Episodes
-
Convido você a assistir o último episódio do ano do programa “Causos de carreira”, um delicioso bate papo que tenho a honra de manter mensalmente com meu querido amigo e brilhante consultor, Luiz Antonio Concistré.
Nele trocamos ideias a respeito do mundo do trabalho e da carreira e seus impactos na vida de cada um de nós.
Desta vez, a conversa não traz algum caso específico ou uma história interessante de alguns clientes já atendidos, como de costume.
Resolvemos deixar a conversa correr mais solta para que os temas naturalmente fossem surgindo. Dentre alguns importantes, a questão da precarização do trabalho nos parece ter sido a que mais representa o conteúdo central que norteou boa parte desse encontro. Esperamos com essa conversa conseguir provocar alguma reflexão ou insight útil para sua vida e carreira, em especial nessa época do ano em que é comum realizarmos uma espécie de balanço a respeito do que queremos (e devemos) continuar, parar ou começar a fazer?
Aproveitamos para agradecer o prestígio de sua audiência e todos os comentários e compartilhamentos feitos neste canal e reiterar os votos de um novo ano repleto de saúde, paz e aprendizados pra você.
Até breve.
Grande abraço.
José Renato -
Este é o último episódio do ano do programa “E agora José?”. Desta vez, a pergunta recebida traz uma situação desafiadora e pra lá de desconfortável: O que fazer quando percebo ou intuo falta de sinceridade em um feedback? Esta pessoa está sendo verdadeira no que está me dizendo? Algo me diz que não, mas eu posso estar errado. O que faço com isso?
Agradeço a minha amiga Flávia Bahia ter colocado esta questão bastante delicada e complexa, mas que pode ocorrer com interlocutores importantes e situações difíceis, como uma entrevista, uma conversa de alinhamento com a liderança, um cliente ou até mesmo um amigo. confira aqui minhas reflexões sobre o assunto.Ajude este canal a ganhar maior visibilidade para seu conteúdo chegar a mais pessoas, compartilhando-o com seus amigos e familiares.
Renovo meus votos de um abençoado Natal e um 2023 repleto de saúde, paz e aprendizados pra você. Voltamos a nos encontrar em breve.
Grande abraço.
José Renato -
Missing episodes?
-
O episódio deste mês do programa “E agora José?” apresenta aspectos relacionados a carreira internacional, um sonho almejado por muitos profissionais.
Com base na vivência de alguns clientes já atendidos que alcançaram esse objetivo e viveram a experiência de trabalhar no exterior, compartilharei com você alguns aprendizados relevantes sobre o tema a partir das minhas reflexões. Acredito que poderão contribuir para quem sonha e busca este objetivo.
Ajude este canal a ganhar maior visibilidade para seu conteúdo chegar a mais pessoas, compartilhando-o com seus amigos e familiares.
Renovo o convite para você também pensar, gravar e enviar uma pergunta relacionada ao tema trabalho e carreira. Terei o maior prazer em respondê-la.
Forte abraço e até a próxima.
José Renato -
Olá, te convido para um novo episódio do programa “E agora José?” que este mês traz outra questão ligada a empreendedorismo.
Desta vez é Rosana Siqueira, também orientadora de carreira (e minha amada esposa) quem pediu minha ajuda, em um caso por ela atendido, de um jovem que vive o dilema se está procrastinando ou não, a decisão de sair do seu confortável emprego para empreender, ou se pode considerar que esteja prudentemente esperando a hora certa de fazer este movimento de carreira.
Como saber o momento certo de mudar, principalmente porque não quer errar e abomina a ideia de se ver forçado a voltar a procurar emprego caso o projeto de negócio próprio fracasse, são suas principais questões.
Confira aqui minhas respostas e reflexões.
Ajude este canal a ganhar maior visibilidade para que seu conteúdo possa contribuir com mais pessoas em suas decisões de carreira, compartilhando-o com seus amigos e familiares.
Reitero meu convite para você também pensar, gravar e me enviar uma pergunta relacionada ao tema trabalho e carreira. Terei o maior prazer em respondê-la.
Forte abraço e até a próxima.
José Renato -
Este episódio de “E agora José?” conta com a presença de minha querida amiga Valeria Sangiorgio, que levanta uma questão interessante: muito se comenta sobre os impactos de uma demissão no profissional demitido, mas e o gestor, o que deveria ele fazer (ou ser assistido) antes, durante e depois de exercer a indelegável responsabilidade de demitir um membro de sua equipe?
