Episodios
-
Nesse episódio, Pietro Lovison e Gabriel Carvalho receberam Daniel Gomes de Carvalho para falar sobre as interpretações marxistas a respeito do desenvolvimento histórico do iluminismo e as especificidades e limitações de algumas dessas interpretações.
Participações de Daniel Gomes de Carvalho abordando o Iluminismo em outros podcasts que foram citados no episódio:
História FM:
https://open.spotify.com/episode/3STQjc7NAIbDHz4t5vNir9?si=nrJdFgy7SzWneVz_So7kHg
História Pirata:
https://open.spotify.com/episode/0L4QgrxGJrAjGRn6VoL6LY?si=WrRz4EZPQPSC_PbIDipMNA
Alguns livros citados no episódio:
BLANC, Louis. Histoire de la Révolution française. Paris: Langlois et Leclercq, 1847.
BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, economia e capitalismo: Séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Thomas Paine e a Revolução Francesa: religião, democracia e justiça social (1793-1797). Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Revolução Francesa. São Paulo: Contexto, 2022.
CHARTIER, Roger. Origens culturais da Revolução Francesa. São Paulo: Unesp, 2009.
CONSTANT, Benjamin. Da Liberdade dos Antigos Comparada à dos Modernos. Discurso pronunciado no Athénée royal de Paris, 1819. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2024.
FURET, François. Marx e a Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
GOLDMANN Lucien. La pensée des « Lumières ». Annales Histoire, Sciences Sociales. 1967;22(4):752-779. doi:10.3406/ahess.1967.421569
HEINRICH, Michael. Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra. São Paulo: Boitempo, 2018.
JAURÈS, Jean. Les Causes économiques de la Révolution française. Paris: Bureau d’éditions, 1937.
MACPHERSON, Crawford Brough. A Teoria Política Do Individualismo Possessivo: de Hobbes até Locke. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
PROUST, Jacques. Diderot et l'Encyclopédie. Paris: Albin Michel, 2013.
SOBOUL, Albert. Textes Choisis de l'encyclopédie. Paris: Éditions Sociales, 1962.
TOSEL, André. Marx et les Lumières européennes : jeux d’ombres et de lumières. Contremps: revue de critique communiste. 2006. In: https://www.contretemps.eu/wp-content/uploads/Contretemps-17-33-39.pdf
VENTURI, Franco. La circolazione delle idee. Rassegna storica del Risorgimento», XLI, 1954, n. 2-3, p. 203-222.
VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003.
-
Nesse episódio, Ohana Meira e Gabriel Carvalho recebem Nathalia Colli para falar sobre a visão de Antonio Candido sobre o papel do romantismo e da modernidade na construção da identidade literária brasileira, da valorização de elementos nacionais na literatura romântica, a transição para a modernidade como resposta crítica ao romantismo, o diálogo contínuo entre romantismo e modernidade na formação cultural do Brasil e a relevância atual da crítica de Candido para entender o legado dessas tradições literárias na contemporaneidade.
-
¿Faltan episodios?
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Vinícius Juberte para falar sobre a sua pesquisa, recém-publicada como livro, chamado "O PCB e os Livros", pela editora Alma Revolucionária, para falar sobre a atuação editorial militante de José Calvino Filho em conjunto com o PCB nos anos de legalidade do partido na década de 1940.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Bárbara Machado, autora do livro "Política de Identidade", recém-lançado pela Editora Dandara, para falar sobre a luta das mulheres negras no Brasil, e como a experiência combinada entre raça, gênero e classe dessas mulheres informam uma compreensão mais profunda e vívida a respeito da forma de dominação social do capital, um sistema constituído historicamente a partir da supremacia racial e sexual.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe o economista Bruno Miller Theodosio para apresentar os dados econômicos a respeito da experiência de redução da jornada de trabalho em outros países que o mercado e a mídia hegemônica não querem que você veja.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho e Petrus Freitas recebem Thiago Mandarino para falar sobre a superexploração do trabalho, conceito fundamental para a Teoria Marxista da Dependência, examinando sua construção a partir de autores clássicos da teoria social sobre a formação nacional brasileira, como Caio Prado Jr., Florestan Fernandes e Celso Furtado, recuperando os elementos relevantes de suas obras e articulando de que maneira a particularidade da formação colonial e escravocrata do Brasil constituiu o seu regime de classes e a sua dinâmica na luta de classes que estão por trás do valor da força de trabalho.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Fabio Mascaro Querido, autor da obra recém-publicada, "Lugar periférico, ideias modernas", para falar sobre a obra de Roberto Schwarz, suas contribuições para a compreensão das contradições sociais do Brasil, sua análise de autores fundamentais da literatura brasileira, seu diálogo com a teoria crítica e suas reflexões mais recentes a respeito do caminho da esquerda no Brasil.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Bruna Della Torre para falar sobre o tecno-apocalipse, a era da utopia inversa do capitalismo digital, o seu impacto político e as tarefas de uma esquerda anti-apocalíptica para reverter o processo catastrófico do qual a humanidade se encontra refém.
