Episodios
-
No "SOS" de hoje, nota para o Tribunal da Comarca de Santa Catarina de Santiago que decretou ontem prisão preventiva para nove dos 16 arguidos supostamente pertencentes ao grupo de jovens de Assomada denominado Putos de São Bento, indiciados da prática de vários crimes. Nos EUA, um adolescente enfrenta uma acusação de homicídio em primeiro grau depois de ter matado a mãe da sua ex-namorada, na semana passada. Um esconderijo no seu veículo permitiu a um casal de reformados transportar 15 toneladas de canábis entre Espanha e França ao longo de dezenas de viagens.
-
No "SOS" de hoje, noticiamos a morte por afogamento de um menino na Praia balnear de Sinagoga, em Ribeira Grande, Santo Antão. Nota ainda para dois casos de homicídios em França e EUA, o combate ao tráfico de droga em Portugal e a utilização de crianças em conflitos armados na RD Congo.
-
¿Faltan episodios?
-
No "SOS" de hoje, destaque para homicídios em Espanha e na Coreia do Norte. No Brasil, um homem de 41 anos foi detido após a sobrinha, de 11 anos, fazer desenhos que denunciavam abusos sexuais da sua parte. No Sudão, cerca de 14 meses após o início do conflito, o país vive os níveis mais graves de insegurança alimentar aguda registrados pela Classificação Integrada das Fases de Segurança Alimentar.
-
No "SOS" desta quinta-feira, destaque para as buscas do Ministério Público ás Câmaras Municipais de Santa catarina, São Miguel e São Lourenço dos Órgãos, todas em Santiago. Em Espanha, uma mulher foi detida, hoje, pelo homicídio do pai e por ter deixado a sua mãe gravemente ferida, depois de ter agredido ambos com uma faca, em Múrcia. No Sudão, a ONU alerta que a fome está a ser utilizada como "arma de guerra".
-
No "SOS" desta quarta-feira, noticiamos que o homem encontrado morto numa cela da Esquadra policial de Santa Maria, na ilha do Sal, tinha sido detido em flagrante delito cerca de seis horas antes por ter aprisionado e agredido fisicamente a mulher. No Brasil, uma mulher foi morta por um casal após negar a senha da rede Wi-Fi da sua casa, em Conceição do Araguaia, no Pará. Nota ainda para a OMS que alerta que o consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo.
-
No "SOS" de hoje, destacamos a detenção em flagrante delito de um homem de 48 anos, suspeito de um homicídio ocorrido na zona de Vila Nova, em São Vicente. N Índia, pelo menos 56 pessoas morreram e 117 foram hospitalizadas depois de consumir álcool adulterado vendido no mercado negro. Em Moçambique, a detonação de um engenho explosivo provocou a morte de quatro jovens, na cidade da Beira, na província de Sofala.
-
No "SOS" de hoje, noticiamos a prisão preventiva para dois assaltantes de uma funcionária de uma empresa que pretendia fazer um depósito bancário de 950 contos. O assalto aconteceu na Praia, em Janeiro. Ainda na capital, o Tribunal aplicou prisão preventiva a um indivíduo suspeito de crimes de armas e tráfico de estupefacientes. Sobe para mais de 1.300 o número de peregrinos que morreram durante a grande peregrinação muçulmana recentemente realizada a Meca sob um calor escaldante.
-
No "SOS" desta sexta-feira, destaque para o números de reclusos a cumprir pena por crimes sexuais contra menores. São 243 reclusos, 9% do total de 2.700 presos que compõem a população prisional. Nota ainda para a detenção de dois indivíduos por tráfico de droga de alto risco em São Filipe, na ilha do Fogo. A Faixa de Gaza é marcada pelo definhamento infantil. O alerta é das Nações Unidas.
-
No "SOS" de hoje, destaque para o empresário maliano Samba Bathily, promotor do empreendimento Mansa Floating Hub, na ilha de São Vicente, que está proibido de deixar a República Democrática do Congo desde Abril deste ano. É suspeito de corrupção num caso que envolve um contrato de prestação de serviços no valor de quase 700 milhões de dólares.
-
No "SOS" de hoje, destaque para a prisão preventiva de suspeitos de VBG, crimes de armas e furto em São Filipe e na ilha Brava. A ONU alerta que pelo menos 117 milhões de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas, em todo o mundo. Alerta feito neste Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito.
