Episodios
-
Neste episódio, o Áureo continua falando da reurbanização das cidades em 1800 e, dessa vez, a discussão vai parar no esgoto. Prepare-se para ir muito além das Tartarugas Ninja e descobrir esgotos com trenzinho e iluminação pública; esgotos que te ajudam a fugir da polícia; esgotos que você poderia visitar de cartola ou vestido longo (Les égouts sont à la mode. C'est chic!). Você também vai ouvir o Áureo espernear sobre a fuga de Jean Valjean, que entra pelo cano em Os Miseráveis de Victor Hugo. Ou então, elogiar o mundo subterrâneo da Viena de O Terceiro Homem, filme de Carol Reed, estrelando Orson Welles.
Se você quiser estudar literatura com o Áureo, considere juntar-se ao A Book a Month, grupos de leitura em inglês em que você lê, assiste aulas e debate em lingua estrangeira. As próximas leituras, em Maio de 2023, incluem o clássico juvenil The Secret Garden de Frances Burnett, a influente ficção científica The Left Hand of Darkness de Ursula Le Guin, e contos de Alice Walker, H. P. Lovecraft e Charlotte Perkins Gilman. Isso para não falar das maravilhas que seguem: Virginia Woolf, John Steinbeck, Thomas Mann, Salman Rushdie... Saiba mais em @abook_amonth ou no site www.abookamonth.com.br ;D
-
Chegou a hora falar de história! Neste episódio, o Áureo começa uma série sobre urbanismo e reformas sanitárias que discute a história da saúde desde a pré-história. Hoje, você descobrirá por que as cidades sempre foram vulneráveis às doenças contagiosas, quando os esgotos finalmente começaram a se espalhar pela Europa e, ainda, como Paris foi posta abaixo e reconstruida em meados de 1800. Depois deste episódio, você nunca dará a descarga da mesma maneira.
-
¿Faltan episodios?
-
Desta vez, viajamos à Costa do Marfim para discutir a premiada autora Véronique Tadjo e sua profética novela, "Na Companhia dos Homens". O livro trata do surto de ebola que atingiu a Guiné, Libéria e Serra Leoa entre 2013 e 2016, mas o faz de forma inusitada, já que nosso principal narrador é... uma árvore. Abrindo mão do antropocentrismo, tão comum em narrativas sobre catástrofes, Tadjo cria um rico mosaico de vozes que desafia representações simplistas do ebola, como as que encontramos no filme Epidemia (Outbreak) de 1995. E o melhor: faz isso usando elementos típicos da literatura oral e do folclore. De quebra, ainda falamos de ecologia, literatura africana e até lembramos um pouquinho do "Ensaio Sobre a Cegueira" e do "Rei Leão".
Como sempre, fica o convite para você anunciar ao mundo que adora o Literatura Viral! Você também pode dar uma olhada nas próximas leituras do @abook_amonth (em que o Áureo dá aulas online) ou conferir os detalhes da viagem cultural para Barcelona que ele vai conduzir a convite da @taitripsbr ;-)
-
Finalmente discutimos a obra da Ursula Le Guin, a rainha da ficção científica! Neste episódio, falamos sobre o conceito de 'ficção científica social' (social sci-fi) que se baseia mais nas ciências humanas e sociais (antropologia, artes, sociologia), do que nas ciências exatas e biológicas (engenharia, física, biologia, química e por aí vai). Eis um conceito influente e revolucionário usado por Le Guin em "A Mão Esquerda da Escuridão" (que, inclusive, será discutido no grupo de leitura em inglês @abook_amonth em Maio de 2023!). Falamos também sobre a importância da sci-fi para a reflexão filosófica através de um personagem que é um "empata" (não é telepata, é empata mesmo...) criado pela Le Guin no conto "Mais Vasto do que Impérios e Mais Lento". E lá vamos nós falar novamente de empatia, além de fadiga de compaixão, senciência e a emoção das plantas (sim, você leu isso corretamente).
Dessa vez, o Áureo também divulga um projeto inédito relacionado ao turísmo! Ele e a Dra Ana Carolina Torquato vão acompanhar um grupo de viagens à Barcelona em Junho de 2023, em uma viagem organizada pela @taitripsbr!