-
Nesse episódio Gabriel Carvalho recebe Leonardo Silvério para falar sobre a interpretação de Walter Benjamin da literatura de Kafka e como essa leitura influenciou o pensamento bejaminiano sobre a modernidade, a história e o papel da arte.
-
Nesse episódio Ohana Meira recebe Demian Melo, por ocasião do lançamento do livro Fascismo: História e Teoria, para apresentar os principais aspectos da interpretação do autor David Renton sobre o fascismo e a relevância que a sua teorização tem para a compreensão dos fenômenos políticos da extrema-direita contemporânea.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Marianna Haug, autora do livro Trabalho Reprodutivo e Forma Jurídica, para falar sobre o papel do direito na sustentação da exploração de gênero através do trabalho doméstico e do modelo burguês capitalista de organização da família.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho, Natan Oliveira e Pietro Moresco recebem Gabriel Tupinambá para falar sobre a obra de Alain Badiou e sua contribuição política para o marxismo.
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho, Natan Oliveira e Pietro Moresco recebem Gabriel Tupinambá para falar sobre a obra de Alain Badiou, a partir do prisma da filosofia.
-
Nesse episódio, Juan Rodrigues recebe Anderson Santos para falar sobre a última obra de Franco "Bifo" Berardi, lançada no Brasil pela GLAC Edições e Autonomia Literária, O Terceiro Inconsciente.
Trilha sonora:
Massimo Urbani - Invitation
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Marcelo Badaró Mattos para falar sobre a relevância de E. P. Thompson para a historiografia, a relação da sua obra intelectual com a sua atuação política e os avanços e contribuições da obra thompsoniana para a teoria marxista da luta de classes.
Trilha sonora:
Soft Machine - Fourth & Fifth
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Amaro Fleck para falar sobre Adorno como crítico do capital na sua era de ouro, o caráter anti-utópico da sua obra e a relação inseparável entre a crítica da economia política de Marx e a crítica adorniana da modernidade, da razão instrumental e da dominação da natureza.
Trilha Sonora:
Pé Ante Pé (Homônimo de 1980)
Egberto Gismonti - Dança das Cabeças
Gijs Hendriks Quartet - Close To The Edge
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho e Natan Oliveira receberam Giovanni Zanotti para falar a respeito da crítica recuperadora de Adorno à dialética de Hegel, sua interlocução com a psicanálise, a sociologia e os filósofos da sua época, e a importância dessa interlocução para o desenvolvimento da sua tese sobre a autossuperação do trabalho, da razão e da dialética.
Trilha sonora do episódio:
Corciolli - Ilusia
The Mars Volta - Amputechture, Frances the Mute & Cassandra Gemini
Anjo Gabriel - Lucifer Rising
Rodrigo Flores - El Punto Medio
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Rodrigo de Sá Netto para falar sobre a história do partido da fé capitalista, seu desenvolvimento enquanto estratégia de combate ideológico na guerra fria e sua continuidade enquanto movimento em defesa das políticas neoliberais e retrocessos de direitos de minorias sociais.
Trilha sonora:
Ornette Coleman - The Shape of Jazz to Come
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho e Hian Sousa recebem Marildo Menegat para falar sobre a relação entre guerra e capitalismo e o papel que as forças armadas cumprem na gestão da barbárie da sociedade da mercadoria em seu estágio de decomposição do valor e crise estrutural do capital.
Trilha sonora:
Thelonious Monk - Underground
Miles Davis - Miles in the Sky
John Coltrane - Giant Steps
-
Nesse episódio, Gabriel Carvalho e Pietro Moresco recebem Bruno Bianchi para falar sobre a crise da psicologia e os esforços dos psicólogos soviéticos para enfrentar de um ponto de vista marxista os problemas científicos da consolidação de uma ciência psicológica.
Trilha Sonora:
Vagif Mustafa Zadeh - Jazz Compositions
Tõnu Naissoo Trio - Els Himma & Avo Joala
VIO-66 - S/T
- Mostrar más