Episodios
-
Ela começou por seguir o sonho de ser bailarina. Estudou no Conservatório e chegou a ir para a Holanda. Mas não era feliz. A pressão da imagem fez com que enfrentasse um burnout e se afastasse da área. É pouco depois que a Índia entra nas vidas deles, e que acaba por uni-los. Mas calma... Catarina chegou a ter de fazer-lhe um Ultimato! Saiba qual foi no mais recente episódio do podcast Ouvir Falar de Hoje com a bailarina e cantora Catarina Aires e o físico e podcaster Tomás Magalhães. No fim do episódio... Um bombom: a mais recente canção da Catarina, que junta as vozes dos dois: "Amor de Mãe Não Tira Férias".
-
A Marta entrou numa novela da TVI chamada "I Love IT" onde tinha algumas cenas com o Frederico Amaral. Ele confessa que as pernas lhe tremiam um pouco quando tinha de interagir com ela. Mas ela não estava para aí virada. Até porque estava a terminar uma relação anterior. Foi depois num espetáculo com a mãe dela, Carla Andrino, em que o Frederico também entrava, que percebeu que algo se passava... A mãe confirmou que notava que havia ali qualquer coisa. E daí até ao primeiro beijo foi um instante. Estão juntos há dez anos. Já fizeram vários projetos juntos e, atualmente, pisam o palco com "O Amante do Meu Marido". Ainda que, claramente, o maior projeto da vida de ambos seja a paternidade. São pais de António e Manuel!
-
¿Faltan episodios?
-
Paula tinha pouco mais de 20 anos quando foi colocada no Tribunal da Covilhã. Logo no primeiro dia, pediu boleia ao colega José. Começava assim uma amizade que durou alguns meses. "Eu tinha tido uma relação que não resultou e não estava para aí virado". Mas... viagem para lá, almoço para cá, foram-se aproximando. E, numa saída à noite, após dançarem um dos slows mais atrevidos da altura, lá deram o primeiro beijo. Estão juntos desde então... já lá vão 41 anos de união. E 39 de casados. Muito por causa do sentido de humor que os une, e da transparência que sempre mantiveram na relação.
Este é o episódio sobre a história de amor dos meus pais. Será que contaram coisas que eu não sabia? Alguma vez ponderaram que o caminho certo não fosse em conjunto? -
Silvana passou quase um ano a lutar contra um cancro agressivo. Nuno nunca saía de perto dela. "Houve uma altura em que esteve três meses internada, e eu nunca falhei um dia às visitas no hospital", explica o marido. Dias depois de receber a notícia mais esperada - "tinha vencido o cancro" - rebenta a guerra na Ucrânia. Silvana e Nuno trocaram olhares, ao ver as notícias, e não hesitaram em criar o projeto humanitário "Let's Help Ukraine". Já foram 42 vezes aquele país em guerra, apoiar crianças, mulheres e idosos, sobretudo. Querem continuar a ir muito mais. Já chegaram a fazer denuncias de corrupção e aproveitamento: "uma vez, numa escola, uma aluna disse-nos que a diretora trancava os mantimentos que recebiam num quarto e que, à noite ia lá com a família para venderem os produtos. Chamei logo a polícia", recordam, revoltados. Garantem que essas viagens não ajudam só os outros. Também ajudaram a restaurar o romance que vivem há 22 anos, do qual já nasceu uma filha. Mas nada como conhecer a Silvana e o Nuno - um casal de emigrantes na Suíça - ela vinda de Minas Gerais - no Brasil - e ele de Lisboa, Portugal.
-
Sara participou num programa de cultura geral da TVI, que ele apresentava - "o Boom". Ele diz que percebeu logo que ela irradiava uma "luz tão gira" muito forte. Mas tentou, a todo o custo, contrariar as leis da atração - porque tinha imensos entraves na cabeça. O maior deles: os 19 anos que os separam a idade. "Nunca acreditei em relações com mulheres mais novas do que eu, pois achava que ia ser sempre um peso". Afinal, a controladora financeira trocou as voltas ao ator e ele acabou por ceder e enfrentar os menos do passado. Esta história é a prova de que devemos dar sempre uma oportunidade ao amor. Hoje em dia, o casal já tem uma filha, uma cadela (quando ele dizia que nunca teria animais em casa) e já casou! Fique a saber o que lhes falta fazer!
