Episodes
-
A primeira morte por covid-19 foi registrada na China, em janeiro de 2020. Foi um dos marcos da grave pandemia que afetaria o mundo inteiro nos anos seguintes. O Estação História 189 recorda este fato.
-
O incêndio ocorrido no fim de 2004 na casa noturna Cromañón, em Buenos Aires, na Argentina, resultou em 194 mortes e em mais de 1,4 mil feridos. Nilda Gómez, mãe de Mariano Alexis, uma das vítimas, concedeu entrevista ao Estação História sobre este trágico fato: "o único erro que ele [o filho] cometeu foi ir se divertir e ver uma banda. Eram pessoas com valores muito alterados. Só lhes importava o dinheiro, não as pessoas".
-
Missing episodes?
-
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão do governo de Getúlio Vargas no período do Estado Novo, era criado há 85 anos. Isto aconteceu no final de 1939. O Estação História 187 recorda aquele momento do Brasil.
-
O território de Hong Kong começava a retornar ao domínio da China em 1984, quando um tratado com o Reino Unido foi produzido. Em 1997, a mudança de comando seria efetivada. O Estação História 186, a partir de entrevista com o professor de Relações Internacionais da ESPM, Alexandre Uehara, recorda este fato.
-
Fernando Collor de Mello foi eleito presidente do Brasil no final de 1989. Foi a primeira eleição com participação popular após o fim da Ditadura Militar, ocorrido em 1985.
-
O FC Barcelona, destacado clube espanhol, completa 125 anos de existência neste final de 2024. A edição 183 do Estação História recorda passagens do clube, que possui importante ligação com o futebol brasileiro.
-
O Uruguai elegeu José Mujica como presidente no final de 2009, há 15 anos. O Estação História 182 recorda a eleição e a trajetória do ex-mandatário uruguaio.
-
O filósofo nasceu no dia 15 de outubro de 1844, há 120 anos. O Estação História 180 recorda a trajetória e as reflexões do pensador alemão.
-
O primeiro gol olímpico no futebol do qual se tem notícia ocorreu em 1924, ou seja, há 100 anos. Ele foi marcado em um amistoso entre as seleções de Uruguai e Argentina. O Estação História recorda este fato e ouve o ex-meia-atacante Marcelinho Carioca, de Flamengo, Vasco e Corinthians, entre outros clubes, que foi um especialista neste tipo de jogada.
-
O histórico líder palestino Yasser Arafat morreu no final do ano de 2004, fato que completa 20 anos agora em 2024. O Estação História 177 recorda a trajetória de Arafat.
-
A Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro do ano de 1889, agrupou discussões e problemas daquela época do país que se estenderiam por décadas seguintes. O Brasil, como país, tomava forma, especialmente no ambiente político no momento do fim do Império e começo da República. A atual edição do História recorda este decisivo fato da história do país que, em 2024, completa 135 anos.
-
O presidente Evo Morales obteve a terceira reeleição para o cargo na Bolívia, no ano de 2019. Aquele pleito e a possível continuidade do político no poder foram os pontos de partida para um profundo período conturbado para a política local.
-
A chegada de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República completou 30 anos em 2024. O momento era de mudança econômica, a partir da implementação do Real como moeda, no Brasil. O Estação História 173 relembra este período da história nacional.
-
O Uruguai teve um marcante conflito interno entre 1864 e 1865, incluindo participação estrangeira, como da Argentina e do Império do Brasil. A chamada Guerra do Uruguai ajudou a marcar o alicerce da Guerra do Paraguai, que mobilizaria a regiãoaté 1870.
-
A 2ª Guerra Mundial teve início há 85 anos com a invasão da Polônia pela Alemanha. A edição 171 do Estação História recorda este fato.
-
Em 1999, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino terminou no 3º lugar da Copa do Mundo. Era a 3ª edição do torneio. Ainda que com pouca estrutura para a categoria no Brasil, as jogadoras brasileiras fizeram uma campanha de superação e venceram a Noruega, então campeã mundial, na disputa pelo 3º lugar.
- Show more