Confira a minha resposta nesse podcast. Reitero o convite para que participe do programa, colocando seu comentário, mas também pensando, gravando e me encaminhando qualquer questão que te preocupe no campo profissional. Será um prazer te responder.
Forte abraço e até a próxima.
José Renato -
Convido você a assistir o 5º programa “Causos” de carreira, onde eu e o Luiz Concistré, recordamos histórias e compartilhamos aprendizados de nossos atendimentos a quem vive uma transição de carreira.
Desta vez, o ponto central da conversa girou em torno dos impactos dos aspectos financeiros no processo de busca e encontro do próximo espaço de trabalho e retomada de renda, após a mudança acontecida, por iniciativa da pessoa ou de seu empregador.
A última remuneração X a pretensão salarial; o nível de renda definido como mínimo pela pessoa e sua família, mas que pode ser diferente da realidade atual do mercado; a importância de se ter mínima reserva de contingência para melhor enfrentar momentos de transição e o que fazer se não a tenho estão entre os principais assuntos tratados nessa conversa.
Forte abraço.
Zé Renato e Luiz Concistré -
Te convido a assistir mais um episódio do “E agora José?” contando com a presença de Érica da Paz, que em sua 2ª participação no programa nos traz desta vez a seguinte questão: Como equilibrar minhas demandas pessoais e familiares com a necessidade contínua (e mesmo desejo) de autodesenvolvimento que o papel profissional exige?
Mesmo acreditando que existem situações na vida em que dificilmente temos dúvidas de prioridade, seria possível saber se teremos mesmo essa clareza quando estivermos diante delas? Há como ganhar maior segurança nisso?
E como avaliar os impactos familiares, sociais e pessoais das escolhas que exigem investimentos desafiadores do nosso maior tesouro, o tempo?
Comente e compartilhe com quem você acreditar possa se beneficiar deste conteúdo e também se inspire, pense e grave a sua pergunta. Terei o maior prazer em te responder.
Forte abraço e até breve.
José Renato -
Convido você a assistir o 4º programa “Causos” de carreira, espaço onde eu e Luiz Antonio Concistré, também consultor de carreiras e querido amigo compartilhamos histórias e processos de transição de carreira que nos marcaram.
Este mês, ao invés de discutirmos um “causo “específico, como das vezes anteriores, decidimos por um “quase” pout pourri de casos que fomos lembrando a partir de algumas das questões que, para ambos, têm se repetido com regularidade e constância nos últimos atendimentos, tais como: etarismo, sabáticos transformadores e hobbies virando novo caminho profissional.
Sabe que ficou bem interessante! Várias histórias com processos assemelhados, resultaram desfechos absolutamente particularizados com inúmeros aprendizados valiosos, para os envolvidos e para nós, seus consultores.
Caso prefira a versão em vídeo acesse: https://youtu.be/lMDyG-3qWp4
Forte abraço.
Zé Renato e Luiz Concistré -
Este é mais um episódio de “E agora José?” - programa criado em janeiro de 2021 para responder dúvidas, originalmente a respeito de como melhor enfrentar os desafios de uma demissão.
Nos mais de 20 programas já gravados, naturalmente outros temas relacionados ao mundo do trabalho apareceram e foram discutidos, o que ampliou e enriqueceu nosso acervo. Este mês, porém, o tema central está de volta ao palco em função da pergunta “Como influenciar a empresa onde estou a passar a dar o apoio do outplacement a quem decide demitir?”, questão feita por um ex-cliente que preferiu manter-se no anonimato.
Para respondê-la, me inspirei na palestra que recentemente proferi em um Congresso de RH, a respeito do valor da prática do outplacement para a marca empregadora.
Confira os principais impactos positivos e ganhos para a empresa que possui em suas políticas e práticas de gestão, a oferta e contratação de consultoria especializada de apoio aos profissionais demitidos.
Será uma honra contar com sua audiência, comentários e compartilhamento deste programa e do canal com quem você acreditar que poderá se beneficiar com o conteúdo aqui apresentado.
Forte abraço e até a próxima!
Zé Renato
* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
Mais canais em: https://linktr.ee/jrenatosiqueirajr
-
Este é o 3º “Causo” de carreira, programa onde eu e Luiz Antonio Concistré, também consultor de carreiras e querido amigo, compartilhamos histórias e processos de transição de carreira que nos marcaram.
