Episodit
-
Em entrevista à FUTStage, o experiente treinador Luís Gonçalves, conta-nos a sua experiência sobre as tendências de tecnologia e como podem influenciar o trabalho dos treinadores ⚽️
-
Rémulo Marques iniciou a sua carreira de Director Desportivo em 1996 ao criar a Liga de Futebol Popular do Destrito do Porto.
Com passagens pelo Boavista FC, FC Zimbru (Moldávia), AD Fafe e mais recentemente Leixões FC, Rémulo é também o criador da página Oficial de "A quarentena da Bola".
-
Puuttuva jakso?
-
"Saber fazer com a experiência que vão aquirindo, faz de vocês muito mais competentes"
Ricardo Formosinho iniciou a sua carreira como jogador em 1974 e após 16 anos, estreou-se como Treinador no Olhanense, sagrando-se campeão da 3ª divisão do campeonato português. Em 2003 juntou-se à equipa técnica de José Mourinho e ao longo do seu percurso já passou por vários clubes como Santa Clara, Chaves, Al-Khaleej, Manchester United, Tottenham e Al Hilal, no Sudão. Ricardo, mais conhecido por "Ricky", como treinador já ganhou uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, um título de Campeão Nacional em Portugal e Espanha, bem como outras competições.
-
"Quantas mais ferramentas conseguirmos adquirir para fazer um trabalho, mais sucesso vamos ter!"
Armando Evangelista lidera atualmente o Futebol Clube de Arouca. Depois de ter terminado o percurso como jogador, iniciou-se como treinador nos Sub-17 do Vitória SC. Ao longo da sua carreira passou também pelo FC Vizela, Varzim, FC Penafiel e Vilafranquense.
-
"Podes ter as melhores ideias e ser o mais competente, mas se não tens oportunidades, vale-te zero"
Pedro Bouças é licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em Futebol. Foi durante vários anos treinador principal da equipa de futebol feminino do Clube Futebol Benfica, onde colecionou títulos como o de campeão nacional e vencedor da Taça e Supertaça de Portugal de Futebol Feminino. 🏆 É também o criador do famoso blog desportivo "Lateral Esquerdo" e comentador no Canal 11.
-
"Muitas das vezes, o stress e a pressão estão só no treinador principal...Não!"
Ricardo Dionísio iniciou a sua carreira no Sport Alenquer e Benfica como estagiário. Ao longo do seu percurso profissional já passou em clubes como Servette FC na Suíça, Al Wahda de Abu Dhabi e Al Ahly do Egipto, FC Porto, Sporting CP e SC Braga em Portugal. Em 2020 treinou o FC Sion como Treinador Principal e em 2021 integrou a equipa técnica do Independiente del Valle no Equador.
-
"Não é apenas gostar da área ou do treino, tem de se ter uma paixão incondicional."
João Henriques iniciou a sua carreira de treinador com 23 anos como treinador estagiário na equipa de sub-19 do Sporting Clube de Portugal. Passou por várias divisões do futebol nacional e internacional e em 2019 tornou-se no primeiro treinador a levar uma equipa açoriana a uma terceira temporada na primeira divisão.
-
"O maior erro dos Treinadores de Futebol é o desleixo e achar que sabem tudo"
Renato Paiva, iniciou a sua carreira como treinador na Formação do SL Benfica, onde trabalhou em vários escalões tendo se sagrado campeão nacional de Juniores (Sub-17) por três vezes em 2012/13, 2014/15 e 2017/18. Considerado um dos Treinadores mais impactante na formação e desenvolvimento de jovens jogadores, Renato trabalhou ativamente com João Félix, Rúben Dias, Renato Sanches, João Cancelo, e outros durante a sua longa passagem pelo SL Benfica que terminou com a liderança da Equipa B do clube na 2ª Liga Profissional em Portugal. Recentemente rumou ao Equador para liderar a Equipa principal do Independiente del Valle como Treinador e Director Técnico.
-
“Quantas mais ferramentas o Treinador tiver e souber adequar ao contexto, mais preparado está para o sucesso”
António Barbosa, Professor Doutorado e Treinador Principal de futebol, iniciou a sua carreira na Escola de Futebol Fernando Pires e mais tarde assumiu o comando do Vilaverdense FC e do CD Trofense, tanto em equipas de formação como nas suas equipas principais. António fez também parte do projeto Prozis Academy, onde quebrou vários recordes e alcançou a subida de divisão. Mais recentemente rumou ao Varzim SC e conquistou a manutenção do clube na II liga na época 2020/2021.
-
“Há modelos no futebol que têm de mudar para que se possa pensar em profissionalismo na formação”
Luís Vilar, doutorado em Ciências do Desporto e Mestre em Treino de Alto Rendimento, é atualmente Pró-Reitor na Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia e comentador de futebol televisivo.
