Episodes
-
Aquiles avança com uma fúria inexorável. O guerreiro massacra sem piedade os troianos, transformando as águas do rio-deus Escamandro em um cenário de carnificina. O professor Moreno mostra que nem mesmo os deuses permanecem indiferentes à sua ira: Escamandro, indignado pela poluição de suas águas, tenta sufocar o herói com uma onda colossal, mas é contido pelo fogo de Hefesto. O episódio revela Aquiles como um verdadeiro anjo da morte, imerso na violência e na aceitação do destino trágico que ele e seus inimigos compartilham.
Apoie o podcast e tenha acesso ao material exclusivo (inclui o roteiro deste episódio): https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Zeus convoca uma reunião no Olimpo e libera os deuses para intervir no conflito em Troia. Mas há uma condição: ninguém deve alterar o destino de Aquiles. Neste dia, ele não pode morrer nem vencer a guerra. Embora inicialmente neutros, os deuses logo se estranham e começam a insuflar guerreiros como Eneias e Heitor a confrontarem o herói. Um episódio que mostra o delicado equilíbrio entre a vontade divina, o futuro dos heróis e a inevitabilidade da morte na batalha.
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Missing episodes?
-
Aquiles, após receber de sua mãe Tétis as novas armas forjadas por Hefesto, convoca uma assembleia para anunciar o fim de sua disputa com Agamênon. Desinteressado dos presentes que este lhe ofereceu como compensação, Aquiles só pensa em vingar a morte de Pátroclo. Agora, com sua nova armadura e com os cavalos Xanto e Bálio, esta será a primeira vez, na Ilíada, que ele entrará em combate, consciente de sua morte iminente mas decidido a lutar até o fim.
Apoie e acesse o conteúdo exclusivo em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
A morte de Pátroclo abala profundamente Aquiles, e o luto se espalha por todo o acampamento. Ao testemunhar o sofrimento do filho e de seus companheiros, a deusa Tétis, consumida pela dor, age com a força de uma mãe. Determinada a ajudar Aquiles, ela visita Hefesto, o artesão dos deuses, e encomenda uma nova e poderosa armadura para Aquiles, preparando-o para sua inevitável e trágica vingança contra Heitor.
Link para apoiar: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Até que a notícia da morte de Pátroclo chegue a Aquiles, no acampamento, há uma longa disputa pela posse de seu cadáver. Neste episódio, o professor Moreno conta a feroz batalha entre gregos e troianos pela posse do corpo e da armadura divina que ele estava usando, envolvendo Menelau e Ájax contra Heitor, tudo sob a regência de Zeus. Quando Aquiles fica sabendo da tragédia que ocorreu no campo de batalha, uma tristeza fatal invade sua alma. O filho de Peleu e Tétis está prestes a retornar à guerra para vingar a morte do amigo e recuperar sua honra.
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Os gregos vivem o pior momento da guerra, vendo seus navios serem incendiados pelas tropas de Heitor. Desesperados, lançam mão de uma estratégia arriscada, mas que parecia ser a única alternativa: como Aquiles não queria voltar para a batalha, vestiram seu grande amigo Pátroclo com as suas armaduras, cedendo também os cavalos divinos e o comando da poderosa tropa dos Mirmidões. A empreitada funciona, e os troianos recuam, assustados com o que parecia ser a volta do maior guerreiro de todos. Os gregos não contavam, contudo, com a astúcia de Sarpedon, troiano filho de Zeus, que avança para enfrentar o falso Aquiles. Sarpedon morre, mas seu sacrifício desmascara Pátroclo, que é morto pelas mãos de Heitor. A morte do grande amigo de Aquiles mudará a guerra definitivamente.
Apoie o podcast: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Zeus, ao despertar do sono no Monte Ida, se depara com os gregos virando o jogo e arruinando o roteiro da guerra. Hera é acusada de conluio com Posêidon, mas jura inocência. Zeus, então, revela seu plano secreto: a volta de Aquiles e a destruição de Troia. A aliança entre Zeus e Hera se fortalece e acelera o desfecho do conflito. No campo, Heitor, reanimado por Apolo, retorna à luta; Aquiles, ao ver a desesperada situação dos gregos, incentiva Pátroclo a liderar os mirmidões na batalha, emprestando-lhe sua armadura. Falta pouco para o filho de Peleu e Tétis entrar em cena.
Apoiar o podcast: https://noitesgregas.com.br/apoiar
Material exclusivo: https://noitesgregas.com.br/area-do-apoiador/
-
Neste episódio, volta à cena a queda de braço entre os deuses. Posêidon e Hera, simpáticos aos gregos, descumprem a ordem de Zeus e voltam a intervir no campo de batalha. A deusa lança mão de seu poder sedutor para levar seu marido à cama e fazê-lo dormir. Sem a fiscalização de Zeus, Posêidon entra em campo disfarçado e encoraja os soldados de Agamêmnon para um ataque decisivo. A história, que integra o canto 14 da Ilíada, é uma das passagens mais instigantes da obra de Homero.
Apoiar e acessar o material exclusivo do podcast: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Apoiados por Zeus, os troianos crescem nos combates e, pela primeira vez, armam suas tendas fora das muralhas, preparando-se para um ataque decisivo no dia seguinte. Impressionados com as centenas de fogueiras troianas que brilham na planície, os gregos enviam Ulisses e Diomedes numa arriscada missão de espionagem. Os dois guerreiros vão deparar, no caminho, com um espião troiano, enviado por Heitor, obtendo dele valiosas informações.
