Episodios
-
Juliana Rosa já passou por todos os principais veículos de comunicação do país, sempre com uma missão, a jornalista especialista em economia, traduz assuntos complexos de forma com que todos possam entender e se educar sobre este universo que pode mudar a sua vida. Nesta conversa Juliana fala sobre essa vontade que cresceu com ela, de mostrar o seu desconforto com a desigualdade em um país onde 70% da população recebe até dois salários mínimos e o que faz com que o dinheiro público não traga benefícios para a população. Juliana conta que descobriu o que era ser jornalista no seu primeiro dia de trabalho, quando entrou no Jornal do Comércio, sem saber nada do assunto, mas ela entendeu que precisava fazer as perguntas corretas e assim encarou um desafio que ninguém mais queria, se aprofundar na economia nacional e encarar o atraso histórico do Brasil, com a certeza de que existe a esperança de uma mudança.
-
Talvez você conheça a Carole Crema como a jurada do "Que Seja Doce" ou do "Bake Off Brasil", mas a sua carreira é muito maior, além de ter trabalhado em restaurantes e consultora de diversos projetos como o Hotel Fazenda Capoava e a Quital deBetti, ela também é proprietária da confeitaria Carole Crema, além de ser professora e conselheira da Escola de cozinha Wilma Kovesi.Nesta conversa vamos falar sobre cultura alimentar, desde as suas referências que acompanham a Chef desde pequena, os diferentes sabores e a riqueza da regionalidade e como ela pode impactar grandes negócios, até a pasteurização e modismos que tomam conta dos cardápios mundo a fora, como a grande avalanche de creme de avelã com leite em pó! Carole também fala sobre a sua relação com as redes sociais, onde além de não ter haters, conseguiu criar conexão com seus seguidores e as dificuldades de abrir um negócio de cozinha hoje no Brasil.
-
¿Faltan episodios?
-
Hoje, Cesar Kobayashi, é Superintendente de Tokenização e Ativos Digitais da Núclea e em seus quase 20 anos de experiência no Mercado Financeiro ele acompanhou a sua evolução das formas de pagamentos, desde a descomplicação das bandeiras cartão de crédito até a promessa de um futuro digitalizado se tornar o nosso presente através do desenvolvimento da Blockchain. Nesta conversa vamos debater alguns casos emblemáticos da Tokenização e como essa ferramenta vai trazer mais segurança para todo o sistema, como trocas de titularidades, até abrir novas oportunidades de negociação e pagamentos para grandes empresas e todo o sistema financeiro. Cesar fala sobre o seu fascínio e vontade de participar do desenvolvimento da inovação, mesmo que este seja um mercado de incertezas. Aperte o play!
-
A provocação faz parte do DNA de Marcelo Tas. Marcelo Tas dispensa apresentações, mas sua carreira tem um impacto nacional inquestionável, desde Ernesto Varela, seu trabalho Brilhante no Telecurso 2000 e o seu papel como comunicador convidado e membro notável da Associação Internacional de Inteligência Artificial. Nesta conversa vamos conhecer a sua história e como abandonar a faculdade de engenharia na Poli e entrar no curso de Teatro fez com que ele encontrasse autoconhecimento. Marcelo explica que a nova era da I.A. é uma oportunidade para humanidade aprender a fazer melhores perguntas e como dentro da internet é possível enxergar amor até nos haters, desde que consigamos traçar e respeitar a linha entre o conflito e a violência. A internet, assim como o rádio que fascinou Marcelo quando era uma criança, tem o poder de conectar o que é local com o mundo, mas hoje estamos assistindo a concentração de nossas vidas em poucas empresas.
-
Yonatan Politi é o Vice-presidente de produtos de consumo da Disney da América Latina, responsável por integrar histórias e personagens ao dia a dia da região. Vamos entender os desafios de adaptar o seu produto para países próximos geograficamente, mas muito distantes culturalmente, adaptando não só a linguagem, mas também a mensagem certa para cada país, criando e fortalecendo os laços da marca com seus fãs. Yonatan conta sobre alguns cases que ele teve a honra de participar, como "O Poder É Nosso" que deu oportunidade para artistas Brasileiros de comunidades carentes de reinventar a imagem de grandes heróis do Universo Marvel, agora o projeto evoluiu para uma parceria com um dos maiores produtores musicais do país, o KondZilla, ou o projeto "Luta Livre: A Origem Da Máscara" que celebra a cultura do México. Mas os desafios não são só regionais, Yonatan explica que a celebração dos 80 anos da criação de Zé Carioca, teve que ser acompanhada de uma renovação do personagem.
