerbaijão e Lucas Zacari comentando a evolução da presença negra em papeis de destaque nas novelas da TV Globo.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
A força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública paulista anunciou nesta quarta-feira (13) ter afastado policiais civis citados na delação premiada de Vinicius Gritzbach, empresário assassinado na sexta (8) numa emboscada no aeroporto de Guarulhos. O Durma com Essa explica as conexões de Gritzbach, que revelou esquemas de lavagem de dinheiro do PCC e pagamentos de propina a agentes públicos.
O programa tem também João Paulo Charleaux mostrando as convergências das políticas externas de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, tem Mariana Vick falando sobre as prioridades da COP29 no Azerbaijão e Lucas Zacari comentando o relançamento no Brasil de um HQ em que um super-herói argentino combate o imperialismo na América Latina.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Fernando Haddad cancelou sua viagem à Europa para tratar de um assunto urgente: o pacote de cortes. A proposta, prestes a ser apresentada, tenta adequar os gastos públicos ao arcabouço fiscal. O Durma com Essa desta quarta-feira (6) explica por que o tema entrou na lista de prioridades do governo agora. O programa tem também Mariana Vick comentando a presença do crime organizado na Amazônia, João Paulo Charleaux e Gabriel Zanlorenssi falando sobre a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA e Lucas Zacari mostrando a importância do legado de Quincy Jones para a música pop.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
O Congresso ganhou poderes via emendas parlamentares desde 2020. Deputados e senadores levaram o dinheiro público a suas bases e elegeram mais aliados nas prefeituras em 2024. Há reflexos no poder central, como afirma o cientista político Carlos Pereira, entrevistado por Isadora Rupp para este episódio do Durma com Essa, que explora a pressão para uma reacomodação de forças no governo Lula, com possíveis consequências nas disputas nacionais de 2026. Entenda esse entrelaçamento, cujos reflexos vão pautar a política brasileira nos próximos anos.
O programa tem também as seções: "Além da fronteira", com Marcelo Montanini falando sobre as falas racistas contra porto-riquenhos na corrida à Casa Branca; "Clima é urgente", com Mariana Vick mostrando por que protestos ambientais radicais, apesar de causar repúdio, tem efeitos benéficos para a causa; "Tudo é cultura", com Antonio Mammi contado como foi a entrevista que fez com a escritora Igiaba Scego sobre o passado colonial da Itália e as barreiras à imigração; e "Ponto futuro", com Priscila de Figueiredo Aquino Cardoso analisando o novo Estágio Probatório Unificado para o setor público.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices -
Jair Bolsonaro (PL) fez sua estreia na campanha de Ricardo Nunes (MDB) na terça-feira (22), faltando menos de uma semana para o segundo turno na capital paulista. Tanto o ex-presidente quando Luiz Inácio Lula da Silva, que apadrinhou Guilherme Boulos (PSOL), foram questionados pelos seus apoios quase envergonhados aos dois principais candidatos de São Paulo. Esse é o tema central do episódio desta quarta-feira (23) do novo Durma com Essa, o podcast de notícias do Nexo, que agora é semanal. Você ouve também Mariana Vick falando sobre o tratado que espera reverter o que parte dos cientistas considera ser a sexta extinção em massa da história da Terra, João Paulo Charleaux comentando a encruzilhada do Brasil nos Brics, grupo que se reúne na Rússia, Lucas Zacari explicando a popularização da música gospel e Januária Cristina Alves contando sobre a importância da educação midiática.
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices - Show more