Episodios
-
Depois de um encontro desastrado com sua sobrinha-onça Ikiumani, o primeiro dos homens e pajé supremo, Kuamôty, e sua companheira, Aripe, descobrem uma árvore sagrada capaz de gerar suas filhas e filhos. Vamos juntos até o cerrado mato-grossense conhecer um atrapalhado ancestral dos Kurâ-Bakairi.
-
Durante a Festa das Almas, Pokrane e Kren se encontram pela primeira vez. Mas a reunião dos irmãos gêmeos não é motivo para celebração. Eles, que foram criados longe um do outro, vão ter que lutar para descobrir quem terá o direito de viver entre seu povo. Dessa vez, vamos até Minas Gerais para conhecer essa sensível história do povo Krenak.
-
¿Faltan episodios?
-
Quando se descobrem sozinhos na assustadora floresta, uma jovem anta e um pequeno jabuti decidem se unir. Uma história de parceria e união que nos mostra que o amor pode vencer qualquer desafio. Vamos juntos acompanhar essa encantadora história do povo Guarani Mbyá, uma nação que se espalhou por toda a Mata Atlântica. ,
-
Cansado de ficar sempre sozinho, Umuri Ñeku, o avô do Universo, preparou suas ferramentas para criar os planetas, a terra, as águas, as matas, os rios, animais, peixes e até a gente! Um conto dos Umuko Masá Desana, lá do norte do Amazonas, que nos mostra que na natureza tudo está conectado.
-
Antes de dominarem o fogo, as pessoas tinham que se alimentar de comidas cruas e beiju seco. Tudo mudou com a ajuda de uma menina curiosa que investigou uma anciã muito suspeita. Depois desse encontro, os Taurepang finalmente conseguiram produzir fogo! Vamos viajar até a fronteira do Brasil com a Venezuela para acompanhar essa aventura.
-
No início dos tempos os astros e os animais tinham forma de gente. Foi nessa época que Meni - o Sol - e Hari - a Lua - se meteram em uma confusão daquelas com um grupo de ipwekozitabu - as ariranhas - por causa de uma linda panela de barro! Vamos viajar para o Mato Grosso com esse conto dos Balatiponé Umutima!
-
Um jabuti esperto conta com a ajuda dos macacos para subir no pé de inajá e se fartar com as deliciosas frutinhas. E se vale da própria criatividade para descer da árvore sem se machucar nem virar jantar de onça. Uma história que chega da fronteira da Colômbia e do Brasil pelo povo Pirá-Tapuya Waikhana.
-
Muito tempo atrás, os homens não podiam entrar nos rios e mares pra tomar banho porque eram inimigos dos peixes! Cansado da briga, Monãg, o grandioso Deus do bem, ordenou que Guaporé, filho mais velho de Piraruku, o chefe dos peixes, resolvesse o assunto com Panãby'piá, a filha de Tãbaguá, o governante dos Maraguá. Um encontro às margens do pequeno rio Abacaxis que selou a paz entre os seres e deu origem ao simpático peixe boi.
-
O Deus Tupana estava bravo e castigava o povo Saterê-Mawé. Pra acalmar sua ira, a corajosa jovem Yaci-May viaja pelo rio Andirá até o céu-estrelado. Mais calmo, o poderoso espírito universal decide entregar um grande presente aos homens, a palmeira de Açaí. Uma história do povo filho do guaraná e que vem lá do médio rio Amazonas.
-
Quando a bela jovem Panhonka se apaixona pelo guerreiro Bepkaety, ela conta com a ajuda das amigas, da lua cheia (a mytyruwy-noti) e da animada festa da mandioca (a Kwyrykango) para conquistar seu grande amor. Um conto do povo Mebengôkré Kayapó que chega das margens dos afluentes do grande rio Xingu.