Episodit
-
Neste último episódio desta temporada em que estamos respondendo aos questionamentos das crianças, escolhemos a pergunta que talvez seja aquela que mais cause um certo constrangimento aos pais ou aquela dúvida sobre como responder: “Mãe, pai, de onde vem os bebês?”. Mais cedo ou mais tarde essa pergunta ou alguma versão dela vai aparecer na cabeça do seu filho.
Aqui no Podcast É A Mãe nós acreditamos que é muito importante falar sobre educação sexual e desmistificá-la. Diferentemente do que muita gente pensa, educação sexual não tem nada a ver com ensinar a criança a se relacionar sexualmente de forma precoce, muito pelo contrário. Educação sexual tem a ver com ensinar a entender e cuidar de si mesmo e do próprio corpo, respeitando seus limites e prevenindo abusos.
Para tirar as nossas dúvidas nós chamamos uma especialista: Danielle Admoni, psiquiatra da infância e adolescência na Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.
Dicas do episódio:
- Livro "O Livros dos Porquês - O Crescimento e as Mudanças"
- Livro "Gogô - De Onde Vêm os Bebês" - Caroline Arcari
- Livro "Leila" - Tino Freitas
- Livro "Pipo e Fifi" - Caroline Arcari
Roteiro e apresentação: Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana TiraboschiEdição: Mauro Albano
-
Seguimos nesta temporada buscando respostas para perguntas complexas que as crianças nos fazem.
E hoje vamos falar sobre deficiência e neurodiversidade. Nossa convidada deste episódio é Jéssica Borges: educadora, palestrante, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, membro da ABRAÇA (associação brasileira para ação por direitos das pessoas autistas) mulher neurodivergente e mãe de um garotinho autista de 9 anos.
Dicas citadas no episódio e mais algumas dicas de bônus enviadas pela nossa convidada, Jéssica Borges:
* Séries/programas/animações/palestras
- Atypical - Netflix
- Crip Camp (fala sobre o modelo social da deficiência) - Netflix
- Conversa com Bial - Carol Souza, Rodrigo Mendes (Instituto Rodrigo Mendes), Mariana Rosa
https://globoplay.globo.com/v/9964620/
- Pablo - animação infantil que fala sobre autismo
https://youtu.be/xTk7pEi_M7E
- Auts - animação dublada por autistas (O Auts é autista e dublado por um autista da Bahia, a Stella é uma autista de Brasília, ativista e mulher preta)
https://youtu.be/0l807FYA5kA
- Stella Young - Não sou uma inspiração
https://youtu.be/8K9Gg164Bsw
* Livros
- Meu amigo faz iii - (infantil) Andréa Werner
- A diferença invisível (para adultos) - Julie Dachez
- O cérebro autista (para adultos) - Temple Grandin
Roteiro, produção e apresentação: Camila Borowsky, Bárbara dos Anjos Lima e Juliana Tiraboschi
Edição: Mauro Albano
-
Puuttuva jakso?
-
Cada vez mais vivemos a realidade de novas formações familiares no nosso dia a dia.
As famílias com enteados foram citadas pela primeira vez no Censo de 2010 e eram 2,5 milhões naquela época.
Como apresentar um novo parceiro (a) após uma separação e lidar com conflitos? Até onde pode ir a interferência de madrastas e padrastos na educação dos enteados?
Para responder a essas perguntas, chamamos a psicóloga Fiamma Ribeiro, que busca ajudar madrastas a fortalecerem suas relações no perfil @novasmadrastas, e Nati Leão, jornalista, cocriadora do perfil @inspiraetranspira, que busca empoderar mulheres por meio do esporte, e madrasta orgulhosa da Amanda.
Dicas do Conselho de Mãe:
Filme Lado a Lado
Filme Juntos e Misturados
Filme História de um Casamento
Livro Comunicação Não Violenta
Perfil @somosmadrastas, de Mari Camardelli, no Instagram
-
Basta darmos uma volta no mercado ou no shopping com os filhos que os pedidos começam. É um doce aqui, um brinquedinho ali....talvez alguns mimos mais baratinhos não pesem tanto no orçamento, mas como ensinar às crianças o valor das coisas, como poupar e ter uma relação saudável com o dinheiro?
Nesta temporada, temos a missão de responder às perguntas das crianças. E, no episódio de hoje, eis a nossa questão: "Por que você não pode comprar esse brinquedo pra mim?".
