Episodios

  • Este episódio do Sintonize-se está duplamente especial! O bate-papo é com duas mulheres inspiradoras que têm pelo menos uma paixão em comum: o yoga. Educadora Física desde 2007, Luanda Iida conheceu a prática em um momento bem delicado da vida: ela buscava paz! Silvia Pavesi graduou-se em Comunicação e, depois de mais de vinte anos de dedicação ao Jornalismo, resolveu mudar de vida. De alunas a professoras... Luanda e Silvia foram seespecializando, viajaram à Índia para beber na fonte este conhecimento e hoje compartilham os diferentes benefícios da prática, que vai muito além dotapetinho. “Yoga é tudo: saúde, conhecimento, caminho de vida!”, descreve Luanda. “Yoga é liberdade!”, resume Silvia. Como destaca Luanda, yoga é postura de vida: "Tudo o que você aprende ali na sala, na sua prática, é para que você possa levar para a sua vida. A consciência da respiração, a escuta do corpo... são princípios que a gente leva para o nosso dia a dia". Silvia emenda: "Uma das grandes vantagens do yoga é que a gente vai trazendo essa experiência para fora do tapetinho... nos observando, conseguimos pensar um minuto que seja antes de reagir. Yoga nos traz essa mente mais analítica, mais tranquila. E o corpo forte vem de brinde". Vamos ouvi-las e saber mais sobre esta prática milenar, que melhora desde ansiedade até ronco e sinusite?!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • O Podcast Sintonize-se traz, desta vez, mais que um bate-papo com uma pessoa inspiradora! O episódio está literalmente animado por músicas autorais e também interpretações da cantora, compositora e jovem empoderada Mariana Melo. Ela fala de cultura, autoestima, autoconhecimento, liberdade... e do feminino dos dias de hoje. Divulgando seu álbum "Eupoético", Mariana é exemplo de mulher parda que, aos 19 anos, dá voz a seus talentos e seus direitos. "Sim é sim; não é não", reforça essa brasiliense de timbre forte, alma tranquila e coração doce! O disco tem quatro faixas — “Sambinha pro sol”, “Tardes de verão”, “Entrelinhas” e “Eu sei” — e mostra só parte do talento musical de Mariana, que representa lindamente as novas gerações de mulheres empoderadas, livres. Ela faz duas graduações, simultaneamente: Teoria Crítica e História da Arte e também Direito. “Não conhecer a lei faz com que as pessoas permaneçam numa situação de violência doméstica, por exemplo”, destaca. O episódio está bem legal, musical... e as músicas são ótimas! Divirta-se e Sintonize-se com Mariana Melo!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • ¿Faltan episodios?

    Pulsa aquí para actualizar resultados

  • Olá, queridas e queridos ouvintes do Sintonize-se! O quinto episódio do nosso podcast está um pouco diferente. Neste encontro, eu, Renatha, compartilho com vocês uma preciosidade que, em 2017, passou a fazer parte dos meus dias: a meditação. Dedicar alguns minutos para respirar adequadamente, observar meus pensamentos, ouvir minha intuição... tornou-se uma prática que me ajudou muito a dar aquela “virada de chave” para eu ter uma vida com mais qualidade nos aspectos físico e emocional. Comecei com a meditação Mindfulness, que é a atenção plena no momento presente, no aqui e agora, com foco na inspiração e na expiração. Depois, busquei outras modalidades da prática, como a meditação Sahaj Samadhi e a meditação Vipássana. Nesta caminhadapelo autoconhecimento, pelo autoaperfeiçoamento, busquei também outras formas de (re)conexão com a minha essência: conheci, por exemplo, o Thetahealing, o Reiki, as Constelações Sistêmica e Familiar, a Aromaterapia, a Yoga. Esta meditação que ofereço aqui no Sintonize-se — um espaço para compartilharmos experiências e conhecimentos que possam nos ajudar no processo de autoconhecimento, de evolução — é a meditação Mindfulness, com um pouco de Thetahealing, MUITO SIMPLES de praticar! E não precisa de equipamentos, de local específico, nem de dedicar diariamente 30 minutos para a prática! Dá para começar aos pouquinhos: um minuto, depois cinco, depois dez minutos... o quanto seu corpo, sua mente e seu coração pedirem! Com o tempo, nossa vida vai se tornando meditativa. É quando passamos a observar nossa respiração, nosso estado mental e os sinais do corpo mesmo quando estamos envolvidas/envolvidos em outras atividades. Então, bora começar? Bora meditar?

