Episodes
-
A primeira temporada do Podcast Esporte Coletivo chegou ao fim. O conteúdo que é resultado do trabalho dos alunos de graduação do curso de Educação Física da Unicamp, com orientação do professor Sergio Giglio, fundador do Ludopédio se encerra trazendo no último episódio relatos do basquete.
O bate papo percorre a trajetória de cada um na modalidade em diferentes ambientes, dos primeiros passos no basquete ao alto rendimento, e assim traça um paralelo entre as histórias: todas nos contam como nossas vivências nos levam a construção do nosso próprio ser no esporte.
Se você curtiu esse podcast e quer ver mais conteúdos de divulgação científica hospedados na Ludosfera, curta, comente e divulgue. Além disso, o Ludopédio segue buscando apoio pra manter seu expediente de produções independentes, públicas e gratuitas. Apoie por meio do nosso financiamento coletivo: ludopedio.org.br/apoie -
Complexicast: a complexidade dos esportes coletivos” é um dos episódios do programa de podcasts da disciplina EF 416 A Esportes coletivos, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O episódio procura discutir a complexidade da pedagogia do esporte dos jogos desportivos coletivos, ou seja, a multifatoriedade dos contextos e da prática do aprendizado nos esportes coletivos. Para isso, foram convidados 3 especialistas para discussão sobre o tema: Rodrigo Leitão, Lucas Leonardo e Alcides Scaglia.
Música de fundo: Livre de direitos autorais; (hamid khalid 786).
Dados dos entrevistados.
Rodrigo Leitão: Professor Rodrigo Leitão fez Graduação e mestrado em Educação Física pela UNICAMP, e doutorado em ciências do esporte também na UNICAMP. Autor de diversos artigos científicos na área, trabalha no Corinthians como técnico nas categorias de base.
Lucas Leonardo: Professor Lucas Leonardo realizou o Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela UNICAMP, é mestre em Educação Física e Sociedade também pela UNICAMP. Pesquisador dos seguintes temas: handebol, pedagogia do esporte, pedagogia do jogo, pedagogia da competição e metodologia de ensino dos esportes coletivos. Atualmente é Docente na Faculdade Unida de Campinas/Goiânia (FACUNICAMPS) e no Centro Universitário de Goiânia (UNICEUG).
Alcides Scaglia: Professor Alcides Scaglia desenvolve estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP.
-
Episodes manquant?
-
Pode ser difícil desvencilhar o esporte do jogo e vice-versa, principalmente quando tratamos dos esportes coletivos. Mas entendendo essa diferença, juntamente com diversos fatores atrelados a ambos, valorizamos a complexidade do fenômeno esportivo em seus diversos aspectos, inclusive no momento de jogo encontrado no esporte, não limitando o processo de ensino aprendizagem a técnicas, regras e táticas, principalmente num contexto escolar, em que o esporte e o jogo se fazem bastante presentes.
Entrevistados
ELAINE PRODÓCIMOPossui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.
Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em educação física escolar que agora agrupa também o grupo de estudos sobre violências.
LETÍCIA AMARANTE
Estudante do quarto ano de Educação Física da UNICAMP. Atualmente, trabalha com a atlética, e também participa do grupo de estudo e pesquisa de esporte e humanidades, no qual trabalha com a extensão de esporte coletivo com as crianças com as modalidades de tchoukball e frisbee.
THIAGO LEONARDI
Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte (LEME/EESEFID/UFRGS) e membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP/FEF/UNICAMP). Pesquisador nas linhas de Pedagogia do Esporte, Esportes Coletivos, Treinamento de Jovens e da Avaliação da Aprendizagem.
Um podcast produzido pelos alunos Victor Blaia, Beatriz Rodrigues, Regina Ribeiro e Oton. -
Tema do grupo: Especialização precoce/Iniciação esportiva.
Resumo do episódio: Nesse episódio, será discutida uma temática muito polêmica, que vem sendo objeto de estudos e também de controvérsias entre diferentes segmentos da Educação Física, se trata da iniciação esportiva e da especialização precoce.
Com o objetivo de ampliar o debate foram convidados profissionais de Educação Física que atuam em diferentes frentes. Leandro Calixto Zago é treinador das categorias de base do clube Atlético Mineiro, e também possui ampla experiência com escolas de futebol. Margarete Aparecida Mafra é professora do colégio particular Dom Barreto, e traz uma visão baseada em sua experiência escolar.
