Episodit
-
Uma sigla domina o topo das paradas musicais brasileiras no Youtube, Spotify e Tik Tok: MTG. Neste episódio do #podCLAV, falaremos sobre o fenômeno que tem movimentado o cenário musical e seus desafios legais e jurídicos.
Você vai escutar a Brenda Espasandin, CMO da MusicPro, participou do lançamento do hit recente da MTG do Dj Topo com Seu Jorge. Também escutamos o DJ Luan Gomes que traz a perspectiva do criador.
O episódio também conta com um áudio do DJ Mulú de seu depoimento recente nas suas redes sociais sobre a MTG de Chihiro.
-
Além do jingle ou assinatura sonora, traduzir uma marca em som é dar vida, personalidade, identidade e um processo de posicionamento vital para as marcas, especialmente em um mundo multisensorial como hoje.
Neste episódio, a gente explora a linha do tempo da relação das marcas com o som, indo dos jingles e logos sonoras à vocalização e possibilidades com inteligência artificial.
Recebemos convidados super especiais como a italiana Alessandra Acquafredda, da AMP Sound Branding, e o produtor Lucas Baldin para falar com a gente sobre o assunto.
-
Puuttuva jakso?
-
On our 1st episode in English, we share an amazing conversation we had with Alessandra Acquafredda from AMP Sound Branding.
We talked about the challenges and opportunities to design brand strategies in audio today and how new technologies are improving this process.
-
Para alguns, os streamings musicais estão apenas aquecendo os motores e vão crescer ainda mais nos próximos anos. Para outros, eles estão com seu modelo de negócio vencido, como a pressão da classe artística por melhor remuneração.
O fato é, o streaming é a força motriz do mercado da música no mundo mas vai ter que passar por mudanças expressivas e elas já começaram.
Neste episódio do #podCLAV nós trazemos dados sobre o contexto atual e conversamos com Leornardo de Marchi, professor da UFRJ e autor de 2 livros que falam sobre a jornada da música na era digital.
Ainda contamos com a participação especialíssima de Leo Morel, A&R na Tratore e professor na FGV em Gestão Cultural.
-
Afinal, quem são os #SUPERFÃS? Por que esta nomenclatura está se tornando cada vez mais comum no mercado da música?
No novo episódio do #podCLAV, nós apresentamos dados e movimentações do mercado diante deste novo momento da relação artista x fã em 2024.
Também escutamos a perspectiva do artista, o talentoso e carismático Braga compartilha sua trajetória e a importância da relação autêntica e próxima com o seu público.
Já a Dani Ribas, pesquisadora, PhD em sociologia e especialista em comportamento de público, nos leva para uma visão mais holística a fim entender essas mudanças e as engrenagens do ecossistema do #musicbusiness. -
Bob Dylan, Justin Bieber, Shakira, David Bowie, Red Hot Chilli Peppers. O que eles têm em comum?
São mega artistas com canções autorais que resolveram vender (ou licenciar por um tempo) seus direitos e catálogos.
Neste episódio investigativo, traçamos uma linha do tempo e buscamos respostas para compreender este boom das vendas de catálogos. Destaques para as participações especialíssimas de @virginiadbc, fundador e CEO da @tropicamusicandfilm, a empresária e pesquisadora @jaquelinesangalo e especialista em licenciamento e catálogos, Claudio Silberberg @yousaywhy.
Apresentação @humberto_dantas e @pedrobontorim.
Arte: @aleminha.
Intro [00:00]
Cases [00:05:00]
Entrevista Jacqueline Sangalo [00:17:00]
Fechamento [00:33:00]
-
Há milhares de anos, a humanidade reconhece o poder científico da música na nossa mente e nosso corpo. Existem estudos e publicações desde o século XVI falando sobre o tema.Neste episódio, falaremos sobre musicoterapia, terapia sonora, a mística sobre frequências e muito mais. Não estaremos sozinhos nesta missão, o músico e produtor musical , Daniel Kowalski, estará conosco. Atualmente, sua carreira está direcionada para composições instrumentais minimalistas que de alguma forma promovam a paz interior, como registrado no álbum A Healing Episode 432 Hz.
Timestamps:
(0:50) - Intro
(3:20) - História
(6:50) - Diferença entre musicoterapia x terapia sonora
(9:10) - Música em tratamento de AVC
(12:50) - História do álbum
-
A conexão de marcas no universo musical não é novidade. Mas as formas mudam e os meios se reinventam com o passar do tempo.
Neste episódio, falamos sobre erros e acertos em sound branding, além dos desafios e oportunidades na construção da presença de marca neste universo.
Participações especialíssimas do produtor e compositor Felipe Vassão e do artista Saudade que juntos criaram a agência de música Santé.
-
Será que no futuro próximo os contratos entre artistas e gravadoras, selos e afins incluirão cláusulas "post mortem"?
Muita mais do que uma peça publicitária que dominou as conversas nas redes, a campanha de 70 anos da VW utilizando a imagem criada Elis Regina por inteligência artificial trouxe à luz um debate urgente: como navegar este novo mundo tecnológico com ética e regulamentação.
Neste episódio, nós falamos sobre o tema e contamos com a presença brilhante do Gustavo Fortunato, uma das pessoas mais preparadas no Brasil para falar sobre o assunto. Ele é advogado de entretenimento, especialista e mestre em Propriedade Intelectual, sendo o autor do livro “Ressurreição Digital: Aspectos Jurídicos e Repercussões”.
Timestamps
(10:00) Parte A
(20:00) Parte B
(25:00) Bloco Final
-
Você é do time que acha o tik tok fabuloso ou daqueles que acham que o app é o princípio do fim da música como conhecemos hoje?
Neste episódio, nós deixamos a emoção de lado e falamos como este app tem realmente tem modelado a fórmula do music business e o que podemos aprender com este momento. Venha ouvir de coração aberto.
-
Há 30 anos pelo menos, estamos como sociedade exercitando nosso olhar e projeções de futuro convergindo com Inteligência Artificial.
Hoje, ela já está entre nós. Nos cercando mais do que imaginando e servindo o nosso ecossistema da música em diferentes pontas.
Neste episódio, Humberto Dantas e Pedro Bontorim detalham sobre as ferramentas que já estão disponíveis e sendo desenvolvidas.
Nos siga pelo instagram:
@clav_music
@humberto_dantas
@pedrobontorim
-
Chat GPT, o fim da Internet, Futuristas de profissão, crise climática e saúde mental foram algumas das temáticas que agitaram o track de interatividade do #sxsw 2023.
Aqui, consolidamos na nossa perspectiva os assuntos macros que predominaram nos painéis do evento, destacando os principais take aways. Escute já e compartilhe com aquela pessoa que ama ser atualizado (ou crítico) das tendências.✨ -
Neste episódio, destacamos os temas que rolaram na trilha de música do SXSW 2023. De composições feitas por Inteligência Artificial à neurociência e saúde mental, de tendências para o futuro ao novo formato do music business. Escute agora ✨
-
O 1º episódio do podCLAV de 2023 chega gravado diretamente de Austin, Texas, no #sxsw.
Compartilhamos as impressões dos primeiros dias do evento e sobre a expectativa da semana que começa hoje.Atualização Noite Tropiclub: A Girl Ultra não conseguiu vir ao SXSW, a banda Y La Bamba a substituirá na noite.
Para mais detalhes sobre o evento aqui.
E nada de FOMO, se você quer estar atualizado do que tá rolando acompanhe estes links:EraTransmidia
Chicken or Pasta
@navishub
@salaoficial
@snaq.co
@pros.agencia
@experienceclub -
Um dos shows mais impactantes do Rock in Rio em 2022 foi certamente a apresentação da Ludmilla. Neste episódio do #podCLAV, falamos com a mente criativa por trás da concepção daquela apresentação: Drica Lara.
Drica é uma diretora criativa e gestora de talentos que tem impactado o cenário musical nos últimos 10 anos, tendo trabalhado com artistas como Flora Mattos, Bivolt, NAVE, entre outros.
No papo, navegamos sobre estas trajetórias e cases que a Drica participou. Além também de falarmos sobre sua empreitada como professora na PUC - RS como professora de tendências. -
Para encerrar a série de Primavera Sound São Paulo, conversamos com o artista que entregou um dos shows mais lindos do festival: Giovani Cidreira.
Na conversa, além de evoluirmos em momentos da carreira do artista, falamos também sobre a importância de olhar para dentro e se reconhecer para pensar o futuro. -
O 2º episódio do #podCLAV Primavera Sound São Paulo chega com os caras do Medulla.
A conversa com Keops, Raoni e Alex acaba traçando uma evolução do cenário da música dos últimos 20 anos. O que um artista independente sonhava em 2002, quando o Medula assinou seu 1º contrato? E o que move um artista independente hoje em 2022?
Vem com a gente descobrir. -
Primavera Sound desabrochou em SP e o #podCLAV chega com uma série de episódios especiais entrevistando as personagens do festival.
O 1º episódio é com o multiartista Jonathan Ferr. Um papo lindo demais em que falamos sobre afrofuturismo, esperança, cura e liberdade. -
Por trás de cada artista, movimentos e fenômenos musicais, existem grandes histórias. Neste episódio, falamos sobre o processo de criação de biografias musicais com Pedro de Luna, escritor de livros como “Planet Hemp: Mantenha o Respeito”, “Eu sou assim, eu sou Speed” e, mais recentemente, “Champ: a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr”, lançado em setembro deste ano.
O papo também aborda o impacto da inovação e a tecnologia na viabilização e transformação do mercado editorial independente, fazendo um paralelo com a indústria musical.
Aqui também, os links para acompanhar de perto os projetos do Pedro de Luna:
> Página do Instagram do Livro "Champ"
> Página do Instagram do escritor Pedro de Luna
Aproveite, e siga a CLAV. -
Quais são os desafios de ser artista em 2022? Ou melhor, quais são os desafios de ser artista independente no Brasil em 2022?
Neste episódio, nós conversamos com o músico Saudade, mas que também é o Saulo von Seehausen que trabalha com sync na BMG.
Falamos sobre os cuidados para o artista não se perder na Web3 e o poder da música para transformar realidades. - Näytä enemmän