Episodit
-
Puuttuva jakso?
-
Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre o aumento do número de casos de violência policial em São Paulo e o apoio de algumas pessoas a esse tipo de atitude. ‘Rigorosa é diferente de desregulada’. Comentarista destaca a necessidade de providencias velozes por parte dos comandos.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise sobre o número elevado de jovens que se apresentam como ‘influenciadores digitais’ nas redes sociais. Muitos alegam que ganham muito dinheiro e não precisam estudar. Comentarista destaca que o esse tipo de pensamento é um perigo porque pode gerar ilusão forte da vida, além de uma desqualificação da escola.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise da decisão tomada pela Alesp, que proíbe o uso de celular em escolas de São Paulo. Comentarista destaca que a questão não é o celular em si. ‘Tudo o que desfoca daquilo que está como central tem que ser colocado de lado. Então, ponderação, mas a medida é absolutamente necessária e o debate mais ainda’.
-
Mario Sergio Cortella faz análise de um levantamento que mostra que vem aumentando o número de alunos com nota mil na redação do Enem. ‘A redação é uma forma de agregar a capacidade de expressão, comunicação, compreensão’. Comentarista fala também sobre o índice elevado de negativação na redação, que mostra ausência de leitura, de repertório.
-
Mario Sergio Cortella descreve a experiência de ser um dos primeiros passageiros a chegar no Aeroporto Salgado Filho, na segunda-feira (21), quando o terminal foi reaberto, cinco meses após a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. ‘Sensação fortíssima e tocante’. Comentarista destaca que, durante o pouso, ainda é possível observar resquícios da presença da água. ‘Uma ressurreição paulatina que emociona fortemente’.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise de um dado de uma pesquisa que mostra que um em cada quatro candidatos da geração Z levou os pais para a entrevista de empregos. ‘Significa que se ultrapassou um pouco a ideia de apoio e se criou uma relação de dependência excessiva’.
-
No aniversário de Mahatma Gandhi, Mário Sérgio Cortella traz uma reflexão sobre seu modo de pensar a vida e os protestos. O comentarista destaca a sua relevância para o pensamento para a não violência e como ela, apesar de importante, pode ser revisitada sob outros aspectos.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise do empobrecimento do vocabulário no discurso político. ‘Isso tem feitos malévolos, deletérios, destrutivos’. Comentarista acrescenta que a retórica furiosa indica a recusa a bons argumentos ou a impossibilidade de um debate mais sério’.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre a dificuldade crescente de alunos brasileiros em desenvolver habilidades de leitura fluente. Comentarista explica que é usual a criança, no início do processo de alfabetização, ter esse tipo de tropeço. Mais adiante, a situação pode deixar a criança envergonhada e dificulta o pensamento.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise de uma experiência de leitura feita por uma mãe com a filha, de 12 ano. Ela ofereceu US$ 100 para a filha ler um livro. A menina topou. Ao fim da leitura, a filha pediu um novo livro sem ‘custo extra’ para a mãe. Cortella destaca que a situação pode ser vista como um incentivo. ‘É sempre algo que abra uma condição de sedução, mas com limite’. Comentarista explica que é um caminho. ‘Abrir uma porta que pode levar para mundos magníficos’.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. Comentarista destaca que o voluntariado auxilia quem necessita e mostra a possibilidade de colocar o egoísmo de lado. ‘Algo que muita gente se dedica em várias partes do mundo’.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise da linguagem e seus impactos na forma de como entendemos e como assumimos responsabilidades por nossas ações. Comentarista destaca que a ideia do que é bom raramente é terceirizada. Entenda.
-
Mário Sergio Cortella comenta do efeito positivo de Rebeca Andrade para os esportes brasileiros no geral. 'É a ressureição da alegria que não tínhamos muito nos esportes de maneira geral', afirma.
-
Mário Sergio Cortella fala sobre a importância da literatura infantil através do fim da primeira livraria especializada em literatura infantojuvenil do país fechando as portas e sobre a morte de Antoine de Saint-Exupéry, aviador francês e autor de ‘O Pequeno Príncipe’.
- Näytä enemmän