-
"Esta é uma história de muito bons amigos que um dia conseguiram passar para o lado de lá da barreira". Durante 10 anos, Ana Martins e Marcos Fernandes foram isso mesmo - "bons amigos". Conheceram-se na faculdade e voltaram a cruzar-se no CENJOR - onde fizeram formações de jornalismo. Na altura não houve qualquer faísca. Voltaram a cruzar-se, mais tarde, nos corredores da Sampaio e Pina, já ambos a trabalhar em rádio. E aí perceberam que, afinal, a tal faísca pode ter lá estado desde o início, mas só aí a assumiram. Ele começou a namorar com outra colega e ela foi surpreendida com um novo sentimento: ciúmes. Depois foi a vez dela iniciar um relacionamento por outro colega e Marcos torcia (em silêncio) para que não durasse muito. Assim foi. Já ambos livres e solteiros, surge um convite mais atrevido que envolve os míticos Marretas. Estão juntos há 15 anos - mas desengane-se quem está à espera de ouvir só passarinhos e relatos felizes. "Não é uma relação de instagram". É sim a história de um casal que continua a "escolher o amor", apesar dos baixos existirem ao lado dos altos.
-
Foi o Carnaval da Figueira da Foz que as juntou. Inês achou que Sofia fazia parte da organização e meteu conversa. Fizeram faísca imediata. E, ainda que Sofia nunca tivesse tido uma relação com outra mulher, percebeu que estava apaixonada. Tiveram um início intenso... mas ano e pouco depois separaram-se. "Sempre soube que a Inês foi o meu maior amor até se ir embora", explica Sofia. Estiveram cinco anos afastadas. E os amigos de ambas não perdiam a esperança de que reatassem. Até que um trabalho conjunto - a produção dos Globos de Ouro, da Sic - resolveu isso. Mas é também nesse momento que Inês informa que se vai casar... como é o desenrolar desta história que dura há 19 anos? Nada como ouvir o mais recente episódio de Ouvir Falar de Amor, da Rádio Comercial.
-
No dia 13 de Maio de 2017, Salvador Sobral vencia a Eurovisão, o Papa visitava Portugal e o Benfica sagrava-se campeão nacional. E, na mesma altura, florescia a relação de amizade de Inês Meneses e Tozé Brito, que viria a transformar-se em namoro e, mais tarde, em casamento. Ambos integraram o painel de jurados do Festival da Canção desse ano. E ambos perceberam que eram tantas as afinidades que partilhavam que seria descabido não se unirem em torno delas. A comunicadora e radialista destacou-se aos olhos dele com a curiosidade e arte de escutar que tão bem a caracterizam. O autor e músico cativou-a com um "sorriso até aos olhos". E nem os 20 anos que os separam - ela tem 52 anos e ele 72 - foram distração para o amor. Novo episódio de Ouvir Falar de Amor que celebra o Dia dos Namorados!
-
António Ferrão, mais conhecido por Toy, era casado quando conheceu a Daniela, que também tinha saído de um casamento anterior. Apaixonaram-se e, depois de um período mais conturbado, perceberam que a felicidade passava por ficarem juntos. A relação dura há 16 anos. E a base de tudo é o perdão, dizem. Mas não só: "O que me fez ficar [na relação] muitas vezes foi o facto de a Daniela ser uma mulher boa. Ela tem 42 anos, ele tem 60. E garantem que já ultrapassaram os traumas que ambos carregavam quando começaram esta relação. "Já limpámos o lixo". Agora é só diversão: "Gostamos muito de ir aos 'carrosséis'". Quer saber em que parque de diversões? Nada como ouvir o novo episódio do podcast Ouvir Falar de Amor... mas, atenção, não ouça com crianças por perto!
