Episodios
-
O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de mortes no Brasil e uma das doenças mais incapacitantes no mundo. Para os pacientes que sobrevivem, há um novo desafio: o da reabilitação.
Neste episódio especial do DrauzioCast, o dr. Drauzio Varella media uma roda de conversa para explicar como é a jornada de reabilitação de pacientes que tiveram AVC e a importância de uma equipe multidisciplinar para uma recuperação adequada.
Os participantes da roda são o Dr. Eduardo Rocha, que é Médico Fisiatra, ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR), a Dra. Carolina Souza, Médica Neurologista, especialista em distúrbios do movimento e cognição, o Prof. Guilherme Herrera – Fisioterapeuta especialista em fisioterapia neurológica e Fátima Viscarra, Cuidadora e Esposa do Rui Martins, que sofreu um AVC aos 36 anos.
Esta iniciativa visa promover a conscientização sobre o AVC. Trata-se de um programa exclusivamente educacional sobre a doença.
Conteúdo produzido em parceria com Caminhos Pós AVC, uma iniciativa da Ipsen farmacêutica.
Out/24 | ALLSC-BR-000490
Veja também: Por que os casos de AVC têm crescido entre os mais jovens?
-
Cortes, perfurações, queimaduras, mordidas e até cirurgias são feridas – e é comum não darmos devida importância à elas. Colocamos um curativo e seguimos em frente. No entanto, elas podem evoluir com complicações graves como internações, perdas dos membros e óbito.
Isso depende de diversos fatores, desde locais da própria lesão até fatores sistêmicos, que incluem pacientes com dificuldade de cicatrização. Mas todos podem ser beneficiados pelas novas tecnologias de tratamentos que estão disponíveis tanto na rede pública, como na rede privada.
Neste episódio, dr. Drauzio conversa com dra. Bianca Oliveira, médica e CEO do Grupo Cicatriclin, que atua com cicatrização e tratamento de feridas há mais de 20 anos, para explicar sobre a importância do tratamento de feridas e lesões e as novidades nessa área.
Conteúdo produzido em parceria com a Cicatriclin e Dra. Bianca Oliveira.
Veja também: Como uma cicatriz se forma?
-
A Síndrome Hemolítico-Urêmica atípica, também conhecida como SHUa, é uma das poucas doenças classificadas como ultrarrara. Sua incidência estimada é de menos de dois casos diagnosticados, para cada milhão de pessoas anualmente, em todo o mundo.
A doença pode, em alguns meses, comprometer o funcionamento do rim, levando à sua perda e à necessidade do tratamento com hemodiálise. Alguns dos sintomas apresentados por seus pacientes são: fadiga, hipertensão, inchaço, cefaleia, confusão mental, compulsões, entre outros.
No dia 24 de setembro, comemora-se o Dia Internacional de Conscientização sobre a SHUa. A data também foi adotada no Brasil para chamar a atenção da sociedade para a doença, possibilitando que tanto pacientes como profissionais da área médica, saibam reconhecer os sintomas.
Neste episódio DrauzioCast, dr. Drauzio conversa com a dra. Silvana Miranda, nefrologista pela Santa Casa de Belo Horizonte, sobre esse tema.
Conteúdo produzido em parceria com a Astrazeneca.
Material destinado a todos os públicos. BR-35168. Aprovado em setembro/ 2024.
Conheça mais sobre a SHUa aqui.
Veja também: Diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal -
Arritmia cardíaca é uma condição em que o ritmo dos batimentos cardíacos é irregular, podendo fazer com que o coração bata muito rápido (taquicardia), muito devagar (bradicardia) ou de maneira irregular.
As arritmias podem ser classificadas em diferentes tipos, dependendo da origem e das características da irregularidade.
Neste episódio, dr. Drauzio convida o dr. Alexsandro Alves Fagundes, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) para debater tudo sobre esse tema.Veja também: Cardiopatia congênita: o que é, diagnóstico e tratamento
-
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil, o Inca estima para o período de 2023 a 2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano.
Diferentemente de muitos tipos de câncer, cujas principais causas não são conhecidas, os fatores de risco dos tumores de cabeça e pescoço são bem estabelecidos, sendo eles o uso do tabaco – em qualquer forma que seja, desde cigarros eletrônicos, cachimbos, ou mascável –, o consumo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV.
Qualquer lesão na boca e na garganta que dure mais de um mês merece uma investigação por parte de um profissional de saúde bucal. O mesmo ocorre em relação ao surgimento de qualquer caroço no pescoço. A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento e na melhora dos sintomas.
Neste episódio, dr. Drauzio convida o dr. Dorival De Carlucci Jr., cirurgião de pescoço e cabeça do Hospital das Clínicas de São Paulo para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tipo de câncer.Veja também: Como é a alimentação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço
-
O Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes na triagem neonatal. Ele ajuda a identificar de forma precoce doenças metabólicas, genéticas e infecciosas como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e outras doenças graves.