Michel Milistetd é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte, e também contribui para o aprofundamento do debate, baseando-se nos estudos da área da pedagogia do esporte. Com a contribuição desses profissionais, são realizadas discussões a respeito do momento considerado ideal para que uma criança inicie a prática esportiva de maneira adequada e saudável.
São apresentadas informações sobre as diferentes tarefas que podem ser realizadas e desenvolvidas por crianças em diferentes fases do desenvolvimento, de acordo com a literatura. Além disso, o episódio também explicita quais são os riscos associados à especialização precoce, trazendo explicações sobre o termo e sobre suas implicações físicas, psicológicas e sociais.
Portanto, esse episódio serve para o esclarecimento desses conceitos e pode servir como um possível aliado para a conscientização e para a instrução de atletas e treinadores.
Episódio criado por:
Cassiane Regina Ostorero da SilvaIsabela Rodrigues Wardzinski
Wesley Lopes de Magalhães
-
Tema do Grupo: Modalidades de rede/sem contato
Resumo: Neste episódio, fomos atrás de pessoas com vivência e experiência no ensino e treinamento de vôlei em diversos aspectos. Da pedagogia ao alto rendimento vamos viajar nas multifaces desse esporte que é dos mais coletivos que existem! Embarca com a gente nessa viagem!
Por: Ana Passos, Hanniel, Gleison Hudson e Roberta Furian
-
Nesse segundo episódio do Travessão, debatemos o conto Na boca do Túnel, do incontestável Sérgio Sant´Anna!
Grande autor da literatura pós-64, reconhecido como um dos contistas mais experimentais da produção literária contemporânea brasileira, Sant´Anna explora, em muitos de seus contos, o futebol como pano de fundo para tratar de dilemas humanos com genialidade. É o caso deste incrível "Na boca do túnel", que Guilherme Trucco e Raul Andreucci debatem no episódio de hoje.
A gente abre o Travessão, pra você poder fazer parte desse diálogo, dá um confere e vem trocar uma ideia com a gente sobre esse clássico da literatura de futebol.
-
Nesse episódio do nosso Podcast iremos fazer um bate papo com três convidados de altíssimo nível, Eduardo Barros, ex-treinador do Atlético Paranaense, Henrique Neves estudante da Faculdade de Educação Física na Unicamp, e Renato Marques, professor de Educação Física da Usp. Iremos abordar os temas teorias e práticas no futebol, e como em seu dia-a-dia profissional, eles utilizam desses conceitos para melhorar o desempenho de seus atletas e alunos.
Disciplina: Esporte Coletivo
Professor responsável: Prof. Dr. Sérgio Settani Giglio
PAD:Giovanna Palhares Gonçalves
PED:Jean dos Santos Mantovani
Eduardo Barros
35 anos, de Campinas Aluno da Fef 03 Pós graduado em Adm de empresas - FGV (2008-2010) Carreira: Paulínia sub20 (2007 - 2012); Novorizontino head coach sub20 (2012-2014); Atletico Paranaense sub13 (2014); Coritiba head coach sub20 (2014-2015); Audax auxiliar (2016); Oeste auxiliar (2016); Audax auxiliar (2017); Atletico Paranaense (2018-2020) Consultor técnico Universidade do Futebol Licença A de Treinador da CBFHenrique Neves
23 anos Aluno da Fef 016 2016 colaborador da extensão(futebol de campo) no grupo do serginho, monitor da extensão, gerou um capítulo de livro, futebol de campo entre o jogo reduzido e o jogo formal, livro ensino de práticas esportivas. Pad 3 anos em bioquímica Membro Gepesp desde 2019 trabalhou na ponte fem preparador físico neste ano fez base, jogou paulista sub 15 mineiro sub 17 mineiro sub 20 e futebol universitário participa do projeto de futebol feminino de campinas junto ao Maguila, projeto de base. Treinador universitário: LEU (2017), Medicina Puc ...Renato Marques
Aluno da Fef 098. Mestrado e Doutorado UNICAMP. Professor Livre-docente da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Treinador universitário: LAU, Medicina Puc, Economia Unicamp, Biologia Unicamp. Prof. Dr. pela USP estágio de pós-doutorado na área de Sociologia do Esporte no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (2017) Doutor (2010) e Mestre (2007) em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas Pós-graduado lato sensu em Futsal (2004) pela Universidade do Norte do Paraná.Tema do grupo: Teorias e Práticas
Alunos:
Matheus Azevedo Pedro 241643
Matheus de Oliveira Ortega Dias 241697
Pedro Luiz Marques Cerqueira 243176
Guilherme Oliveira Passos Silva 236039
-
Visto que os esportes são manifestações culturais, isto é, demonstram divergentes modos de viver no mundo e usufruir do corpo , eles podem representar como os contextos históricos e as produções sociais variam e podem influenciar nas atividades humanas.