Para nos ajudar, procuramos Thiago Godoy, (@papaifinanceiro no Instagram), que é especialista em educação financeira e entrevistou 400 famílias endividadas em seu mestrado, para entender as origens comportamentais e emocionais do desequilíbrio financeiro.Roteiro e apresentação: Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi
Edição: Mauro Albano
-
Definitivamente, mãe não é tudo igual. Não existe um só tipo de maternar e nem de ser mãe. Enquanto muitas mães dão à luz a seus filhos biologicamente, outras encontram a maternidade pela adoção. E, como todo caminho, essa jornada gera perguntas e dilemas específicos. Chamamos a doula de adoção Mayra Aiello, do perfil @doulasdeadocao, para falar sobre a sua experiência na adoção de sua filha e para explicar como é o preparo para adotar uma criança e como conversar com o filho sobre esse processo. Dicas do episódio:- Perfil da Mayra Aiello - @doulasdeadocao (Instagram)- Filme "De Repente Uma Família" - Netflix- Série "This is Us" - Amazon Prime Video- Perfil da Gabi Oliveira (@gabidepretas) - Instagram e YouTube- Perfil da Flavia Scherner (@flaviascherner)- Perfil @olharadotivo, da Larissa Alves - Instagram- Livro "Filho é Filho", de Marianna Muradas- Livro "Desnovelo", de Renata Fiorenzano Marques- Documentário "Encontradas" - Netflix- Animação "Minha Vida de Massinha" - Amazon Prime VideoRoteiro e apresentação: Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana TiraboschiEdição: Mauro Albano#podcast #maternidade #podcasteamae
-
Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos algum contato com a morte. Como conversar com a criança que perde alguém próximo ou está passando por uma fase de questionamentos existenciais? Como lidar com o luto infantil? Neste episódio, seguimos respondendo às perguntas mais desafiadoras das crianças. Conversamos sobre as experiências de nossos filhos com o luto e trazemos respostas da psicóloga Maria Helena Pereira Franco, professora da PUC-SP, fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto e autora do livro "O Luto no Século 21 - Uma Compreensão Abrangente do Fenômeno (editora Summus). Dicas do episódio: - Livros “Pra vida toda valer a pena” e “A morte é um dia que vale a pena viver", de Ana Claudia Quintana Arantes- Livro sobre tristeza da Dentro da História- Perfil da psicóloga Elisa Lempek @elisalempekRoteiro e apresentação: Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana TiraboschiEdição: Mauro Albano
-
A pergunta é um clássico entre pais de filhos únicos: “mãe, pai, por que eu não tenho irmãos”? Nesta temporada trazemos como pautas aquelas perguntas difíceis de responder que as crianças fazem. Neste episódio de estreia, as jornalistas Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi falam sobre a decisão, muitas vezes difícil, entre ter um filho só ou mais de um.Além de dividir suas histórias, elas conversam com a psicóloga Aline Restano, que é especialista em infância e adolescência pelo Centro de Estudos, atendimento e pesquisa da infância e adolescência (CEAPIA) e co-autora do livro "Crianças Bem Conectadas", para nos ajudar a lidar com essa questão.
Dicas do Conselho de mãe:
- Podcast "Papo de Mãe", com a atriz Vanessa Gerbelli e o psicólogo Tiago Tamborinihttps://www.youtube.com/watch?v=IMeukFwtccA (ou procure por "Papo de Mãe filho único na busca do YT)- Livro "Primeiro e Único", de Lauren Sandler (No Kindle, em inglês: "One and Only: The Freedom of Having an Only Child, and the Joy of Being One"Roteiro e apresentação: Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana TiraboschiEdição: Mauro Albano
-
O que fazer quando pai e mãe agem ou pensam de formas diferentes sobre a educação dos filhos? Como conciliar os estilos de educação se um é contra telas e o outro libera geral a TV e os games? Ou quando um é mais rígido na disciplina e o outro é mais flexível? Dá para encontrar um caminho do meio ou alguém sempre vai ter que ceder?Para debater essas questões, chamamos Thiago Queiroz, do canal Paizinho, Vírgula, que é escritor, educador parental, podcaster e pai de quatro filhos. Vem com a gente discutir como lidar com as divergências entre pais e mães.Dica:Livro "Ah não, Boris!"Apresentação:Bárbara dos Anjos LimaCamila BorowskyJuliana TiraboschiEdição:Mauro Albano
-
Depois de meses ou alguns anos de amamentação, a mãe sente que está na hora de encerrar esse ritual tão importante entre ela e seu bebê. Mas como fazer o desmame? Quem decide a hora de parar, a mãe ou o filho? Como fazer esse processo acontecer de forma mais tranquila e menos traumática?Chamamos Cris Machado, que é consultora internacional de lactação, bióloga e mestre e doutora em ciências, para sanar essas dúvidas e compartilhar a própria experiência com o desmame de seus filho.Perfil da Cris: @plantao_maternoDicas:Livro "Exaustão Não é Amor", de Cris MachadoLivro "Além do Sono", de Jessica MouraFilme "De Peito Aberto", de Graziela Mantoanelli (não disponível em streamings no momento)Filme "Tully", disponível na HBO Max para assinantes ou para aluguel na Amazon Video, Apple TV e Claro VideoApresentação do podcast: Camila BorowskyBárbara dos Anjos LimaJuliana TiraboschiEdição: Mauro Albano
-
A hora da introdução alimentar é um momento de grande expectativa para os pais. Todo mundo quer ver aquela cena do bebê abrindo o bocão e raspando o prato de papinha, mas a realidade muitas vezes não alcança a expectativa. O que fazer quando o processo não é tão simples? E quando a criança passa a rejeitar alimentos, ou se recusa a comer coisas saudáveis? Pode oferecer suco? E as guloseimas, existe limite seguro para o consumo delas? Para responder a essas e outras perguntas, recebemos a fonoaudióloga Patrícia Junqueira, diretora do Instituto de Desenvolvimento Infantil, clínica especializada em tratar de dificuldades de alimentação em crianças.
Patrícia deu dicas preciosas de como transformar o ato de alimentar nossos filhos em um processo mais leve, divertido e prazeroso, sem deixar de ser saudável.
Dicas do episódio:
- Livro "Por que meu Filho Não Quer Comer?: uma Visão Além da Boca e do Estômago", de Patrícia Junqueira
- Livro "Comida de Bebê: Uma Introdução a Comida de Verdade", de Rita Lobo
- Livro "O Que Tem Na Geladeira", de Rita Lobo
Edição: Mauro Albano
-
Nesse episódio, as apresentadoras Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi revelam quais são os seus maiores desafios dentro da maternidade. Para ajudá-las a lidar com essas dificuldades, elas chamaram Maya Eigenmann, especialista em educação positiva. Dicas:Livro "A Raiva Não Educa, A Calma Educa", de Maya EigenmannLivro "Por Que Gritamos", de Elisama SantosLivro "Disciplina Positiva", de Jane NelsenEdição: Mauro Albano
-
Dizem que nasce uma mãe, nasce a culpa. Será? Será que isso precisa ser mesmo verdade ou é mais um dos clichês impostos na sociedade para fazer nós, mulheres, carregarmos o fardo social, da carga mental e mais responsabilidade que os homens?Para nos ajudar a nos livrar dessa culpa materna, nós, Camila Borowsky, Bárbara dos Anjos Lima e Juliana Tiraboschi, chamamos a jornalista e podcaster Bela Reis, mãe do Martin, de 2 anos de idade, que nos trouxe um olhar mais leve para a maternidade. Vamos reconhecer nossas falhas, pedir desculpas quando necessário e bola pra frente, sem carregar a mochila da culpa?Dicas do episódio:Perfis da Bela:Instagram: @belareis Podcast Angu de Grilo (@angudegrilo, nas plataformas de áudio)Podcast Conselhos que Você Pediu (nas plataformas de áudio)Podcast Ppkansada (@ppkansada, nas plataformas de áudio)Dicas do Conselho de Mãe: Perfil @maternidadeplusPerfil da @vihtubeLivro "Mesmo Rio", de Elisama SantosLivro "Por Que Gritamos", de Elisama SantosLivro "Maternidades no Plural - Retratos de Diferentes Formas de Maternar - Deh Bastos, Glaucia Batista, Ligia Moreiras, Marcela Tiboni, Mariana Camardelli, Annie Baracat, Elisa Von Randow.Edição: Mauro Albano
-
Depois da chegada dos filhos, a rotina da família muda completamente. A casa fica uma bagunça, a sujeira se espalha, o bebê demanda toda a atenção e você não consegue deixar as coisas organizadas, não é assim que acontece? Além disso, o trabalho também demanda nossa atenção e ainda temos que dormir bem se alimentar de forma saudável e fazer exercício. Tá bom pra vocês?
Neste episódio conversamos com Dani Arrais, sócia-fundadora da Contente, um método de criação de conteúdo para uma vida com mais significado, e mãe do Martin, de 2 anos, chegamos à conclusão que é o melhor a se fazer é abraçar o caos e aceitar que ele faz parte da vida. Afinal, estamos dando conta sim de cuidar dos nossos filhos da melhor maneira possível, mesmo que deixemos alguns pratinhos caírem no chão nessa nossa vida de equilibristas.
Dicas do Conselho de Mãe:
Livro "Departamento de Especulação" - de Jenny Offill
Série "Rainha Charlotte" - Netflix
Série "Supermãe" - Netflix
Livro “Organize-se num Minuto” - de Donna Smallin
Site Vida Organizada - de Thais Godinho
Edição: Mauro Albano
-
A gente não quer só comida… a gente quer dividir as tarefas da casa e que alguém mais que pense na lista do mercado, prepare o almoço, olhe a carteira de vacinação da criança, dê um check no armário de roupas, escolha o presente para uma festa infantil, pense nas férias da família e também queremos sair numa viagem a dois, poder ter uma ida ao banheiro sem ouvir um “manhêeeeeee!”, licença-maternidade estendida e não ser demitida após a licença maternidade.
