Episodios
-
Sensível Soccer é um audiodocumentário do podcast Matraquilhos que assinala os 30 anos de um Mundial que ficará para sempre na memória. De 17 de junho a 17 de julho de 1994, o planeta esteve com os olhos postos num país sem tradição futebolística que foi capaz de bater recordes que ainda hoje parecem intocáveis. Dentro de campo, houve alegrias e surpresas, euforias e tristezas. Fora de campo, despedidas míticas e tragédias inolvidáveis. Aqui contamos a história completa através de onze emoções.Com a colaboração especial de Miriam Gonçalves e os contributos de António Tadeia, Rodrigo Carvalho, João Tiago Figueiredo, Rui Malheiro, Nuno Madureira, Joel Amorim, Manuel Neves, Miguel Lourenço Pereira, Raquel Vaz Pinto, Sergio Vilariño, Rui Miguel Tovar, Lídia Paralta Gomes e Wladimir Dias.
-
O golo de Kelvin frente ao Benfica que praticamente decide o campeonato 2012/2013 é um dos momentos mais icónicos do futebol nacional. Neste episódio, contamos a história do que antecedeu essa partida quer de um lado, quer do outro.
-
¿Faltan episodios?
-
Em exclusivo para patronos do Hemisfério Desportivo, haverá passatempo de verão em torno do Europeu e da Copa América. www.patreon.com/hdesportivo
-
A história da Académica no futebol nacional nos cinquenta anos de democracia é bem diferente àquela que escreveu no período do Estado Novo. Em 2012, contra todas as expectativas, um grupo de jogadores orientado por Pedro Emanuel vingou várias gerações de adeptos e jogadores da Briosa que deixaram a sua marca no clube e no futebol português sem conquistar títulos. 43 anos depois do jogo mais político de sempre em pleno Estado Novo e 73 anos após a conquista da única Taça do seu palmarés, a Académica festejou no Jamor.
-
A época 2010/2011 tem vários jogos que cabiam nesta rubrica. Na impossibilidade de estarem cá todos e de estar apenas um, escolhemos uma inédita final europeia apenas com clubes portugueses. Em Dublin, o Porto de Villas Boas foi mais forte, encerrando uma época quase perfeita. Já o Braga começou aqui uma trajectória ascendente de consolidação no futebol nacional.
-
Na final da Liga dos Campeões de 1997, em Munique, a grande equipa favorita era a Juventus, campeã europeia em título, acabada de se sagrar campeã italiana e com um conjunto de jogadores jovens e talentosos, com Zidane à cabeça. Mas do outro lado estava um Borussia de Dortmund, que se estreava em finais da prova, que tinha muitos jogadores bem maduros e até com experiência de Serie A. No final, a vitória foi germânica - e contamos tudo sobre esta final neste episódio.
-
A segunda liga de âmbito nacional como nós a conhecemos só nasceu em 1990. E na primeira época, o treinador campeão foi Vitor Oliveira, que levou o Paços de Ferreira pela primeira vez ao escalão maior do futebol nacional. Nessa altura, ninguém imaginaria que 30 anos depois Vitor Oliveira fosse o rei das subidas: no total foram onze, com vários títulos de campeão dessa prova. O mais especial foi em 2007, ao serviço do Leixões, clube do seu coração. Neste episódio, fazemos uma homenagem à segunda liga e ao seu grande protagonista ao longo destes 34 anos de existência: Vitor Oliveira.
-
A história dos derbis de Lisboa está recheada de jogos emocionantes e decisivos, ou não estivéssemos a falar da maior rivalidade da história do futebol nacional. Porém, há jogos que são ainda mais marcantes, como é o caso da goleada por 7-1, aplicada pelo Sporting ao eterno rival. Um jogo que fica na história pelo poker de Manuel Fernandes, pelos sócios do Benfica a queimarem os seus cartões e adereços, tudo isto num campeonato que depois viria a ser conquistado…pelos encarnados.
-
No dia em que se assinala o 75º aniversário da tragédia de Superga, republicamos o episódio gravado em 2020 sobre o desastre áereo que vitimou a equipa do Torino. Este episódio foi o primeiro de um rubrica intitulada “Mayday Monday”.
-
40 anos depois, Portugal chegou a uma meia-final de um Mundial. Scolari manteve-se no comando técnico com o objectivo de revalidar o seu título de selecionador campeão do mundo. Depois de uma fase de qualificação tranquila, Portugal fez um Mundial na Alemanha muito sólido até encontrar pela frente o carrasco habitual.
-
Depois de atingir o topo em Maio de 2004, em Dezembro do mesmo ano o processo Apito Dourado atinge o Futebol Clube do Porto e o seu presidente. No entanto, mesmo após tantas polémicas e escutas, nem o clube, nem Pinto da Costa sofreram consequências jurídicas e desportivamente a hegemonia da década anterior prolongou-se.
-
Depois de brilhar na Taça UEFA na época anterior, o Porto de Mourinho voltou a deixar toda a Europa de queixo caído. Pela última vez, uma equipa que não das quatro maiores ligas europeias venceu a Liga dos Campeões, uma prova cada vez mais desenhada para os mais ricos e poderosos. Só que Mourinho era especial e furou essa lógica em Gelsenkirchen.
-
Em Guimarães, Miki Feher morreu em directo, com a televisão a mostrar-nos os seus últimos instantes de vida e todo o sofrimento e desespero dos seus companheiros perante a tragédia no relvado. Uma morte que ainda assim fez soar alguns alarmes e a adoptar novos procedimentos na organização e transmissão do jogo, via televisão.
-
Entrámos a fundo nos distritos de Viseu e da Guarda, com uma pequena incursão em Coimbra, para fazer uma radiografia da história do futebol da Beira Alta. Falou-se muito de Tondela, de Viseu, de Bosingwa e de Matateu. Pelo meio, o Pedro Fragoso e o Rui Silva falaram de memórias, de interesses e de previsões para o futuro.
-
Em Maio de 2003, o futebol português conquistou finalmente o único troféu de clubes que faltava. E foi através do Futebol Clube do Porto que o conseguiu: a equipa portista, comandada por José Mourinho, fez um caminhada triunfal até Sevilha, onde sofreu imenso para conquistar a Taça Uefa.
-
Dezasseis anos depois da última participação portuguesa em Mundiais, a seleção nacional orientada por Oliveira chegou à Coreia com ambições altíssimas: era o Brasil da Europa, cheia de craques e todos pediam a taça, incluindo o primeiro-ministro. Só que o descalabro foi ainda maior que as expectativas: no final da fase de grupos, Portugal disse adeus ao Campeonato do Mundo.
- Mostrar más