Episodit

  • Dia 6 de outubro, quase 156 milhões de eleitores poderão escolher prefeitos e vereadores, responsáveis pelas políticas públicas nas cidades. Diante de tantos eventos extremos – caso da trágica enchente no Rio Grande do Sul, da estiagem histórica em quase todo território nacional e dos incêndios devastadores em pelo menos quatro biomas brasileiros – a pauta climática é cada vez mais importante, mas segue escondida na maioria das campanhas e dos debates entre candidatos. Neste episódio, para explicar as responsabilidades dos municípios sobre a crise do clima e mostrar o que são as boas práticas para a área ambiental, Natuza Nery recebe dois convidados: Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, rede formada por 120 organizações da sociedade civil, e Rodrigo Iacovini, doutor em planejamento urbano e regional e diretor do Instituto Pólis.

  • No episódio “Horário de verão: uma cortina de fumaça?”, publicado na sexta-feira, 13 de setembro, o professor Nivalde de Castro se posicionou contra o horário de verão, baseado no relatório de 2021 do Operador Nacional do Sistema, o ONS. No sábado, 14 de setembro, Nivalde buscou a produção de O Assunto para mudar sua posição. Nivalde diz, agora, que considera o horário de verão uma medida eficaz, depois de ser procurado pela direção do ONS. Nivalde diz que errou ao inverter dois dados: o horário de pico de consumo de energia elétrica e o horário de pico de calor. O professor explica que, a partir das 14 horas, a demanda de energia elétrica cresce de forma contínua até as 19 horas – horário do pico de consumo. Ele justifica que, com o horário de verão, esse pico será antecipado para as 18 horas, e, assim, será possível gerar mais energia solar e reduzir um pouco o uso das usinas hidrelétricas.

  • Puuttuva jakso?

    Paina tästä ja päivitä feedi.

  • A estiagem recorde e o risco de uma crise hídrica sem precedentes colocaram a ideia em debate mais uma vez. A medida de adiantar os relógios em 1 hora para estimular o uso de luz natural foi implementada pela primeira vez quase um século atrás e fez parte do calendário fixo dos brasileiros entre 1985 e 2019. O horário de verão foi abandonado porque, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deixou de ser eficiente para economizar energia. Mesmo assim, o Ministério de Minas e Energia insiste em trazê-lo de volta e pediu novo estudo sobre sua viabilidade – ao mesmo tempo em que a Aneel muda a bandeira tarifária da energia elétrica, ou seja, eleva o preço da conta de luz. Para discutir a relevância do horário de verão e as estratégias nacionais para a matriz energética, Natuza Nery entrevista Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).

  • Quando assumiu, o presidente prometeu que o país seria líder no enfrentamento à crise climática e alcançaria o desmatamento zero na Amazônia. Na atual gestão, de fato, houve mais investimentos para a proteção do meio-ambiente. Mas a onda de queimadas e de fumaça que atinge grande parte do território brasileiro mostra que não é o suficiente. Em um contexto de estiagem recorde, temperaturas altíssimas e incêndios criminosos, quase todos os biomas estão sendo engolidos pelo fogo e milhões de brasileiros sofrem com um ar quase impossível de respirar. Neste episódio, Julia Duailibi conversa com Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e coordenadora de políticas públicas no Observatório do Clima, sobre o que o governo pode fazer. Julia fala também com Carlos Nobre, cientista do Instituto de Estudos Avançados da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia, que alerta para o risco de uma catástrofe permanente.

