Episodios
-
Carlos Vidal convida Joana Cruz e divagam sobre histórias de vida e de morte. Será o riso uma forma peculiar e leve de lidar com a adversidade, servindo como um alívio de tensão?
Falam sobre o riso na doença, se experienciar um problema nos legitima a fazer humor com ele e se a importância do ânimo, no processo, se converte na diferença entre viver ou sobreviver. Será que nos podemos continuar a rir perante a morte ou o riso retira o respeito e a seriedade da situação?
Tentam ainda perceber se é possível rir da doença e respeitá-la, ao mesmo tempo. É que a doença talvez nos mereça tanto respeito como um pirete no trânsito.See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
No quinto episódio do podcast "O Animal Que Ri", o médico e humorista Carlos Vidal convida o músico Samuel Úria para falar sobre o riso, a música, o tempo e a palavra. Tentam perceber se a música nos forçou a cantar os sentimentos que reprimimos e se alguém que se ri é, invariavelmente, uma pessoa sensível e que chora.
Exploram o tempo: é mais vagaroso para quem cria? E a música, resiste melhor ao seu passar do que o humor? Também se debruçam sobre a palavra. As que compõem uma música serão as que não se quis dizer ou as que ficaram esquecidas? Ainda descobrem como é que o riso se pode comportar num assalto, sempre na óptica do utilizador.See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
¿Faltan episodios?
-
Aprendeu a emocionar-se no Texas, teve a decência, e nós a sorte, de se tornar ator. No quarto episódio do podcast "O Animal Que Ri", o médico e humorista Carlos Vidal conversa com o ator Ivo Canelas sobre a relação entre o humor, a arte e a vida. De aliviar tensões a facilitar a reflexão, o ator recorda histórias em que o humor serviu de salvação no trânsito e na adolescência, sublinhando a importância do riso como desconstrução e provocação.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Dedica parte da sua vida à hipótese de se viver o amor, é escritor e anda sempre com a cabeça nas nuvens, já que é um eterno sonhador e pilota aviões. No terceiro episódio do podcast "O Animal Que Ri", o médico e humorista Carlos Vidal convida o psiquiatra e terapeuta de casal José Gameiro para explorarem de que forma o riso pode ser uma ferramenta poderosa na resolução de conflitos, especialmente entre casais. Quando se acaba o amor, fará sentido lutar por ele? Se a traição vive da clandestinidade e da adrenalina de pisar o risco, poderá também o humor viver nesse limbo? Falam da loucura, do que é a normalidade e se devemos confiarmo-nos como loucos a alguém. E, claro, como é que um mau estuque ou problemas no pladur, podem afectar a relação.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Será possível conciliar sexo com humor? No segundo episódio do podcast “O Animal Que Ri”, o humorista e médico Carlos Vidal convida a ginecologista e sexóloga Dra. Maria do Céu Santo. Para rir e para amar, será preciso haver dor? Estará a pornografia a tornar as pessoas mais infelizes? Vivemos uma crise de afectos? Temos apenas uma certeza: há mamíferos que têm um osso no pénis. E se essa descoberta fosse feita no ser humano poderia agravar toda uma lista de espera do SNS.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
No episódio de estreia do novo podcast original da SIC, O Animal Que Ri, o humorista e médico Carlos Vidal recebe o psicólogo Eduardo Sá para explorar de forma profunda mas descontraída a humanidade do humor, a morte e a saúde mental. Eduardo Sá considera o riso é essencial para uma vida mais autêntica. "Rir é uma forma de sermos sérios sem sermos sisudos. O riso aproxima-nos, cria laços de cumplicidade", afirma, destacando o sentido de humor como um escape para lidar com a dureza da vida, numa experiência tão íntima como o amor. A capacidade de se rir dos próprios defeitos, sem medo de julgamento, é apresentada como uma forma de cura emocional: "o humor é uma forma de relativizar as nossas limitações".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Carlos Vidal é médico e humorista e, em ambas as artes, existe uma gestão da emoção e uma oscilação entre o riso e o choro, a felicidade e a desgraça. Neste podcast semanal, vamos pensar o humor através das histórias que cada convidado nos trouxer. A ideia é falar, pensar, aprofundar, estudar e debater o riso e, se tudo correr bem... não chegar a conclusão nenhuma. Todos os domingos um novo episódio. Estreia a 3 de novembro
See omnystudio.com/listener for privacy information.