A ideia é oferecer um curso prático de história artística e cultural em que os alunos-viajantes terão contato com a obra de artistas sublimes: escritores como Mercè Rodoreda, George Orwell ou Ernest Hemingway; pintores como Mirò, Dalì ou Picasso; arquitetos como Gaudì, Doménech i Montaner ou Mies van der Rohe. E muito mais. A lista vai longe! Saiba mais no @taitripsbr ou aqui também.
E, por favor, compartilhe o Literatura Viral. Nos ajude a espalhar essa febre.
-
Essa é a receita usada por Kazuo Ishiguro para ganhar o Nobel de 2017:
1) crie uma narrativa nostálgica em que uma mulher relembra a sua vida;
2) ambiente essas reminiscências em um mundo levemente distópico em que a clonagem humana é uma realidade;
3) combine tudo isso com um bocado de filosofia, dilemas éticos e personagens ambivalentes.
Voilà!
O resultado é "Não Me Abandone Jamais" (2005), uma narrativa que é uma ficção científica brilhante, uma profunda reflexão filosófica e um soco no estômago existencial, tudo ao mesmo tempo.
Neste episódio, o Áureo reflete sobre os poderes imaginativos da sci-fi que podem nos ajudar a navegar mundos possíveis. Fala-se de clonagem (para além de Albieri, Lucas e Diogo), transplante de órgãos, Descartes, visões mecanicistas do corpo e até da literatura japonesa do século XX.
Por favor, compartilhe o episódio pelo mundo afora! :D E dê uma olhada no @abookamonth, o projeto de leitura em língua inglesa em que o Áureo já ensinou Never Let Me Go e que só trata de obras incríveis como essa.
-
Neste episódio falamos o autor romêno Max Blecher e de sua história pessoal com o Mal de Pott, um tipo de tuberculose que ataca a coluna vertebral. Ainda que pouco conhecido, Blecher tem sido revalorizado recentemente. Seu romance "Corações Cicatrizados", publicado em 1937, é autobiográfico e relata a vida de um sanatório no litoral da França através de uma espécie de etnografia irônica. Falamos ainda de paleopatologia, literatura romêna, dos poetas Quevedo, Alexander Pope e Leopardi e até mesmo um pouquinho de Kirkegaard!
Se você gosta do Literatura Viral, considere fazer aulas com o Áureo. No projeto A Book a Month, ele ensina literatura para pessoas interessadas a praticar inglês. A ideia é criar uma imersão: você lê, assiste aulas e debate em lingua estrangeira. Há três tipos de curso que abordam inúmeros clássicos da literatura. Para citar alguns nomes: Hemingway, Kerouac, Ursula Le Guin, Virigina Woolf, Camus, Melville e além. Saiba mais em @abook_amonth ou no site www.abookamonth.com.br. Por fim, compartilhe o podcast se você acha que nosso conteúdo é bom. Isso nos ajuda a crescer! ;D
-
Cólera em "Morte e Veneza"; tuberculose na "Montanha Mágica"; Sífilis em "Doutor Fausto". Não é difícil perceber que Thomas Mann era realmente obsecado por doenças. O autor explorou o tema das mais variadas formas ligando-o ao erótismo, à riqueza ou à criação artística. Neste episódio, discutimos o pouco conhecido conto "Tristão", de 1903, em que o autor nos brinda com uma história de amor ambientada em um sanatório. Neste espaço inusitado, hospitais são atrações turísticas e a música é capaz de matar... Um episódio em que discutimos a ironia de Mann, o poder terapêutico da beleza e, é claro, Richard Wagner.
