Episodit
-
Neste décimo segundo episódio do CorreioCast, recebemos Raul Zibechi, jornalista e analista político uruguaio, e Erahsto Felício, educador, historiador e atuante na divisão de comunicação da Teia dos Povos, para uma conversa sobre o movimento e o momento em que os Povos da Terra, a classe trabalhadora e a humanidade como um todo enfrentam, de necessidades de mudanças radicais e simultâneas nos âmbitos social, ambiental, político e econômico. Conheça a história, as ideias e as práticas deste novo movimento por terra e território que vem se expandindo no campo e nas florestas do país nos últimos dez anos.
Roteiro, apresentação e edição: Raphael Sanz e Gabriel Brito, editores do Correio da Cidadania.
Trilha sonora: música instrumental Guaraní Mbya, retirada do canal Ademilson Whera.
Errata técnica: pedimos desculpas pela queda na qualidade dos áudios, durante a gravação houve problemas técnicos.
Acesse www.correiocidadania.com.br para ter acesso às referências do episódio.
Gostou do podcast? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um pix em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência do jornal.
Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook/ Twitter / Youtube/ Instagram/ WhatsApp/ Telegram
-
Ferrogrão, ou EF-170, é o nome dado ao projeto de ferrovia, carro chefe do Ministério de Infraestrutura, que cortaria a região amazônica de sul a norte, saindo de Sinop/MT até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, na bacia do Rio Tapajós – ao longo de mais de 900 km. Integrado à hidrovias e à BR-163, a ferrovia faria parte de um grande complexo de transportes que levaria grãos do agronegócio do MT e produtos da extração de madeira e minérios ao longo do trajeto, até o ponto onde seria possível sua saída para o mar.
O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais, como é fácil de imaginar especialmente levando em consideração a enorme quantidade de outros megaempreendimentos presentes na região, a exemplo do complexo de hidrelétricas na bacia do Tapajós, da própria Belo Monte que falamos no último programa, ou dos projetos da Belo Sun de mineração de ouro também na Volta Grande do Xingu.
Para compreender esse megaprojeto, que o ex ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tentou vender em roadshow irregular para investidores estrangeiros em 2021, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora e educadora, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170. Além disso, Telma é pioneira na cobertura da pauta ambiental para os meios de comunicação alternativos do Brasil e, neste episódio, também comemoramos e rememoramos seus 10 anos como colunista do Correio da Cidadania.
Roteiro/Apresentação/Edição: Raphael Sanz e Gabriel Brito.
Trilha Sonora: Música indígena Guaraný Mbya – Reprodução YoutubePara mais informações, acesse: www.correiocidadania.com.br
-
Puuttuva jakso?
-
A partir da última segunda-feira (18) o PL 191, que libera a mineração – entre outras atividades extrativas – em terras indígenas, pode ser votado a qualquer momento no Congresso Nacional, dado que seu caráter de urgência foi aprovado em março em comissão especial.
Tendo em vista a ampla cobertura midiática em torno dos impactos que terá em todas as terras indígenas do país, incluindo as homologadas, e o fato de que entre as atividades a serem liberadas está a geração de energia, entrevistamos Rodolfo Salm, biólogo, professor da Universidade Federal do Pará em Altamira, colunista do Correio da Cidadania e ambientalista que acompanhou todo o processo de construção e os impactos, ambientais e sociais, de Belo Monte sobre o rio Xingu e Altamira, cidade onde está localizada a usina.
Ao longo episódio, além das reflexões sobre Belo Monte, Rodolfo comentou o pacote anti-indígena do governo Bolsonaro, a necessidade desse governo chegar ao fim, e o futuro das políticas ambientais, que deverão pautar o reflorestamento e a recuperação de áreas de degradas.
Roteiro/Apresentação/Edição: Raphael Sanz.
Trilha Sonora: Ñande Reku Arandu (2000) Memória Viva Guarani -
Entrevistamos Nuno Nunes - indigenista, bacharel em filosofia, mestre em educação e comunicação pela UFSC e doutorando em planejamento territorial pela UDESC – para compreender o contexto em que se dá a votação pela urgência do PL 191 na Câmara, que deve liberar o garimpo, a mineração ea geração de energia elétrica, entre outras atividades predatórias em terras indígenas. Dentro de um mês, em 14 de abril de 2022, começa a votação.
Roteiro/Apresentação/Edição: Raphael Sanz.
