Episodios
-
O programa discute a situação do Brasil diante do redemoinho que atingiu a economia mundial, com mercados em queda, guerra do petróleo e o impacto do coronavírus. A economia brasileira precisa de estímulos diante desse cenário?
-
De acordo com o IBGE, a diferença caiu entre 2012 e 2018. Mas, mesmo assim, as mulheres ganham em média 20,5% menos que os homens. Como mudar essa realidade? Renata Lo Prete debate as diferenças salariais entre os gêneros com a empresária Luiza Helena Trajano e a pesquisadora do IBGE Barbara Cobo.
-
¿Faltan episodios?
-
O Painel discute a reforma tributária, com foco na controvérsia em torno dos serviços, que vem crescendo. A principal proposta de reforma, em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê um forte aumento nos impostos do setor.
-
O ex-PM era considerado um elo importante nas relações entre milicianos e deputados fluminenses, e a morte dele ajuda a refletir a expansão das milícias no país e sua possível influência nas eleições de 2020. Para falar sobre esse assunto, Renata Lo Prete recebe o delegado Gabriel Ferrando, o agente federal Marcelo Pasqualetti e o sociólogo José Claudio Souza Alves.
-
Com a volta do recesso do Congresso e do Judiciário, o presidente voltou a estar sob o escrutínio das duas instituições. Os recados já começaram nos impasses de Rodrigo Maia X Weintraub, senadores x reforma tributária, Fux x juiz de garantias. Será que em algum momento, eles adotam um novo plano de governabilidade?
-
Renata Lo Prete e seus convidados discutem como a reforma administrativa pode ajudar ou não a reformular os serviços públicos no Brasil.
-
Globonews Painel discute meio ambiente e investimento a partir do alerta emitido pelo Fórum Econômico Mundial de Davos. De forma inédita, o encontro jogou luz sobre a pauta ambiental e sobre desenvolvimento sustentável. A elite política e financeira cobra dos países rigor na gestão desta área. Sinal amarelo para o Brasil, que teve um ano marcado por queimadas na Amazônia e por aparente descaso do governo com o tema.
-
Os evangélicos e a política
-
Renata Lo Prete recebe os economistas Eduardo Giannetti, Guilherme Tinoco e Armando Castelar para examinar a situação financeira do país e entender de que forma a tensão internacional, a ameaça de guerra, a situação da Argentina e também os problemas internos podem afetar o Brasil.
-
Renata Lo Prete recebe Maurício Moura, professor da Universidade George Washington, Murilo Hidalgo, do Instituto Paraná Pesquisas, e Humberto Dantas, cientista político da FGV, para um debate sobre as eleições municipais de 2020.
-
Renata Lo Prete e seus convidados fazem um balanço dos principais fatos e tendências entre 2010 e 2019.
-
Renata Lo Prete recebe o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, desembargador Cesar Morales; o procurador de Justiça Roberto Levianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção; e o advogado Hugo Leonardo, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Eles debatem as modificações que foram feitas no projeto original, os méritos do texto aprovado pelo Congresso e os problemas do projeto do ministro da Justiça, Sergio Moro.
-
Renata Lo Prete recebe o médico Drauzio Varella e o economista e pesquisador de políticas públicas e economia da saúde, Rudi Rocha. Eles debatem a importância do SUS para a saúde, seus maiores problemas e quais seriam as soluções.
-
Renata Lo Prete recebe Marco Aurélio Nogueira, cientista político e professor da Unesp; Leandro Machado, cientista político e cofundador do movimento de renovação Agora; e Bruno Carazza, professor do Ibmec e autor do livro 'Dinheiro, Eleições e Poder'. Eles tratam da questão a partir da tentativa do presidente Jair Bolsonaro de tomar o PSL de Luciano Bivar. O programa aborda ainda da definição do TSE em aceitar ou não assinaturas eletrônicas para a criação do novo partido do presidente.
-
Com a saída de Lula da prisão, um novo quadro político se desenha no Brasil. Mesmo com o ex-presidente inelegível, ele deve influenciar nos rumos da oposição e polarizar com o presidente Bolsonaro.
-
A partir das reformas econômicas propostas pelo ministro Paulo Guedes, o programa discute quais as condições para crescimento sustentável da economia. Segundo especialistas, essas condições passariam por mais investimentos, inflação baixa e crédito abundante e barato.
-
Com a discussão sobre prisão após julgamento em segunda instância, as mazelas do sistema prisional voltaram a ser analisadas. Sobre esse assunto, Renata Lo Prete conversa com o sociólogo Eduardo Alencar, autor do recém-lançado livro 'De quem é o comando?'; coronel Nivaldo Restivo, secretário de Administração Penitenciária de São Paulo; Renato De Vitto, defensor público e ex-diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
-
O programa discute a reforma administrativa e a situação financeira dos estados. Renata Lo Prete recebe os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Camilo Santana, do Ceará, e também a economista Vilma da Conceição Pinto, pesquisadora da FGV na área das finanças públicas.
-
As consequências da disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o PSL para o país e para o governo a longo prazo são o tema da conversa entre Renata Lo Prete e Marcos Nobre, professor de filosofia política da Unicamp e presidente do Cebrap; Brasílio Sallum Jr., professor de sociologia da USP e professor visitante da Unifesp; e o advogado Ricardo Penteado, especialista em legislação eleitoral e direitos políticos.
-
O programa debate a regularização fundiária do governo Bolsonaro, que tem gerado bastante controvérsia, como a que acarretou na demissão de toda a direção do Incra. Sobre esse assunto, Renata Lo Prete conversa com o secretário especial para Assuntos Fundiários do Ministério da Agriculutura, Luiz Antonio Nabhan Garcia; com o coronel da reserva e ex-diretor do Incra Marco Antônio dos Santos e com Bastiaan Reydon, professor licenciado e coordenador do Centro de Governança de Terras da Unicamp.
- Mostrar más