Episodit
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações e das dúvidas sobre os possíveis efeitos da rara onda de protestos registrados na China nos últimos dias. Importantes cidades chinesas têm sido palco da maior série de manifestações no país desde o Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989. Os manifestantes protestam contra as restrições impostas pela política de Covid zero do governo chinês e expressam insatisfação com as limitações à democracia e às liberdades individuais. Os protestos começaram depois que um incêndio na cidade de Urumqi, na região de Xinjiang, deixou dez pessoas mortas. Moradores locais atribuíram as mortes às restrições de circulação na região impostas pelo governo para o controle da pandemia. Para traçar um panorama sobre o significado das manifestações na China, participam deste episódio o editor de internacional da CNN Marcelo Favalli e o pesquisador Alexandre Uehara, professor de relações internacionais da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira entrevista a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora e cientista-chefe de ciências planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a agência espacial norte-americana. Apesar de não atuar diretamente na Missão Artemis, Rosaly acompanha de perto os desdobramentos do programa que deve abrir caminho para a volta de seres humanos à Lua, depois de 50 anos. O projeto prevê o envio da primeira mulher e da primeira pessoa não branca à superfície lunar em 2024. O retorno das missões tripuladas à Lua é um marco da nova corrida espacial em curso, com a chegada de novos atores como China, Índia e empresas do setor privado. A expectativa é de que as descobertas obtidas com a exploração espacial produzam desenvolvimento tecnológico e científico. Na entrevista deste episódio, Rosaly Lopes descreve a importância da Missão Artemis para o futuro da exploração espacial e como o novo programa lunar da Nasa pode ajudar a desvendar alguns dos maiores mistérios sobre o nosso universo. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Puuttuva jakso?
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das dúvidas e expectativas sobre como o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai definir os nomes dos ministros que vão integrar o novo governo. Um dos temas que tem provocado maior pressão sobre Lula é a decisão sobre a formação da equipe econômica, em especial, diante das recentes reações do mercado, que cobra um compromisso mais claro do governo eleito com a responsabilidade fiscal. A composição do novo ministério também deve testar a capacidade do presidente eleito de conciliar a ampla base de partidos que contribuiu com a eleição dele, as ambições do próprio partido, o PT, e a busca por alianças com forças políticas que podem ser decisivas para uma boa relação do Planalto com o Congresso. Para traçar um panorama de como Lula espera cumprir essa tarefa, este episódio reúne um painel de analistas de economia e política da CNN, incluindo Priscila Yazbek, Basilia Rodrigues, Larissa Rodrigues e Caio Junqueira. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das dúvidas sobre os rumos do Twitter, após o início da gestão do bilionário Elon Musk no comando da empresa, e das expectativas sobre o futuro das redes sociais. Após assumir o controle do Twitter, Musk anunciou o desligamento de diretores da empresa e entrou em rota de colisão com os funcionários da plataforma. O bilionário justificou os cortes com o argumento de sanar as contas da companhia e revelou planos para aumentar as receitas da rede social. As incertezas sobre as mudanças no Twitter contribuíram para que muitos usuários do mundo todo passassem a buscar alternativas, como a plataforma indiana Koo. Mas outras gigantes de tecnologia também planejam trilhar novos caminhos em busca de resultados financeiros mais positivos e estáveis. Para traçar um panorama sobre a situação do Twitter e as mudanças no mercado das plataformas digitais, participam deste episódio o especialista em tecnologia Luciano Mathias, sócio da empresa de conteúdo digital Trio, e o professor de marketing digital Bruno Peres, da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações e dúvidas sobre a onda de protestos que tomou as ruas do Irã para pedir mais liberdade e mudanças no regime que governa o país. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos descreveu a situação como "crítica" e apontou que mais de 300 pessoas, incluindo 50 crianças, foram mortas no Irã nos últimos dois meses, após o ínicio das manifestações e da repressão aos protestos promovida pelas forças de segurança iranianas. As mobilizações tiveram início após a morte da jovem curda Mahsa Amini, de 22 anos, que estava sob custódia da polícia depois de ser detida por desrespeitar as normas de uso do véu islâmico, obrigatório para mulheres no Irã. Diante dos relatos de violência na reação das autoridades iranianas aos protestos, o país se tornou alvo de novas sanções internacionais. Para descrever os motivos que contribuem para o acirramento da tensão no Irã, participam deste episódio o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan, da ESPM, e o analista de política internacional da CNN Lourival Sant'Anna. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das críticas enfrentadas pelos organizadores da Copa do Mundo no Catar devido às restrições à exibição de símbolos de apoio à comunidade LGBTQIA+ no país. Os jogadores da seleção da Alemanha taparam a boca ao posar para a foto antes da estreia no Mundial, em protesto contra a decisão da Fifa de ameaçar punir o uso de uma braçadeira de capitão com as cores da campanha "One Love", em apoio a pessoas LGBTQIA+. Além das queixas contra a falta de avanços na agenda de direitos humanos no país, a Copa no Catar também tem encontrado dificuldades para reproduzir nas arquibancadas o clima de euforia entre os torcedores comum nos Mundiais. Nos primeiros jogos do torneio, as câmeras de TV mostraram parte do público deixando o estádio durante as partidas. Para descrever o impacto dos problemas extracampo na Copa de 2022, participam deste episódio o diretor da Ligay (associação que organiza campeonatos de futebol voltados para pessoas LGBTQIA+), Ronaldo Nascimento, e o repórter Anthony Wells, apresentador do CNN na Copa. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os gestos do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para buscar uma reaproximação com a pauta ambiental e importantes organismos internacionais. Desde a vitória nas eleições, os compromissos de Lula incluíram a participação na Cúpula do Clima (COP27), no Egito, e um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, importante parceiro do Brasil no Mercosul. No ano que vem, a presença dele também é esperada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e na reunião do G20, na Índia. O presidente eleito já sinalizou que planeja reposicionar o Brasil como um importante ator no cenário internacional e manifestou a intenção de reconstruir pontes diplomáticas e econômicas em diferentes frentes, desde a integração regional até o diálogo com a elite financeira e com forças geopolíticas antagônicas como Estados Unidos e China. Para traçar um panorama das dúvidas e dos possíveis impactos dos planos de atuação internacional de Lula, participam deste episódio o analista de economia da CNN Fernando Nakagawa e o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan, da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos resultados da 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP27. O encontro no Egito terminou no último domingo (20) com um acordo histórico, mas ainda incompleto e poucos avanços em outras áreas. O maior motivo de preocupação foi a falta de medidas mais duras para conter o uso de combustíveis fósseis e cumprir as metas de redução de poluentes. As delegações presentes na COP27 aprovaram a proposta de formação de um comitê para definir as regras de criação de um fundo de "perdas e danos" para reparar os prejuízos causados pelas mudanças climáticas em países mais vulneráveis. Mas os detalhes ainda serão negociados ao longo do próximo ano, até a próxima edição da conferência. Para traçar um panorama das críticas e das dificuldades para novos avanços no combate ao aquecimento global, participam deste episódio o enviado especial da CNN Brasil ao Egito Américo Martins e o ambientalista Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam). Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações e dúvidas sobre o anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de que pretende concorrer novamente à Casa Branca em 2024. Trump foi eleito em 2016, depois de vencer a democrata Hillary Clinton nas urnas. Quatro anos depois, quando tentava se reeleger, perdeu a disputa para o também democrata Joe Biden. O ex-presidente buscava se fortalecer com as eleições de meio de mandato realizadas em novembro, mas os resultados não foram tão bons quanto ele esperava. Apesar da expectativa de uma onda republicana, os eleitores norte-americanos confirmaram a vantagem do partido de Trump na Câmara, mas por uma margem de diferença menor do que a prevista. E o Partido Democrata, do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manteve o controle no Senado. Para descrever a influência de Trump na política norte-americana, participam deste episódio a correspondente da CNN Brasil nos Estados Unidos Mariana Janjácomo e o professor e pesquisador de relações internacionais Carlos Gustavo Poggio. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas para o início da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O país recebe o Mundial a partir de 20 de novembro após enfrentar uma série de críticas por suspeitas de favorecimento na escolha da sede do torneio, denúncias de violações dos direitos dos trabalhadores na construção da infraestrura para o evento e preocupações com casos de perseguição à comunidade LGBTQIA+ no país. Esta é a primeira vez que uma Copa será realizada no Oriente Médio. É também a primeira vez que o torneio é disputado no fim do ano. Mas, dentro de campo, o ineditismo das peculiaridades da sede do Mundial dá lugar a um desfile das maiores potências do futebol, como Alemanha, Brasil, França e Argentina, e craques como Messi, Neymar e Mbappé. Para traçar um panorama do que podemos esperar de um dos maiores eventos esportivos do mundo, participa deste episódio o enviado especial da CNN Brasil ao Catar, Julio Gomes. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações à entrega ao Congresso da minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto prevê uma licença para o governo gastar em 2023 até R$ 198 bilhões a mais do que o inicialmente previsto. Deste total, R$ 175 bilhões seriam utilizados para o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família e um benefício extra, prometido por Lula durante a campanha eleitoral, de R$ 150 para famílias com crianças de até seis anos de idade. O documento também propõe a possibilidade de ampliar as despesas, quando houver receitas extras, em até R$ 23 bilhões para investimentos em obras públicas. Mas a confirmação dos valores e do prazo para a utilização dos recursos acima do teto de gastos ainda depende da aprovação da proposta pelo Congresso. Para descrever as dúvidas e os possíveis impactos da PEC da Transição, participam deste episódio os analistas de política e economia da CNN Thaís Arbex e Fernando Nakagawa. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Roberta Russo apresenta um panorama das expectativas sobre o futuro das gigantes de tecnologia depois da recente onda de demissões anunciadas pelas empresas do setor nos Estados Unidos. O cenário de inflação mundial e a perspectativa de recessão em algumas das maiores economias do planeta contaminaram as previsões sobre o desempenho da economia global no ano que vem. Com isso, as chamadas "big techs" tiveram que rever os planos de expansão, e um dos resultados foi a onda recente de cortes das vagas de trabalho. A opção por reduzir custos é reflexo de resultados piores do que os esperados no setor nos últimos meses. Até o fim de outubro, as ações de oito big techs, incluindo Apple, Google, Amazon e Netflix, perderam cerca de US$ 3,6 trilhões em valor de mercado. Apesar disso, os papéis das gigantes de tecnologia seguem na lista dos mais negociados pelos brasileiros. Para traçar um panorama sobre o que esperar do futuro das big techs, participam deste episódio o jornalista Rafael Coimbra, editor-executivo da publicação MIT Technology Review e professor da FGV, e a professora de administração e empreendedorismo da ESPM Letícia Menegon. Com apresentação de Roberta Russo, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das preocupações com a alta de casos de Covid-19 no Brasil e no mundo e das lições aprendidas sobre as melhores alternativas para conter a doença. A circulação de novas variantes do coronavírus tem elevado as taxas de transmissão da doença mesmo em países com acesso à vacina, como Alemanha, Estados Unidos e França. Apesar de não estar acompanhada da alta de casos graves e mortes, a maior presença do vírus entra a população tem preocupado os médicos, inclusive no Brasil. Uma das mutações da variante Ômicron, a BQ.1, foi identificada em 20 de outubro no Amazonas e já circula em outros estados brasileiros. Diante do aumento dos casos no país, especialistas alertam para a necessidade de ampliar a parcela da população imunizada com as doses adicionais recomendadas da vacina contra a doença. Para descrever os riscos e os cuidados com o novo aumento de casos da Covid-19, participam deste episódio os médicos infectologistas Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Evandro Cini apresenta um balanço dos primeiros dias da Cúpula do Clima da ONU (COP27) e das expectativas e desafios que as discussões terão pela frente até 18 de novembro. A conferência teve início no último domingo (6), em Sharm El Sheikh, no Egito, e reúne mais de 30 mil delegados de cerca de 200 países em busca de acordo para ações que possam conter o aquecimento global. O encontro é uma oportunidade para que líderes mundiais revelem como esperam atingir as metas de redução de emissões de gases poluentes. A COP27 também será o primeiro compromisso no exterior do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, depois da vitória nas urnas em 30 de outubro. A presença de Lula no Egito é encarada como o aceno de uma mudança na política ambiental do Brasil a partir do ano que vem, quando o novo governo toma posse. Para traçar um panorama do que está em jogo na Cúpula do Clima deste ano, participam deste episódio o enviado especial da CNN ao Egito Américo Martins e a pesquisadora Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU. Com apresentação de Evandro Cini, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos resultados iniciais das eleições de meio de mandato realizadas nos Estados Unidos. Os eleitores norte-americanos foram às urnas na última terça-feira para escolher os 435 congressistas da Câmara dos Representantes, 35 dos 100 senadores e o governador em 36 estados. A votação no intervalo entre eleições presidenciais é considerada um termômetro da aprovação ao governo e, historicamente, costuma dar vantagem à oposição. O início da apuração indica que a vitória do Partido Republicano se desenha menor do que o projetado pelas pesquisas eleitorais e, apesar da confirmação de uma maioria da oposição na Câmara, os democratas têm chances de manter o controle sobre o Senado. Para descrever como as eleições desta semana influenciam o cenário político nos Estados Unidos, participam deste episódio a correspondente da CNN Brasil nos EUA Mariana Janjácomo e o analista de política internacional Lourival Sant'Anna. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os planos do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a política externa brasileira. A agenda internacional de Lula terá início antes mesmo da posse, com a participação dele na Conferência do Clima da ONU (COP27), no Egito, a partir de 14 de novembro. Desde a campanha ao Planalto, o agora presidente eleito já havia sinalizado que planeja mudar os rumos da política externa brasileira adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O assunto foi um dos temas explorados por Lula em seu primeiro discurso depois da vitória nas eleições. O presidente eleito disse que espera retomar "parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases" e que "o Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática". Para traçar um panorama do que podemos esperar do posicionamento internacional do futuro governo Lula, participam deste episódio o analista de política Internacional da CNN Lourival Sant'Anna e a cientista política Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os planos da equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para enfrentar os desafios da economia brasileira a partir de 2023. Uma das primeiras preocupações sinalizadas pelos responsáveis pela transição de governo é viabilizar recursos no Orçamento do ano que vem para as promessas de campanha de Lula. Para isso, a equipe do petista abriu diálogo com o Congresso e busca a aprovação de uma licença para usar uma quantia estimada em mais de R$ 200 bilhões acima do teto de gastos. A vitória de Lula nas eleições e os primeiros movimentos do governo eleito para reestruturar o Orçamento também têm sido acompanhados com atenção pelo mercado financeiro. Investidores já sinalizaram que esperam contrapartidas do próximo governo que demonstrem um compromisso com o equilíbrio das contas públicas. Para descrever as reações e dúvidas sobre os acenos do futuro governo Lula na área econômica, participam deste episódio o analista de economia da CNN Fernando Nakagawa e o comentarista Sergio Vale. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das expectativas sobre qual será a força e o tamanho da oposição ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 2023. Logo após a confirmação da vitória nas eleições, Lula teve uma amostra do grau de mobilização de parte de seus opositores, com centenas de bloqueios de rodovias provocados por apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL), que protestavam contra a derrota nas urnas do candidato à reeleição. O futuro governo do presidente eleito precisará buscar apoio no Congresso, onde os partidos aliados a Bolsonaro elegeram uma bancada expressiva. Um dos primeiros testes no início da gestão de Lula será a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, que tem papel decisivo para a aprovação de projetos pelo Legislativo. Para descrever qual deve ser o perfil da oposição a partir do ano que vem e que papel Bolsonaro terá nela, participam deste episódio o analista de política da CNN Caio Junqueira e a cientista política Deysi Cioccari. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das expectativas para a transição entre o governo de Jair Bolsonaro (PL) e a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A preocupação com o Orçamento do ano que vem tem sido um dos principais focos de atenção dos nome indicados por Lula para a transição. O desafio é alcançar um acordo com o Congresso Nacional para viabilizar recursos destinados a compromissos assumidos pelo petista durante a campanha eleitoral. O processo de transição entre governos é previsto em lei desde 2002 e tem como objetivo permitir que o presidente eleito se informe sobre o funcionamento da gestão pública federal e prepare as primeiras medidas que adotará como chefe do Poder Executivo. Para traçar um balanço das sinalizações da equipe de Lula a respeito da formação do novo governo, participam deste episódio a analista de política da CNN Basilia Rodrigues e o cientista político Marco Antônio Teixeira, professor da FGV. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
-
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações às primeiras declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Bolsonaro foi o primeiro chefe do Executivo desde a redemocratização no Brasil a não reconhecer o resultado da eleição presidencial imediatamente após o término da apuração dos votos. Nas quase 48 horas em que o presidente permaneceu em silêncio, apoiadores dele bloquearam estradas pelo país em protesto contra o resultado das urnas. No discurso, Bolsonaro agradeceu os 58 milhões de votos que recebeu e disse que continuará cumprindo o que determina a Constituição. Mesmo após as primeiras declarações do presidente, muitos manifestantes ainda se recusavam a deixar as ruas. A continuidade dos bloqueios levou Bolsonaro a gravar um novo vídeo, em que pediu de maneira mais enfática que as rodovias fossem liberadas. Para traçar um panorama sobre os sinais das declarações do presidente e qual pode ser o seu futuro a partir do ano que vem, participa deste episódio o cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria Dharma Politics. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
- Näytä enemmän