Episodes
-
Olá a todos, mais um podcast do grupo PET agronomia! O PETiano Wellk Oliveira irá aborda sobre um tema de grande importância econômica "Cultivo Hidropônico".
-
Olá a todos, mais um podcast do grupo pet agronômia! Desta vez o PETiano Renato Gonçalves irá aborda sobre uma curioso tema "Inserção da Apis mellifera no Brasil".
-
Episodes manquant?
-
A soja é uma commodite muito produzida no Brasil e com a grande produtividade vem os desafios para a realização do controle sanitário. Sendo assim, o Manejo Integrado de Pragas se constitui como um método mais eficiente para a manipulação das pragas, além de ser uma alternativa mais sustentável.
-
Olá, turma do agro! 🌱 No episódio de hoje vamos falar um pouco sobre a SILAGEM, produto resultante da ensilagem de um material volumoso úmido, armazenado em silos sob condições anaeróbicas, sendo um dos alimentos mais utilizado na suplementação bovina, de alta qualidade energética e com valor nutritivo semelhante ao da forragem verde. Venha conhecer um pouco mais sobre o tema com a nossa PETiana Naira Jeane (@piresnaira)!
-
Olá turma do agro. 💚🌱
O Agro em Minutos de hoje falará sobre: RASTREABILIDADE DE VEGETAIS FRESCOS. A rastreabilidade é a habilidade de seguir a movimentação de um alimento por estágios específicos de produção, processamento e distribuição, prática muito importante para a para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos!
Ouça o nosso podcast e saiba mais sobre o assunto! Forte abraço. 🙏🏻
-
E aí galera do agro!! 🌱
No episódio de hoje vamos falar de Derivativos de Agronegócios e o seu mercado, tema muito importante, tendo em vista que o Brasil é considerado o celeiro do mundo na produtividade agrícola. Grande parte da balança comercial nacional é suportada pelas exportações provenientes do setor, levando em consideração que só em 2021 o agronegócio teve participação de 27,5% no PIB do país, movimentando mais de R$ 1 trilhão, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Apesar disso, os produtores, as agroindústrias e as cooperativas passam por riscos de volatilidade de preços em todas as etapas da cadeia de comercialização dos produtos agropecuários. Pensando nisso, o PETiano Marcos Pereira vai falar dos tipos de mercados e a importância dos Derivativos Agropecuários para obtenção de maiores rentabilidades no agronegócio. 💰🌱
-
A degradação de pastagens ocorre em todas as regiões do Brasil, contribuindo para que uma proporção considerável das áreas de pastagens no País esteja sendo usada muito abaixo do seu real potencial. Ela é considerada com a queda acentuada e contínua da produtividade, no decorrer do tempo. Dessa forma, é de suma importância que o produtor enxergue a sua pastagem como qualquer cultura. Assim, ao manejar corretamente desde a sua formação, estará prevenindo a degradação.
-
O Brasil se destaca como grande produtor de alimentos no cenário mundial somada a oferta para o mercado interno, no entanto, produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade ambiental, ainda representa um desafio. Além disso, parte da população convive com algum grau de insegurança alimentar. Refletir sobre o papel do profissional da agronomia no cenário da segurança do alimento, sua atuação via prescrição e orientação técnica através das Boas Práticas Agrícolas (BPA) com medidas de controle em toda a cadeia de produção, do campo à mesa, reduzindo os riscos ao consumidor final, com garantia da segurança alimentar, é, de fundamental importância.
-
Os micronutrientes são aqueles utilizados pelas plantas em pequenas quantidades, entretanto, apesar de suas baixas concentrações dentro dos tecidos e dos órgãos das plantas, é importante destacar que a distinção entre macro e micronutrientes é quantitativa, não significando diferentes níveis de importância para a nutrição da planta. Assim, sua falta pode acarretar grandes perdas na produtividade, pois os micronutrientes são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
O zinco, cobre, ferro, manganês, molibdênio, boro, cloro e níquel são os elementos considerados micronutrientes essenciais, ou seja, são estritamente necessários para o desenvolvimento e reprodução das plantas, sendo fundamentais para a planta completar seu ciclo vital.
-
O Maior desafio na produção de alimentos é aumentar a produtividade, diminuindo os custos de produção, priorizando sempre a conservação dos recursos naturais. Dessa forma a Integração Lavoura Pecuária Floresta tem mostrado grande potencial em atende essas premissas. Pensando nisso o nosso PETiano Joilson Santana vai explicar alguns conceitos básicos sobre o ILPF.
-
Usar os fertilizantes de maneira sustentável é imprescindível para garantir maiores produtividades associadas com a administração eficaz dos recursos naturais disponíveis. Nesse episódio, o Petiano Joeferson abordará o Manejo 4C de nutrientes, espero que goste.
-
E aí, galera do agro !
•
O segundo episódio da terceira temporada do "Agro em minutos" vai falar um pouco sobre "Imagem Pessoal no Agro".
•
Você já ouviu falar ?
•
A imagem pessoal é a forma como você age e se expressa para as pessoas, impactando na forma como elas leem você. Ou seja: é sobre você e também sobre a percepção que o outro tem de você.