  • Geralmente, a sucessão pelo comando das mesas nas duas casas do Congresso ganha tração depois das eleições municipais. Mas, neste ano, a dança das cadeiras começou mais cedo. Elmar Nascimento (União-BA), amigo pessoal e favorito de Arthur Lira (PP-AL), ficou para trás e, agora, o presidente da Câmara sinaliza apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta, por sua vez, entrou na jogada ao ser lançado por Marcos Pereira (também do Republicanos-SP), que abdicou da própria candidatura. E Elmar, após ser preterido, está se aproximando de outro deputado com chances de vencer, Antonio Brito (PSD-BA), nome que mais agrada ao governo Lula – que promete não se meter na disputa. Nesse jogo de poder, a carta mais valiosa na mesa é a promessa de pautar a votação do PL da Anistia, que perdoa os crimes cometidos durante o ataque golpista de 8 de janeiro. Para analisar todos os bastidores da disputa na Câmara e no Senado – onde a vitória de Davi Alcolumbre (União-AP) é tida como favas contadas – Natuza Nery conversa com Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico e comentarista da rádio CBN e da GloboNews.

  • Nesta terça-feira (10), Kamala Harris e Donald Trump vão se encontrar pela primeira vez em um debate presidencial. A menos de dois meses do dia da votação, a democrata e o republicano buscam o voto de um eleitorado polarizado. As pesquisas mostram Kamala ligeiramente à frente do ex-presidente no total de votos, mas apontam um cenário de incerteza total: ambos estão virtualmente empatados nos 7 estados-pêndulo, que são decisivos no caminho à Casa Branca. Neste episódio, Natuza Nery recebe Maurício Moura, doutor em economia e gestão política e professor na Universidade George Washington (EUA). Ele explica por que a vantagem de Kamala nas pesquisas eleitorais desapareceu e indica quais serão os aspectos mais importantes do debate presidencial.

  • No sábado (7), a cápsula Starliner retornou para a Terra sem dois astronautas. A cápsula - feita pela Boeing em um contrato de R$ 8 bilhões da empresa com a Nasa – iniciou em junho sua missão de 8 dias no espaço, mas um defeito nos motores da cápsula fez com os astronautas não pudessem voltar à Terra junto com a Starliner. Agora, a dupla só vai poder voltar para casa em fevereiro, justamente de carona em uma cápsula da concorrente Space X, do bilionário Elon Musk. Para entender a história de como os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams tiveram a estadia no espaço adiada, e o que eles fazem agora na Estação Espacial Internacional (ISS), Natuza Nery conversa com Salvador Nogueira, jornalista de ciência e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Salvador relata o tipo de trabalho feito pela tripulação na ISS e explica os efeitos da permanência prolongada no espaço no corpo e na mente humana. “Os músculos não trabalham, os ossos trabalham menos”, diz. Salvador analisa ainda como as falhas na Starliner, da Boeing, se tornaram um problema depois de um contrato bilionário fechado com a Nasa, a agência espacial dos EUA.

  • A saída do titular da pasta de Direitos Humanos foi definida nesta sexta-feira (6), um dia depois de a ONG Me Too confirmar a existência de denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida. A demissão do ministro foi anunciada no início da noite. Logo depois, a também ministra Anielle Franco afirmou em nota lamentar as tentativas de culpabilizar vítimas de violência - ela teria sido uma das mulheres que denunciaram o assédio do agora ex-ministro. Para entender como a situação de Silvio Almeida ficou insustentável e como o caso abriu uma crise política dentro do governo, Natuza Nery conversa com a jornalista Flávia Oliveira. Comentarista da GloboNews e da CBN e colunista do jornal O Globo, Flávia analisa como o fato de Silvio Almeida ser titular de uma pasta que lida justamente com a violação de direitos das minorias tornou a situação ainda mais grave. Flávia explica como o ex-ministro tentou usar as instituições de governo para se defender e avalia que a pressão para que Anielle se manifestasse publicamente alimenta um ciclo de culpabilização da vítima.