Desde maio de 2021, foi sancionada a Lei n.º 14.154, que ampliou para até 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo SUS, o que é chamado de Teste do Pezinho Ampliado.
Nesse episódio do DrauzioCast, Drauzio convida a dra. Ana Escobar, pediatra, para explicar mais sobre o Teste do pezinho, a inclusão do Teste do Pezinho Ampliado nos exames de Triagem Neonatal e quais os benefícios de testar todas as crianças recém-nascidas.Veja também: Teste da Linguinha é obrigatório em todo o país
-
Cuidados paliativos são uma abordagem multidisciplinar com o foco em proporcionar alívio da dor e outros sintomas, bem como oferecer suporte emocional e social a pacientes com doenças que ameacem a continuidade da vida.
Neste episódio, Dr. Drauzio conversa com o fundador do Movimento inFINITO, empreendedor social e ativista, Tom Almeida e com a médica clínica geral e paliativista, Dra. Milena Reis sobre cuidados paliativos e a necessidade de priorizar a saúde mental ao enfrentar doenças graves.
Veja também: Saúde lança portaria que institui os cuidados paliativos no SUS
-
A Retenção Urinária Crônica acontece quando o paciente tem dificuldade em urinar ou em esvaziar completamente a bexiga. Isso ocorre principalmente em pacientes com lesão medular, mielomeningocele e esclerose múltipla. Para um melhor funcionamento da bexiga, o cateterismo intermitente limpo pode ser uma opção esvaziar a bexiga completamente.
Neste episódio do DrauzioCast, Drauzio conversa com Dr. Eduardo Carvalho Rocha, médico fisiatra e especialista em Medicina Física e Reabilitação e com o atleta paralímpico de rugby, Lucas Junqueira.
Acompanhe a entrevista!
Conteúdo produzido em parceria com Coloplast.Veja também: Bexiga hiperativa relacionada a ansiedade e depressão - Saúde Sem Tabu #22
-
Você já tomou alguma medicação na veia? Então você sabe o que é terapia infusional.
Procedimento rotineiro em hospitais e clínicas, é uma técnica que utiliza um acesso através de uma agulha, cateter e linha infusional para administração do medicamento ou bolsa para transfusão sanguínea.
O enfermeiro, figura crucial no atendimento de saúde, é o profissional que está habilitado a realizar esse acesso venoso.
Neste DrauzioCast, Drauzio conversa com a Ana Pires, Enfermeira Oncológica, com mais de 30 anos de experiência, sobre novas tecnologias que envolvem a terapia infusional e como os profissionais podem garantir a segurança dos pacientes a cada procedimento.
Conteúdo produzido em parceria com a B. Braun Brasil.Veja também: Comprimido, gotas, injeções... Quais as diferenças entre as formas de administração de medicamentos?
-
A doença de Parkinson afeta cerca de 200 mil pessoas no Brasil, tendo sido diagnosticado em pessoas cada vez mais jovens. Seus sintomas podem ser incapacitantes por causarem tremores, lentidão de movimentos, rigidez e alterações na fala.
Neste DrauzioCast, Drauzio conversa com a neurocirurgiã Vanessa Milanese para explicar mais sobre os tratamentos disponíveis e como é possível aumentar a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson.
Conteúdo produzido em parceria com o Saber da Saúde – iniciativa da Boston Scientific.
Veja também: Neuromodulação ajusta desequilíbrios do cérebro para tratar de Parkinson à depressão -
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) estima que, apenas no Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas vivem com doença pulmonar obstrutiva crônica¹, mais conhecida como DPOC.
Mesmo que a DPOC seja uma doença crônica e sem cura, os tratamentos estão cada vez mais eficazes – o que aumenta muito a qualidade e a expectativa de vida de quem tem DPOC.
Neste DrauzioCast, Drauzio conversa com o Dr. Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista, para explicar mais sobre o diagnóstico e como manter a doença pulmonar obstrutiva crônica sob controle.
Conteúdo produzido em parceria com a Chiesi Farmacêutica.
Estudo¹: https://sbpt.org.br/portal/t/gold/
Veja também: Qual é a relação entre cigarro eletrônico e DPOC?
-
Os alimentos ultraprocessados estão fazendo cada vez mais parte da dieta dos brasileiros. Dados do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP mostram que o consumo médio de alimentos ultraprocessados no Brasil é de 20% das calorias consumidas.
De que forma isso impacta nossa saúde? Drauzio e Rita Lobo conversam sobre os riscos da comida ultraprocessada e quais os caminhos para se ter uma alimentação mais nutritiva e saudável mesmo com a rotina corrida da vida moderna.