    [Só não pratique enquanto estiver dirigindo ou em outra atividade que demande concentração]

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • Em apenas dez meses, ela conquistou quase 60 mil seguidores em sua página “Rolê de Belezenta”, no Instagram. Mãe de uma mocinha linda de 16 anos, ela é carioca nascida em Niterói, no Rio de Janeiro; e mora em Macaé, no mesmo estado. É também, como ela descreve, “makyladoura cigana” e escreve conteúdos relacionados ao que define como “autoestima revolucionária”. Começou a escrever nas redes sociais no mês seguinte ao aniversário de 40 anos, em maio de 2022. Foi se livrando da inibição e hoje grava e fala com os seguidores numa desenvoltura, numa naturalidade, que dá a sensação de estarmos com ela na sala de casa, no quarto e até no banheiro... literalmente! Ela é Thai Medeiros, nossa convidada deste episódio do Sintonize-se, um espaço de troca de ideias com pessoas inspiradoras. Carioca-excêntrica, mãe provedora e vivendo um segundo casamento saudável, Thai conversa com o Sintonize-se sobre as muitas pressões e desigualdades que soterram o feminino — até hoje, em pleno 2023! —, os impactos da baixa autoestima, etarismo [preconceito por idade] e a invisibilidade social das mulheres de mais de 40 anos, entre outras questões que afetam a todxs nós, meninas e meninos... e que muitas vezes sequer nos damos conta! O propósito do Podcast Sintonize-se é compartilhar experiências e conhecimentos elevados que possam nos ajudar no processo de autoconhecimento, de evolução! Este quarto episódio está muito bacana! Então, permita-se, liberte-se, Sintonize-se com a gente!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • Quem nos honra muito neste episódio do Sintonize-se é o mundialmente [re]conhecido professor José Pacheco. Aos 71 anos de idade, ele continua incansável na defesa da chamada “educação humanizada”: “Educação integral que atende à multidimensionalidade do ser humano, da cognição ao afeto, à ética, à espiritualidade...”, explica. Nascido em Portugal, professor Pacheco foi eletricista, estudou engenharia e migrou para o Ensino. Foi professor primário e também universitário. Em 1976, idealizou e fundou a Escola da Ponte, na Vila das Aves, próxima à cidade portuguesa do Porto. Além de educador, José Pacheco é um dinamizador da gestão democrática na Educação. Defende escolas sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem o que ele classifica como “celas de aula”. “Sala de aula é uma invenção perversa, que vem do século 17!”, destaca o professor. Apaixonado pelo Brasil, Pacheco é indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação, focada na autonomia e no protagonismo dxs alunxs. “Escolas livres, para o livre pensamento”, ressalta este professor-inspirador, que está estruturando no Rio de Janeiro a primeira “comunidade de aprendizagem” do mundo! O convite é pra você acompanhar este papo muito tocante, cheio de histórias para refletir, sentir, se emocionar! Vamos lá, nos Sintonizar com essa educação para a vida?!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • O Podcast Sintonize-se recebe a brasileira, quase lusitana, Luciana Rodrigues. Lu — como é conhecida na vida real e também nas redes sociais [Instagram e Youtube] — é gaúcha e foi professora por 18 anos. Em 2014, a vida lhe deu alertas de que era preciso mudar! E Luciana atendeu ao chamado, fazendo ajustes que o corpo e a mente lhe demandavam. Neste episódio do Sintonize-se, Lu nos conta como superou grandes desafios na vida a partir de mudanças na forma de pensar, por exemplo. Em um dos momentos mais desafiadores — quando vivenciava o fim do casamento, tinha dois filhos para cuidar e a mãe dela estava com câncer — Luciana ainda enfrentou uma doença crônica, inflamatória e psicossomática. “Meu mundo estava de pernas pro ar, literalmente”, relembra. “Se os meus pensamentos fizeram isso, eles podem fazer o contrário”, decidiu Luciana. Ela, então, deixou as salas de aula e começou uma trajetória profissional que inclui neuropsicologia e outras formações; entre elas, treinamento mental, neurociência, física quântica e terapias como thetahealing e meditação. Neste bate-papo, Lu nos fala das armadilhas da mente e de crenças que — se não identificadas e eliminadas — podem nos limitar, podem impedir nosso desenvolvimento. Também conversamos sobre a sabedoria da voz do corpo, do poder da intuição e de “cocriação consciente”. Em um clima leve, falamos ainda sobre outras questões profundas da vida, que, como reforça nossa convidada, só muda por fora quando a gente muda por dentro, pelo coração! A conversa está super bacana! Aproveite o episódio e as sugestões que Luciana Rodrigues nos dá para uma existência mais equilibrada, saudável, melhor... e com poder pessoal!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!

  • Quem nos inspira neste episódio do Sintonize-se é Giridhari Das. Este é o nome, em sânscrito, de Gustavo Dauster: ele é brasileiro, nascido em Praga, atualmente morando com a família no País de Gales/Inglaterra, 53 anos de uma rica caminhada pela vida, pai de dois filhos. Foi com Giridhari, no Paraíso dos Pândavas — um yoga resort que ele tem na Chapada dos Veadeiros, bem pertinho de Brasília — que eu, Renatha, dei a, talvez, maior virada de chave na minha vida, em 2017. Foi Giri quem me mostrou o caminho para eu conhecer um Deus ou Krishna ou a força suprema mais amorosa, milagrosa e real; presente, de fato, na minha vida. Giridhari Das é autor de quatro livros e de milhares de vídeos no Youtube e Instagram. Ele é um estudioso — e professor — de ferramentas que, resumidamente, nos ajudam no processo de autoconhecimento, autoaperfeiçoamento. Giri nos mostra como mudanças de hábitos e conexão com a espiritualidade podem prevenir ansiedade e outras doenças. Ele nos dá um passo a passo de transformação da nossa vida... para muito melhor!

    Se puder, compartilhe o episódio e avalie com as 5 estrelinhas! Vai ajudar o Sintonize-se a alcançar mais pessoas!