Episodit

  • É conhecida a história das vaias que Villa-Lobos recebeu no Theatro Municipal de São Paulo durante a Semana de Arte Moderna, quando subiu ao palco para reger calçando um sapato num pé e um chinelo no outro. Mas há mais coisas a se falar sobre o acontecimento do que a mera escolha inusitada de calçados. No quarto episódio do VillaCast, Pedro e Eduardo falam sobre o modernismo na música de Villa-Lobos e da relação do compositor com dois dos principais modernistas de São Paulo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

    Roteiro e apresentação: Pedro Belchior e Eduardo Seabra

    Edição: Eduardo Seabra

    Entrevistados:

    Flávia Camargo Toni - Professora titular da Universidade de São Paulo e ex-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), membra da Academia Brasileira de Música. Autora do livro “Mário de Andrade e Villa-Lobos”.

    Lurian Lima - Pesquisador e Doutor em história pela Universidade Federal Fluminense com a tese "Essa história você precisa ouvir: Memórias do circuito de música negra do Rio de Janeiro".

    Ricardo Averbach - Diretor de Orquestras e catedrático livre docente da Miami University, autor do livro “Villa-Lobos and Modernism: The Apotheosis of Cannibal Music”.

    O VillaCast é um programa com fins educativos realizado pelo Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ).

  • No terceiro episódio do VillaCast, Eduardo e Pedro discutem a presença das culturas indígenas brasileiras na obra de Heitor Villa-Lobos e as muitas facetas da música indígena no século XXI.Para isso, contamos com entrevistados para lá de especiais (em ordem alfabética):
    - Anápuáka Muniz Tupinambá, ativista, pesquisador, fundador e coordenador da primeira rádio indígena do Brasil, a Rádio Yandê (link);
    - Dauá Puri, músico, contador de histórias e escritor;
    - Gabriel Ferrão Moreira, doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana;
    - José Urutau Guajajara, linguista e professor de tupi-guarani na Universidade Aldeia Maracanã;
    - Marlui Miranda, compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira;
    Não perca: está em cartaz no Museu Villa-Lobos a exposição temporária "Villa Puri: uma aldeia sonora", de Dauá Puri. A mostra traz aspectos da música e da cultura da etnia Puri, originária dos quatro estados do Sudeste do Brasil. A entrada é franca.
    O VillaCast é uma produção original do Museu Villa-Lobos, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e ao Ministério da Cultura. A realização deste projeto foi possível graças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ibram, em parceria com o CNPq.
    O VillaCast possui finalidade educativa e cultural. Os episódios incluem pequenos trechos de obras e de falas encontradas no YouTube.
    Caso tenha alguma sugestão, fale conosco pelo e-mail [email protected], ou por meio das redes sociais do Museu Villa-Lobos no Facebook e no Instagram.

  • Puuttuva jakso?

    Paina tästä ja päivitä feedi.

  • Como era a Amazônia que Villa-Lobos conheceu em suas viagens? No segundo episódio do VillaCast, Pedro e Eduardo falam sobre as obras "amazônicas" de Villa-Lobos, passeando pelo imaginário cultural da região no início do século XX e pela história dos ciclos da borracha. Roteiro e apresentação: Pedro Belchior e Eduardo Seabra Edição: Eduardo Seabra Entrevistados: Rodrigo Alzuguir - escritor, pesquisador, músico e produtor Mary Allegretti - cientista social, antropóloga, fundadora do Instituto de Estudos Amazônicos (IEA) Paulo de Tarso Salles - compositor, pesquisador e professor no Departamento de Música na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (USP) Músicas nesse episódio: Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - Fogo na Floresta (Heitor Villa-Lobos) Bidu Sayão, Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - Melodia Sentimental (Heitor Villa-Lobos, Dora Vasconcelos) Slovak Radio Symphony Orquestra, Roberto Duarte - Amazonas (Heitor Villa-Lobos) Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Isaac Karabtchevsky - Uirapuru (Heitor Villa-Lobos) San Francisco Symphony Orchestra, Michael Tilson Thomas - O Pássaro de Fogo (Igor Stravinsky) New York Philharmonic, Zubn Mehta - Tristan und Isolde (Richard Wagner) Orquestra Sinfônica Brasileira, Sérgio Magnani - Erosão (Heitor Villa-Lobos) Jena Philharmonic Orchestra, David Montgomery - Alvorada na Floresta Tropical (Heitor VIlla-Lobos) MGM Symphony Orchestra, Charles Wolcott - Trechos da trilha sonora de Green Mansions (Bronislaw Kapper) Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - A Floresta (Heitor Villa-Lobos) Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - Pássaro da Floresta: Canto I (Heitor Villa-Lobos) Bidu Sayão, Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - Veleiros (Heitor Villa-Lobos) Marina Cyrino, Flavio Augusto - Luar do meu bem (Claudio Santoro, Vinícius de Moraes) Elizeth Cardoso - Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes) Bidu Sayão, Symphony of the Air, Heitor Villa-Lobos - Epílogo (Heitor Villa-Lobos) Música da vinheta: Royal Philharmonic Orchestra, Enrique Arturo Diemecke - Bachianas Brasileiras No.2 "Canto da Nossa Terra" O VillaCast é um programa com fins educativos realizado pelo Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ).

