Episodit
-
Parece triste e é um bocadinho. Além de ser um episódio de despedida, é também um convite para me irem ver a Braga no dia 30 de Junho e ao Porto no dia 1 de Julho - mais infos no meu instagram: www.instagram.com/joanagama
Adorei estas ... quase 40 horas convosco. Não sei o que vem a seguir, mas qualquer coisa há de ser para ter o que comer. Ah! E porque gosto também.
Obrigada, obrigada, obrigada.
-
Psychos, há novos espectáculos aí na manga!
Porto @Ferro Comedy Club - 20 de Abril às 22h
Lisboa @ Maxime Comedy Club - 21 de Abril às 21h
Bilhetes à venda aqui: tinyurl.com/4xmmypju
Vou estar dia 9 de Abril em Albergaria-a-velha para gravar para o Levanta-te e Ri.
Também do projecto Comedy Therapy há dia 14 no Maxime Comedy Club.
E um valente par de cornos?
Expressão agressiva, não é? Levar com um valente par de cornos também. Mas... de quem é a culpa? Isso interessa? Será que aqui a bicha já traiu e foi traída? A Revista Maria que não ponha os ouvidos neste podcast porque teria todo um manancial de tretas para publicar ainda que ninguém quisesse ler. Spoilers: vou falar de traição, está bem?
Obrigada por ouvirem o podcast e por apoiarem o meu trabalho ;)
Se quiserem apoiar ainda mais: www.patreon.com/joanagama e têm direito a 5 minutos exclusivos no início de cada episódio, novidades da minha carreira, novidades da minha vida pessoal (pois, mas há quem goste) e também... ocasionais cigarros ou no zoom ou no final dos espectáculos.
-
Puuttuva jakso?
-
Há novo espectáculo de Psychoterapia ao Vivo no Dia 10 de Março no Maxime Comedy Club. Vêm? Bilhetes aqui: https://bit.ly/3oSWhXl
Sobre este episódio: estava a estender roupa e lembrei-me deste tema por causa daquilo que se passou com o Bruno de Carvalho e a Liliana no BB. Não tinha nada pensado, pensei em "directo" e, depois de ouvir, reparei que ficou muito confuso. No entanto, acho que exemplifica bem a cabeça de muitos de nós (ou, pelo menos, assim espero). Gostava de vos ouvir sobre este assunto (sobre outros, não ;)). Juntem-se ao patreon em www.patreon.com/joanagama
-
Oiço isto há tantos anos - e tenho a certeza que já devo ter dito - que me comecei a questionar se terá ponta de verdade e porquê. Será que é por termos ouvido que às vezes identificamos os atritos assim? Ou será que... epá, pensem um bocadinho porque não me apetece fazer o raciocínio inverso. Obrigada. Desculpem o tom, mas... saiu-me. Além de reflectir sobre isso, confesso que fiz alguma pesquisa para este podcast. Já estou menos assente na minha mera psyche e estou a tentar cultivar-me mais um pouco ao mesmo tempo que partilho convosco. Não sei se é este o caminho que queremos (eu e vocês), mas vamos experimentando. Enquanto houver um ouvinte, vale a pena (... um... acho que não lidaria bem com isso, até porque seria eu). Falei da ferida maternal (mother's wound), falei de um filme muito triste e bonito sobre esse assunto ou que, pelo menos, me fez interpretar assim e... acaba por ser uma partilha de uma mulher feminista em construção e machista em desconstrução sobre isto de sermos "umas cabras umas para as outras".
Podem fazer parte do patreon www.patreon.com/joanagama e dar-me o vosso feedback, acho que pode ser enriquecedor (para mim, pelo menos) e seguir-me nas redes sociais www.instagram.com/joanagama
Obrigada e até breve nos espectáculos em Lisboa ;)
-
Ficaram com a música de Ana Malhoa na cabeça? Olhem que bem, não foi nada propositado... nada!! Estou toda covidada, estou toda covidada! Perdi o jogo da Covid e cá estou, mais uma vez, isolada, com uma criança de 7 anos em casa e outra de 35. Este episódio é uma enchurrada de lamúrias de quem já esteve em isolamento 323 vezes, mas que está muito contente por este ser possivelmente o último nos próximos 5 meses. Além de que foi O MELHOR CONFINAMENTO DE SEMPRE.
Acabo também por fazer algumas sugestões de APPs e de livros porque acho que sou o Marcelo, mas a nadar melhor.
