Episodes
-
Lideranças de 27 delegações internacionais do G20 conheceram no último dia 18 de setembro a estação de pesquisa do programa científico AmazonFace. A iniciativa irá demonstrar como o aumento do CO2 afeta a floresta amazônica. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob a coordenação da Unicamp e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O governo britânico mantém cooperação internacional com o programa.
-
Um radar meteorológico capaz de detectar eventos climáticos extremos chegou ao Brasil nesta sexta-feira (13/9). A antena de três toneladas será instalada em uma torre de 10 metros de altura construída em área do Cepagri-Unicamp. A expectativa é que o aparelho comece a operar em caráter experimental até dezembro de 2024.
O equipamento veio dos Estados Unidos e chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O radar integrará o Centro Regional de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas.
Terá a missão de monitorar a formação de eventos meteorológicos extremos, gerar alertas em tempo integral e manter o funcionamento da Rede de Alerta de Desastres. O Centro será integrado aos sistemas estadual e federal de monitoramento meteorológico.
Leia mais no Portal da Unicamp.
Ficha técnica:
Reportagem: Tote Nunes
Edição: Octávio Silva
-
Missing episodes?
-
O prazo para se inscrever no Vestibular Unicamp 2025 foi prorrogado e termina agora no dia 9 de setembro. A Unicamp oferece 2.537 vagas na modalidade do Vestibular, em 69 cursos diferentes.
A primeira fase será realizada no dia 20/10 e a segunda, em 01 e 02/12. A lista de estudantes aprovados na primeira fase será divulgada em 24/01.
Para este ano, a Unicamp anunciou três importantes novidades: as provas serão realizadas no período da manhã; haverá, pela primeira vez, carreira para treineiros; e Recife será incluída na lista de cidades que receberão o Vestibular.
-
As três Universidades públicas do Estado de São Paulo, Unicamp, USP e Unesp, e a Secretaria Estadual dos direitos da pessoa com deficiência, lançaram, no último dia 14 de agosto, dois grandes projetos voltados para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Saiba mais na reportagem de Tote Nunes.
-
Publicações ligadas à Unicamp foram vencedoras em quatro categorias da 1a edição do Prêmio Jabuti Acadêmico - uma nova modalidade de premiação dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais - promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Saiba mais na reportagem de Tote Nunes.
Edição: Octávio Silva.
-
Uma Oportunidade para quem gosta de Ópera ou quer conhecer melhor esse gênero que mistura teatro e música. A Unicamp realiza em Campinas, até 13 de Setembro, o primeiro festival Unicamp de Ópera. Saiba mais na reportagem de Patricia Lauretti.
Edição: Octávio Silva e Matheus Mota.
-
Pela primeira em sua história, a Unicamp vai realizar um vestibular no período da manhã. Segundo a Comissão de Vestibulares, a mudança está ligada a fatores do clima
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.
A primeiras fase está marcada para o dia 20 de outubro
Reportagem: Tote Nunes
Edição: Octávio Silva
-
André Kaysel pondera, no entanto, que processo foi desequilibrado do ponto de vista de uma democracia liberal e que é preciso aguardar a contagem final dos votos
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou no dia 29 de julho que o presidente Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais do país. Segundo o órgão, Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González, com 80% das urnas apuradas. Nas últimas semanas, o processo eleitoral na Venezuela atraiu a atenção internacional, com suspeitas de fraude e ausência de transparência. Apesar da falta de transparência, o cientista social André Kaysel Velasco e Cruz, docente do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, afirma que o resultado é crível. Kaysel pondera, no entanto, ser preciso aguardar a contagem final dos votos e o escrutínio das atas de apuração e observa que esse não foi um processo equilibrado do ponto de vista de uma democracia liberal.
Ficha Técnica
Produção e reportagem: Silvio Anunciação
Gravação de áudio: Octávio Silva
Apoio: Ronei Thezolin
Coordenação: Patrícia Lauretti
-
A notícia da vinda do argentino Néstor Andrenacci como artista residente do Programa Hilda Hilst, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, animou cantores, instrumentistas e regentes de todos os cantos do Brasil – como Pará, Espírito Santo e Santa Catarina. Esse grupo heterogêneo chegou ao distrito campineiro de Barão Geraldo na última segunda-feira (15), juntando-se a estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da Universidade para participar de uma oficina avançada de regência coral, conduzida pelo premiado maestro ao longo deste mês.