-
Lutar contra as grandes revoluções é uma resposta natural, uma demonstração honesta do instinto de sobrevivência que existe no homem, mas aqueles que tentaram impedir o desenvolvimento acabaram engolidos por ele, ainda mais hoje em dia, quando a evolução não é palpável, ela está dominando o meio digital. Hoje no Isso Ninguém Vê! recebemos Estevão Rizzo, Head de Marketing e Operações da Solana Superteam, sócio-fudandor da Destrave Assistência e da Por Exemplo Treinamentos, além de ser apresentador do podcast Contos do Cripto e professor da FGV, nesta conversa vamos traçar uma linha entre os riscos e os benefícios que a Inteligência Artificial representam para a sociedade e como podemos nos destacar na nova realidade do mercado de trabalho. Uma das maiores preocupações é que a IA vai substituir funcionários, como é o caso de caminhoneiros, Estevão acredita que na próxima década já teremos frotas de caminhões automatizados, antes de veículos de passeio, analisando a complexidade da operação de cada um. Outro medo é que a tecnologia já esteja vigiando nossas interações com outras pessoas, será que o seu celular também participa das suas conversas off-line?
-
Gustavo Cunha, tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi o diretor do RaboBank no Brasil e hoje é uma das principais referências para a conexão entre os mercados tradicionais e as tecnologias de criptoativos, autor do livro " A Tokenização do Dinheiro: como Blockchain, Stablecoin, CBDC e o DREX mudaram o futuro". As tecnologias de Cripto representa, a transformação do dinheiro, um próximo passo inevitável assim como a transição do dinheiro em papel por cartões de crédito e débito. Gustavo apresenta esse ambiente de muita inovação, onde não só o dinheiro se converte em tokens, mas também podemos negociar imóveis, arte, as opções são infinitas, mas este ambiente promissor ainda precisa passar por um processo de regularização por governos ou entidades financeiras. Em seu livro Gustavo mostra que existe um universo muito maior para essa evolução além das fraudes ou da promessa de enriquecer em poucos dias.
-
Hugo Assis é Diretor Geral de Estratégias e Transformação da MAPFRE Insurance, ele fala sobre os principais desafios das empresas de seguros, como ter uma melhor leitura dos dados de seus consumidores para personalizar e tornar o produto melhor para seus usuários e empresas. Para solucionar algumas destas lacunas estão nascendo Insuretechs, as StartUps do mercado de segurança, que trazem leituras e soluções de Well-Being, que se adaptam aos diferentes momentos de vida do assegurado.Ele também fala sobre como o avanço das atendimento humanizado através das ferramentas de Inteligência Artificial, uma forma de aproximar os clientes da empresas e mostrar a importância de proteger a si e o seu patrimônio, um ensinamento que não faz parte da nossa cultura. Hugo explica o que é Open Insurance e outro produto que ainda está em desenvolvimento, o Seguro Intermitente, que permite você "pausar" a cobertura.
-
Hoje no Isso Ninguém Vê, recebemos Rodrigo Monteiro de Castro, advogado e co-autor da legislação da SAF, a Sociedade Anônima do Futebol, um assunto que é do interesse de torcedores, governo, investidores, mercado e dos veículos de transmissão. O futebol se tornou a maior atividade de entretenimento do planeta, são 5 bilhões de torcedores ao redor do mundo, só no Brasil o número está na casa dos 150 milhões, mas por diversos motivos o "país do futebol" perdeu o seu protagonismo. Rodrigo nos conta que um dos objetivos da SAF é destacar o potencial do Brasil de se tornar o maior mercado de futebol do mundo. Venha fazer parte dessa conversa!
-
Uma parceria foi responsável por modernizar, trazendo agilidade e segurança para algo que faz parte do dia a dia de todos, o pagamento de boletos. Neste episódio de Isso Ninguém Vê, recebemos Irene Romão, a Superintendente executiva de pagamentos e recebimentos da Núclea, Marcelo Pereira, Gerente de Negócios da empresa, além de Walter Faria, Diretor Adjunto de Serviços da FEBRABAN, a Federeção Brasileira de Bancos. Este trio foi responsável por grandes inovações, entre elas a criação do PCR, a Plataforma de Centralização de Recebíveis e o DDA, o sistema de Débito Direto Autorizado, que é utilizado por 45 milhões de usuários no país, serviços fundamentais para a digitalização dos meios de pagamentos e prevenção de fraudes, tornando o as operações instantâneas, como o PIX, inovações que contribuem para a saúde do sistema financeiro nacional.