-
Mariana Pacheco, de 31 anos, já seguia o trabalho de Syro, de 28, e chegou a mandar-lhe uma ou outra mensagem descomprometida nas redes sociais. Mas foi um ex-namorado da atriz que acabou por provocar um primeiro encontro entre os dois. Não se largaram mais... pelo meio houve um concerto cancelado, que deu lugar a um jantar... e até a um copo num bar de strip na primeira noite em que combinaram sair juntos. Eles explicam tudo no podcast Ouvir Falar de Amor. Não só do amor que sentem um pelo outro, mas também da dor que já passaram juntos. Não fosse "Dor de Amar", o primeiro single que junta o casal na música.
-
Rosa Bela tinha 16 anos quando veio para Lisboa tentar a sorte no mundo da representação. Conheceu Carlos Areia, na altura com 64 anos, e depressa ficaram amigos. "Eu disse-lhe que tinha 21 anos e ele acreditou. Descobriu que era mentira, mais tarde pela imprensa". Isso fez com que ele se afastasse dela, ainda que não tivessem, até ao momento, qualquer envolvimento amoroso. E foi esse afastamento que fez com que ele percebesse que estava apaixonado. Enfrentaram tudo e todos em nome de um amor que dura há 15 anos. Trabalham juntos, planeiam casar-se e até ter filhos. E garantem que não é a diferença de idades (ela tem 32 e ele 80) que os demove de fazer planos. "Eu tenho passado e presente, ela tem presente e futuro". É no presente, precisamente, que se encontram e que respondem, sem hesitar à pergunta: "Valeu tudo a pena?": "VALEU!"
-
Neste episódio temos duas histórias de amor entre cirstãs e muçulmanos. Na primeira história ficamos a conhecer melhor a relação de Manuela e Naoufal. A Manuela é portuguesa, católica, e tem 50 anos. Há seis anos, após um primeiro casamento conturbado, nada indicava que pudesse vir a encontrar o amor junto de Naoufal, um homem marroquino, muçulmano, e com 38 anos - menos 12 anos do que ela. "Quando soube a idade dele foi complicado, pois percebi que tinha muito preconceito". A verdade é que o rapaz que ela abordara no Facebook e com quem passou três meses a falar apenas virtualmente, se tornou a grande paixão de Manuela. Na segunda história, Bárbara e Kabir contam como é que o amor os uniu. Bárbara era estudante de arquitetura quando conheceu Kabir através de um primo. Percebeu pouco depois que ele a desconcertava. Mas a relação passou por várias interrupções durante cerca de três anos. Até que, já Kabir morava em Londres (depois de se ter formado em Engenharia Civil), lhe disse que ou ela iria ter com ele e investiam na relação ou podia não haver volta...
-
Diogo Piçarra era amigo das irmãs de Mel Jordão. Conheciam-se do Algarve, onde ambos cresceram. Na altura, devido à diferença de idades - ela é mais velha 4 anos - ele diz que ela não lhe deu muita bola nas primeiras investidas. Mas isso resolveu-se depois de um jantar de sushi. No segundo encontro ele diz que "já se sentia namorado dela". Não houve pedido, mas houve... meses depois de estarem juntos uma noite em que o Diogo preparou uma surpresa para lhe dizer "amo-te" pela primeira vez. O autor da canção "Só Existo Contigo", dedicada à atual mulher, conta-nos neste episódio do podcast Ouvir Falar de Amor qual o ingrediente mais importante da relação deles, que dura há 9 anos. E que já é vivida a três - ambos são pais de Penólope - de 3 anos.
-
Um primo de João Paulo Sousa namorava com uma tia de Adriana Gomes. Rapidamente o casal apresentou os dois. "Diziam que íamos gostar um do outro". João tinha 16 anos, Adriana 17. "Foi amor à primeira vista", garantem. Estão juntos há 18 anos. Ela traçou-lhe objetivos de vida: "Foi a Adriana que me inscreveu num casting que me levou a ser ator e a trabalhar em televisão". Ele continua a surpreendê-la! A relação resistiu a quase quatro anos de namoro à distância - quando ela foi viver para Espanha. Mas, mais recentemente, ultrapassou a maior das provas: o nascimento do pequeno Leonardo. Um momento que era suposto ser de extrema felicidade ficou marcado por um problema de saúde de Adriana que a fez ficar alguns dias afastada do marido e do filho recém-nascido. "Lembrei-me agora de uma coisa, não sei se te importas que partilhe...", perguntou João Paulo a Adriana no episódio do podcast Ouvir Falar de Amor!
