Episodios
-
Será a liberdade a melhor definição de sucesso?
@rita_picarra é a próxima convidada do podcast A Arte de Errar.
A Rita redefiniu o que é “chegar ao topo”. Ex-CFO da Microsoft, deixou tudo para trás aos 44 anos e conquistou algo que poucos conseguem: tempo e liberdade.
Sem depender de um ordenado fixo, planeou cada passo. Investiu em imobiliário, ações e no seu propósito. Hoje, vive como sempre sonhou: viaja, partilha momentos com quem ama e dedica-se ao que a faz feliz.
Mas a sua jornada não foi fácil. Falámos sobre erros que viraram oportunidades, decisões que mudaram vidas e a coragem de recomeçar. Explorámos temas profundos como a morte, escolhas difíceis e como o dinheiro pode trabalhar para ti.
Este episódio é mais do que uma conversa. É uma lição de vida, cheio de momentos emocionantes… Um “call to action” para que repenses o teu caminho.
Não percas. Inspira-te. Transforma-te.
🎙️ Subscreve o nosso canal no YouTube e descobre como o erro pode ser o teu maior professor.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira. -
Fundador do grupo @laskasas , uma marca de referência em mobiliário e design de interiores, que começou no norte de Portugal e hoje deixa a sua marca não só no país como além-fronteiras.
O percurso do Celso é uma história que começa, como ele gosta de dizer, “no chão da fábrica”. Foi lá que aprendeu, trabalhou e moldou a visão que o levou a construir o sucesso que hoje tem. Um caminho repleto de desafios, crises e erros – mas também de aprendizagens que o tornaram no líder que é hoje.
Quase 20 anos depois, a visão de futuro continua a ser o que o move. Ele sabe de onde veio e, mais importante, sabe para onde quer ir. O grupo Laskasas é mais do que uma empresa; é um reflexo da identidade familiar, tanto que o Celso não hesitou em usar o nome da família paterna – uma decisão carregada de simbolismo e de risco, que ele explica neste episódio.
Mesmo em feiras de renome, como a de Milão – o maior palco internacional do mobiliário – onde alguns pensavam que a marca era espanhola, o Celso sempre fez questão de erguer a bandeira portuguesa, provando que a autenticidade e o trabalho árduo são as bases do seu sucesso.
Neste episódio, exploramos o empreendedorismo, o poder do erro e a visão de quem não tem medo de ir mais longe. Uma conversa honesta, inspiradora e cheia de lições.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira. -
¿Faltan episodios?
-
António Soares Franco, CO-CEO da José Maria da Fonseca Vinhos, é nosso convidado.
O António é um Homem de família. Casado e pai de 4 filhos, tem também a responsabilidade de gerir uma empresa de vinhos, que conta com quase 200 anos de existência e que está já na sua 7a geração em família.
Ao longo deste episódio, o António partilhou alguns momentos emblemáticos da sua vida e da empresa, o porquê de trabalhar em Azeitão (quando podia ter ido para Nova Iorque) e a importância que é manter a tradição aliada com a modernidade.
E contou-nos como um erro, que em rigor foi mais uma boa ideia que surgiu antes de tempo, moldou e marcou a empresa e a forma como o próprio António Maria lida quando tem de ter a cabeça fria para o negócio.
Uma conversa à volta de vinhos, naturalmente, de exportação e de negócios, que levam o nome de Portugal a várias geografias. E com histórias de provas cegas vinícolas, onde o nosso País fica bem cotado face à “concorrência”.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
#podcast #videocast #aartedeerrar #entrevista #carreira#negocio #business #erros #derrota #sucesso #motivacao#lideranca #conversa -
@ritaserrabulho CEO da AMP Associates é a nossa próxima convidada.
A Rita é uma mulher de desafios. Neste momento está a tentar regulamentar o lobby em Portugal, uma tarefa hercúlea, num País que está habituado ao “jeitinho”.
Nesta conversa percebemos que a Rita tem a resiliência e a determinação para levar à sua avante, como demonstra a sua já longa carreira.
Em termos profissionais, teve, o que poderíamos dizer, empregos que podiam ser considerados de vida, mas talvez porque gosta de arriscar, em determinada etapa da sua vida largou o conforto e o certo, trocando-o pelo sonho e pelo incerto.
Foi por isso que, por exemplo, com vinte e poucos anos foi para Nova Iorque estudar. Foi, por isso que largou um emprego invejável na SIC, que a levava a viajar pelo mundo, para seguir atrás dos seus sonhos.
Foi, finalmente, também por isso, que largou uma posição que tinha no Governo para criar uma coisa sua, a AMP Associates, cujas primeiras palavras evocam a capacidade de ampliar e amplificar a notoriedade dos seus clientes.
Hoje tem mais tempo. E, mesmo assim, com o tempo que tem, tem a ambição de cativar as gerações mais novas. A Rita sabe do que fala. É mãe de três adolescentes e assusta-a a incapacidade que Portugal hoje em dia tem de reter talento nas gerações que estão a sair das universidades.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira. -
João Garcia foi o único Português que subiu ao cume do Evereste, sem recurso a Oxigénio nem xepas. Para os mais distraídos, estamos a falar “só” da montanha mais alta do mundo (8.849 metros).
Quando gravámos com o João assinalavam-se os 25 anos deste inigualável feito, realizado quando o alpinista tinha apenas 31 anos. Conversámos sobre alpinismo, naturalmente, mas também sobre resiliência, persistência e assunção do erro. Que, quando estamos a milhares de metros de altitude pode ser fatal.
Uma conversa séria mas, apesar de tudo, descontraída e bem-disposta, onde o João partilhou connosco os percursos mais marcantes da sua vida, os seus sonhos e a forma como se supera nos desafios que coloca a si próprio.
E porque as montanhas fazem parte da vida do João e estiveram sempre (omni)presentes na nossa conversa, fiquem ainda com este dado final, que a nós nos encheu de orgulho: Sabiam que o João Garcia é um dos 10 alpinistas do mundo que subiu as 14 montanhas existentes no nosso planeta com mais de 8 mil metros?
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
#podcast #videocast #aartedeerrar #entrevista #carreira #negocio #business #erros #derrota #sucesso #motivacao #lideranca #conversa
-
Alexandre Faria é o próximo convidado em A Artede Errar.
Vereador na Câmara Municipal de Cascais, tem uma longa história de intervenção cívica e política neste concelho. Ou não tivesse sido também, durante uma década, presidente do Estoril Praia, ligação que ainda hoje mantém como Presidente da Assembleia Geral do clube.
Mas as vidas de Alexandre não se esgotam na sua participação cívica. Advogado de profissão, é na escrita que também encontra um dos seus refúgios. Tem já umleque bastante considerável de obra publicada, entre poesia, prosa e romance, e uma ligação muito especial à África Lusófona, nomeadamente a Guiné-Bissau, país onde se desloca com alguma regularidade.
Uma conversa fluída e super interessante, onde o Alexandre partilhou alguns momentos da sua vida de dirigente desportivo – tem no seu “CV” a honra de ter sido o presidente com mais títulos conquistados na história do clube. Um pequeno spoiler: a história que conta da ida do Estoril a Israel para disputar uma partida na Liga Europa é de ir às lágrimas de diversão.
Falámos ainda sobre Cascais, sobre a família e sobre o futuro. De Portugal e dos Portugueses. No fundo, de todos nós.
Mais um episódio, imperdível, de A Arte de Errar.
Um podcast de Rodrigo Simões Alfaiate e Francisco Mota Ferreira -
Nuno Santana é literalmente, um homem de sete ofícios. É o responsável máximo da NIU, empresa por detrás de grandes eventos em Portugal, como é exemplo o Wonderland Lisboa, administrador da Media Capital, gestor, com outros sócios, dos restaurantes Praia, marido, pai, desportista.
A nossa incredulidade sobre como o Nuno consegue encaixar todas estas atividades é tanta que achámos que a todo o momento na gravação, o Nuno ia multiplicar-se por três para conseguir cumprir o resto dos compromissos agendados.
Conversámos sobre imensas coisas, num registo sempre informal e bem divertido. De erros, naturalmente, ou não fosse o Nuno um perfecionista quase ao nível doentio (mas no bom sentido, garantimos), do percurso como empresário, de carreira e da vida.
Ah, é verdade, o Nuno gosta de ser DJ nas horas vagas (diz quem já o viu a trabalhar neste hobby que ele tem imenso jeito) e também por ser melómano, gostava de aprender a tocar piano. Como um de nós toca desde os 7 anos de idade, já nos disponibilizámos para o ajudar nisso: com sorte, calha-nos o horário entre as 3 e as 5 da manhã.
Mais um episódio, imperdível, de A Arte de Errar.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
@francisco_fcamacho , jurista, 30 anos, líder da @juventudepopular , a juventude do @cds_pp e futuro pai (babado) é o próximo convidado de A Arte de Errar.
Uma conversa política, sobre o CDS e o seu regresso (ao Parlamento e ao Governo), sobre o passado do partido e o seu futuro.
Mas esta foi também uma conversa sobre o País e a forma como as mais novas gerações o percecionam, num registo leve e informal como são as conversas do nosso podcast.
Nesta conversa, houve tempo para falarmos de Habitação, de Imigração e de como Portugal pode vir a ser em 2028 se existir margem para o atual Governo cumprir a presente legislatura.
Uma conversa imperdível. Como sempre.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira. -
Filipa Muñoz de Oliveira, é a CEO e fundadora da Wiñk e é a nossa proxima convidada.
Formada em Gestão pela Universidade Católica, a Filipa passou pela Jerónimo Martins, em Portugal, pela Christie´s, em Nova Iorque e pela Skymedia, em Londres. Foi mesmo na capital Inglesa onde descobre a oportunidade que a levaria de regresso a Portugal, para criar o seu negócio. Em 2007, a Filipa criou a Wiñk, uma marca que hoje já tem quase 40 lojas e revolucionou o mercado de beleza feminina, designadamente permitindo às mulheres a possibilidade de terem um olhar mais marcante.
Ao longo da nossa conversa, a Filipa contou-nos os up & downs da sua vida profissional, as aprendizagens e, naturalmente, os erros. Um relato na primeira pessoa, de quem estava no 11 de setembro em Nova Iorque, de quem arriscou lançar uma marca própria em vésperas da crise de subprime, que sobreviveu à novidade da ditadura da exigência do mercado e dos consumidores.
Entretanto, e apesar da Covid – tempos difíceis como reconheceu – a Filipa expandiu a Wiñk: Espanha, para também honrar a sua costela ibérica, Brasil e, mais recentemente, Angola.
Uma conversa sobre negócios, vida e empreendedorismo, imperdível como são todas as deste podcast, em registo livre e descontraído.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
A Rosa Oliveira Pinto, Rosinha para os amigos, é a próxima convidada de “A Arte de Errar”.
Apesar da sua presença mediática – para os mais distraídos, a Rosa Oliveira Pinto é um dos pivots da @sicnoticias – a Rosa é uma pessoa discreta. Diríamos mesmo reservada. Preza muito a sua família – a sua filha é a luz dos seus dias - as suas origens de Alcobaça e o seu mundo. Gosta imenso do jornalismo e do que faz.
Para trás ficou uma possível carreira de sucesso na magistratura (a Rosa pensou ser juíza), mas ficou um arreigado sentimento de justiça, equilíbrio e seriedade, qualidades essenciais para quem faz e quer fazer jornalismo.
A conversa passou também pelos media, naturalmente, pelo estado do País e do Mundo.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira. -
Miguel Caldeira foi o 13º convidado de A Arte de Errar, mas a sorte foi de todos nós.
O Miguel contou-nos o seu percurso, que em terras lusas, começou na TVI, prosseguiu na Agência Lusa e terminou na SIC. Viveu alguns dos anos de ouro do jornalismo televisivo, trabalhou com profissionais com forte notoriedade e deixou a sua marca.
Entretanto, o que seria suposto ser uma experiência meteórica de três meses em Timor-Leste, pelas Nações Unidas, transformaram-se em 4 anos intensos. Já não havia nada a fazer. O Miguel tinha ficado com o bichinho de saltimbanco e, depois de Timor-Leste rumou para Nova Iorque, para trabalhar no coração do governo dos governos do mundo. Na sede das Nações Unidas trabalhou com diferentes pessoas e nacionalidades, assistiu às mudanças profundas que ocorreram na América, casou e teve filhos.
O Miguel é um otimista por natureza e acredita que qualquer pessoa pode melhorar a vida de outro(s) todos os dias, quanto mais não seja com um sorriso ou uma palavra dada no momento certo. Naquele dia, o Miguel melhorou a nossa.E, quando ouvirem o podcast na íntegra, acreditamos que o mesmo também vos irá acontecer.
Não se esqueçam de subscrever gratuitamente os nossos canais nestas plataformas, para ficarem sempre a par das últimas novidades.
Um podcast de Rodrigo Simões Alfaiate e Francisco Mota Ferreira -
Empresário e CEO do Grupo Marques da Silva, é reconhecido como o “Apple man” português. Através da sua marca GMS Store, gere 10 lojas Apple Premium Partner e 5 lojas da Bang & Olufsen.
No mercado automóvel, onde também tem vários concessionários, conseguiu recentemente comercializar, entre muitas outras marcas, a BYD, a conhecida marca chinesa de carros elétricos, que está a dar cartas no mercado e que ambiciona ser a “nova Tesla”.
Na conversa com o André percebemos a sua paixão pela tecnologia e design, bem como o seu gosto em aproximar pessoas e responder às suas necessidades de comunicarem.
Uma conversa de negócios e empreendedorismo, onde se falou do passado e do presente, mas principalmente do futuro, num registo informal e descontraído, como são, aliás, as conversas em A Arte de Errar.
-
Manuel Monteiro é o próximo convidado de A Arte de Errar. Ex-líder do @cds_pp de quem foi o seu mais jovem presidente, com 29 anos, desfiliou-se do partido para criar a Nova Democracia. Uma experiência que, o próprio reconhece, não correu bem. Voltou recentemente ao CDS/PP e tem feito o caminho para que o seu partido de sempre volte a ter relevância nacional.
Professor universitário, presidente do Instituto Adelino Amaro da Costa, um think tank ligado ao CDS, falou connosco sobre o seu percurso, o seu passado e, naturalmente, os seus erros. E de como o CDS soube fazer política de forma diferente, mais virada para as pessoas e menos para os interesses.
Quando esta conversa foi gravada, nenhum dos presentes adivinharia que a crise política seria uma realidade, que as eleições legislativas voltariam a repetir-se já em março e que o CDS faria uma coligação com o PSD. Temas que, naturalmente, ficaram ausentes desta conversa, mas onde se falou muito sobre a direita, os partidos e a política mas também sobre o futuro de Portugal e dos Portugueses.
Uma conversa a não perder… -
A Marta Atalaya é um rosto bem conhecido dos Portugueses.
Há cerca de duas décadas na SIC Notícias, a Marta abre as manhãs e põe-nos a par das últimas notícias sobre Portugal e o Mundo.
Nesta conversa deu-nos a conhecer o seu percurso, a sua vida, as suas escolhas e, naturalmente, os seus erros. A Marta partilhou também a sua visão sobre o País e como a sua vertente humanista e de Fé a levam a encarar a vida e o mundo de uma forma bastante alegre e positiva.
Ainda tivemos tempo para falar do jornalismo e como a Comunicação Social é essencial para a democracia e para uma sociedade civil atenta, informada e vigilante. Uma conversa a não perder.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
Isabel Ricardo Freitas tem estado nos últimos anos no médio oriente. Numa região onde o papel da mulher é conhecido por ser colocado muitas vezes em segundo plano, a nossa convidada mostra que para cada regra haverá certamente uma excepção. E a Isabel orgulha-se de ser essa excepção, ao ser a Directora de Vendas do IKEA no Kuwait.
A Isabel tem o seu lugar no mundo, mas assume também sem complexos que é de vários lugares. Portuguesa, da Póvoa de Varzim, mas também do Oeste, de tradição gaulesa e com influências árabes. Uma cidadã global, que partilhou no podcast o que a levou a mudar-se para o médio oriente e como é que, de fora, vê o seu País de passaporte.
Uma conversa improvável onde se assumiram erros, impactos familiares, decisões acertadas e se debateu a importância da mudança e capacidade de adaptação como factores chave de sucesso.
Um Podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
Tim Vieira pode ser um conhecido desconhecido para muitas pessoas, mas acreditamos que isso irá mudar muito em breve. Em primeiro lugar, porque é candidato às próximas eleições presidenciais. Porque acredita num Portugal diferente. E melhor. E quer deixar esse Portugal que acredita para que as gerações dos seus filhos possam escolher ficar por cá.
Mas não só. Tim é o verdadeiro homem dos sete ofícios: nasceu na África do Sul, mas cedo percebeu que o seu caminho não passava por ali. Afirmou-se como empreendedor com os seus investimentos e apostas a irem muito para além da caixinha onde a sociedade tenta meter as pessoas.
Em 2015, tornou-se conhecido após a sua participação no Shark Tank Portugal. Atualmente, é o CEO da Brave Generation Academy, um modelo de ensino disruptivo e inovador, que está aos poucos a fazer o seu caminho, por cá mas também nos EUA, em África, na Índia e nalguns países europeus.
Tim Vieira aceitou o desafio de se dar a conhecer melhor no nosso podcast. E, entre erros admitidos, erros apreendidos e boa disposição, acho que todos nós saímos mais ricos da partilha.
Um podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira -
António Sala dispensa apresentações. São várias as gerações que se habituaram a ouvir a voz inconfundível de um dos maiores comunicadores de Portugal e nós, em A Arte de Errar, não fomos exceção. Foi por isso um enorme gosto e privilégio conversarmos com este “Menino da Rádio”, que deu também cartas extraordinárias na Televisão, contribuindo muito para a forma como se vê hoje a comunicação em Portugal.