-
Bruno Corano é economista, empresário e investidor, responsável por ressuscitar o Manhattan Connection, um programa que ele cresceu assistindo e de grande influência no seu desenvolvimento intelectual. Após superar um tumor ósseo, ele se tornou um dos pilotos de moto velocidade mais importantes da história do país, sendo o responsável pela criação do Super Bike Brasil, da categoria Honda Jr. Cup e a escola de pilotagem Moto School, mas ele prefere se apresentar como mais um brasileiro esforçado. No começo da sua juventude ele decidiu abandonar os estudos para começar a trabalhar e aos 15 anos de idade, encontrou uma oportunidade para trabalhar ao lado do investidor José Aurélio, que foi a sua primeira faculdade. Bruno fala sobre a sua jornada para fundar a Corano Capital, uma empresa atualmente avaliada em 2 bilhões de Dólares, e a construção do seu time de notáveis, um dos diferencias da empresa, além da sua credibilidade, seu track record.
-
Em 35 anos Minori Oka, Superintendente de Desenvolvimento da Núclea, viu a tecnologia evoluir dentro do setor financeiro evoluir de acelerada, o pulo entre o Fax e o WhatsApp em poucas décadas, representam muito mais do que o simples desenvolvimento tecnológico, junto a ele também é necessário que empresas adaptem os seus processos internos e a sua cultura. Conversamos também sobre como a Inteligência Artificial está sendo implantada no mercado bancário e desenhamos os limites éticos que precisarão ser aperfeiçoados para garantir a segurança e sigilo ao compartilhar de informações pessoas com diversos aplicativos. Uma novidade que Minori apresenta é o desenvolvimento do Open Insurance, que promete aumentar o acesso de pessoas ao mercado de seguros, além de incentivar a concorrência entre as empresas e barateando os serviços para o consumidor final, outro mercado que também foi impactado é o de transações internacionais, que caminha para se tornar instantâneo, como os pagamentos via Pix.
-
Talvez este seja um dos jargões mais repetitivos da história, mas hoje é uma realidade de que as inovações tecnológicas estão moldando e mudando o futuro, principalmente quando olhamos para o mercado financeiro e o setor bancário. Nesta conversa com José Augusto Gabizo, Vice-Presidente & Managing Director da America Latina da FICO, empresa que desenvolve softwares de tomadas de decisões baseadas em dados, tecnologia presente nos principais bancos ao redor do mundo, que auxiliam desde aberturas de contas até a fiscalização de transações, identificando possíveis fraudes.
Contrariando o que acreditamos, a fraude não é exclusiva do Brasil, a presença World Wide da FICO dá a oportunidade de aprender como os esquemas estão evoluindo ao redor do mundo e criar contenções antes que eles sejam implementados em outros países. Também conversamos sobre as estratégias dos bancos de capacitação de seus clientes que não acompanharam a evolução tecnológica e ainda preferem ficar na fila das agências bancárias. -
Formado em Engenharia Civil e Direito, Carlos Eduardo Brandt, construiu uma carreira em mais de 20 anos trabalhando no Banco Central do Brasil, hoje ele é Chefe de Gerência de Gestão e Operação do Pix, ou para os mais íntimos, o pai do Pix. Vamos conversar sobre a criação deste sistema de pagamentos que revolucionou o mercado brasileiro e mundial, um projeto que teve como pilares a rapidez, a segurança e a disponibilidade, que acabou se tornando também um exemplo de inclusão, possibilitando com que pessoas de todas as áreas da sociedade tivessem acesso a pagamentos instantâneos. Mesmo tendo estreado em novembro de 2020, o PIX ainda está se desenvolvendo, Carlos conta que o próximo desafio é desenvolver uma versão similar ao débito automático para esse sistema e como o plano de comunicações para educar a sociedade foi fundamental para a permeabilidade e aceitação da tecnologia.
-
O Mercado de Capitais possibilitou juntar as ideias dos empreendedores aos investimentos, o resultado desta união foram incontáveis melhorias para a qualidade de vida de toda a humanidade, que deveria ser grata. Esta é a lógica de Tiago Reis, fundador e CEO da Suno Research, uma empresa que começou como um Netflix do mundo dos investimentos, mas hoje tem participação nos mais diferentes nichos deste mercado, como Gestão de Fundos e Advisory, oferecendo 98% do seu conteúdo de forma gratuíta pelas redes sociais, algo fundamental em um país onde quase toda a sua população não sabe o que são juros compostos.