  • O fenômeno é inédito para a espécie humana: estamos caminhando para ter uma população com mais idosos do que crianças e adolescentes. É um movimento que ocorre em todo o mundo, com maior ou menor velocidade – e no Brasil está acelerando. Os dados do Censo mais recente indicam que, a partir de 2042, a população brasileira deve começar a diminuir; e em 2070, mais de um terço dos brasileiros será formado por pessoas com 60 anos ou mais. O envelhecimento do país preocupa, afinal até lá teremos superado nosso bônus demográfico – período que é o auge da capacidade produtiva da população de um país – e não teremos nos transformado em uma nação rica. Mas, também, abre portas para grandes oportunidades na economia e na organização da sociedade. É o que defende José Eustáquio Diniz Alves, sociólogo doutor em demografia e pesquisador aposentado do IBGE. Neste episódio, ele conversa com Natuza Nery sobre o que pode ser feito para que o Brasil aproveite todo o potencial do “tsunami prateado” que surge em seu horizonte. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • Empresária e advogada com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, Deolane Bezerra foi presa nesta quarta (4) em uma operação que investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais na internet. Ela é mais uma influenciadora que propaga sua vida de luxo, com direito a viagens, aviões particulares, carros de alto padrão e marcas de grife – mais uma também que vê seu nome ligado às páginas policiais. O conteúdo ostentação rende muitos likes e visualizações, o que se converte em uma janela aberta para publicidade nas redes. Agora, diante de tanta polêmica – e sob suspeita de crimes – essa visibilidade ainda vale a pena para as marcas? É isso que Natuza Nery debate neste episódio com Carol Prado, repórter do g1 que acompanha os movimentos do mercado de influência na internet. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • No segundo trimestre, o PIB brasileiro cresceu bem acima do esperado: 1,4%, na comparação com os três meses anteriores, o que projeta um resultado acima de 3% ao fim de 2024. Os dados divulgados pelo IBGE mostram bom desempenho de indústria e comércio e aumento surpreendente do investimento privado. Isso se soma aos números do aquecido mercado de trabalho, onde o desemprego está na menor taxa em 10 anos e a massa salarial bate recorde na série histórica. Em meio às boas notícias, soa um alerta: a perda de controle sobre a inflação, que já está no teto da meta e que pressiona o Banco Central a subir a taxa de juros no Brasil (hoje em 10,50% ao ano). Neste episódio, Natuza Nery conversa com o economista e consultor André Perfeito sobre os vários sinais – positivos e negativos – presentes nos dados do PIB e sobre como o mercado encara o resultado.

  • No Brasil, o bilionário descumpriu uma série de decisões judiciais e soma mais de R$ 18 milhões em multas direcionadas ao X. O enfrentamento às leis brasileiras levou à suspensão da rede social, determinada na última sexta-feira pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada nesta segunda (2) pela 1ª Turma do Supremo, por unanimidade. A crise da plataforma no Brasil não é a primeira protagonizada por Musk, que já tem histórico de atritos com nações e blocos que debatem o risco das redes sociais para a democracia: ele coleciona problemas na Austrália, no Reino Unido e na União Europeia, onde o X corre o risco de ser banido – por outro lado, mantém relações próximas a governos autocratas, caso da Índia, da Turquia e da Arábia Saudita. Para analisar o discurso de Musk sobre liberdade de expressão e as consequências de sua administração sobre o X, Natuza Nery entrevista o advogado Ronaldo Lemos, presidente da comissão de tecnologia da OAB-SP e cientista-chefe do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

