Episodios
-
Deixou de estar no ativo há uns meses, depois de um percurso profissional que acompanhou o desenvolvimento da própria logística e das operações. Retrospetiva de uma carreira na logística, em discurso direto, com o Cmte. José Domingos.
-
O que é um CEO? Alguém que tem que manter a harmonia, a direção e a coesão de um grupo, tal como um maestro com a sua orquestra. É assim que Joaquim Vale vê o seu papel à frente da Santos e Vale, uma sinfonia com 40 anos de história na logística. Veja ou oiça a entrevista completa aqui.
-
¿Faltan episodios?
-
Tem uma sede enorme de conhecimento mas também uma generosa vontade de partilhar esse saber com os outros, como acontece mensalmente na coluna "O mundo é redondo", que assina na Supply Chain Magazine. Hoje vamos ficar a conhecer um pouco melhor Cláudia Brito, atualmente EMEA Distribution Director da McCormick & Company, em mais um episódio do Out of Office, para ver ou ouvir aqui.
-
Estivemos "Out of Office" com Tiago Xardoné Figueirôa, diretor de e-commerce, Supply Chain & Logística da Fnac, empresa onde está há mais de 10 anos. Sabe o que o seduz no dia a dia? Será que é um fã de gadgets e do online? E com quem é que Tiago Figueirôa não tomava café?
Estas e outras respostas no episódio 4 do Out of Office. Assista aqui
-
Sempre ligada a operadores logísticos, Vitória Nunes não gostava de passar para o lado de cliente, mas às vezes não se importava de fazer de conta que tinha um trabalho das 09:00H às 05:00H e conseguir desligar.
É que ser CEO de um operador logístico é, como a própria diz, "uma aventura e uma grande responsabilidade".
Estivemos Out of Office com a diretora da unidade de negócio da ID Logistics em Portugal.
-
José Costa Faria, professor e consultor sénior em logística e supply chain é sobretudo um comunicador nato, apaixonado por pessoas. Para ver e ouvir, em discurso direto.
-
Com 246 anos de vida e de história, a Garland está entre as empresas portuguesas mais antigas e é um dos mais importantes e bem sucedidos grupos nacionais na área da logística. Como é que isto se consegue? Há um segredo para a longevidade? Descobriram o elixir da eterna juventude? As respostas na primeira pessoa, com Peter Dawson, no primeiro episódio desta segunda temporada do Out of Office.
-
“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior.” - Steve Jobs
Reflexões logísticas feitas ao sabor dos acontecimentos, do pulsar do sector e da “espuma dos dias”.
-
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” - Sócrates
Reflexões logísticas feitas ao sabor dos acontecimentos, do pulsar do sector e da “espuma dos dias”.
-
"O óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade." - Khalil Gibran
Reflexões logísticas feitas ao sabor dos acontecimentos, do pulsar do sector e da “espuma dos dias”.
-
"Para chegar onde a maioria não chega, é preciso fazer algo que a maioria não faz." - Autor desconhecido.
Reflexões logísticas feitas ao sabor dos acontecimentos, do pulsar do sector e da “espuma dos dias”.
-
O ano passou a correr e esta série de conversas "Fora do Escritório" também. Último episódio de 2021 do "Out of Office", desta vez com António Marcelo, da Visteon Corporation. Encontrou-se com o automotive e não quer outra coisa. Estar ligado à indústria automóvel é trabalhar sempre para a "pole position", mais ainda quem vê a gestão da supply chain como o coração da empresa, como é este o caso.
-
Normalmente, os CEO sonham com novos produtos para conquistar mais clientes e mais quota de mercado, planeiam formas para a empresa crescer e ganhar dianteira à concorrência... Mas estamos em 2021!
A pandemia e os seus múltiplos reflexos na supply chain combinaram-se e as cadeias de abastecimento estão ao rubro. A gestão da cadeia de abastecimento está no centro das preocupações de quem comanda. Dificuldades na recepção de matérias-primas e componentes, no transporte, na colocação de produtos no mercado são apenas algumas das muitas dores de cabeça dos actuais CEO.
O que é que desejavelmente vai ter que mudar? Que mudanças vêm para ficar? O que se
espera dos CEO agora e no futuro? Emerge um novo CEO, com competências de supply chain ou o Chief Supply Chain Officer tendencialmente assumirá ainda mais protagonismo nas empresas?
-
Estaremos perante uma mudança de paradigma na cadeia de abastecimento?
Um exemplo prático da realidade de hoje e perspetivas para o futuro, o que muda e o que fica na mesma? Rui Oliveira, partner da ONE Automotive Alliance propõe uma abordagem baseada num caso prático.
-
Dias difíceis precisam de pessoas resilientes, persistentes, com capacidade de se superarem e sobretudo foco, muito foco no objectivo. Ana Leandro é uma apaixonada pelo que faz e não dispensa a pressão e a adrenalina de quem se movimenta no universo do grande consumo. A responsável de logística e supply chain da Auchan Retail é a protagonista neste episódio do "Out of Office".
-
No episódio #3 do Out of Office, o convidado é José Crespo de Carvalho, professor catedrático do ISCTE-IUL, Presidente da Comissão Executiva do ISCTE Executive Education e um nome incontornável na logística em Portugal. Dizem que as conversas são como as cerejas, não é? Nesta entrevista é também assim. As ideias vão-se encadeando, puxamos uma e logo vem outra… sucedem-se e fluem entre si de modo tão natural, que é difícil parar. Ou não fosse Crespo de Carvalho um comunicador nato.
-
Apesar de uma infância que terminou demasiado cedo - aos 14 anos já trabalhava -teve os sonhos normais de um miúdo. Perdeu-se um piloto ou um forcado, mas a logística ganhou um gestor que a trata por tu. É um self made man e talvez por isso não seja de estranhar que nas suas pessoas valorize sobretudo o querer. José Miranda, actualmente director de operações de supply chain da Leroy Merlin é o convidado do episódio 2 do Out of Office.
-
No primeiro episódio do Out of Office, o convidado é Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions.
A conversa é descontraída, descomprometida e reveladora da pessoa por detrás do gestor que aos 33 assumiu a direcção de um dos mais importantes grupos nacionais de logística e que cedo percebeu que a sua carreira passaria pelas empresas da família, com as quais foi crescendo e que conhece desde sempre.