Fica aqui o apelo para se juntarem ao patreon e apoiarem o meu trabalho e o agradecimento por terem esgotado mais uma data do Psychoterapia ao vivo no Maxime ;)
-
Boraaaaa! 'Bora migas!!! 'Bora perdoar gente à parva! Sair à noite? Não!!! Perdoar pessoas!!
Foram demasiados pontos de exclamação para quem já esteja demasiado familiarizado com a vida, não é? Sei, sei. Neste episódio faço uma reflexão crua e nua (uh) sobre o que é o perdão e porque perdoo e porque recomendo. Não "à parva", mas talvez.
Aproveito também para sugerir um espectáculo incrível do qual ouvi falar que é ESTE podcast ao vivo no dia 4 de Fevereiro no Maxime Comedy Club em Lisboa e que até está à venda na Ticketline, vejam lá: https://bit.ly/3F44X2q
Para além disso podem ouvir os 5 minutos exclusivos só para patronos no início de cada episódio e ainda ter um DESCONTO INCRÍVEL tipo Prozis no Merch que vou lançar ainda este mês ;) (são t-shirts, também calma). Tornem-se patronos aqui. E sigam-me aqui no instagram, pronto.
-
Há nova data para Psychoterapia ao vivo! É dia 4 de Fevereiro no Maxime Comedy Club, fica aqui o link: LINK!
7 meses depois de ir ao psiquiatra pela primeira vez, o que mudou? Mudou alguma coisa? Mudou para melhor? Mudou para pior? Fiquei só sem não sei quantos euros na carteira (até sei, mas não é preciso falarmos sobre isso). Isto de tomar medicamentos (bem prescritos) pode ser positivo? Quais os lados negativos? Pelo menos no meu caso? E, já agora, porque é que as strippers nunca acertam no tamanho dos sapatos? Assuntos relevantes. Todos eles. E num podcast aprovado pela escola da vida (vómito, vómito).
Podem apoiar o meu trabalho (além de irem aos meus espectáculos) em http://www.patreon.com/joanagama
Obrigada amiguinhos, do fundo do coração, por me terem cantado esta linda canção!
BOM ANO!!!
-
Não é por acaso que dei este título ao episódio, até porque se assim o tivesse feito talvez deitasse por terra toda a utilidade de dar um título a coisas e sou melhor do que isso. Comigo ninguém faz farinha, percebem? Este episódio versa sobre a questão de parecer que "tudo" nos magoa, que os outros não nos amam o suficiente e que estão sempre a esquecer-se de nós. Uma chatice. Padeço desse mal de forma intensa, mas acho que aprendi algo na semana passada que me está a ajudar a evoluir que nem um Pokémon que se preze. Quis passar-vos esse insight, pode ser que faça Ding Ding (como o Crazy Frog fazia) a alguém. ;)
Relembro só que dia 3 de Fevereiro há Psychoterapia ao vivo no Maxime Comedy Club e que os bilhetes estão à venda na Ticketline e que, para além disso, podem sempre apoiar o meu trabalho em www.patreon.com/joanagama .
-
É um episódio em que, mais uma vez, sem pedirem, entram na minha cabeça e principalmente sobre os espectáculos de 2 e 3 de Dezembro. O que senti por comprarem bilhetes, o que se vê do palco, o que se sente a ir para casa e porque é que alguns artistas se isolam no final dos espectáculos para não falarem com as pessoas. Há nova data de Psychoterapia, é dia 3 de Fevereiro (e não 17 como disse no podcast) e os bilhetes estão à venda na Ticketline. Conto convosco?
Se quiserem apoiar o meu trabalho podem fazê-lo através do patreon em http://www.patreon.com/joanagama -
Apesar de ainda sentir que o conteúdo intenso e sofrido é que é conteúdo à séria, lembrei-me de falar convosco sobre merdas que me fazem bem. A verdade é que demorei 3 décadas e meia a chegar até estas conclusões - que se aplicam no meu caso - e queria passar-vos o que descobri para que, se fizer sentido para vocês, não percam tanto tempo.
Obrigada por ouvirem e obrigada também aos que apoiam o meu trabalho www.patreon.com/joanagama
Se me quiserem seguir no instagram, estou como Carminho Fadista. -
Quem faz terapia há algum tempo (seja de que género for - talvez não aromaterapia, vá) está habituado à nomenclatura da "criança interna". Aquela parte de nós que está cravada em todos os nossos ossos e que precisa de ser restruturada, contextualizada e de, expressão que tanto gosto, "receber colo".