Além do mais, apresentam ainda estruturas lógicas do pensamento humano, como possivelmente o individualismo e a pressão em relação à qualificação pessoal. Estes estão possivelmente expressos, por exemplo, na especialização precoce dos gestos técnicos esportivos, elemento que teoricamente incentiva uma exclusão de iniciantes em práticas coletivas.
Isso incentiva a criação de crenças que tornam o esporte muitas vezes uma manifestação distante de sua aplicação nas diversas faixas etárias. Ademais, costumam incentivar a reflexão que não há conexão entre as modalidades, o que dificulta sua pedagogia.
Sendo assim, Bayer propôs conceitos que pudessem ajudar a repensar algumas teias de raciocínio, como as invariantes e os princípios operacionais. Ambos conseguem aproximar as semelhanças comuns entres os Esportes Coletivos, que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo entre os mesmos. Com isso, tornam passíveis um mesmo tratamento educacional, não distanciando as modalidades entre si.
Além de tudo, critica um modelo tecnicista, que prioriza o ensino dos fundamentos dos esportes, pensando que a compreensão dos mesmos seriam o suficiente para um processo pedagógico completo. Todavia, há uma defasagem dos próprios alunos no empreendimento coletivo do jogo, ou seja, as relações e comunicações entre os jogadores são ineficientes, refletindo as histórias socioculturais e seus conflitos.
Grupo ECatarina Esteves Turqueto- 232999
Juan Santos Silva - 219156
Leticia Aristides de Carvalho - 257607
Lohan Henrique Gregório da Silva - 239621
Victor Gabriel Lucas - 245044
-
Nesse primeiro episódio do Travessão, debatemos o livro O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho. Um marco na literatura infantojuvenil desde seu lançamento em 1969, e que, com certeza, ficou na memória de muitas gerações. O que faz uma história publicada há mais de 50 anos seguir entusiasmando os leitores até hoje? Para João Carlos Marinho, era porque o livro tinha vida, para nós, do Travessão, é porque trata de futebol, figurinhas raras, e um misto de brasilidade e brincadeira de criança.
A gente abre o Travessão, pra você poder fazer parte desse diálogo, dá um confere e vem trocar uma ideia com a gente sobre esse clássico da literatura de futebol.
-
Resumo do episódio: Com o objetivo de consolidar os temas abordados na matéria de Esporte Coletivo, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em meio à pandemia do Corona vírus, nosso grupo entrevistou 3 personagens (Karina, Felipe e André) que já passaram pelo ambiente universitário e hoje atuam na área e dentro do esporte coletivo, e cederam seu tempo para nos contar um pouco de suas jornadas.
O podcast tem como foco as Experiências e Vivências de antes, durante e depois de chegarem até o mais esperado dia de suas vidas, o hoje.
Acompanhe com a gente, nessa entrevista rápida, mas rica, um pouquinho da construção do ser de cada um deles, através do esporte.
Esse é o episódio: Experiências e Vivências, do grupo, Thais, Ana, Mariana, Gabi e Renan.
Esperamos que seja engrandecedor para vocês tanto quando foi para nós.
-
RESUMO DO EPISÓDIO: Esse podcast versa sob o olhar de alunos da faculdade de educação física da Unicamp que tiveram experiência enquanto atletas de modalidades de invasão e que hoje vivenciam o papel de treinadores. Em entrevistas, os convidados Thiago Henrique Barbosa de Barros, Geovanna de Aro e Felippe Guimarães dividem suas experiências e opiniões sobre o tema.
DISCIPLINA: Esporte Coletivo
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Settani Giglio
PAD: Giovanna Palhares Gonçalves
PED: Jean dos Santos Mantovani
DADOS DOS ENTREVISTADOS:
Thiago Henrique Barbosa de Barros: aluno da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, ex auxiliar de preparação física do Pulo Futsal Campinas e atualmente analista de desempenho de categoria profissional, além de auxiliar técnico e preparador físico das categorias de base sub-11 ao sub-17.
Geovanna de Aro: aluna da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e ex atleta de handebol.Felippe Guimarães: aluno da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, ex treinador do time de futsal do ProFIS da Unicamp e atualmente técnico dos times de futsal das engenharias da Unicamp.