Em um ambiente de trabalho, o que as pessoas percebem de você, influencia o que elas pensam sobre o seu desempenho profissional. Portanto, para um profissional do Agro, é importante se preocupar com a imagem pessoal e a credibilidade que pode passar para quem você está oferecendo os seus serviços.
-
E aí galera do agro!!! 🌱
.
Neste episódio do "Agro em Minutos" vamos falar um pouco sobre a Cultura do caquizeiro falando um pouco sobre a Cultura e sua pós-colheita.
.
A cultura do caqui (Diospyros kaki) foi introduzida no Brasil no final do século 19 fato que provavelmente está relacionado à excelente adaptação da planta ao clima subtropical e temperado, mas é uma cultura originária da Ásia. Na região Nordeste, o cultivo do caquizeiro ocorre apenas no Estado da Bahia, em zonas de altitude acima de 700 metros. Uma prática muito comum na pós colheita do caqui é a destanização, falaremos um pouco sobre ela neste podcast -
E aí galera do agro!!! 🌱
.
Neste décimo quinto episódio do "Agro em Minutos" vamos falar um pouco sobre o manejo racional das abelhas africanizadas (Apis mellifera scutellata)
.
O manejo racional da Apis mellifera scutellata, é uma forma de preserva-la e obter lucratividade através da exploração dos seus produtos, pensando nisso o petiano, Joilson Santana, ensina algumas técnicas e conceitos que são fundamentais para o sucesso na apicultura. O manejo racional da Apis mellifera scutellata, é uma forma de preserva-la e obter lucratividade através da exploração dos seus produtos, pensando nisso, o petiano Joilson Santana ensina algumas técnicas e conceitos que são fundamentais para o sucesso na apicultura.
-
E aí galera do agro!!! 🌱
.
Neste décimo quarto episódio do "Agro em Minutos" vamos falar um pouco sobre as Joaninhas no controle biológico de pragas, mais especificamente da espécie Cryptolaemus montrouzieri.
.
As joaninhas, insetos da família dos coccinelídeos são predadores vorazes e capazes que combater pragas agrícolas quando associadas a um programa de controle biológico de pragas. Dessa forma, são benéficas aos agricultores e também a sociedade, visto que estão na contra mão do uso de pesticidas.
.
Para saber mais, fiquem atentos ao podcast do nosso Petiano, Leonardo Moura, que irá explanar um pouco mais sobre o tema.
-
E aí, galera do agro !
•
O decimo terceiro episódio do "Agro em minutos" vai falar um pouco sobre "Estresse Vegetal". •
Você já ouviu falar ?
•
O estresse em plantas é uma reação adversaàs condições ambientais que são desfavoráveis ao crescimento crescimento vegetal.
Estas condições condições ambientais desfavoráveis são conhecidas como fatores de estresse. Quando uma planta sofre a ação desse fator, podem ser observados sintomas, sendo eles morfológicos ou fisiológicos.
-
E aí, galera do agro !
•
O decimo segundo episódio do "Agro em minutos" vai explanar um pouco sobre "Áreas de preservação permanente e desenvolvimento sustentável". •
Conforme definição da Lei n. 12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
•
Para saber mais, fiquem atentos ao podcast da nossa Petiana, Héssica Evangelista, que irá explanar um pouco mais sobre o tema.
-
E aí, galera do agro ! 🧑🏾🌾👩🌾 • O decimo primeiro episódio do "Agro em minutos" vai explanar um pouco sobre " Relatório de caso: Assentamentos e Políticas Públicas em Santa Inês – BA". • O município de Santa Inês - Bahia, possui 5 comunidades, 4 assentamentos e 1 distrito, produzindo principalmente as culturas do maracujá, mandioca, abacaxi e sisal. • Santa Inês vem trabalhando na extensão rural dessas comunidades e assentamentos, dando destaque para políticas públicas como o MAIS Ater, PRONAF, Garantia Safra, PNAE, PAA, Cuscos de capacitação do SENAR, PROMER e muitas outras que vem transformando a realidade da agricultura familiar do município. 🍃
-
E aí, galera do agro !
•
O decimo episódio do "Agro em minutos" vai explanar um pouco sobre "ep10: Manejo de formigas cortadeiras Attini ".
•
As formigas‐cortadeiras cortam e transportam vegetais diversos para dentro de seus ninhos. As formigas‐cortadeiras cortam e transportam vegetais diversos para dentro de seus ninhos que serve de alimento para as formas jovens e adultas.
•
Os prejuízos causados por formigas cortadeiras não se restringem apenas à diminuição de produção, mas também à diminuição da resistência das plantas, deixando-as sujeitas ao ataque de outros insetos e de doenças. Além disso, inclui também custos com produtos químicos para o controle, mão-de-obra para aplicação e monitoramento.
-
A Cultura da videira, nome cientifico Vittis spp., é de fundamental importância econômica e agronômica. A uva possui diversas finalidade de consumo, seja para consumo in natura (como uva de mesa), suco da uva ou vinhos e outros derivados, ressaltando a importância dessa cultura na alimentação. Diferente da Região Sul onde ocorre apenas uma safra ou seja, corre apenas uma colheita no ano. O clima da Região Nordeste favorece para que sejam feitas duas safras ao ano, o que exige um manejo mais específico.
- Montre plus