Coordenador do IdEA, Christiano Lyra explica que a proposta do Programa Hilda Hilst é trazer à Unicamp artistas consagrados dos mais diversos campos para que possam conviver sobretudo com as novas gerações, compartilhando sua bagagem e seu dia a dia com a comunidade. Trata-se de uma iniciativa que não encontra correspondência em outras universidades. “Essa experiência promove o convívio informal no campus. A proposta é que esses jovens, muitos dos quais estão começando suas carreiras, possam olhar para essas pessoas, que admiram, e se projetar no futuro. E que desse encontro surjam desdobramentos”, conta o docente.
Ao todo, o artista residente permanecerá na Unicamp por três meses. Após esta primeira oficina presencial, a ser encerrada no dia 26 deste mês com uma apresentação do grupo (sob sua regência) na Casa do Lago, o maestro ministrará uma segunda oficina, virtual, especificamente sobre a música coral de seu país. E também conduzirá o Coro Contemporâneo de Campinas.
Ficha técnica:
Produção: Silvio Anunciação e Mariana Garcia
Áudio: Octávio Silva
Reportagem: Silvio Anunciação
-
O presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), Eduardo Colombari, defendeu na tarde desta terça-feira (2), na Unicamp, a criação de uma Frente Parlamentar da Ciência – um instrumento político que, segundo ele, teria como objetivo pressionar as esferas de decisão junto às casas legislativas a fim de garantir o orçamento necessário para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país. De acordo com Colombari, o Legislativo brasileiro “é dominado por um negacionismo” que vê a ciência como despesa e não como investimento.
O presidente da Fesbe lembrou do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para cortar em 30% o orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “Desde a fundação da Fapesp, nunca ninguém ousou mexer com esse orçamento”, afirmou.
Reportagem de Tote Nunes.
-
“Canções Guardadas nas Dobras do Tempo”, álbum que nasceu da parceria entre as intérpretes e compositoras Regina Machado e Déa Trancoso, venceu o prêmio Flávio Henrique, do Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural, na categoria composição. Machado é professora do curso de música popular da Unicamp e, neste bate-papo, fala sobre o prêmio, sua carreira e as mulheres na música.
Reportagem: Patricia Lauretti
Edição e mixagem: Octávio Silva
-
Reportagem especial em áudio retrata o desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs, da sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels). O desafio da aviação civil mundial é reduzir os gases de efeito estufa provenientes da queima do querosene de aviação. De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, Arnaldo Cesar da Silva Walter, o setor é responsável por até 2,5% das emissões totais de gases de efeito estufa, com a tendência de rápido crescimento. Segundo o docente, a partir de 2027, as companhias de aviação, inclusive as empresas brasileiras, já terão que reduzir suas emissões em voos internacionais.
Uma das alternativas para a transição energética no setor é a substituição do querosene fóssil pelos combustíveis sustentáveis de aviação. Produzidos a partir de fontes renováveis, estes combustíveis podem reduzir a emissão de CO2 entre 70% e 90%, em comparação com o querosene de aviação.
O Brasil é um dos países que podem liderar o desenvolvimento dos SAFs em larga escala. Como contribuição, a Unicamp lançou recentemente uma plataforma aberta sobre as matérias-primas brasileiras mais promissoras para a produção destes combustíveis. A iniciativa foi desenvolvida pela FEM em parceria com o Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação da Boeing e Embraer.
Ficha técnica:
Reportagem: Silvio Anunciação
Produção e edição de áudio: Patrícia Lauretti
Trilhas sonoras originais: Lucas Damasceno
Gravação de áudio: Octávio Silva
-
O jogo virtual "O mundo de Devil's Bob", acessível para deficientes visuais, é desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e vai ser apresentado na Gamescom Latam 2024, um dos maiores festivais de games do mundo, realizado na capital paulista entre 26 e 30 de junho. O DeBo pode ser jogado por pessoas com deficiência ou não e existe há 19 anos, mas vem sendo aperfeiçoado e atualizado por alunos bolsistas BAS (Bolsa auxílio-social) por meio de um projeto de extensão do Departamento de Comunicações da FEEC, sob a coordenação do professor Luiz Cesar Martini e do pesquisador colaborador Eugênio Mattioli Gonçalves.
