Episodit
-
Dos meus 2 aos 10 anos, todos os dias 5 de Novembro, no sitio onde estudava, punham-nos a ver um homem-boneco a arder. Era demasiado novo, não percebia bem o porquê desta tradição sinistra. E se estão com a mesma inquietação, vamos até à Inglaterra do século XVII, às tensões entre protestantes e católicos, conhecer um homem chamado Guy Fawkes que esteve envolvido na chamada Conspiração da Pólvora para matar o Rei. Venham daí amigos, vai ser mesmo fixe (se isto não vos convence a ouvir, nada vai).
-
Olá outra vez amigos! Depois de uma pausa regressamos aos nosso episódios, desta vez com Vercingetórix, o valente chefe gaulês que fez frente a Julio César. Se, como eu, achavam que a inspiração para as aventuras do Astérix era o nosso lusitano Viriato, (e porque haviam vocês de achar isso, também não sei) desenganem-se e conheçam o homem que tentou unificar a Gália, ali por volta de 50 antes de JC, ainda que com sucesso questionável.
-
Puuttuva jakso?
-
A Primeira Guerra Mundial durava há meio ano. Era o primeiro Natal destes soldados em guerra. Na véspera de dia 24 os alemães começaram a cantar cânticos natalícios de um lado das trincheiras. Do outro os ingleses juntaram-se e na manhã seguinte viva-se um período de paz que ficaria conhecido para sempre como tréguas de Natal. Caros amigos fica aqui o meu desejo de um Santo e feliz Natal deste que tanto vos quer (a ouvir o podcast) bem.
-
Depois de experiências pessoais negativas com o país vizinho senti a necessidade de dedicar mais um episódio a quem fez frente aos nuestros hermanos: D. António Prior do Crato. A história de um homem que fez de tudo para que Portugal não se perdesse para Espanha e para o seu primo D. Filipe II. - D. António, não se preocupe! A glória não se mede pelos resultados!
-
Enquanto pela Europa fora se viviam os horrores da segunda guerra mundial, em Portugal montava-se a Disney do Império. A exposição do mundo português em 1940, espalhada por Belém, foi um autêntico parque de diversões em que se mostrava o Portugal do tudo à grande. Desde elefantes, a gigantescas naus com defeitos de fabrico até a recriações das colónias, enfim... havia de tudo no oásis de paz português. DESAFIO: cada vez que se ouve a palavra Exposição bebe-se.
-
Na longínqua Russia, na ainda mais longínqua Sibéria, na ainda ainda mais longínqua vila de Pokrovskoye nasceu um homem chamado Rasputin. ATENÇÃO REVELAÇÃO A CAMINHO: Foi uma pessoa real e não só uma personagem da Anastacia. Eu sei, chocante. Era um doidão que se dizia homem santo e que fez o seu caminho até se tornar basicamente conselheiro da família dos Czares. Pelo meio práticas bizarras.
-
Quando pensamos em freiras provavelmente vem-nos à cabeça imagens de queridas irmãs a andar pacificamente pelos mosteiros e conventos em harmonia e oração. Percebo. Mas ali em 1704 no Mosteiro de Santa Ana em Viana do Castelo, um episódio dá-nos conta de uma realidade diferente. O DRAMA, a INTRIGA, a VIOLÊNCIA, a LOUCURA, o DESAFIAR dos mais altos poderes hierárquicos. Tudo começou na cozinha por causa de um fogareiro.
-
Vivemos num país que leva muito a sério o futebol. Percebo, também gosto, mas que isto sirva de aviso, sobretudo aos 3 grandes para terem muito cuidadinho com a maneira como vivem a modalidade. É que em 1969 El Salvador e as Honduras entraram num conflito armado por causa de um jogo. E sinceramente acho que não vale a pena. Vá, tudo a respirar antes de entrarem no estádio.
-
A história é repleta de personagens curiosas. Umas mais taradas que outras. Passaram-se quase 2000 anos e Calígula, Imperador Romano, mantém-se no top de personagens mais taradas de sempre. Entre outros feitos dignos de registo, Calígula declarou guerra a Neptuno o Deus do Mar. A história do menino querido dos romanos que se transformou num... Já disse tarado?
-
Em 1509 o oceano Índico assistiu a uma das batalhas mais épicas e decisivas do império português. A nossa vitória na Batalha de Diu instalou o domínio tuga naquela zona que durou uns bons anos. Mas isto tudo não foi planeado... Não... A razão? Um homem chamado D. Francisco de Almeida com sede de vingança.
-
Em 1932 a Australia enfrentava uma das mais épicas batalhas da sua história. Uma invasão inimiga nunca antes vista. O exército foi mobilizado para combater um perigoso grupo de.... emus. Sim emus. É um ave. De ar bastante tótó. E não, não foi nada fácil.
-
! ALERTA TEMA POLÉMICO ! Mas os espanhóis estão um bocadinho atrasados a devolverem um território que é nosso e eu acho que não pode ser. Hermanitos.... Olivença é nossa pá!
-
Em 1651 a Holanda declarou guerra a um território de 16km². Foi a 20ª guerra mais longa da história. Durou 335 anos. Já as razões para isso....Meio parvas.
-
A 5 de Outubro celebra-se a implantação da república em 1910. Mas 19 anos antes, uns quantos republicanos no Porto já o tinham tentado. E foi..... meio um flop.
-
Nos Estados Unidos, a seguir à 1ªGuerra Mundial, o álcool esteve proibido durante 13 anos. Chamaram-lhe a Lei Seca.
Duro.