Episodios
-
Está no ar o último episódio desta temporada do Bergamota Mecânica. Foram dois anos no ar. Mais de 100 edições do podcast, publicadas rigorosamente a cada semana. De tantas promessas que fizemos, apenas uma não foi cumprida. Não conseguimos realizar um encontro de bergamoteiros para gravar um episódio. Mas, nem por isso deixaremos de ter a presença de vocês por aqui. Este último podcast da primeira temporada tem áudios que recebemos pelo Telegram. E já deixamos aqui um spoiler: rimos e nos emocionamos, na mesma medida, com os depoimentos. Até qualquer dia!
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil -
Nós prometemos e cumprimos. Está no ar o episódio do Bergamota Mecânica em que o Rodrigo Oliveira conta todas as peripécias da cobertura da Copa. A promessa era ter o Rodrigo falando do Catar, mas não prometemos que o Raphael Gomes estaria conosco. Ele é substituído por José Alberto Andrade, que também grava direto do país sede do Mundial. Um episódio histórico, depois de uma final inesquecível. Nós queríamos que esta edição marcasse o hexa. Não deu. Mas o podcast deixa imortalizado aqui o feito de Lionel Messi. Dá o play que tem muita curiosidade, bastidores e até participação de hermanos que invadiram a gravação.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @zealbertoandrade
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil -
¿Faltan episodios?
-
Um craque dentro de campo e uma figura polêmica fora dele. Heleno de Freitas foi personagem de crônicas de Gabriel García Márquez e também tema de filme. Irreverente, inquieto, nervoso, boêmio e conquistador. Apesar de ser um dos nomes mais lembrados da sua geração, nunca disputou uma Copa do Mundo. Culpa da Segunda Guerra Mundial, que cancelou os torneios de 1942 e 1946. Depois, em 1950, na sua última chance, já não estava bem de saúde. Teve problemas de alcoolismo, uso de drogas e contraiu sífilis. Entrou pela porta da frente no mundo do futebol. Brilhou no Botafogo. Virou ídolo. Mas saiu pela porta dos fundos. Viveu os últimos dias em um sanatório. O novo episódio do Bergamota Mecânica relembra a história do craque intempestivo.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @rafaeldiverio
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil -
Chegamos ao episódio 100. São 100 edições do Bergamota Mecânica com 100 assuntos diferentes. Entre tantos temas que já abordamos, tem um que não poderia faltar. Ainda mais em época da Copa do Mundo. Estamos falando do Maracanaço, a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50, em pleno Maracanã lotado. Essa partida, eternizada na história brasileira como uma das maiores decepções, deixou marcas profundas em toda aquela geração. Mas um jogador em especial sofreu muito: o saudoso goleiro Barbosa. Em 45 minutos mais acréscimos, recordamos o antes, durante e depois do Maracanaço.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil -
O episódio desta semana tem um convidado especial. Mais do que isso: o convidado é o tema do episódio. Pedro Ernesto Denardin, narrador da Rádio Gaúcha, chega a sua 12ª Copa do Mundo nesta edição do Catar. Uma lenda viva do rádio. Ele vem ao Bergamota Mecânica com a promessa de contar as histórias ainda não contadas. Entre piadas e cantorias, Pedro abriu o jogo sobre tudo (ou quase tudo) que viveu em países como México, Argentina, Estados Unidos e Alemanha durante edições do Mundial.
Por @dioriv, @gomesraphael e @pedroernestodenardin
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
A Copa começou! A RBS já está no país sede do Mundial mas, antes de embarcar, nossos enviados especiais deixaram uma parte 2 do episódio sobre futebol e Catar para todo mundo seguir no clima da competição. Não é só a nossa equipe que está no Oriente. O mundo todo desembarca em Doha pelos próximos 30 dias. Mesmo quem vê de longe já é impactado pela imponência dos estádios. Isso em país onde tudo é novo e o futebol é "formado em laboratório", com forte influência espanhola. Em meio a polêmicas de violações de direitos humanos, o Catar quer usar a Copa para "lavar sua imagem". Mas o quanto isso será possível? É o que @roliveiraaovivo, @seumauricio, @o_leonardoliveira, @lucianinhoperico e @rodrigoadams trazem à tona no episódio.