Tento abordar o que me passa pela cabeça durante discussões e os principais motivos pelos quais fico magoada. Acho que aprendi qualquer coisa recentemente sobre mim e quis partilhar convosco :)
Se quiserem ouvir 5 minutos exclusivos ou ver o vídeo da gravação, podem tornar-se patronos em www.patreon.com/joanagama e, para quem não me siga, tenho um instagram particularmente desinteressante em www.instagram.com/joanagama
-
Oraaaaaaa... não vou começar por pedir desculpa pelo tempo de não publicação de novos episódios porque, principalmente vocês, andam aqui à mama: só a consumir, só a consumir. E está tudo ok! Agora, não me venham é com ameaças a dizer que me vão riscar o Twingo, até porque já está tão estragado que nem iria notar, está bem?
Neste episódio, claro que faço um balanço das duas primeiras noites do D I A G N Ó S T I C O e aproveito para falar de vulnerabilidade e de inteligência emocional. Muito inspirada por ter chorado no final de ambos os espectáculos. Não imaginam a moral que isso me deu. Já nem digo bom dia ao senhor do café. Até porque nem tenho cafés na minha zona.
Se quiserem apoiar o meu trabalho podem seguir-me no instagram www.instagram.com/joanagama ou tornarem-se patronos para terem acesso ao podcast primeiro que a plebe e também direito a 5 minutos exclusivos em cada episódio. Para além disso, se tudo correr bem, também têm um vídeo da gravação. Em princípio onde estarei com uma fronha que mete dó.
Saúde!
-
Ahhh que sou tão malandra. Sei que andam aí uns quantos curiosos sobre o meu diagnóstico na ida à consulta, mas não é (só) disso que vou falar. Vou falar sim do meu espectáculo de testes de stand-up comedy nos próximos dias 18 e 25 de Setembro na Boutique da Cultura em Carnide. Este episódio é um cuspir das minhas inseguranças e também praticamente uma hora de brainfarting sobre o conceito do mesmo, apercebendo-me pelo caminho que quero muito plagiar um colega. Os bilhetes estão à venda na bol aqui: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/99003-diagnostico_joana_gama-e_boutique_da_cultura/ .
Entretanto, afinal, consegui que o vídeo ficasse todo!!! O meu pessimismo levou a realidade avante (como é natural) e os patronos podem ver-me de pijama e de soutien desportivo às 7h da manhã a gravar isto em www.patreon.com/joanagama
-
Adoro a expressão "mãe leoa". Acho que a primeira vez que a ouvi foi com a Sofia na Casa dos Segredos. Ela é uma "mulher coragem", uma "mãe leoa". Tudo frases que imagino a serem ditas por Daniel Oliveira com aqueles olhos de quem está a pensar no que tem de fazer para o jantar que a Andreia não parece ser muito dada à cozinha. Isto sou eu a supor e - acreditem - geralmente suponho bem.
Continuei a reflexão do episódio passado sobre o que é isto de "ser mulher" e, já agora, o que é isto de ser bem. A importância das narrativas e respectiva representatividade e a nossa responsabilidade de pensarmos de forma individual, ainda que acabemos por coincidir com a norma nas nossas opções.
Questionar o script. Salvarmo-nos do automático. Toda uma reflexão muito em cru, porque já se me acabaram os temas de bolso já muito mastigadinhos com os quais poderia brilhar. Lidem.
Se quiserem apoiar o meu trabalho, ver estado da minha pele (deplorável) num vídeo enquanto gravava este episódio ou saberem o que disse nos 5 minutos anteriores ao jingle, sejam meus patronos em www.patreon.com/joanagama :) <3
-
Uso tanto esta expressão que já nem sei se já foi o nome de algum dos episódios do Psycho. Podia ir ver? Podia, mas tinha de fazer ALT+TAB e as teclas estão mais nos extremos do teclado, estão longe. Este foi um episódio em que penso e repenso sobre a síndrome do impostor, tanto no que toca a ser "mulher", como às convenções que a sociedade nos impõe (e que nós nos sentimos pressionados a segui-las) e, por último, nisto de ser "comediante" ou lá o que é.
