Episodes
-
Sandra Boccia fala sobre o pelo relatório The World of Work Trends Report, que anualmente analisa tendências para o futuro do trabalho. Neste caso, para 2023. A comentarista destaca a mudança de conceito 'people centry' para 'person centry'. 'Uma indicação clara de uma personalização da experiência dos profissionais', apontou. A nova forma implica em impactos no RH e até nos designs estruturais dos escritórios.
-
Sandra Boccia fala no Profissionais da Nossa Época sobre como o entendimento da humanidade sobre inteligência artificial vai alterar o trabalho. Ela lembra que isso não deve acontecer apenas nas profissões atreladas a tecnologia, mas em todas as áreas. Entre os maiores destaques, está o ChatGPT.
-
Episodes manquant?
-
Sandra Boccia fala no Profissionais da Nossa Época de uma pesquisa que mostrou que os resultados foram muito consistentes em empregos com apenas quatro dias de trabalho semanais. Inclusive, algumas empresas viram até crescimento de rendimento.
-
No Profissionais da Nossa Época, Sandra Boccia fala sobre as dificuldades em aceitar um feedback. Ela diz que é preciso para o profissional ter uma aceitação e aceitar de forma menos calorosa e evitar contestar.
-
Sandra Boccia explica o novo conceito que tem sido utilizado por lideranças empresariais. Diferentemente do coworking, a ideia é ser um ambiente também de confraternização entre os funcionários. Boccia trata, inclusive, como uma evolução. 'É um ponto de encontro, com uma pegada de happy hour. É um lugar para as pessoas se encontrarem, fazer workshop, fazer uma interação com os colegas de trabalho', explica ela.
-
Sandra Boccia fala sobre maneiras de lidar com a demissão no mundo do trabalho. 'Uma demissão pode ser mais fácil ou difícil de assimilar dependendo de fatores como a idade, endividamento financeiro e capacidade de empregabilidade', diz a comentarista. Ouça e entenda.
-
Esse é o tema da coluna de Sandra Boccia. Ela lembra que os fenômenos são antigos, mas que sofreram uma 'gourmetização'. A comentarista também explica o 'quiet firing', que é uma espécie de 'fritura' por parte do gerente. Boccia ainda fala de como isso pode mudar o ambiente de trabalho e a necessidade do profissional analisar seu espaço no negócio.
-
Sandra Boccia fala sobre nova tendência no TikTok. 'É uma nova mentalidade de jovens que começaram a trabalhar em período de trabalho remoto e dizem não aos excessos', afirma. 'Fazem o mínimo necessário, o básico para não serem mandados embora.' Segundo ela, o 'quiet quitting' pode ser visto como um protesto contra a exploração no ambiente de trabalho, mas é preciso ter cuidado para não descambar à inatividade.
-
Sandra Boccia reflete sobre como assumir um novo cargo de liderança com o pé direito. Ela destaca os erros mais comuns no processo de transição e que podem significar o insucesso do novo líder. O primeiro deles é chegar ao cargo menosprezando o trabalho do antecessor: 'é algo que denota que você talvez não estivesse preparado para assumir uma liderança'. O segundo é não ter tato ao efetuar mudanças na cultura organizacional.
-
Sandra Boccia dá dicas aos pais que querem educar filhos de modo a potencializar o sucesso profissional deles no futuro. De acordo com a comentarista, o mais importante é desenvolver a inteligência emocional das crianças e cultivar nelas o apreço pela diversidade. Desse modo, os pequenos estarão mais aptos a exercer, no futuro, cargos de liderança.
-
Sandra Boccia destaca que esse estado de insatisfação parece estar se tornando quase uma epidemia hoje, com pessoas de diferentes locais e idades se sentindo da mesma forma. Comentarista analisa o que leva às pessoas a encararem o ambiente de trabalho dessa maneira e traz dicas para não cair nessa armadilha.
-
Sandra Boccia fala das agendas sobrecarregadas de reuniões, que muitas vezes roubam o tempo produtivo no mercado de trabalho.
- Montre plus