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
O Copa está chegando. E o Bergamota Mecânica entra no clima do maior torneio de futebol do planeta. A edição 2022 do Mundial vai acontecer no Catar, país que é alvo de críticas por violações de direitos humanos, restrições a liberdade de mulheres e criminalização da homossexualidade. O quanto o mundo ocidental será impactado pelos costumes do Catar durante a competição? Com Diori e Raphael ausentes no episódio, Rodrigo Oliveira trouxe um time de craques para o podcast: Maurício Saraiva, Leonardo Oliveira, Luciano Périco e Rodrigo Adams, todos enviados do Grupo RBS para a Copa. Eles debatem futebol, mas também a cultura, a religião e a história do país sede.
Por @roliveiraaovivo, @seumauricio, @o_leonardoliveira, @lucianinhoperico e @rodrigoadams
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
A lista do Tite já saiu. Mas muito antes da convocação oficial da Seleção, as figurinhas da Copa já davam indícios dos jogadores que buscam fazer história no Catar. Febre entre os brasileiros, os álbuns de Copa guardam memórias que vão muito além do jogo dentro de campo. São também afeto. O novo episódio do Bergamota Mecânica reúne lembranças que vão desde as trocas de figurinhas ao jogo do bafo, passando pelos chicletes "ping pong" e os álbuns de colecionadores, que o André Silva fez questão de levar para a gravação. Para entrar no clima do episódio, o "tio" @filipegamba, outro convidado especial do podcast, foi a um encontro de troca de figurinhas em um shopping de Porto Alegre e conta tudo o que aprendeu por lá. Dá o play!
Por @dioriv, @roliveiraaovivo, @filipegamba e André Silva
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
A morte da Rainha Elizabeth II resultou em uma série de homenagens dos times de futebol do Reino Unido. Porém, a monarquia não é uma unanimidade entre todas as torcidas. No jogo do Celtic, da Escócia, houve protesto da torcida. O Liverpool, por sua vez, demorou e foi o último time da Premier League a se manifestar nas redes sociais após a oficialização da morte da rainha. Mas qual a explicação disso? Uma história que vem de séculos atrás e envolve a perseguição na Reforma Protestante, imigração irlandesa, a fome e o descaso da coroa britânica. Dá o play nesta aula de história.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @gomesraphael
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
O Bergamota Mecânica dá uma pausa aos assuntos leves para falar sobre jogadores de futebol que morreram em atividade. Infelizmente, os casos não são poucos. Aqui, relembramos episódios fora de campo, como em acidentes de carro, caso do atacante Dener, que jogou no Grêmio. Também histórias trágicas ocorridas nos gramados, como Serginho, o camaronês Marc-Vivien Foé e o húngaro Miklós Fehér. Dá o play neste episódio, que também é um tributo e homenagem aos atletas que não estão mais entre nós.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @gomesraphael
Produção: @janainawille e @nicholas.lyra
Oferecimento: @kto_brasil
-
Você sabe quem inventou a pedalada? O elástico? A bicicleta? Muitos dribles se popularizaram com alguns craques, mas a história por trás do surgimento deles nem sempre é conhecida. O novo episódio do Bergamota Mecânica faz uma imersão pelo surgimento das jogadas mais famosas do futebol.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @gomesraphael
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
O Bergamota Mecânica voltou à sua formação original para falar sobre o Íbis Sport Club. Todo mundo já ouviu, em algum momento da vida, que o clube pernambucano é o pior time de futebol do mundo. Mas, como e quando surgiu essa alcunha? Foi na década de 1980 que o Íbis conquistou sua fama de eterno perdedor. Porém, foi com as redes sociais que o time se tornou folclórico e o apelido se popularizou. Além de brincar com derrotas e rebaixamentos de equipes nacionais, o Íbis também tira sarro dos gigantes europeus.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @gomesraphael
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Um episódio sobre migué, teria de ter um migué. Raphael Gomes sumiu na última semana e, simplesmente, não apareceu pra gravar. Para preencher a cota de "rafaéis" no podcast, chamamos o Divério, que não deu migué, e ainda nos presenteou com boas histórias. Mas qual é o conceito que vamos abordar no episódio? É malandragem? Dar uma de esperto? Tirar vantagem? O fato é que o assunto está muito presente no futebol. Então, não dá migué e dá play no podcast.
Por @dioriv, @roliveiraaovivo e @rafaeldiverio
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
A ditadura norte-coreana bem que tentou, mas não é páreo para o gomismo. Após uma semana embargado, o episódio sobre o futebol na Coreia do Norte está disponível. Mas o que falar sobre um país que praticamente não tem informações disponíveis? O Bergamota Mecânica virou a Coreia do avesso e traz um suco de tudo o que é possível saber sobre cultura, história, política e, claro, esporte no país. Numa realidade em que os moradores não têm acesso à internet e a televisão é controlada pelo estado, como assistir a um jogo de futebol? Uma coisa a gente tem certeza: por lá, nem tudo é o que parece.
