Episodit
-
A reorganização do Estado e a saída de funcionários durante a troika enfraqueceu “os gabinetes onde se pensam as políticas”, em prejuízo de todos. A ex-ministra Mariana Vieira da Silva e a académica Susana Peralta discutem a verdadeira reforma do Estado que nos falta. “Nos últimos 20 anos houve um enfraquecimento dos centros de competências, dos gabinetes onde se pensam as políticas”, diz a ex-ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva, que chegou a ter nas mãos a pasta da Administração Pública. Neste “Porque falha o Estado”, a conversa é com Susana Peralta, comentadora e professora universitária que algumas vezes foi chamada pelo Estado para ajudar a preparar decisões. E essa conversa é sobre as fragilidades da Administração que prejudicam todos.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Castro Almeida e Siza Vieira, um atual ministro e um ex-ministro juntam-se à mesa e concordam: a complexidade das leis e regulamentações, assim como a maior pressão do escrutínio, destruíram os incentivos para as decisões dentro do Estado. Isso e alguma “falta de coragem dos decisores políticos”. Como é que se dá a volta a isto? A conversa começa nas obras no Conservatório Nacional, em Lisboa, que começaram em 2016 e ainda não acabaram — e segue descobrindo que, afinal, essas mesmas obras eram para começar em 1994. Há mais casos, por onde passámos: a obra na escola de formação da GNR que ainda nem começou, o novo Hospital de Lisboa — ou as novas carruagens de comboios que estão paradas num tribunal há anos. Mas, afinal, porque razão não consegue o Estado concretizar estas obras que promete?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Puuttuva jakso?
-
Miguel Poiares Maduro e Pedro Adão e Silva foram ministros (de governos de cores diferentes), mas têm outros pontos em comum: ambos tutelaram os média e são hoje comentadores, nos jornais e televisões. Eles são os convidados deste primeiro episódio de “Porque falha o Estado?”, onde se procuram as razões mais profundas do descontentamento com a governação, ou da sua falta de eficiência.
A pressão da comunicação serve de ponto de partida a uma conversa que percorre outras fragilidades, desde a perda de qualidade no pessoal técnico do Estado aos ciclos político curtos, passando pela perda de qualidade dos quadros dos partidos e dos seus líderes.
Aqui há consensos e divergências, mas nenhuma campanha. Siga connosco.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Se está farto de se queixar dos serviços públicos com poucos recursos ou mau funcionamento, das obras públicas que não avançam e dos problemas que nunca se resolvem, apesar dos impostos que paga, este podcast é para si. Numa série de conversas semanais, até às eleições legislativas, tentamos perceber as frustrações de quem esteve no centro dos governos em Por Que Falha o Estado? O objetivo é entender porque é que o Estado falha, ou pelo menos, porque é que estamos mais descontentes hoje do que antes. Falaremos da voragem dos ciclos políticos, do envelhecimento do aparelho do Estado e do motivo pelo qual todos os políticos nos parecem iguais, mas não só. Oiça o novo podcast do Expresso, conduzido por David Dinis, no site do jornal, da SIC e da SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.