O episódio do mês conta a história de uma profissional sênior, com mais de 40 anos de significativa trajetória, destes, pelo menos 15 ocupando funções executivas, que acabou demitida em um momento de vida particularmente desafiador: filhos ainda estudando, pais idosos e adoentados sob sua responsabilidade e ela ainda sem respaldo suficiente para prescindir de um emprego.
Mesmo consciente de suas qualificações, iniciou o processo receosa dos possíveis preconceitos que pudessem dificultá-la alcançar um novo trabalho à sua altura, na rapidez de suas necessidades, mas...
Bateu curiosidade de saber como esse “causo” foi resolvido? Assista essa conversa e saiba o desfecho da história, além dos principais aprendizados extraídos dela.
Forte abraço.
Zé Renato e Luiz Concistré -
Este episódio do programa “E agora José?” traz a participação do (hoje empresário e consultor) Sérgio Ricardo Salvador, a quem tive o prazer de conhecer em 2011.
Sua pergunta está relacionada com a experiência que viveu quando, depois de mais de 30 anos trabalhando como empregado, decidiu enfrentar os desafios de empreender e estruturou uma empresa de treinamento e consultoria.
As reflexões prévias que uma mudança deste porte exige, uma ideia do que deveria ser planejado minimamente e os principais cuidados que cercam a decisão e sua implementação, formam o conteúdo central de minha resposta.
É uma honra contar com sua audiência, comentários e compartilhamento deste programa e do canal com quem você acreditar que poderá se beneficiar com o conteúdo aqui apresentado.Abraço,
José Renato Siqueira Junior* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Este é o 2º CAUSO do programa Causos de Carreira, a história de um executivo que, após capitanear com sucesso a entrada de uma multinacional em nosso país, tendo respondido por ela desde os seus primeiros passos até que tivesse alcançado o posicionamento almejado no seu mercado alvo, foi surpreendido com uma demissão lastreada por uma justificativa lógica, porém fraca, a ponto de quase ser classificável como protocolar.
As consequências e impactos para o executivo e sua família nos primeiros momentos pós-evento e todos os passos de como o processo de apoio foi conduzido, seu resultado final e, em especial os aprendizados que dele foram extraídos, formam o conteúdo desta conversa que eu e Luiz Concistré compartilharemos com você.
Esperamos neste episódio mais uma vez reforçar nossa crença de que lições e experiências compartilhadas, não são evidentemente fórmulas mágicas, mas servem como riquíssimas fontes de inspiração vive a necessidade de repensar sua vida e carreira, de forma repentina e inesperada como neste caso ou de maneira planejada.
Agradecemos o prestígio de sua audiência e mais ainda se nos conceder seu precioso feedback.
Forte abraço.
Zé Renato e Luiz Concistré -
A pergunta desta edição de "E agora José?" chegou pelo gentil e simpático Ricardo Franco. Ele quer a minha visão sobre que estratégias e cuidados devem ser tomados por quem deseja planejar a própria carreira, sendo mais “motorista” que “passageiro” neste processo?
Usando a navegação à vela como metáfora minha resposta traz a maneira como encaro planejamentos, uma perspectiva que privilegia a flexibilidade, a capacidade de replanejar continuamente e extrair aprendizados, seja qual for a situação apresentada ao longo de uma “viagem”.
Espero que o conteúdo lhe seja útil, se gostar te convido a compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos já agradecendo de antemão este gesto e o prestígio de sua audiência.
Forte abraço,
José Renato Siqueira Junior* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Este é o primeiro episódio do programa CAUSOS DE CARREIRA, onde eu e o meu amigo, também consultor de carreiras, Luiz Concistré, apresentaremos e exploraremos a cada mês uma história de transição de carreira que um ou outro teve a honra de assessorar.
De cada história, compartilharemos o contexto, um pouco de como o apoio aconteceu e em especial, as principais estratégias, insights e aprendizados alcançados, tanto pelo cliente como pelo consultor.
A ideia deste formato está em nossa crença de que lições e experiências compartilhadas, se não servem como fórmula, porque cada história é uma história, podem ser riquíssimas fontes de inspiração para quem vive o desafio de uma transição de carreira e vida.
Esperamos que goste e, em caso positivo, nos dê a honra de divulgar e acompanhar o canal e estar conosco em nossas próximas atividades.
Grande abraço!