-
“O treinador deve ser pragmático, conhecer as características dos jogadores que tem e saber por que caminhos pode ir”
Tiago Moutinho esteve ao longo da sua carreira em diferentes clubes e ligas em países como Portugal, Sérvia, Grécia, China e Espanha, onde desempenhou as funções de analista, preparador físico, treinador adjunto e treinador principal. Além da meia-final alcançada com o Sporting CP na Liga Europa, conseguiu também apurar o CF “Os Belenenses” para a fase grupos da mesma competição. Tiago foi premiado pela Federação Chinesa de Futebol, como o "Treinador do ano" de sub16 e mais recentemente fez parte da equipa técnica da S. D. Ponferradina como treinador adjunto. Tiago posiciona-se atualmente como Treinador principal após largos anos a acumular experiência em competições profissionais.
-
“A marca que podes deixar é o teu conhecimento e as tuas ideias, sem medo de errar”
André Lourenço, iniciou a sua carreira como treinador de futebol em 2013/14 no Operário de Lisboa, tendo já representado desde então clubes como o Sporting CP, Atlético CP, CD Mafra e VPS na Finlândia. Na época de 2020/21 sagrou-se campeão da Liga e Taça Revelação ao serviço dos sub-23 do Estoril Praia.
-
“Se ganhas o homem que joga, o jogador vai-te chegar mais tarde ou mais cedo”
Após várias passagens como treinador adjunto em clubes como Moreirense, SC Covilhã, Créteil-Lusitanos, FC Arouca e Boavista, Eduardo Moreira tem como objectivo assumir uma carreira como técnico principal nas próximas épocas.
Para além das suas funções enquanto técnico profissional de futebol, Eduardo é também Mentor FUTMagazine e tem uma participação ativa como formador e professor em seminários e ações de formação.
-
"Há treinadores que podem ser muito bons (...) se forem reconhecidos financeiramente"
Um dos primeiros Treinadores portugueses a trabalhar a nível internacional, e um dos mais condecorados, Nelo Vingada iniciou a sua carreira de treinador em 1981, tendo passado por mais de 10 países em todo o mundo. Juntamente com Carlos Queiroz, formaram uma dupla de sucesso nos mundiais de futebol de 1989 e 1991, na categoria de sub-20, levando Portugal à conquista dos títulos. Recentemente abraçou o projeto de coordenação técnica na Federação do Egito.
-
O Casa Pia AC regista em 2020/2021 a sua 71ª participação em Campeonatos Nacionais. Com o objetivo de rumar à primeira divisão, o clube encontra-se em fase de reformulação das suas infraestruturas com vista a melhorar as condições para os seus atletas, ser um Clube de referência na formação, apostando forte na qualidade da mesma, defendendo os valores da ética do “espírito casapiano”, responsabilidade, solidariedade, rigor e competência.
-
“Treinar é deixá-los confortáveis para as ideias que temos para a equipa"
Formado em Educação Física, Vítor Pereira iniciou a sua carreira como treinador de futebol em 1981. Na temporada 2003/2004 estreou-se como treinador principal no escalão sénior, ao comando da Sanjoanense, passando posteriormente por clubes como o SC de Espinho, CD Santa Clara, FC Porto, Al-Ahli Jeddah, Olympiacos, Fenerbahçe e TSV 1860 München. A sua última experiência foi ao comando do Shanghai SIPG.
-
Primeira Liga Portuguesa
"O CD Tondela está no quinto ano consecutivo na Primeira Liga Portuguesa após o seu retorno em 2014/15 como vencedores da Segunda Liga. As equipes da formação da Academia do CD Tondela melhoraram a sua capacidade desportiva tendo conquistado classificações importantes na categoria Sub-19 - Vencedor do Segunda Divisão Nacional em 2017/18 e a sétima melhor equipa do país em 2018/19 - e categoria Sub-15 - Sexta melhor equipa do país - declarando o seu objetivo de se tornar uma das melhores academias em Portugal."
-
Primeira Liga Portuguesa
O Vitória Sport Clube é um clube da Primeira Liga Nacional Portuguesa, vencedor de uma Taça de Portugal e de uma Supertaça. Como clube com ambições cada vez mais europeias, o Vitória SC alcançou o seu melhor resultado europeu de todos os tempos em 2014/15, já tendo participado em várias edições da Liga Europa e da fase de qualificação da Liga dos Campeões.
-
"Aquilo que eu aprendi com os treinadores foi muito mais fora do campo do que dentro do campo" .
João Alves, jovem treinador de futebol e mestre em treino desportivo, iniciou a sua carreira em 2016 como treinador adjunto nas camadas jovens da ADCEO, rumou de seguida para clubes como o CD Mafra e o SG Sacavenense. Mais recentemente mudou a sua vida para Angola onde exerce as funções mais especializadas em análise de jogo na Federação Angolana de Futebol.
-
"Estagiar e observar alguém idependentemente da realidade competitiva, é um momento de aprendizagem fenomenal."
Após a passagem pela coordenação e treino de várias equipas de formação, e após 6 subidas de divisão entre os mais variados escalões, o Paulo participa em 2 títulos e nas subidas de divisão, desde a última distrital até ao campeonato nacional da 1 divisão, no UD Vilafranquense, Futebol SAD como Treinador Principal dos Juniores A Sub-19.
Para além das suas funções enquanto técnico profissional de futebol, Paulo tem também uma participação ativa como formador e professor em seminários, ações de formação e orientação de estágios, e muito recentemente, como comentador desportivo.
- Näytä enemmän