-
Foi após um funeral que Joana Brito Silva e Diogo Faro decidiram encontrar-se. Ela foi ter com ele a casa e estão juntos desde então. Mas desde cedo deixaram bem claro que não seriam exclusivos um do outro. O casal vive uma relação não monogâmica. Descrevem o seu posicionamento no mundo das relações como Poliamorosa hierárquica. Para perceber em que é que isso consiste, nada como ouvir o mais recente episódio Ouvir Falar de Amor. O que será isso de serem namorados e poderem estar com outras pessoas? Se o podcast não matar toda a curiosidade, pode sempre ir vê-los ao vivo no espetáculo "Amor, quero beijar mais pessoas".
-
Estavam a gravar um sketch humorístico... Joana Machado Madeira tinha 19 anos, e Eduardo Madeira perto de 39. Ela estava a adaptar-se a uma nova vida em Lisboa, a estudar teatro e a lutar para pagar a renda. Ele passava por uma fase conturbada a nível pessoal. Estava longe de imaginar que Joana viria a ser quem ele precisava. Mas rapidamente perceberam que faziam bem um ao outro. Se foi fácil lidar com a diferença de idades? Qual foi o maior desafio da relação? Esta e outras respostas sobre esta união que dura há mais de dez anos no episódio de Ouvir Falar de Amor.
-
Pedro Benevides costuma entrar em casa dos portugueses às oito da noite, para nos dar as notícias do país e do mundo, no Jornal Nacional, na TVI. Mas aquilo que não provavelmente não sabemos é que se trata de um homem de extremo romantismo. "Tem sempre a palavra certa para o momento certo". Quem o garante é a mulher Francisca Seabra, com quem casou há 21 anos. E com quem tem três filhas. Depressa arranja elogios para descrever a mulher. Mas também depressa se inquieta com as respostas da mulher neste episódio. Saiba porquê ao Ouvir Falar de Amor!
-
"Estão a ver aqueles anúncios em slow motion? A primeira vez que vi a Mafalda parecia que estava em Slow Motion." contou Rui Simões. O mesmo efeito não teve o repórter junto de Mafalda Castro. No início, a apresentadora achou-lhe zero graça. Mas rapidamente percebeu que, afinal, por detrás das "camisas" que ela odiava, estava um homem por quem se apaixonaria. Hoje em dia, "a minha mãe diz que é Deus no céu e Rui na terra". Ouça para saber onde foi dado o primeiro beijo. Foi num sítio digamos que... inusitado!
-
Bárbara Tinoco escreveu a canção "Chamada não atendida" quando, precisamente, um namoro antigo chegou ao fim. Pouco depois Feodor Bivol, também músico, ligava-lhe para a convidar para ir assistir a um concerto da Carolina Deslandes, onde ele estava a tocar. Bárbara Tinoco não só atendeu como percebeu que estava a apaixonar-se por ele. E afirma, de forma poética, até, que tudo o que viveu até então estava a prepará-la para usufruir deste amor. Feodor concorda! Mas nem tudo é um mar de rosas... há uma "pedra no sapato"... que são as meias! Sim, as peúgas!
-
Ela sabia, desde o primeiro dia, que o viu que adorava que a vida fosse passada ao lado dele. Já João Montez demorou mais até perceber que se tinha apaixonado por Inês Gutierrez. Os dois apresentadores de televisão chegaram até a esconder o namoro de toda a gente na TVI durante um ano. Chegou a um pouco que não dava para disfarçar mais... Até que Manuel Luís Goucha os denunciou em direto. Juntos são pais de Maria Luísa. E já combinaram que vão casar aos 40 anos. Faltam 9 anos para o evento. Mas talvez João esteja a preparar uma surpresa... Nada como ouvir o episódio do podcast Ouvir Falar de Amor!
- Mostrar más