Trilha Sonora: Ñande Reku Arandu (2000) Memória Viva Guarani
-
Desde 2015 a nação Wampís, localizada no norte do Peru, vive, organiza-se e se reproduz socialmente sob um governo autônomo autodeclarado sobre o seu território. Na sequência, outros povos se somaram, como os Awajun, e juntos, os territórios localizados em espaços entre os departamentos (equivalentes aos estados) de Cajamarca, San Martín, Amazonas e Loreto, se autogovernam. O fato chama a atenção em um momento em que vemos na América Latina uma escalada no avanço dos setores extrativos sobre as terras indígenas e de preservação ambiental e, para compreender o contexto em que se dá essa conjuntura no país vizinho e como as autonomias indígenas podem contribuir com a construção de novos horizontes, entrevistamos o cientista social e educador Leandro Bonecini de Almeida, que esteve nos territórios e atuou junto às ações autônomas de comunicação e educação Wampís.
Música de fundo: Ketsa - Motherland (freesound.org). Apresentação: Raphael Sanz.
Leia o Correio da Cidadania - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes) - Leia a versão em texto desta entrevista (link em breve)
-
Para além da contaminação das águas, do avanço sobre terras públicas e indígenas e da relação direta com o bolsonarismo, há toda uma sociabilidade característica do agronegócio que precisa ser decifrada. Recebemos o sociólogo e pesquisador do tema, Luiz Felipe de Farias, para um debate em busca do significado político do agronegócio e das transformações que gera nos blocos do poder.
Gravado em transmissão ao vivo no youtube em 30 de setembro de 2021. Apresentação: Gabriel Brito, Givanildo Manoel e Raphael Sanz.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
Recebemos o Douglas Rodrigues Barros, doutor em Ética e Filosofia Política pela Unifesp, para um debate sobre as disputas políticas que têm se expressado nas ruas do país – nas manifestações bolsonaristas, da esquerda e da autointitulada terceira via. Como chegamos até aqui e pra onde é possível ir?
Apresentação: Gabriel Brito e Raphael Sanz.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
Entrevistamos o jornalista investigativo Pepe Escobar, que atua há quase 20 anos na Ásia e escreve para meios de comunicação da região, sobre a atual conjuntura do Afeganistão, que viu a retirada das tropas estadunidenses e uma nova ascensão do Talibã ao poder nas últimas semanas. Afinal de contas, o que acontece por lá?
Apresentação: Gabriel Brito e Raphael Sanz.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
Não é de hoje que as redes e plataformas digitais têm tido um importante papel na hora de pautar os debates públicos de relevância e, consequentemente, os rumos que tomam as nossas sociedades. Para debater essa questão recebemos Caio Almendra – consultor em inovação tecnológica, estudante de filosofia e psicanálise, e pai de gêmeos.
Apresentação: Marcelo Castañeda e Raphael Sanz.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
Recebemos Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), e a nossa colunista Amyra El Khalili, professora de economia socioambiental, para um debate a fim de compreender o que acontece hoje na Palestina. Por que chamam a causa palestina de "a causa de todas as causas"? Escute o episódio e confira.
Apresentação: de Raphael Sanz, Amyra El Khalili e Gabriel Brito.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
A queima da estátua do Borba Gato em São Paulo, no último dia 24 de julho, levantou uma série de debates conforme pretendia um dos detidos pela ação, Paulo Lima ‘Galo’. No nosso segundo episódio recebemos Givanildo Manoel e Sassá Tupinambá, educadores e militantes indígenas, para um debate sobre sobre os desdobramentos do ato e alguns dos dilemas que se apresentam no Brasil de hoje e que podem ser pensados a partir dessa ação. O podcast foi gravado e transmitido ao vivo em nosso canal de youtube no dia 4 de agosto de 2021. Apresentação de Raphael Sanz.
Apresentação: Raphael Sanz
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)
-
Neste primeiro episódio recebemos as pesquisadoras Raquel Canuto (doutora em Saúde Coletiva/UFRGS) e Beatriz Jardim (Epidemiologista/UERJ) para um debate sobre pandemia, ciência e saúde coletiva no Brasil.
O podcast foi gravado e transmitido ao vivo em nosso canal de youtube no dia 29 de julho de 2021. Apresentação de Marcelo Castañeda e Raphael Sanz.
Leia o Correio - Rede de Apoio (faça uma doação) - Linktree (Siga-nos nas redes)