Reportagem: Hebe Rios
Edição de áudio: Hebe Rios e Octávio Silva
-
A Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog premiaram nesta quinta-feira, dia 23, os 14 trabalhos de pesquisa vencedores da 4ª edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos. Segundo a organização, o prêmio quer dar visibilidade a pesquisas e pesquisadores que promovem a dignidade da existência, em todas as suas formas.
Reportagem: Tote Nunes
Edição de áudio: Octávio Silva
-
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu período para solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2025. Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).
-
A regulamentação da cannabis medicinal no Brasil é o tema desta reportagem especial, que ouviu familiares de pacientes, representantes de associações canábicas e pesquisadores da Unicamp com estudos na área.
Apesar dos avanços da ciência, o cultivo e a produção de medicamentos à base de cannabis segue proibido no país. Apenas algumas poucas associações de pacientes ou instituições de pesquisa têm, hoje, autorização judicial para o plantio para fins medicinais, geralmente por meio de habeas corpus, mandados de segurança ou decisões liminares que, no entanto, são instrumentos frágeis do ponto de vista jurídico.
Embora há alguns anos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) venha autorizando a entrada desses medicamentos no Brasil - para pacientes com prescrição e laudo médico -, a burocracia e o custo da importação torna o tratamento inacessível à maior parte da população, uma vez que o fornecimento do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) continua limitado.
Ficha técnica:
Produção, reportagem, edição de áudio: Juliana Franco
Trilhas sonoras originais: Lucas Damasceno
Gravação de áudio: Octávio Silva
-
Uma pesquisa conduzida na Faculdade de Educação da Unicamp analisou trajetórias de meninos pretos de baixa renda rumo ao ensino superior. Os dados mostraram que apoios, incentivos familiares e atividades extraescolares foram importantes para que eles concluíssem o ensino superior. A autora do estudo, Luciana Aparecida de Miranda, indicou que o fato de não terem que trabalhar também contribuiu para que esses meninos pretos obtivessem êxito em suas jornadas rumo à universidade. O Programa Repórter Unicamp também conversou com o orientador da pesquisa, o professor Maurício Ernica, da Faculdade de Educação.
Produção e entrevista: Silvio Anunciação
Gravação e edição de áudio: Octavio Silva
Coordenação: Patrícia Lauretti
-
A regulamentação da produção, distribuição e uso terapêutico da Cannabis no Brasil será debatida em um Seminário Internacional, que acontece no dia 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas.
O evento é organizado por um grupo de trabalho formado no âmbito do Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad), vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e é co-organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.
A proposta é discutir experiências internacionais e pesquisas que têm sido realizadas sobre cannabis medicinal no Brasil, para que órgãos de governo possam se posicionar sobre o tema.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site: proec.unicamp.br.
____
Ficha técnica:
Entrevistas: Gabriela Villen
Reportagem e edição de áudio: Juliana Franco
Gravação de áudio: Octávio Silva
-
Um novo complexo de pesquisa voltado à inovação em bioenergia e biomateriais será instalado na Unicamp. Recursos vêm da Unicamp, Usp e Unesp e da agência Fapesp.
O complexo terá como prioridade o desenvolvimento de tecnologias que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – a Organização das Nações Unidas.
Reportagem de: Tote Nunes
Edição de áudio: Octávio Augusto B. F. Silva
-
Um livro produzido por um grupo de professores e alunos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp será lançado no próximo dia 19 de abril, a partir das 10 horas, na Casa do Lago, no campus sede da Universidade, em Campinas.
Intitulada “Povos Originários do Brasil: sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, a obra que está sendo lançada pela Editora Pontes é um esforço de reconstrução da trajetória deste povo e de reconhecimento de seu espaço na sociedade brasileira.
___
Ficha técnica:
Entrevista: Antônio Marinheiro
Reportagem e edição de áudio: Juliana Franco
Gravação de áudio: Octávio Silva
- Show more