Tiago conta que este mercado é o mais democrático para aqueles que pensam em construir uma aposentadoria ou apenas aumentar seu capital, já que existem grandes investimentos com valores como R$35,00. Ele também nos conta algo que antes era inimaginável, o Brasil vai passar de país importador de petróleo para assumir o papel de exportador com a sua entrada na OPEP, quer saber como isso pode impactar o seu futuro? Aperte o play! -
Além de aficionando por futebol espanhol, responsável por publicações para a ESPN e comentários na NBC, Eduardo Alvarez é Executivo Sênior do Banco Santander com experiência quase inigualável no setor financeiro, saúde e telecomunicações, responsável por estratégias de crescimento de negócios de baixo desempenho que alcançaram grande sucesso. Quando se formou na universidade, Eduardo alcançou seu sonho de trabalhar em Londres, um dos principais mercados financeiros, onde aprendeu que a realidade é muito diferente do que ensinam nas escolas.
Para ilustrar o mercado brasileiro ele criou uma apresentação chamada "Jabuticabas Brasileiras", onde mostra elementos do nosso mercado financeiro que não existem em nenhum outro lugar do mundo. A nossa criatividade gerou bons frutos como o consórcio, mas também é um gerou uma alta capacidade para fraudes. Eduardo também fala sobre a sua visão de como este mundo polarizado e em guerra pode impactar o mercado financeiro. Aperte o play! -
Hoje, mais do que nunca, podemos consumir arte de qualquer lugar do mundo em questão de segundos, é fácil até esquecermos que por trás de cada hit existem autores, interpretes, músicos e claro uma equipe de produção, mas se o nosso acesso é quase que gratuito, como é o processo para que estes artistas recebam seu pagamento? A Mariana Mello é advogada, que é especializada em direito autoral e trabalha na ABRAMUS, a Associação Brasileira de Música e Artes e na AUTVITS, Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais, explica nesta conversa como funciona este universo.
Outra grande polêmica da modernidade é a utilização de tecnologias de Inteligências Artificiais em produções artísticas, que além de criar conteúdo "próprio" também pode se apropriar de características específicas de grandes nomes, como a utilização da voz de Frank Sinatra em novas músicas. Será que tornar o acesso tão prático conseguiu extinguir a pirataria? Quer fazer parte dessa conversa? Aperte o play! -
Inteligência Competitiva é um dos assuntos mais importantes para a segurança de grandes empresas, informação é a melhor forma de prever o mercado, avaliar seus concorrentes. Como adquirir informações de forma ética é fundamental para o seu negócio, agir de forma imoral pode transformar a imagem de uma empresa em piada. Outro assunto em pauta é como prevenir que assuntos confidenciais sejam discutidos por colaboradores fora do ambiente de trabalho? Hoje recebemos o especialista Julio Cesar Fernandes, mestre em comunicação, que além de ter trabalhado nas maiores emissoras do país, é autor do livro "A memória televisiva como produtor cultural."
Também vamos conversar sobre o papel fundamental da TV na formação cultural do brasileiro e a identidade nacional. Um exemplo é poder a novela, que dita os assuntos que estão na boca do povo. Quer fazer parte dessa conversa? Aperte o play! -
A educação financeira talvez ainda seja uma das maiores lacunas no currículo das escolas brasileiras, fazendo com que muitos aprendam o valor do dinheiro e impacto de forças deste mercado, como a inflação, de forma involuntária. Hoje no "Isso Ninguém Vê!" temos a honra de receber Ana Leoni, nomeada pela Forbes como uma das mulheres mais influentes para se acompanhar no Mercado Financeiro, ela nos conta que organizar as suas finanças tem muito mais a ver com alinhar as suas emoções do que suas planilhas.
Ana que dedicou três décadas de sua vida para esse universo, mas caiu no mercado financeiro por acaso e talvez este seja o seu grande diferencial, a sua formação em comunicação fez com que ela fosse uma peça chave para aproximar o diálogo entre as instituições e seus clientes e claro, auxiliar eles a otimizarem seus ganhos. -
Hoje no "Isso Ninguém Vê", conversamos com Bruno Onishi, gerente e coordenador de Segurança da Informação da Núclea e Bruno Telles, fundador da BugHunt, a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil. Bug Bounty é um modelo de negócios que serve como plataforma para conectar os Hackers éticos que buscam falhas na segurança de grandes empresas e recebem recompensas de acordo com a vulnerabilidade identificada. Conversamos também sobre o papel das inteligências artificiais (IA) no combate e no desenvolvimento de golpes na internet, além de outro grande risco da atualidade, o vazamento de informações. Quer fazer parte dessa conversa? Aperte o play!
- Mostrar más