  • Neste episódio especial em comemoração aos 5 anos do podcast O Assunto, Natuza Nery entrevista Felipe Nunes, da Quaest pesquisa. Em gravação transmitida ao vivo no g1 e na GloboNews, Natuza e Felipe analisaram os quatro cenários que se desenham nas eleições das capitais pelo país: primeiro colocado com ampla vantagem (9 capitais), dois candidatos muito competitivos (3 capitais), onde há disputa pela segunda vaga no segundo turno (7 capitais) e onde o cenário é totalmente indefinido - Belém, Curitiba, Cuiabá e São Paulo. Eles falam sobre como a polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro está presente: “quase metade dos brasileiros gostaria que o prefeito tivesse vínculo com Lula ou com Bolsonaro”, explica Felipe Nunes. E explicam como a disputa, marcada pela campanha nas redes sociais, muda nesta reta final com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • O episódio de O Assunto desta segunda-feira (2), vai ser transmitido ao vivo a partir das 8h45. Natuza Nery vai receber, no estúdio do g1, Felipe Nunes, da Quaest pesquisas. Juntos, eles vão conversar sobre o que esperar da disputa pela prefeituras das capitais do país e como fica a campanha nesta reta final antes do 1° turno. Como parte das comemorações pelos 5 anos do podcast, O Assunto vai ser transmitido, ao vivo, no g1, na GloboNews, no YouTube e no TikTok. Na sequência, o episódio será publicado no g1 e em todas as plataformas de áudio. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • A guerra foi deflagrada em abril, quando o dono do X (o antigo Twitter) usou a própria rede social para atacar o ministro do Supremo e ameaçar desobedecer a decisões da Justiça brasileira. Ali, Musk foi incluído por Moraes no inquérito das milícias digitais e passou reiteradamente a se negar a atender determinações do STF – além de subir o tom das críticas. O bilionário, então, subiu a aposta e fechou o escritório do X no Brasil. O ministro, por sua vez, inovou: sem representante legal da empresa no país, intimou Musk por meio de um post na própria rede social. Na notificação, Moraes estipulou o prazo de 24 horas (encerrado na noite de quinta-feira, 29) para que a plataforma nomeasse um representante da empresa; com a decisão descumprida, o X pode ser suspenso no Brasil. Neste episódio, Natuza Nery conversa com o jornalista Pedro Doria, colunista do jornal O Globo e da rádio CBN e sócio e editor da plataforma Meio, para analisar como Musk usa a rede social para desafiar a Justiça brasileira e o que o desafio significa para o ministro Alexandre de Moraes. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • Cerca de 3 semanas atrás, o exército ucraniano protagonizou a maior invasão ao território russo desde a 2ª Guerra Mundial. A ofensiva terrestre avançou pela região de Kursk, onde soldados de Volodymyr Zelensky seguem instalados. “Ultimamente, as explosões têm ficado mais frequentes. E agora parece que estão se aproximando mais”, conta Guilherme Sobreira, de 25 anos, estudante de medicina que vive em Kursk e deu um relato para O Assunto sobre a rotina dos moradores da região. De Moscou, Vladimir Putin ordenou uma reação e a contraofensiva russa bombardeou mais da metade das regiões da Ucrânia, entre elas Kiev. “Às 5 horas eu acordei com dois barulhos muito fortes: uma bomba explodiu e, um pouco mais perto, um ataque com míssil”, relata Lucas Perozzi Jorge, padre brasileiro que vive na capital ucraniana e falou ao podcast. Também neste episódio, Natuza Nery entrevista Cristina Pecequilo, professora de relações internacionais da Unifesp e colunista da rádio CBN, sobre o atual momento da guerra e os riscos de uma escalada de alcance global. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • O Brasil é, hoje, o segundo país com mais influenciadores no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com um levantamento da consultoria Nielsen, são cerca de 13 milhões de pessoas com perfis dedicados a isso nas redes sociais e que somam pelo menos mil seguidores cada. Do outro lado das telinhas, 38% dos brasileiros são consumidores de vídeos feitos por influenciadores; entre jovens de 16 a 24 anos, esse número salta para 64%. Assim, turbinados por dinheiro e por popularidade, muitos desses profissionais estão trabalhando para influenciar, também, as eleições – seja em candidaturas próprias, seja em discursos e conteúdos produzidos cuidadosamente para viralizar. Neste episódio, a especialista em direito eleitoral Amanda Cunha, coordenadora de comunicação da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político e apresentadora do podcast A Eleitorialista, explica o que a Justiça Eleitoral veta em relação ao conteúdo de influenciadores. Natuza Nery entrevista também Arthur Ituassu, professor de comunicação política da Puc-Rio e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, sobre a crescente relevância das redes sociais sobre as eleições e a democracia brasileiras. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • No interior paulista, foram 3 dias de terror. O céu escureceu cedo, colunas imensas de fumaça tomaram o horizonte de cidades inteiras e labaredas de até 6 metros de altura queimavam lavouras e casas. Foram mais de 2.300 focos de queimadas – é o mês de agosto mais incendiário desde o início das medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há quase três décadas. São incêndios que que já deixam 48 municípios de São Paulo em alerta máximo, mas que alcançam também outros estados. Resultado de uma combinação entre tempo muito seco e ondas de calor. Mas que levantam suspeitas de ação coordenada criminosa - já são pelo menos 4 pessoas presas em flagrante e já há inquéritos da Polícia Civil e da Polícia Federal para investigá-las. Neste episódio, Natuza Nery conversa com duas especialistas para analisar os indícios de uma versão paulista do “Dia do Fogo” – orquestrado para queimar partes da Amazônia em 2019 – e apontar a impunidade que ainda impera no Brasil para este tipo de crime: Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e coordenadora do MapBiomas Fogo, e Thaís Bannwart, porta-voz do Greenpeace Brasil. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • Um levantamento realizado pelo Fiocruz Bahia acende um grande alerta a respeito da saúde mental de jovens no Brasil: entre os anos de 2011 e 2022, a taxa de suicídios cresceu mais na faixa etária de 10 a 24 anos do que a média da população em geral, assim como a incidência de registros de autolesões – um crescimento que se vê também em diversos lugares do mundo. Em São Paulo, poucos dias atrás, o caso do suicídio de um estudante de um tradicional colégio particular reforçou a importância do diálogo entre mães, pais, escola e sociedade. Para entender como o tema deve ser tratado com crianças e adolescentes, Natuza Nery conversa com Pedro Pan, psiquiatra e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Conselheiro do Instituto Ame Sua Mente, Pedro detalha os cuidados que se deve ter ao abordar o tema com diferentes faixas etárias e explica que é “preciso ouvir” o que crianças e adolescentes têm a dizer sobre o suicídio para saber como conduzir o diálogo. Ele descreve quais são sinais de alerta para famílias e escolas e quais são as evidências de piora na saúde mental dos jovens – e esclarece para os adultos qual é a hora de procurar ajuda. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk

  • Na madrugada desta sexta-feira (23), Kamala Harris encerrou a convenção democrata ao aceitar formalmente ser a candidata do partido à presidência dos Estados Unidos. No discurso de quase 1 hora, ela pregou a necessidade de unir o povo americano e alertou sobre os riscos de Donald Trump voltar à Casa Branca. Minutos depois de Kamala descer do palco, Natuza Nery conversou com as correspondentes Sandra Coutinho e Raquel Krähenbühl, que cobriam in loco a convenção democrata, em Chicago. Neste Assunto especial a três, Sandra e Raquel apontam como Kamala retomou “americanismos patrióticos” e se colocou como a candidata que olha para o futuro dos Estados Unidos. Juntas, elas explicam por que o encontro do partido foi realizado em Chicago, uma das cidades mais importantes do “muro azul” – composto por estados-pêndulo que serão decisivos para o resultado das urnas. Elas também comentam os quatro dias de convenção, a partir dos discursos realizados pelo presidente Joe Biden – em total clima de despedida – e pelo ex-presidente Barack Obama – cujo apoio energiza a campanha de Kamala para seus apoiadores. O podcast O Assunto, em comemoração aos 5 anos de existência, selecionou os 10 episódios essenciais para todo ouvinte na playlist 'This Is O Assunto'. Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXdFHK4Zrimdk