  • No primeiro episódio do VillaCast, Pedro e Eduardo fazem uma viagem pela história do choro, considerado por muitos o primeiro estilo de música popular brasileira urbana, e pelos Choros de Villa-Lobos, uma das séries mais famosas do compositor.

    Roteiro e apresentação: Eduardo Seabra e Pedro Belchior
    Edição: Eduardo Seabra

    Entrevistados:
    Paulo Aragão (músico, arranjador e diretor da Casa do Choro)
    Guilherme Bernstein (regente e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio)

    Dublagem do francês: Antonia Yunes

    Músicas nesse episódio:
    Pixinguinha e Benedito Lacerda - André do sapato novo (Pixinguinha)
    Jacob do Bandolim - Doce de Coco (Jacob do Bandolim)
    Paulinho da Viola - Sarau para Radamés (Paulinho da Viola)
    Orquestra Sinfônica de São Paulo, John Neschling - Choros No.10 "Rasga o coração" (Heitor Villa-Lobos)
    Isabel Alcobia - Que fiz eu a Natureza (Pe. José Maurício)
    Lundu (Trilha sonora minissérie Chiquinha Gonzaga, 1999)
    Milton Calasans - Tango de Ali Babá (Henrique Alvez de Mesquita)
    Irmãos Eymard - Flor Amorosa (Joaquim Antonio da SIlva Callado)
    Maria Teresa Madeira - Atraente (Chiquinha Gonzaga)
    Banda da Casa Edison - Iara (Anacleto de Medeiros)
    Clélia Iruzun - Brejeiro (Ernesto Nazareth)
    Orquestra Típica Pixinguinha Donga - Lamentos (Pixinguinha)
    Turíbio Santos - Choros No.1 (Heitor Villa-Lobos)
    Filarmónica de Nova Iorque, Leonard Bernstein - A Sagração da Primavera (Igor Stravinsky)
    Quinteto Villa-Lobos - Choros No.2 (Heitor Villa-Lobos)
    Coro Masculino da Assoc de Canto Coral - Choros No.3 (Heitor Villa-Lobos)
    Homero de Magalhães - Choros No.5 "Alma brasileira" (Heitor Villa-Lobos)
    OCAM Ensemble - Choros No.7 "Settimino" (Heitor Villa-Lobos)
    Hong Kong Philharmonic Orchestra, Kenneth Schermerhorn - Choros No.8 (Heitor Villa-Lobos)
    Orquestra Sinfônica de São Paulo, John Neschling - Choros No.6 (Heitor Villa-Lobos)
    Art Metal Quinteto - Choros No.4 (Heitor Villa-Lobos)
    Sinfónica de la Juventud Venezolana, Roberto Tibiriçá - Choros No.9 (Heitor Villa-Lobos)
    French Radio Orchestra, Heitor Villa-Lobos (reg), Aline van Barentzen (piano) - Choros No.11 (Heitor Villa-Lobos)
    Orchestre Philharmonique de Liège, Pierre Bartholomée - Choros No.12 (Heitor Villa-Lobos)
    Orquestra Simón Bolívar, Roberto Tibiriçá - Introdução aos choros (Heitor Villa-Lobos)
    Giancarlo Pareschi, Watson Clis - Dois Choros / Bis (Heitor Villa-Lobos)

    Música da vinheta: Royal Philharmonic Orchestra, Enrique Arturo Diemecke - Bachianas Brasileiras No.2 "Canto da Nossa Terra"

    O VillaCast é um programa com fins educativos realizado pelo Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ).