Episodios
-
Giovanna Gava nasceu na zona norte de São Paulo, bairro do limão, em uma casa com mais dois irmãos. De uma família com descendência italiana e portuguesa, nasceu e cresceu na cozinha de e com mulheres.
Formou-se em ciências econômicas pela USP, no campus de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, chegando a trabalhar na área por alguns anos. Em 2020 fez uma transição de carreira, largando a economia e mergulhando de vez na cozinha. Abriu um negócio de massas artesanais com o irmão mais velho. A empresa vinha crescendo e fazendo sucesso na cidade de São Paulo quando surgiu a oportunidade de Participar do Masterchef, em 2020. Giovanna foi vice-campeã e, com isso, foi trabalhar em um dos maiores restaurantes do interior do estado. De cozinheira, na praça dos molhos, muito rapidamente passou a chef de partie e foi ganhando notoriedade e destaque na cidade.
Após esse período, Giovanna teve a oportunidade de estar em diversas operações em diferentes cidades e estados por meio do trabalho de consultoria. Hoje, Giovanna assina vários menus em restaurantes, bares e até motéis, mas já está com sua data marcada para uma nova jornada. Decidiu mudar-se para Portugal, onde já morou anteriormente, para trabalhar em um restaurante à beira-mar, especializado em frutos do mar.
Giovanna pensa sua gastronomia a partir de dois olhares, da cozinha profissional e da cozinha fundamental cotidiana. Isso porque há uma ideia de que a gastronomia está apenas nos restaurantes, mas ela também pode contribuir para a discussão de aspectos fundamentais da dinâmica pública, como, por exemplo, a composição da cesta básica. Destaca também a importância de se pensar como machismo atravessa a vida profissional da cozinheira. -
Nascida em Campina Grande, interior da Paraíba, Gabriela cresceu na cidade do maior São João do mundo. Paraibana com orgulho, destaca que sua terra sempre foi berço de talentos e pontua sua admiração por Ariano Suassuna, Pedro Américo, João Câmara, Assis Chateaubriand, Sivuca, Zé Ramalho, Genival Lacerda, Elba Ramalho e tantos outros Paraibanos ilustres.
Ex-estudante de direito ressalta que sua trajetória na gastronomia não foi algo simples, sua família não aceitava essa escolha como uma profissão. O encantamento pela cozinha era nítido desde a infância, sempre estava na cozinha fazendo suas experiências. Aos 20 anos ingressa em um curso de Gastronomia em sua cidade, abre uma doceria com uma linha voltada para o comfort food (2016-2018). Seguiu estudando e se aperfeiçoando, passando por diversas instituições como a Academia de Confeitaria (chef Flávio Federico),a Chocolatria (chef Simone Izumi) e sendo a Le Cordon Bleu a mais recente delas. Hoje é influenciadora, compartilha receitas e o seu life style, destaca a importância de conscientizar as pessoas em relação aos bastidores da cozinha. Foi intitulada embaixadora de um dos maiores festivais gastronômicos do país, O Degustando o Brasil. Sua cozinha tem como marca misturar técnicas e produtos locais, dando um toque de contemporaneidade, ela cozinha com um pé na Paraíba e a cabeça no mundo. -
¿Faltan episodios?
-
Cadu Evangelisti é natural de São Paulo mas construiu sua carreira em Ribeirão Preto, interior paulista. Com formação na Escola Laurent, cursos e seminários com os maiores especialistas do país e passagem por cozinhas de restaurantes, buffets, hotel e até mesmo uma famosa e refinada casa de carnes, que o transformou em um cozinheiro bastante versátil. Cadu já lecionou mais de 50 cursos em todo país e já saiu em mais de 40 publicações em revistas, rádios e canais de TV. Após participar, em 2015, do The Taste Brasil, do GNT, Cadu foi convidado a estar no maior reality show de gastronomia do mundo, o Top Chef Brasil, junto com outros 14 grandes nomes da cozinha no país.
Cadu se destacou pelo seu talento e carisma e fez, durante o Top Chef, na análise dos jurados, não só o melhor prato de toda a temporada, mas alguns dos melhores pratos de todas as 3 edições do reality, além disso, chegou à final da competição e foi o vice-campeão com um menu surpreendente.
Sempre muito carismático e fugindo do estereótipo dos chefs de cozinha bravos e carrancudos, hoje ele figura entre os principais jovens nomes da gastronomia no Brasil, assinando menus de estabelecimentos no Sudeste do país. -
Paladar Distinto é um Podcast de entrevistas com chefs de cozinha, proprietários de restaurante e empreendedores do setor. Abordamos os mais diversos temas e produtos da Gastronomia local e Internacional, entrevistando os maiores especialistas em cada assunto.
O Podcast é conduzido por Gabriel Akamine, profissional da área de marketing com passagem por diversos segmentos da Indústria e do Varejo. Filho de uma excelente cozinheira, não teve os dotes da mãe, mas é um grande apaixonado por conhecer novos sabores e experiências. -
Frank Bin é de Santos e formado em Gastronomia pela Unimonte. Frank passou pelos restaurantes Guaiaó e também na Enoteca Decanter, em Santos, onde já mostrou todo seu talento autoral, principalmente na execução de sobremesas espetaculares. Participou da temporada de profissionais do reality show Masterchef, assinou o menu de sobremesas do renomado Kinoshita, em São Paulo, restaurante detentor de 1 estrela Michelin, participou de um episódio da série de TV "À Brasileira" que entrevistou vários cozinheiros e expos suas visões sobre a cozinha brasileira, foi exibido no Brasil através do canal TLC e Discovery H&H, também na América Latina pelo canal Discovery e representou o país na semifinal da competição "San Pellegrino Young Chef" 2019/2020, de renome mundial que busca novos talentos ao redor do mundo abaixo dos 30 anos. Franklin também tem o projeto Anga Brasil, que consiste em jantares clandestinos e eventos onde usa a cozinha brasileira e toda sua experiência como base. A última casa por onde passou se chama Kurâ, um Izakaya contemporâneo, hoje, tem se dedicado à consultoria e eventos.
-
Nascida em Belo Horizonte (MG), Izabela fez faculdade de direito e gastronomia, mas escolheu a cozinha como profissão. Ainda nos tempos de faculdade, trabalhou com confeitaria e já graduada, buscou experiência profissional em cozinha italiana, francesa, peruana e asiática. Fez uma pós graduação em gastronomia funcional e natural e outra em gastronomia vegetariana e vegana onde demonstrou um talento próprio para a cozinha fusion, que por meio do intercâmbio de ingredientes, experiências multiculturais e mistura de técnicas, leva pratos equilibrados e de paladares incríveis para quem experimenta. Sempre prezando por ingredientes frescos, de altíssima qualidade e apresentação impecável dos seus pratos para atingir a excelência.
Em 2016, participou da primeira edição do MasterChef Profissionais.
Hoje Izabela é chef e sócia do Nattu Restaurante em São Paulo e Rio de Janeiro, da Lowko Sorvete, Artse Vinhos e da Compotas Ibá. -
Keterin é engenheira agrônoma formada e em 2018, resolveu largar a profissão pra fazer o que realmente ama: a gastronomia.
Entrou pra faculdade novamente, começou a fazer cursos por fora e foi em busca da Panificação sem glúten e confeitaria funcional. Por acreditar em uma alimentação mais inclusiva, buscou estudar mais e fez um curso de chef vegan e plant based para dominar os vegetais e aprender os inúmeros pratos que podemos formar com eles, sem estarem em segundo plano.
Neta de japonês e, por esse motivo, ama a culinária asiática e tenta sempre trazer algo de lá para acrescentar em seus pratos.
Busca, com seu trabalho, incentivar o uso de vegetais e ensinar as pessoas diferentes formas de incluí-los na alimentação. -
Ariela Brasil é formada em farmácia. Mas descobriu sua paixão pela comida e pelas reações que ela provoca ainda pequena. Ela conta que quando criança começou a ler receitas e praticava em casa. Desde então, a jovem não parou mais. Há 8 anos, fechou as malas e partiu para o Rio de Janeiro onde se formou em Gastronomia.
Atualmente, Ariela é a chef consultora do restaurante da família, no bairro Conceição, em Linhares. -
Sua cozinha é voltada a gastronomia saudável, chef Leciane Carine vem se destacando com seus pratos saborosos aliados à saúde. A catarinense sempre foi empreendedora, desenvolve sua marca a mais de 8 anos especializada em alergias e low carb. Hoje, além do sistema delivery que sua empresa possui o Fit Kitchen, ministra seu tempo entre cursos personalizados e jantares exclusivos em seu espaço.
-
Ex-estudante de Zootecnia, deixou a faculdade de lado para se dedicar exclusivamente à gastronomia e, desde então, após muito estudo, não parou mais de cozinhar. Após sua participação incrível no programa “Master Chef Brasil” é muito requisitada para cozinhar em eventos empresariais e jantares fechados na cidade de Chapecó e região. Atualmente, acaba de lançar sua 2ª temporada do projeto audiovisual “Lugares do Brasil”.
-
Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Giovanna Grossi cresceu em Maceió, capital alagoana, entre os sabores do cuscuz e da macaxeira. Anos mais tarde na terra da garoa, Giovanna cursou gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e ao final do curso partiu para a França. Lá estudou no Instituto Paul Bocuse, em Lyon, onde trabalhou no extinto e estrelado Arc en Ciel. Integrou a equipe do Le Taillevent (três estrelas Michellin), cursou confeitaria no Instituto Alain Ducasse e estagiou no Maison Pic, em Valence. Após um período no berço da gastronomia, Giovanna se inscreveu no Basque Culinary Center, em San Sebastian (Espanha), e passou uma temporada no Quique Dacosta; de lá seguiu para Barcelona, onde formou-se em confeitaria na Espai Sucre.
