Episodios
-
É muito frequente ouvirmos diversos termos técnicos em Odontologia Digital, muitos dos quais nunca tivemos contato no nosso dia a dia profissionais clínicos. Estes termos, tais como CAD CAM, são usados há anos no ambiente da tecnologia envolvido no desenho assistido por computador, e na produção de peças derivadas destes desenhos, que no caso, são as coroas e pontes feitos a partir da captura das arcadas por scanner intraoral, e desenhados em softwares, tal como no Meshmixer, ou até em sistemas mais complexos criados para fins específicos. Neste podcast vamos esclarecer o que é o conjunto de termos CAD CAM CAE, e o que eles significam em Odontologia Digital.
-
Uma das formas mais rápidas e objetivas de começar a entender o mundo 3D em Odontologia Digital é através de softwares que são facilmente baixados da internet. Um deles é o Meshmixer da Autodesk, um programa com grande aplicação na Impressão 3D, e que veio a se popularizar bastante no meio dos Dentistas, pela sua facilidade de acesso e bons resultados na prática clínica, principalmente em tratamentos restauradores da região anterior. Saiba um pouco mais sobre este software neste Podcast, onde contamos um pouco sobre sua origem, a forma como ele é aplicado em Odontologia e como você pode baixá-lo no seu computador para começar a ter uma visão de como as ferramentas digitais pode auxiliar com diversas vantagens a nossa prática clínica em Odontologia através da avaliação das arcadas e um enceramento digital feito sobre essas imagens 3D obtidas com a captura de um scanner intraoral
-
¿Faltan episodios?
-
Prótese Dentária sobre Implantes necessita de planejamento para a sua correta colocação e desempenho da mastigação do paciente. Para isso, os softwares de planejamento possibilitam a visualização da posição futura do implante que irá suportar a coroa em seu alinhamento mais adequado na arcada. Existem diversos softwares disponíveis na internet para baixar, sendo que todos eles precisam do carregamento dos arquivos da tomografia que o paciente fez na clínica radiológica. Estes arquivos da tomografia são chamados de arquivos DICOM, que é a abreviação de Digital Imaging and Communications in Medicine. O DICOM é um conjunto de informações que pode ser armazenado, transmitido e lido pelos diversos aparelhos médicos e odontológicos, com a finalidade de suprir os operadores, no caso dentistas e técnicos, para o planejamento de seus casos. Além disso, o DICOM pode ser combinado com os arquivos 3D de escaneamento das arcadas, os arquivos STL, que quer dizer Standard Triangle Language, ou Linguagem Padrão do Triângulo. Quando estes dois aquivos são combinados nos software de planejamento de implantes, eles fornecem uma quantidade de grande valor para o profissional responsável pelo casos do paciente.
-
A Odontologia Digital criou um novo universo entre os Dentistas, onde poucos ainda dominam as ferramentas digitais para o tratamento dos pacientes, e muitos colegas anseiam por se iniciar nesse ambiente de novas tecnologias, tais como scanners intraorais e impressoras 3d, e softwares que permitem desenhar dentes, facetas coroas, guias cirúrgicos, e além disso, auxiliar no planejamento de tratamentos dentários de forma virtual. Este podcast é o início de uma série que trata de assuntos relativos ao uso dessas tecnologias digitais pelos profissionais dentro de um fluxo de trabalho com novas abordagens na prática clínica.