Zé Renato***
Créditos:
Apresentação: José Renato Siqueira Junior e Luiz Concistré
Design e Edição: Mariana Castro Dias
Trilhas: Come on out - Dan Lebowitz | Leslie’s Strut - John Deley and the 41 Players -
Esta é 1ª edição de 2022 do programa “E agora José?”.
Desta vez a pergunta, apresentada pelo meu amigo Oswaldo Almeida, traz uma situação não rara de acontecer: desconforto com um ou alguns membros de uma equipe, por conta de um eventual tratamento diferenciado dado pelo líder a um profissional recém-chegado ao time.
Entender as razões que podem levar a essa percepção e que cuidados você deveria tomar ao ingressar em um novo emprego ou time, são os principais aspectos que compõem minha resposta.
Grato pelo prestígio de sua audiência e até a próxima.
Abraço.
José Renato Siqueira Junior* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Neste episódio de “E agora José?” contamos com a participação da Ana Barbieri, a quem tive o prazer de atender em 2008. Sua pergunta está relacionada ao tão falado e decantado networking.
Sabemos que o uso adequado da rede de contatos pode transformá-la na mais importante fonte de apoio, de acesso a informações e aprendizados e, por vezes até “ponte” privilegiada de aproximação com pessoas ou empresas que nos interessam. E isso, no processo de busca de um novo trabalho pode ser crucial para se alcançar o objetivo. Mas, o que significa, na prática em termos de ações e cuidados para realmente conseguir contar com o potencial que a rede possui, é o que busquei trazer em minha resposta.
Espero que esta resposta possa ajudar a quem precisa.
Gratíssimo por sua atenção e até a próxima.José Renato Siqueira Junior
* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Comunicar para a família que o seu emprego se foi é talvez o primeiro desafio da nova etapa de vida e carreira que se inicia. E conseguir envolvê-la no problema e, portanto nas decisões necessárias para que está fase seja de aprendizado e crescimento, como tem potencial para ser, exige maturidade, serenidade e clareza quanto ao valor de união e apoio.
Para muitas pessoas, esse momento é difícil por si só, por isso não sentir-se só pode ser crucial para vencê-lo! Venha ouvir o que respondi ao meu grande amigo Hugo Nadler sobre esta questão.
Gratíssimo por sua atenção e até a próxima.
José Renato Siqueira Junior
* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Trabalhar como freelancer requer ter jogo de cintura para estar sempre negociando preço e escopo de projeto.
Neste episódio recebo a pergunta de Mariana Dias, responsável por fazer esse programa acontecer tecnicamente, que desta vez veio participar de outra forma. Mariana apresentou como um de seus maiores desafios como profissional autônoma precificar e calcular o tempo que será necessário para atender a demanda de cada cliente.
Convido você a assistir, comentar e compartilhar esse conteúdo com quem ele possa ajudar. Gratíssimo por sua atenção e até a próxima. José Renato Siqueira Junior
* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Hard skills ou soft skills? Eis a questão...
O novo episódio do "E agora José?" apresenta a pergunta enviada pelo meu caro amigo Edgar Galbiatti.
Ela traz reflexões a respeito da importância do aprendizado contínuo, o tão falado conceito de "Life Long Learning", já senso comum e clara demanda de mercado (e da vida).
Porém, resta a dúvida: aprender o quê? Em que investir na busca por evoluir e se manter atualizado? Habilidades técnicas e racionais ou humanas e sociais?
Convido você a conferir os frutos que essa conversa gerou , comentar e compartilhar em sua rede se acreditar que as informações contidas poderão ser úteis para mais pessoas.
Gratíssimo por sua atenção e até a próxima.
José Renato Siqueira Junior
* * *
O programa "E agora José?" apresenta perguntas e respostas dirigidas a quem vive o desafio de encontrar um novo trabalho por estar desempregado; insatisfeito com sua carreira, ou apenas desejando planejar próximos passos profissionais.
-
Neste episódio de "E agora José?" respondo a pergunta de Sidney Greifenhagen, a quem tive a honra e o prazer de conhecer e atender há quase duas décadas.
Suas dúvidas são: Atuar em Conselhos de Administração é bom caminho para quem acumula décadas de experiência profissional? Quando começar a planejar essa “carreira pós-carreira” e como se preparar para ela?
Convido você a assistir, comentar e compartilhar com sua rede a gravação desta conversa para que mais pessoas possam se beneficiar com as reflexões nela colocadas.
Forte abraço! José Renato Siqueira Junior
- Show more