-
Este é o primeiro episódio da série #EsporteColetivo, resultado da pesquisa e produção dos alunos de graduação do curso de Educação Física da Unicamp, ministrada pelo prof. dr. Sergio Settani Giglio - um dos fundadores do Ludopédio.
Para discutirmos um pouco sobre a especialização precoce no esporte coletivo, o papel de um profissional da educação física nessa situação e experiências de vida por trás do mundo do futebol e handebol, trouxemos para a entrevista de hoje três convidados muito especiais para discorrerem sobre o assunto e compartilharem as suas histórias na sua carreira de profissionais de educação física, e são eles: Prof. Dr. Riller Reverdito (Professor Universitário da Universidade de Mato Grosso), Lucas Braga (Formado em Educação Física pela FEF-UNICAMP e treinador licenciado pela Federação Paulista de Futsal) e Bianca Tomazin (atleta amadora de handebol e graduanda da FEF-UNICAMP).
Dados dos entrevistados:Prof. Dr. Riller Reverdito - Professor Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso
Lucas Braga - Formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp
Bianca Tomazin - Aluna de graduação da Faculdade de Educação Física da UnicampDisciplina: Esporte Coletivo
Professor responsável: Prof. Dr. Sérgio Settani Giglio
PAD: Giovanna Palhares Gonçalves
PED: Jean dos Santos Mantovani
-
Última parte do bate papo entre os jornalistas Roberto Jardim e Breiller Pires sobre futebol, política e os rumos do Brasil.
-
Convidamos a historiadora Bruna Barenco para a bancada e recebemos a pesquisadora Aira Bonfim para falar sobre futebol de homens e mulheres no subúrbio carioca e o importante trabalho do Museu do Futebol de produção de memória do futebol de mulheres.
-
Novo episódio de DFCEntrevista, com o jornalista e comentarias Breiller Pires, e a mistura inseparável de futebol e política.
Trilha por Rodrigo Lemos. -
#DFCEntrevista com a segunda parte do bate papo com o jornalista Breiller Pires.
Trilha por Rodrigo Lemos. -
O jornalista e comentarias Breiller Pires é o convidado desta semana do #DFCEntrevista.
Em pauta a SuperLiga e o começo de tudo pra Breiller - no jornalismo e no futebol.Trilha Sonora: Rodrigo Lemos
-
#narcotrafico e #futebol no novo episódio do @pecpodcast!
Na temporada das histórias não contadas do futebol, o time do #pecpodcast conversou com o historiador Eduardo Gomes, especialista em futebol colombiano sobre o assunto.
@edugomes_sport é também professor do #LudopédioEDUCA, no curso História do Futebol na América Latina. Inscrições encerram nesta quinta, não deixe a inscrição para última hora: https://www.ludopedio.com.br/ludopedio-educa-historia-do-futebol-na-america-latina/
Siga o instagram.com/pecpodcast e instagram.com/ludopedio -
#PECPODCAST novo episódio!
Se você ficou curioso(a) em conhecer o conteúdo do novo curso do #LUDOPÉDIOEduca, não perca o novo episódio do @pecpocast, com a participação de Eduardo de Souza Gomes, doutor em história, e um dos professores do curso "História do Futebol na América Latina".
Procure pela #ludosfera pra ouvir o novo episódio - a partir das 20h no seu tocador favorito de #podcasts.
Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui: https://www.ludopedio.com.br/ludopedio-educa-historia-do-futebol-na-america-latina/
E, claro, não perca a segunda parte do bate papo com Eduardo Gomes na próxima segunda, aqui na #Ludosfera. -
O DFC Entrevista cruzou a fronteira e foi, virtualmente, a Montevidéu, para ouvir o historiador e cientista político Gerardo Caetano.
Ex-jogador de futebol, campeão uruguaio pelo Defensor, em 1976, e sul-americano, pela Celeste, Caetano fala mais um pouco sobre política e futebol e traça uma análise do atual momento político social no Uruguai, no Brasil e no mundo.Quem é: professor titular da Universidad de La República, onde é coordenador acadêmico do Observatorio Político del Instituto de Ciencia Política, Caetano é também diretor acadêmico do Centro de Formación para la Integración Regional e membro do Comitê Diretivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, da Academia de Artes y Ciencias do Uruguai, da Real Academia Española e da Academia Nacional de la Historia da Argentina; foi presidente do Conselho da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Publicou vários livros e artigos em suas áreas de especialização e ganhou vários prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho.
Aperta o play.
Trilha: Rodrigo Lemos
Produção e Roteiro: Roberto Jardim - Montre plus