Episodit
-
Quando a Sara Sousa chegou à Austrália, o ano passado, achou que ia escrever uma longa história naquele país. Mas a verdade, é que assim não foi. 8 meses depois de ter chegado, a Sara decidiu regressar a Portugal.
-
À boleia da ciência a Isabel Castanho saiu de Portugal em 2009. Primeiro a Finlândia, depois Inglaterra e desde 2021 os EUA. Numa palavra, uma experiência que se resume na resiliência.
-
Puuttuva jakso?
-
Da Lapónia à Austrália, da Georgia à Noruega, do Brasil ao Japão, vamos viajar pelas tradições, luzes, canções, cores e sabores, longe de casa, mas em português. Uma pequena "volta ao mundo" em modo Boas Festas!
-
É na palavra surpresa que a Leonor Castro Lemos resume a história que está a escrever fora do nosso país. A primeira experiência aconteceu na vizinha Espanha em 2011 e desde 2019 acontece no Brasil.
-
Dois portugueses à conversa na rádio: a Leonor Rothes na Georgia e o Alexandre Vicente no Japão. Falam de integração, de sentimento de pertença, aprendizagem da língua e futuro.
-
O Pedro Ildefonso chegou à Austria em 2023, começava nessa altura a sua história de português no mundo. Uma história que o Pedro queria escrever. Uma história de quase 2 anos que se resume na palavra "revelador".
-
O Alberto Soares Almeida mudou-se com a família para o Luxemburgo à procura de melhores condições de vida. O caminho nem sempre foi fácil, mas o Alberto resume os últimos 8 anos na palavra "vitória".
-
À boleia das tradições viajamos até Angola com escala no Luxemburgo, uma viagem que passa por Vouzela e por Aveiro. Uma conversa com a Raquel Oliveira e o Diogo Ramalheira, que por acaso até se conhecem.
-
Encheu-se de "coragem" e foi à procura de "sucesso", podia começar assim a história do Pedro Mendonça. Saiu de Portugal em 2022, passou por Itália, pela Polónia e ano passado mudou-se para o Canadá.
-
Como é ser cientista fora de Portugal? Como se olha para a ciência que se faz por cá? O Nuno Maulide e a Ana Santos ajudam-nos a responder a estas questões. O Nuno está na Aústria e a Ana está na Coreia do Sul.
-
A Rafaela Pinto está a viver a 4ª experiência internacional, mas confessa que nada foi planeado. Grécia, Coreia do Sul, Países Baixos e desde há 2 anos Etiópia. Um caminho que a Rafaela resume na palavra humanidade.
-
O André Pinto está na China, o Marco Maio está na República Checa e a Susana Bailarim está no Egito. O André é professor, o Marco arquitecto e a Susana arqueóloga/egiptóloga mas partilham o acto de ensinar.
-
A Joana Fonseca Orvalho "decidiu" aos 14 anos que quando fosse grande ia viver para Londres. Aos 24 quando se mudou para Inglaterra não imaginou que passados 16 anos ainda estaria por lá. 16 anos felizes e com mundanças.
-
No dia em que os EUA escolhem o próximo inquilino da Casa Branca, conversamos com a Sofia de Oliveira em Nova Iorque e o Mário Neto em Chicago. Pagam impostos mas não "escolhem" o próximo presidente norte-americano.
-
Resiliência. É assim que a Susana Miranda resume a história que começou a escrever em 2008 em Inglaterra. Uma história que seria para durar alguns meses e já lá vão 16 anos.
-
A Angelina Gouveia nunca tinha pensado em sair de Portugal e emigrar. Mas a verdade é que o amor trocou-lhe as voltas e há 17 meses mudou-se para a Noruega. Por lá, e apesar do frio, também se apaixonou pelo país.
-
A Ana Seixas foi para o Dubai, nos EAU, por 6 meses e está por lá há quase 20 anos. O Pedro Delgado Simões saiu do nosso país em 1994, correu meio mundo e está agora em Genebra, na Suiça. Hoje juntam-se à conversa.
-
Felicidade e Realização são as palavras escolhidas pela Ana Calado para resumir 12 anos de vida fora do nosso país. Diz ela que foi por acidente que tudo começou, mas sente-se em casa na Ilha de Man
-
O Sérgio Lucas está na Suíça há uma década. Saiu de Portugal em 2013, mudou-se para a Austrália e antes de regressar à Europa passou uns meses no Egipto. Numa palavra, tem sido uma experiência de Resiliência.
-
No programa desta semana: 3 portugueses em 3 continentes. Para conhecer a Constança, a Liliana e o André vamos de Portugal à Dinamarca com escalas em Angola e no Japão.
- Näytä enemmän