-
No "SOS" desta terça-feira, destaque para o homem que foi morto a tiro na cidade da Praia, na madrugada de segunda-feira. No Brasil, dois suspeitos de planearem atentados contra o senador e ex-juiz Sérgio Moro e outras autoridades brasileiras foram mortos à facada na segunda-feira dentro de uma prisão no estado de São Paulo. Nota ainda para o exército nigeriano que matou 80 membros de grupos que aterrorizam a população com ataques e sequestros em massa.
-
No "SOS" desta segunda-feira, nota para a condenação de um homem a nove anos de prisão efectiva pela prática de um crime de agressão sexual contra uma criança de 12 anos, na ilha Brava. Em São Domingos, na ilha de Santiago, a PJ deteve um jovem suspeito de tráfico de droga. Na China, oito pessoas morreram por asfixia num camião frigorífico. Destaque ainda para a ONU que alerta que Gaza e Cisjordânia tiveram milhares de crianças sem atenção médica em 2023.
-
Nesta edição do "SOS", noticiamos mais uma detenção por VBG na ilha do Fogo. Nota ainda para a Direção Nacional de Receitas do Estado que realizou 17 apreensões de divisas, em 2023, no montante de mais de 41 mil contos. Destaque ainda para a violência contra crianças em conflitos armados que aumentou 21% em 2023.
-
No "SOS" de hoje, destaque para a prisão preventiva para um casal e mais dois indivíduos que foram detidos durante a “Operação Epicentro”, em São Vicente. Cinco ficaram obrigados à apresentação periódica às autoridades. São indiciados da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, receptação e lavagem de capitais. Na Praia, o tribunal condenou um homem a 8 anos de prisão pela prática de dois crimes de abuso sexual de crianças, com Penetração, contra as suas sobrinhas de 10 anos.
-
No "SOS" de hoje, nota para pelo menos 4900 crianças que são submetidas a trabalho infantil em Cabo Verde. O Governo quer apertar regras para o combater a prática. Destaque ainda para os dados que apontam que um total de 4.808 imigrantes morreram entre janeiro e maio a tentar chegar a Espanha em embarcações precárias ao longo da Rota das Canárias, quase 32 mortes por dia.
-
No "SOS" de hoje, nota para dois assassinatos registados segunda-feira no Sal e na Boa Vista. Nos Estados Unidos, uma mulher acusada de esfaquear fatalmente um menino de três anos, junto a uma mercearia no Ohio, riu-se durante a sua última aparição em tribunal. Destaque ainda para o 'Relatório Europeu Sobre Drogas 2024', que alerta que o panorama das drogas está a mudar na Europa, com substâncias sintéticas opiáceas mais potentes, novas misturas de produtos e mudanças nos padrões de consumo.
-
No "SOS" de hoje, destaque para um homem norte-americano condenado a 40 anos de prisão por ter esfaqueado mortalmente a sua mãe depois de os dois terem discutido sobre o volume em que estavam os videojogos que usava na PlayStation. Nota ainda para o Unicef que alerta que mais de uma em cada quatro crianças com menos de 5 anos vive em situação de "pobreza alimentar grave" em países de baixo e médio rendimento. Também a ONU aponta que quase três milhões de refugiados precisarão de ser reinstalados em 2025, numa subida de 20%.
-
No "SOS" desta quarta-feira, destaque para a condenação a 10 anos de prisão de um homem por abuso sexual praticado contra a sua filha de 10 anos, na cidade da Praia. Referência ainda para os dados da ONU que apontam que mais de metade da população da Faixa de Gaza poderá enfrentar a morte e a fome "até meados de julho", e em 21 países a insegurança alimentar aguda poderá deteriorar-se. Nos Estados Unidos, um menino de três anos morreu após ser esfaqueado por uma mulher no estacionamento de um supermercado no estado de Ohio.
-
No "SOS" de hoje, nota para o ICCA que alerta que o abuso e violência sexual continuam a ser um grande desafio para Cabo Verde. Nos Estados Unidos, os pedófilos condenados por crimes sexuais contra crianças no Louisiana podem em breve começar a ser castrados cirurgicamente, além de cumprirem pena de prisão. Na Venezuela, mais de 1,15 milhões de pessoas receberam ajuda humanitária da ONU, nos primeiros quatro meses deste ano. Na Faixa de Gaza, mais de 1 milhão de pessoas já fugiram de Rafah.
- Mostrar más