A gente gosta de Dia das Mães e de presentes, mas também queremos que as mães sejam valorizadas no ano todo e queremos que os cuidadores dividam a tarefa de cuidar dos filhos igualmente.
Conselho de mãe:
Livro: "O método Fair Play para divisão de tarefas domésticas, de Eve Rodsky
Edição: Mauro Albano
-
De repente, os bebês começam a parecer mais interessantes e você só consegue reparar nas mulheres grávidas e crianças por aí. Bateu a vontade de ter filhos? Para algumas, o positivo vem rápido. Para outras, ele pode demorar, causando muita frustração e tristeza. Neste episódio, as jornalistas Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi compartilham suas experiências e contam como lidaram com a grande ansiedade que sentiram e ainda estão sentindo, em busca daquele positivo tão sonhado.
Vem com a gente e divida sua experiência no nosso instagram: @podcasteamae
Edição: Mauro Albano
-
Ameaças que chegam pelo WhatsApp, boatos de novos ataques a caminho e pais que estão até deixando de mandar seus filhos para a escola. Sim, nós estamos com muito medo de ver e presenciar novos episódios de violência nas escolas. Mas como lidar com esse medo? Como impedir que ele nos paralise e faça nossos filhos deixarem de viver a rotina deles? Devemos conversar com as crianças sobre os ataques e como fazer isso?
Todas essas questões nos cercaram nas últimas semanas e fomos atrás de informações confiáveis e da opinião de especialistas para saber como lidar com tudo isso.
Se receber alguma ameaça, denuncie neste link, mesmo que achar que seja falsa:
https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura
-
Uma criança não é uma mera extensão dos pais, mas um indivíduo com vida própria. Essa criança vai, ao longo da vida, construindo seu próprio universo, com suas amizades, inimizades e conflitos.
Como lidar com as amizades dos filhos? E aqueles amigos que põe seu filho para baixo ou você considera que não faze bem para ele, o que fazer?As jornalistas Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi chamaram a educadora Tatiane Santos (@pretinhaeducadora) para conversar sobre essas questões e foi um papo muito esclarecedor sobre o papel dos pais de mediadores e, às vezes, apenas espectadores, dos nossos filhos nas suas interações sociais.
Estamos nas principais plataformas de áudio e no YouTube.
Edição: Mauro Albano
-
Neste episódio as jornalistas Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi trazem a também jornalista Monique dos Anjos para discutir como nos reencontrarmos com nossa identidade depois de passar pelo turbilhão de emoções da maternidade. Elas também conversam sobre como se reconectar com o companheiro (a) como casal depois da chegada dos filhos e dessa nova configuração de família.
Monique dos Anjos é jornalista, consultora antirracista, escritora de contos eróticos e mãe de três filhos. No seu perfil no Instagram ela fala sobre feminismo, maternidade, racismo, autoconhecimento, autoestima, sexualidade e muito mais.
Acompanhe a Monique nas redes:
@moniquequedisse
E leia seus contos eróticos:
@contoserogenos
Dica de livro: The Fifth Trimester: The Working Mom's Guide to Style, Sanity, and Big Success After BabyEdição: Mauro Albano
-
Neste primeiro episódio da primeira temporada de 2023 do podcast, as jornalistas Bárbara dos Anjos Lima e Camila Borowsky voltam a apresentar o podcast junto com Juliana Tiraboschi.
As apresentadoras conversam sobre como suas vidas mudaram pós-pandemia, os efeitos do isolamento social nos filhos e como a vida está voltando ao normal agora em 2023.
Edição: Mauro Albano
-
Chamamos a jornalista Rita Lisauskas, colunista do jornal O Estado de São Paulo e da Rádio Eldorado e autora do livro "Mãe sem Manual", para debater como controlar o uso de telas e internet pelas crianças e adolescentes. Quais são as principais preocupações dos pais em relação ao uso abusivo dos eletrônicos? Como estimular as crianças a sair das telas e prestar mais atenção ao "mundo real"? Como controlamos o tipo de conteúdo que nossos filhos consomem na internet? Neste episódio debatemos essas e outras questões relacionadas a tecnologia e crianças.
Dicas: Perfil da educadora parental Claudia Alaminos, que fala sobre adolescentes: @claualaminos
Livro "A geração do quarto: Quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar", de Hugo Monteiro Ferreira Série
"Sex Education" - Netflix Perfil da Rita no Twitter: @ritalisauskas
Roteiro e apresentação: Juliana Tiraboschi
Edição: Mauro Albano - Näytä enemmän