Conheça o Guia alimentar para a população brasileira: https://bit.ly/34hu1DpVeja também: Consumo em excesso de ultraprocessados pode afetar o cérebro
-
O Brasil tem o maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS. Porém, somos um dos países que menos investe em saúde pública, com apenas 4% do Produto Interno Bruto (PIB).
Por causa do SUS, sistema que atende a 73% da população, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida dos brasileiros em quase uma década. Mas nem tudo funciona como deveria.
Neste episódio especial do DrauzioCast, conversamos com a atual Ministra de Saúde, ex-presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a primeira mulher a assumir o cargo.Veja também: Como funciona o SUS?
-
Antigamente, o câncer era um tabu e muitos nem sequer citavam a palavra. Mas nos últimos anos, estamos vendo uma mudança não só no debate público, mas também no diagnóstico e perfil dos pacientes oncológicos. E para tentar explicar esse fato, é preciso levar muitos fatores em consideração.
Drauzio Varella conversa com o dr. Paulo Holf, presidente de oncologia da Rede D'or sobre o assunto.Veja também: ONGs garantem acolhimento e direitos aos pacientes oncológicos
-
O ronco, embora seja um fenômeno comum, merece atenção devido às diversas implicações que pode trazer. Seus efeitos podem abranger aspectos que vão desde a saúde física até questões psicológicas.
Neste episódio do Drauziocast, Drauzio Varella conversa com o dr. Mohamad Saada, médico otorrino cirurgião e especialista pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial), sobre os principais problemas relacionados ao ronco e quando é preciso buscar um tratamento.
Conteúdo produzido em parceria com o projeto Saber Viver com Drauzio Varella, realizado em conjunto pela Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.Veja também: O que é a polissonografia?
-
Diabetes é uma doença crônica que, quando não tratada, pode trazer consequências para todo o corpo. Uma das complicações menos conhecidas é a retinopatia diabética, uma doença grave que pode levar à cegueira se não for tratada e acompanhada por um médico oftalmologista. Além dela, a doença renal crônica é outro risco para quem tem diabetes.
Neste episódio do DrauzioCast, Drauzio Varella e Dr. Fernando Malerbi, médico oftalmologista especialista em Retina e Vítreo, explicam as principais complicações do diabetes, quais são as principais maneiras de prevenção e como fazer um acompanhamento multidisciplinar da doença para evitar ou minimizar as complicações.
Conteúdo produzido em parceria com a Bayer Brasil.
PP-EYL-BR-0935-1Veja também: Diabéticos desconhecem complicações da doença
-
A ONG Zoé é uma associação sem fins lucrativos que leva saúde para povos tradicionais que cuidam da Floresta Amazônica.
Fundada pelo médico Marcelo Averbach em 2019, a ONG está presente em algumas regiões do Pará, como Belterra, com expedições que levam médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde para estas áreas isoladas.
Conheça o trabalho da ONG: https://ongzoe.org/
Drauzio se aprofundou na história de Belterra e acompanhou uma das expedições médicas organizadas pela ONG Zoé. Assista ao documentário completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EVXvodA1Dy0
Conteúdo patrocinado pela Alliança Saúde.
Veja também: Belterra: como é realizar cirurgias e exames no meio da Amazônia? -
O burnout é um estado de esgotamento físico e mental resultante de um prolongado e intenso nível de estresse, sempre associado ao ambiente de trabalho. Após o burnout, a pessoa pode experienciar uma variedade de efeitos adversos, incluindo dificuldades de concentração, baixa energia, sensações de desânimo e possíveis complicações tanto físicas quanto mentais.
Neste episódio do Drauziocast, Drauzio entrevista o dr. André Fusco, Médico psicanalista especialista em saúde mental no trabalho, sobre o que pode acontecer antes e depois do burnout e como é possível restaurar o equilíbrio e a saúde.Veja também: O que fazer na primeira consulta com psicólogo?
-
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no público masculino e sua incidência é mais comum a partir dos 50 anos, mas também pode atingir homens mais jovens.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas, por isso a importância do diagnóstico para que o paciente consiga ter uma boa qualidade de vida com o tratamento multidisciplinar.
Neste DrauzioCast, Drauzio conversa com o dr. Arnaldo Fazoli, cirurgião geral e urologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Conteúdo realizado em parceria com a Novartis.
BR-28759 Material destinado ao público leigo, nov/23
Veja também: Fazer ou não PSA e toque retal? | Dicas de Saúde -
O câncer não tem uma causa única. Mas o que pouca gente sabe, é que fatores externos têm grande influência no surgimento do câncer de mama. Neste episódio do Drauziocast, dr. Drauzio conversa com a dra. Alice Francisco, mastologista, sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável para prevenção de tumores.
Conteúdo produzido em parceria com o projeto Saber Viver com Drauzio Varella, realizado em conjunto pela Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.
Veja também: Retirada preventiva de órgãos: quando é indicada? - Mostrar más