Vocês também sentem estas coisas? Espero que sim, por um lado. :) Se quiserem apoiar o meu trabalho podem fazê-lo através do patreon aqui: www.patreon.com/joanagama
-
Aqui está uma espécie de terceira temporada, sendo que a segunda ainda não acabou e, talvez, a primeira também não. Não sei. Habituem-se a isto - se vos apetecer, claro, não era esse tom assertivo. Não tenho esse tom convosco. Prometo! Desta vez, como tenho notado grandes melhorias na minha vida, nesta temporada ou neste episódio queria mostrar-vos as diferenças de insights e de mindset para ver se vos é útil de alguma forma ou se se continuam a identificar. Tenho tido imensa vontade de vos falar das diferenças que tenho sentido a fazer stand-up. Também vão conversar com a Irene mais a meio, mas a vida é assim. Os patronos têm acesso a este podcast primeiro e também a 5 minutos exclusivos, mas não façam beicinho que, por 3 euros por mês, também podem ser, vá. Obrigada por ouvirem, nem que seja assim à pala e de socapa, ahah. www.patreon.com/joanagama
-
Estamos de volta. Houve aqui uma falha de rede por ter tido que processar ter ido à consulta, o diagnóstico e a medicação, mas já estou a normalizar e a integrar e acho que já estou em condições de vos contar o que me foi dito, como me foi dito e com a esperança de vos ajudar, talvez, a também deixarem de ser preconceituosos - se o forem - com psiquiatras. Ou, se calhar, a deixar de ser fuços como eu tenho sido desde há muitos anos em não querer "ajuda externa médica" por... isso me poder dar uma etiqueta de doente ou por me estar a etiquetar de incapaz de lidar com as coisas sozinha. Spoiler: fui ao psiquiatra e AMEI e estou a AMAR. Claro que nem tudo são rosas (senhor), mas conto-vos tudo neste episódio. Entretanto, como é costume, há mais 5 minutos de podcast exclusivos para patronos. Se quiserem juntar-se (eu sei que é cliché, mas já nos sinto como uma família, apesar de prometer que não estou a criar uma seita) é só verem se vos faz sentido em www.patreon.com/joanagama. Não se inibam de dar estrelinhas e de fazer reviews no Apple Podcasts ou de poupar tempo a aconselhar amigos que iriam beneficiar de ouvir estes meus raciocínios incríveis :) Um beijinho e obrigada por ouvirem.
-
Esta conversa foi... surpreendente. Eu já sabia que a Catarina Barreiros era estupidamente inteligente. Não só pelo que pesquisa, pela estratégia de marketing pessoal, mas também pela abordagem genial que faz sobre sermos ambientalistas. Agora, não estava à espera que tivéssemos tanta química e que a conversa mantivesse o interesse de tanta gente ao longo de uma hora. Fiquei com vontade de trabalhar contigo, Catarina. Esta conversa fala sobre sermos ambientalistas de maneira sustentável e o impacto que isso tem também no nosso bem-estar.
Sigam a Catarina em www.instagram.com/catarinafpbarreirosTambém podem apoiar-me em www.patreon.com/joanagama
-
Esta conversa tinha mesmo de acontecer. O Kiko e eu já nos conhecemos há imensos anos, apesar de só termos estado umas 5 vezes fisicamente. Não esse fisicamente, não sejam badalhocos. Temos uma boa química, diria. É daquelas pessoas com quem me apetece ser amiga, mas onde a minha ansiedade funcional e social tem levado a melhor. A conversa foi muito natural, ainda que tenhamos abordado temas bastante sensíveis dentro da onda da "consciência de si" e do processo de descoberta da identidade e orientação sexual ou, vá, experimentação - como fizer mais sentido para cada um de vocês.
Também deu para ver que somos óptimas más línguas e que me assusto facilmente com o meu relógio. Sim.
Se quiserem apoiar o meu trabalho monetariamente através do patreon em www.patreon.com/joanagama . Thank you!
-
Continuam os Psychoterapia Live no meu instagram. Falámos com Isanete Alonso, nutricionista e... atleta de alta competição. Além de ser hiper simpática, tem uma perspectiva muito "humana" sobre o que a alimentação saudável e, acima de tudo, sobre qual o seu propósito. Espero que vos seja útil.
Se quiserem apoiar o meu trabalho, tornem-se patronos em www.patreon.com/joanagama têm direito a coisas exclusivas <3
- Näytä enemmän