PS. Dê o play neste podcast antes que ele seja derrubado.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Sim, a gente prometeu um episódio sobre a Coreia do Norte. Mas, coisas estranhas aconteceram nesta última semana e impediram a gravação do podcast com este tema. Para substituir esse episódio, só havia uma possibilidade: Ronaldinho, o rei dos rolês aleatórios, aquele que aparece em lugares e situações que ninguém poderia imaginar. E o assunto desta edição, a prisão dele no Paraguai, é talvez o rolê mais aleatório de todos. O fato de ter sido preso no país vizinho com um passaporte falso já era suficiente para isso. Mas, Ronaldinho também virou celebridade no presídio, tirou foto com todos os agentes e ainda virou artilheiro do torneio dos apenados. Para contar todas estas curiosidades, @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo recebem @eduardogabardo, repórter que cobriu a prisão de Ronaldinho no Paraguai.
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Você deve estar pensando: que tema sem sentido é esse? Acredite, a nossa primeira reação também foi essa. Mas, o episódio percorreu caminhos que jamais poderíamos imaginar. Do carrinho-maca do Cuiabá, que é uma mini-colheitadeira, aos patrocínios de empresas ligadas ao agro a times esportivos. Você sabia que a paixão do Cavani por cavalos crioulos foi um dos motivos que esquentou as especulações dele no Grêmio? E que o Mano Menezes tem uma vaca premiada que se chama Água Benta Messi? A ligação do agro com o futebol é muito maior do que você poderia supor. Afinal, o agro é tudo.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Nada é mais clichê do que dizer que futebol e Carnaval são as maiores paixões do brasileiro. O novo episódio do Bergamota Mecânica está cheio desses clichês. O podcast desta semana conta as histórias de quando futebol e Carnaval se cruzam. Das escolas de samba ligadas às torcidas organizadas, às homenagens aos clubes e jogadores na avenida. A capacidade de mobilização de massas é, também, um dos fatores que conecta essas duas paixões. Os craques brasileiros são conhecidos mundo afora pela 'malandragem', pela ginga, pelo drible. Traços também associados ao samba e ao Carnaval. E para falar desse tema, não poderíamos deixar de chamar @seumauricio, cuja vida se confunde entre essas duas paixões.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Ser craque no futebol já é difícil. Mas já imaginou como é uma família com dois irmãos bons de bola? Neste episódio, o Bergamota Mecânica conta histórias de jogadores que dividem o mesmo sobrenome e o gene do futebol. Sócrates e Raí, Ronaldinho e Assis, Thiago e Rafinha Alcântara, irmãos De Boer são alguns exemplos. Há casos em que os irmãos foram ídolos pelo mesmo clube. Outros jogaram em equipes rivais. Tem até aqueles que defenderam seleções de países diferentes. Dá o play nesta edição com histórias em dose dupla.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
Disputar uma Copa do Mundo é o sonho de qualquer jogador. Mas muitos craques ao longo da história acabaram injustiçados sem participar de nenhum Mundial. Seja porque nasceram em um país que não jogou a competição, foram indisciplinados ao longo da carreira ou simplesmente não foram chamados pelo treinador. O Bergamota Mecânica desta semana relembra a trajetória desses atletas, que vão de Alex "Cabeção" a George Best, passando por Di Stéfano e o primeiro craque da história brasileira: Friedenreich.
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
-
O que define um camisa 10? É o número ou o significado? O Bergamota Mecânica desta semana chega cheio de teses para falar sobre o 10 no futebol. A simbologia que envolve essa camisa, na verdade, começou por uma aleatoriedade. Foi por meio de um sorteio que Pelé ganhou a 10 na Copa de 1958. Sua atuação fora de série fez com que a numeração ganhasse um peso maior. A mística da 10 passou a influenciar as gerações que vieram a seguir: Maradona, Ronaldinho, Zidane, Messi... Ao mesmo tempo em que lembramos com saudosismo de diversos craques, nos perguntamos: será que seremos a última geração a ver o camisa 10 clássico?
Por @dioriv, @gomesraphael e @roliveiraaovivo
Produção: @janainawille
Oferecimento: @kto_brasil
- Mostrar más