Thomas Mann será um dos autores discutidos no curso Short Stories do A Book a Month, um clube de leitura em inglês que combina aulas de literatura e conversação em língua estrangeira. Conheça o projeto no site www.abookamonth.com.br ou no instagram @abook_amonth. Se puder, compartilhe o episódio ;D
-
A sorte está lançada com a estréia da terceira temporada do Literatura Viral, senhoras e senhores! Preparem-se para novos episódios sobre os mais variados temas das Humanidades Médicas ;D
Começamos pela exuberante Frida Kahlo, cuja obra é uma grande reflexão sobre o que a saúde e a doença significam, afinal. Discutimos neste episódio duas de nossas pinturas favoritas: Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor (1940) e A Coluna Partida (1944). Ambas são obras belíssimas que escondem grande riqueza por trás de uma simplicidade aparente. Prepare-se para uma visita guiada pela mitologia Azteca, arte mexicana, iconografia cristã e, até mesmo, arquitetura clássica.
Não se esqueça de comemorar a volta do Literatura viral nas suas mídias! Dê uma olhada também no A Book a Month, onde o Áureo dá aulas de literatura. O A Book a Month oferece grupos de leitura em inglês que combinam conversação e aulas de literatura. Lá, você lê os textos nos original, assiste às aulas do Áureo e discute com os colegas, tudo numa super imersão em inglês. Saiba mais no site www.abookamonth.com.br ou no instagram @abook_amonth.
-
Finalmente um episódio sobre uma das musas inspiradoras do Literatura Viral: a inigualável Frida Kahlo! Neste episódio discutimos alguns aspectos chaves da vida da pintora: a poliomielite durante a infância, o fatídico acidente de trânsito durante a adolescência, os abortos espontâneos durante a vida adulta... mas também a comovente relação com o pai e os aguçados instintos terapêuticos de sua mãe. Falamos ainda de Alejo Carpentier e Clarice Lispector, além de preparar a discussão sobre a obra da pintora no próximo episódio! Como sempre, as imagens mencionadas estarão disponíveis no site do podcast. Por fim, lembre que um bebê panda nasce toda vez que você compartilha um dos episódios ou decide apoiar o nosso projeto parceiro, A Book a Month! ;D
-
Ah, o "Nêmesis"... Que livro, senhoras e senhores! No episódio de hoje, contamos com a participação da cultíssima Dra. Ana Carolina Torquato para discutir esta obra genial do Philip Roth. Falamos sobre ler em língua estrangeira, traduções literárias, epidemias de pólio e mais... A Ana também aproveita para explicar como funcionam os seus grupos de leitura do "A Book a Month", em que você aprende sobre literatura ao mesmo tempo que pratica conversação em inglês. Conheça mais no Insta, no site www.abookamonth.com.br, ou ainda no canal no youtube. E, de quebra, ainda contamos dois babados fortíssimos! O primeiro é que, em 2022, as aulas do "A Book a Month" serão ministradas pelo Áureo! Já o segundo... você vai ter que ouvir o episódio para descobrir ;D
Por fim, quer comprar comprar o Nêmesis para ler? Então use este link se for ler em inglês e este se for ler em português (eles também estão no Insta). Assim, você ajuda o Literatura Viral sem gastar nada!
-
Este episódio oferece duas discussões pelo preço de uma! Começamos refletindo sobre 'exofonia', ou seja, sobre a literatura escrita em língua estrangeira. Sabe o Joseph Conrad ou o Nabokov? É por aí... Falamos sobre várias escritoras e escritores que compuseram suas obras em múltiplas línguas, já aproveitando para discutir Literatura Africana (Chinua Achebe, Chimamanda Adichie, Ngũgĩ wa Thiong'o), Pós-colonial (Jhumpa Lahiri, Khalil Gibran) e Global (Yoko Tawada, Ba Jin, Eileen Chang, Chinghiz Aitmatov). Falamos também de um lado de Fernando Pessoa que você não conheceu: sua vida na África e seus poemas em inglês e francês! Really, c'est la vérité.