Nesta simpática conversa, Sala levou-nos à sua infância e contou-nos como, quase por acaso, acabou por singrar na rádio quando o seu propósito era ter sido actor. António Sala falou também das suas paixões e dos tempos da ditadura e do 25 de abril. E, no reconhecimento da arte de errar, da passagem pelo SL Benfica,durante a presidência de João Vale e Azevedo e como isso o mudou.
Num registo descontraído e bem-disposto, contou-nos ainda episódios muito divertidos do seu percurso (a apresentação que um dia teve de fazer do cantor Bonga é de ir às lágrimas de boa disposição).
Este é um podcast, imperdível como qualquer um dos anteriores (e, já agora, dos futuros), mas que nos deu, confessamos, um gozo muito especial a realizar. E temos, por isso, um prazer ainda maior a partilhá-lo convosco.
Um Podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
Ex-líder da JSD, ex-líder parlamentar social-democrata, secretário-geral do PSD antes dos 40 anos, idade que hoje tem, Hugo Soares é o próximo convidado do podcast “A Arte de Errar”.
Uma conversa que começou por Braga, onde Hugo Soares deu os primeiros passos na política e onde cedo aprendeu que a persistência tem muito mais valor do que um suposto erro. Num menu onde a política foi a entrada, o prato principal e a sobremesa, Hugo Soares falou do seu partido de sempre e dos seus líderes, não escondendo a divergência que manteve com o antecessor Rui Rio e afirmando que regressa, cinco anos depois àquela que foi um dia conhecida como a mais nobre das atividades, para “ajudar Luís Montenegro a ser primeiro-ministro de Portugal”.
Sem papas na língua, Hugo Soares recorda ainda os tempos difíceis do resgate financeiro no governo de Passos Coelho e a subida ao poder de António Costa que, lembra, perdeu as eleições em 2015, tendo feito a geringonça para obter o poder e manter-se na liderança do PS. Sobre as próximas eleições legislativas, Hugo Soares, embora considere que é prematuro falar sobre estas e o seu day after, não foge às perguntas. Falámos do Chega, da restante direita, do PS e da esquerda.
Uma conversa muito serena e descontraída, imperdível para quem quiser perceber melhor porque é que, apesar das muitas críticas a que têm sido sujeitos, este PSD pareça, cada vez mais, confiante para os próximos desafios eleitorais.
-
Desta vez o convidado foi Chakall. Conhecido por ser um dos melhores chefs em Portugal - embora não se considere nem goste de ser chamado como tal - Chakall é também empresário, explorador, escritor e apresentador de televisão.
Desafiámos Chakall a contar-nos a sua infância, as viagens que realizou pela América do Sul e África e os primeiros contactos com a comida, com as cozinhas e o “karma” da sua vida. Abordámos ainda a relação com a sua família e a forma positiva como vê as pessoas com quem se relaciona.
Para o fim, deixámos a forma como descobriu Portugal, os amigos que conheceu, os primeiros passos como empresário na área da restauração, os sucessos e insucessos. Discutimos ainda a visão que Chakall tem da Europa e do mundo e no fim, revelou-nos qual o top 2 de países onde seria capaz de viver...e apostamos que não adivinham qual é o primeiro! :)
Se querem ficar a conhecer um lado diferente do Chakall, mais transversal e humano, não podem mesmo perder este episódio...
Um Podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
-
António Pinheiro Torres, advogado e ex-deputado eleito nas listas do PSD de 2002 a 2005, foi o convidado do nosso 4º episódio.
Desafiámos o António a falar da sua infância e da relação tardia que criou com Deus e de que forma é que esta descoberta acabou por influenciar positivamente a sua vida e a sua carreira. Uma conversa onde a família, um elemento central na vida do António, esteve sempre presente, com este a lembrar alguns episódios de vida enquanto marido e enquanto pai de quatro filhos.
Na parte mais política do podcast, abordámos temas como a decisão do antigo Presidente da República Jorge Sampaio em dissolver a Assembleia da República, cujos deputados do PSD e do CDS/PP constituíam a maioria do Parlamento, uma decisão que levou à queda do governo de Pedro Santana Lopes, em 2004.
Ainda sobre este período – que Pinheiro Torres não hesita em classificar de “golpe de Estado constitucional” – conversámos sobre como esta decisão impactou na vida do António, na altura deputado independente eleito pelo PSD. Falámos também sobre a sua experiência e opinião pessoal de ser deputado e ainda abordámos temas recentes como os casos do governo e a polarização actual do mundo e como esta polarização está a levar à radicalização em cada um dos lados da barricada.
Uma conversa diferente e a todos os níveis imperdível, com muitas mensagens e lições de vida.
Um Podcast de Rodrigo Alfaiate e Francisco Mota Ferreira.
- Mostrar más