Episodit
-
Nesse episódio vamos conhecer um pouco sobre a relação entre os processos ecológicos de imigração e de extinção e grau de isolamento e o tamanho da ilha, assim como a relação Espécie X Área e também a importância da teoria da Biogeografia de Ilhas.
Referências utilizadas para construção do podcast:
MACARTHUR, Robert H.; WILSON, Edward O. The theory of island biogeography. Princeton university press, 2016.
HACHICH, Nayara Fernanda et al. Riqueza de espécies e endemismo em ilhas oceânicas do atlântico: Testando premissas de biogeografia de ilhas. 2011.
-
Neste episódio vamos conhecer um pouco sobre Ab'saber, cientista que se apaixonou pelas terras brasileiras e ficou conhecido entre diversos títulos por desenvolver a teoria dos refúgios florestais.
-
Puuttuva jakso?
-
Neste 7° episódio iremos discutir mais a fundo a respeito da teoria desse grande pesquisador e biogeógrafo chamado Jünger Haffer, o qual foi um dos primeiros a divulgar amplamente seus estudos científicos acerca dos refúgios amazônicos do pleistoceno.
Referências utilizadas:
HAFFER, J.; PRANCE, G. T. Impulsos climáticos da evolução na Amazônia durante o Cenozóico: sobre a teoria dos Refúgios da diferenciação biótica. Estudos Avançados, V. 16, p. 175-206, 2002.
AB' SÁBER, A. N. A teoria dos refúgios: Origem e significado. Revista do Instituto Florestal, Edição especial, São Paulo, 1992.
COX, B.; MOORE, P. D.; LADLE, R. J. Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica E Evolucionária . Rio de Janeiro: Grupo Gen - LTC, 9 ed., 2000.
-
Neste 6º episódio iremos discutir a teoria dos refúgios pleistocênicos pelos quais a biodiversidade foi fortemente afetada e possibilitando a origem de novas espécies para além do Cenozoico. Com isso, toda essa teoria pode explicar a alta biodiversidade encontrada nas florestas tropicais.
Referências:
ANTONIO, Wagner Paschoal de Andrade. Uma análise da biodiversidade amazônica e a teoria dos refúgios florestais. 2009.
Barbosa, Igor Lucien Bione Dardenne. "Resgate evolutivo e adaptação às mudanças climáticas ao longo do Pleistoceno." (2020).
ABSY, Maria Lúcia; SILVA, S. A. F. Registros palinológicos das mudanças climáticas na Amazônia brasileira durante o Neógeno. As terras pretas de índio da Amazônia: Sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas. Manaus, Embrapa, v. 1, p. 39-47, 2009.
-
Neste episódio iremos conhecer um pouco mais à respeito da Época do Pleistoceno, sobre como surgiram e funcionavam os refúgios dentro desse contexto de Interglaciações. Chega mais, e fique por dentro de tudo que ocorreu na "Era do Gelo".
-
Apresentação do projeto.