Ao retornar para o Brasil, para participar do Bocuse d’Or (principal concurso gastronômico internacional para jovens chefs), vence - aos 23 anos de idade - a etapa brasileira e a latino-americana, no México. Em 2017 tornou-se a primeira mulher brasileira a chegar às finais mundiais, novamente em Lyon. Hoje a chef, e única jurada feminina da competição, comanda a Academia Brasil d’Or, uma organização sem fins lucrativos que ela mesma criou para divulgar nossa cozinha e formar times de competição para o Bocuse d’Or. -
Max Jaques é chef de cozinha e pesquisador no Instituto Brasil a Gosto, onde desenvolve investigações para a salvaguarda e divulgação do patrimônio agroalimentar brasileiro. Estuda e apresenta a cozinha brasileira como um eficiente mecanismo de desenvolvimento econômico-social.
-
A paulista tem fortes influências italianas e mineiras no seu paladar. Apaixonada por eventos, estudou, trabalhou por anos em diversas cozinhas tanto em terras tupiniquins quanto no exterior. Primeira parada foi Portugal, onde mergulhou na gastronomia local e cozinhou por brigadas famosas ao longo da experiência na Europa. Após retornar ao Brasil, entre várias participações em programas gastronômicos na televisão, desenvolveu sua própria marca como personal chef e hoje tem seu nome atrelado a várias marcas de prestígio e a uma lista longa de clientes fiéis ao tempero da chef.
-
A mineira de Belo Horizonte, é Gastrônoma com formação nacional e internacional.
Passou uma temporada na Austrália onde se encontrou na cozinha.
Trabalhou em grandes cozinhas como a do Hyatt Regency Hotel, do Watsons Bay Boutique Hotel, no ICC - centro de convenções internacionais da Austrália, na maior Steakhouse de Sidney (Hurricane's Grill), além de participações em festivais gastronômicos com Food Trucks.
De volta ao Brasil, trazendo na bagagem a paixão pelas técnicas culinárias internacionais e aplicadas na criação dos Finger Foods.
Hoje, a Chef Thatiane Coelho tem a sua própria empresa de Personal Chef para eventos minimalistas,
Escreveu dois E-books sobre Finger Foods, ministra cursos presenciais para pequenos grupos.
E tem muito mais vindo por aí… -
Começou como cumim e copeiro em restaurantes na lagoa da conceição em Florianópolis – SC, porém envolveu-se com drogas e aos 24 foi preso por tráfico. Na cadeia se tornou cozinheiro e lá fazia uma média de duas mil refeições por dia, durante os quatorze meses que ficou em regime fechado. Saiu de lá com um ofício.
Autodidata, de la pra cá montou seus próprios restaurantes e ascendeu na cena da gastronomia nacional. No fim de 2019 fechou suas duas casas em Joinville, Bistrot Mamma Lu e KOK Mood, afim de recomeçar do zero para ter novas energias, mas mal sabia que viria ainda a pandemia em 2020. Hoje, além do e-book “Cozinhar para Comer”, o chef prepara três livros inspirados em sua especialidade, o mar, cozinha de orixás, e sobre sua experiencia no cárcere. Hoje o chef dedica sua paixão e tempo no restaurante Cauim. -
Formada em Gastronomia, Raissa Valentim é especializada em Gestão de Alimentos de Bebidas, Confeitaria e Panificação, com vivência na Austrália por cerca de 1 década. Em paralelo, também é engenheira de produção, com foco em empreendedorismo. Empresária no ramo de confeitaria há mais de 4 anos, ministra aulas e desenvolve projetos relacionados à confeitaria e ao seu potencial empreendedor, o que envolve a organização de cursos especiais e o serviço de mentoria personalizada individual.
-
Leonardo “Coalhada” Carvalho é um cozinheiro autodidata, há 26 anos no mercado de varejo e alimentação, com formação de aprendizado na culinária familiar.
-
Com experiência no comando de cozinhas de hotéis e restaurantes e no ensino da gastronomia, Moisés Antonio Basso atua como consultor no desenvolvimento de cursos e programas de capacitação e como chef-instrutor. Também elabora receitas e desenvolve cardápios de alta-gastronomia para restaurantes, cafés e eventos.
-
Gustavo Giglio é Head of Content for Brands na Omelete Company. O profissional já era, desde o ano passado, Head of Business & Music e, também, responsável pela curadoria e conteúdo do Unlock CCXP, no principal evento da companhia – a CCXP. Giglio foi diretor de marketing e comunicação na Trip Editora e, há doze anos, é responsável pelo desenvolvimento do Update or Die, veículo do qual é sócio. É baixista do Kisser Clan e co-founder do Coffee Hunter.
-
A trajetória de Nathalia na gastronomia começou quando ela tinha 17 anos. Formada em gastronomia e técnica em nutrição, em 2009, ela fundou o blog Chubby Vegan, que foi uma das primeiras publicações brasileiras sobre o tema. Assim, logo começou a trabalhar em encomendas de salgados e bolos veganos, em São Paulo.
Dois anos mais tarde, começou a dar aulas de confeitaria vegana até que, em 2018, foi convidada para dar aula na escola do chef confeiteiro Flávio Federico.
Hoje, ela dá aulas por todo o Brasil e viaja pelo mundo para pesquisar novas técnicas que possam ser aplicadas em seu trabalho. - Mostrar más