Na segunda parte, falamos sobre os hospitais e o seu potencial dramático na literatura através da novela "Paseo de la Reforma" da autora franco-mexicana Elena Poniatowska. Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, assista a palestra aberta "Morrer em Casa ou no Hospital? O espaço do fim na história da saúde e nas artes" na quarta, dia 9/2, às 21:00. Inscrições gratuitas aqui ou no site www.literaturaviral.com.br
-
Dessa vez, falamos sobre um dos titãs da história do cinema: Akira Kurosawa! Prepare a sua katana e a sua armadura, para descobrir como os filmes de samurai de Kurosawa influenciaram blockbusters que vão de Guerra nas Estrelas a Matrix, de O Resgate do Soldado Ryan a Kill Bill. Também vamos falar com carinho de "Ikiru", um filme que vai deixar seu coração quentinho, ainda que sua crítica à burocracia nos leve a refletir sobre a desumanização, a frieza e até mesmo os genocídios do século XX. E é claro que não podemos deixar de falar sobre Tolstói e sua novela onipresente, "A Morte de Ivan Ilitch". Não perca!
Aaah, se quiser assistir o filme, visite o www.literaturaviral.com.br e vá até a sessão "Leia o conto": lá você encontrará fotos e um link direcionando ao filme, além de alguns dos textos e imagens mencionados no podcast.
-
No episódio de hoje continuamos discutindo "A Morte de Ivan Ilitch" e traçamos uma série de comparações entre este texto de Tolstói e "Um Cântico de Natal" de Charles Dickens. Quem diria que os fantasmas do Natal e um tumor mortal poderiam ocupar a mesma função? Além disso, falamos sobre arte engajada, humanização, Medicina Narrativa... Eis um episódio que contém pitadas de filosofia e um brinde à literatura como forma de interagir com o mundo.
-
O Literatura Viral está de volta para uma segunda temporada, senhoras e senhores! Agora que o Áureo entregou sua tese (quer ler?) e virou Doutor (que phyno e chyque, não?), as energias estão sobrando para ler, tagarelar e fazer piadinhas ruins. Neste episódio de reestréia, vamos matar a saudade discutindo uma obra gigantesca ainda que diminuta: "A Morte de Ivan Ilitch" de Liev (O Leão) Tolstói. Prepare-se para fofocar sobre o que o Áureo fez em 2021, relembrar as suas novelas favoritas e descobrir o que a Nazaré, o Capitão Nascimento e o Ivan Ilitch têm em comum...
-
O que há em comum entre a música Barroca, um bom cafézinho e a Peste Negra? Neste episódio do Literatura Viral você vai degustar a história do café, ouvir Bach e descer até o chão na Dança Macabra. Prepare-se para descobrir que a Cantata 25 se parece um pouco com um show do Michel Teló e também que o Bach era muito mais vida loca do que você imagina... Que tal tirar quatro meses de férias sem avisar o seu chefe? Pois é... Deve ser Báchbaro.
Um episódio em que contamos novamente com a participação de Gustavo Weiss Freccia, músico, professor na Escola de Música de Brasília e doutorando em Performances Culturais na UFG.
E não perca a Live sobre a Melancolia nas Óperas com Viviane Kubo no dia 4 de setembro às 20:00 no instagram @literatura.viral!
-
Que tal ouvir um pouco sobre a Peste de Marselha de 1720? E sobre Daniel Defoe e seu Diário dos Tempos da Peste (1722)? E sobre a igreja em que Vivaldi está enterrado? E, acima de tudo, sobre o barroquíssimo Johann Sebastian Bach? Um episódio especial em que contamos com a participação de Gustavo Weiss Freccia, músico, professor na Escola de Música de Brasília e doutorando em Performances Culturais na UFG.
-
Viena é um centro cultural como poucos: a cidade em que Klimt, Freud, Brahms e Musil moraram durante muitos anos, além de ser um grande centro do Arte Nouveau e conter dezenas de museus extraordinários. Não bastasse tudo isso, Viena também é a velha Capital Imperial e contém um dos monumentos barrocos mais curiosos da história da arte: die Pestsäule, a Coluna da Peste. Esta escultura de 21 metros de altura (!) foi construída para honrar o fim de um surto de Peste e uma vitória sobre o Império Otomano.
Neste episódio, você aprenderá sobre as obras do barroco, os surtos de peste do século XVII, e a Grande Guerra Turca, um conflito que reverbera até os século XX e está relacionado até mesmo com a Primeira Guerra Mundial. What? Pois é. De quebra, ainda discutimos algumas diabruras de Veneza que resultaram na explosão do Parthenon.