Apoiar: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Nesta Hora do Oráculo epecial, o professor Moreno fala sobre a presença da mitologia grega na obra Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Vocês ouvir como Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, Narizinho e Pedrinho interagem com personagens como Minotauro, Hércules e a Quimera.
Apoie o podcast Noites Gregas e tenha acesso ao material exclusivo: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Depois de Zeus impor, com seus raios, uma franca vantagem aos troianos, os gregos recuam aterrorizados. Agamênon, perdido, cogita encerrar a guerra e voltar para casa. Mas os guerreiros de elite rejeitam a ideia e criticam duramente sua postura orgulhosa, que fez com que Aquiles se afastasse da batalha. Neste momento, os gregos decidem enviar uma embaixada a Aquiles, implorando por sua volta e oferecendo os mais valiosos presentes.
Apoiar o podcast e acessar o material exclusivo: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Zeus segue com seu plano de cumprir a promessa a Tétis: prejudicar os gregos até que peçam perdão a Aquiles. Durante a batalha, Agamênon e seus soldados recuam aterrorizados com os raios lançados pelo deus supremo, sinalizando a preferência pelos troianos naquele dia. Neste episódio, o professor Moreno conta que, apesar do enfraquecimento do batalhão grego, Diomedes segue decidido a fazer um confronto direto com Heitor. Ao fim, começa a ficar claro que Agamênon precisa deixar o orgulho e chamar o maior dos guerreiros de volta. Só assim terão chances de vencer a guerra.
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Este é o último episódio da série "Leituras de Verão". Muito obrigado a todos vocês pelo carinho! Nos vemos no próximo episódio ;)
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar e ouça o próximo episódio antes de ir ao ar.
-
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Neste episódio, a trégua entre gregos e troianos para sepultar os mortos serve de pano de fundo para movimentações de bastidores. Troianos debatem a devolução de Helena para encerrar a guerra – uma ideia que Páris rejeita veementemente –, e gregos propõem a construção de um muro para proteção. Enquanto isso, do Olimpo, Zeus segue tecendo o roteiro da Saga Troia. Depois de tolerar a interferência de outros deuses, ele impõe uma proibição suprema: ninguém mais entra no campo de batalha. A partir de agora, ele quer que sua vontade se imponha no rumo da guerra.
Apoiar o Noites Gregas: https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Neste episódio da série “Leiutras de Verão”, mais dois textos do livro “Um Rio que Vem da Grécia”. Primeiramente, o professor Moreno lê a crônica “A hora certa”, um fascinante olhar sobre os conceitos de Kronos e Kairos - o tempo linear contra o momento oportuno. Trata-se de um convite para apreciar não apenas o passar dos dias, mas também o instante preciso para agir. Em seguida, nos debruçamos sobre a memória e o esquecimento com o texto “Lembrem-se de Esquecer”, inspirados pela deusa Mnemósine e o rio Lete. Esta crônica nos convida a refletir sobre o equilíbrio delicado entre reter e liberar nossas memórias, e a busca pelo caminho da felicidade.
Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar -
Nossa primeira crônica, intitulada "Escrito no Rosto", vamos ouvir sobre a invenção do pergaminho, que foi uma revolução na escrita e na preservação dos documentos – e que aqui serve como uma metáfora poderosa sobre a memória e o inconsciente. A segunda, se chama "A Mulher Perfeita", fala da história por trás da célebre estátua de Afrodite de Cnidus, uma obra que se tornou um paradigma da beleza.
Participe da viagem para a Grécia com o professor Moreno. Próxima turma em abril, de 14 a 23. Entre em contato com a Porto Brasil Viagens pelo WhatsApp: (51) 99977-6192
Apoie o Noites Gregas em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Heitor, impulsionado pela audácia divina, emite um desafio que ressoa por todo o campo de batalha, convidando o mais bravo dos gregos a enfrentá-lo em um combate mano a mano. Divididos entre o medo e a honra, os gregos elegem Ájax, a muralha dos aqueus. O duelo entre os dois é intenso e equilibrado, e o desfecho revela a humanidade emergindo do caos da guerra.
>>> Participe da viagem para a Grécia com o professor Moreno Próxima turma em abril, de 14 a 23. Entre em contato com a Porto Brasil Viagens pelo WhatsApp: (51) 99977-6192
>>> Apoie o podcast em https://noitesgregas.com.br/apoiar
-
Participe da viagem para a Grécia com o professor Moreno. Próxima turma em abril, de 14 a 23. Entre em contato com a Porto Brasil Viagens pelo WhatsApp: (51) 99977-6192
-
As duas leituras são crônicas do livro "Um Rio que Vem da Grécia". Na primeira, conhecemos Trasilau, um personagem que acreditava ser dono de todos os navios em Pireu, vivendo feliz em sua ilusão. Na segunda crônica, a narrativa se volta para vinganças terríveis descritas pelos autores gregos. Uma reflexão fascinante sobre ilusões, realidade e o desejo de vingança.
APOIE O NOITES GREGAS: https://noitesgregas.com.br/apoiar
- Show more