Além de tudo isso, esse é um episódio muito especial para o Literatura Viral porque celebramos o nascimento do nosso site! Acesse www.literaturaviral.com.br ondem você encontrará informações sobre o podcast e os cursos sobre Humanidades Médicas, links para se inscrever nas palestras do Áureo, e também poderá ler os contos e ver os quadros discutidos por aqui! :D
Citamos os podcasts Medicina do Conhecimento do Pablo Gusman e o MedRock do Bruno Farnetano, assim como os Grupos de Estudo em Lingua Inglesa da Ana Carolina Torquato (@ninatorquato). Por fim, lembramos que a partir de agora o Literatura Viral fará lives no seu perfil do Instagram uma vez a cada duas semanas. Siga o perfil @literatura.viral e aproveite!
-
As pessoas reagem de formas diferentes à chegada de uma pandemia. Pânico, descaso, festerê e oba-oba: tem gosto para tudo. Como vimos no episódio anterior, há até quem tente resolver a coisa na base do chicote... Mas também existem outras estratégias mais amigas do seu lombinho. Uma delas é fazer promessas!
No episódio de hoje falamos de história e arte com pitadas de antropologia. Começamos contando a história da Peste e a descoberta da bactéria, para em seguida falar do Orientalismo e do porque a Europa é uma península que vai às festas à fantasia vestida de continente. Em seguida discutirmos arquitetura e falamos do grandíssimo Andrea Palladio e de como os romanos embelezavam suas cidades com Arcos do Triunfo e Colunas da Vitória. Como sempre, guardamos uma surpresinha para o final: tudo isso tem a ver com a história do cristianismo, a Contra-Reforma, o Barroco e, é claro, o Black Lives Matter. Prepare-se para sair de férias e ir para Roma, Praga e Viena, porque o episódio de hoje é uma viagem. E essa é uma promessa!
Quer ver alguns exemplos de Colunas Votivas? Acesse o nosso insta ou entre no site do Literatura Viral.
-
Talvez seja esperar demais que a Literatura Universal inclua poemas marcianos ou romances de outras galáxias. Mas, será que ela não pode pelo menos falar de todo o Planeta Terra? Neste episódio do Literatura Viral discutimos o conceito de Literatura Global como forma de expandir o cânone. E refletimos sobre um fenômeno que muitas vezes condiciona a nossa visão da Literatura: as traduções e a ausência delas... E um exemplo disso é o ilustre desconhecido de que falamos hoje: o escritor e cientista dinamarquês Jens Peter Jacobsen, cuja obra influenciou Rainer Maria Rilke, Thomas Mann e até mesmo Arnold Schönberg. Ouça e descubra cidades empestadas, conselhos a jovens poetas e um punhado de monges masoquistas.
O curso A Medicina e as Artes: uma introdução às Humanidades Médicas pode ser encontrado aqui, no http://bit.ly/medicinaeartes ou então no link da Bio do Instagram @literatura.viral. Toda a renda arrecadada é inteiramente revertida ao maior hospital infantil do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe.
-
Muito se fala em "O flagelo da Peste", mas poucos sabem como essa expressão pode ser literal... No episódio dessa semana falamos sobre a Imperatriz de todas as epidemias, a poderosíssima chefona dos microrganismos, a Peste Bubônica! Como não podia deixar de ser, começamos falando de Camus, depois de Boccaccio, depois de Shakespeare, e mencionamos até O Alquimista, mas não o de Paulo Coelho e sim o de Ben Johnson de 1610. Em seguida falamos sobre a bactéria que causou o furdunço todo e de como ela se aproveita de pulgas e roedores inocentes. Para terminar, discutimos como grupos de peregrinos flagelantes buscavam se livrar da peste no século XIV na base da porrada. Ou melhor: da chicotada. E quem imaginaria que tudo isso tem a ver com o Ku Klux Klan e o nazismo?
Gostou do episódio? Aproveite e leia minha entrevista para a Universidade de Munique aqui ou no link https://linktr.ee/aulasliteraturaviral
- Mostrar más