Episodes
-
Na esteira de homenagens ao papa Francisco, Rosana Jatobá lembra da relação que o pontífice tinha com a pauta ambiental. A comentarista destaca que Francisco introduziu o conceito de ecologia integral, que reconhece a interdependência entre o meio ambiente e o ser humano. Ouça!
-
Episodes manquant?
-
Rosana Jatobá destaca o plano da Organização das Nações Unidas (ONU) de descarbonização do setor marítimo, atualmente responsável por cerca de 3% das emissões globais de carbono. O grupo vai precisar acelerar a transição do óleo combustível pesado para fontes mais limpas de energia, como gás natural, metanol verde, amônia verde e hidrogênio verde, além de investir em medidas que aumentem a eficiência energética.
-
No CBN Sustentabilidade deste domingo (13), Rosana Jatobá conversa com Thiago Piccolo, CEO da re.green, uma startup brasileira que tem se destacado na restauração de florestas tropicais, com foco na Amazônia e na Mata Atlântica. Confira os destaques da entrevista!
-
Rosana Jatobá destaca que analistas temem impacto negativo do 'tarifaço' de Trump sobre as negociações da COP30. Preocupação é que guerra tarifária desloque recursos que poderiam ser usados para as ações climáticas. No entanto, Trump se demonstra totalmente negacionista em torno de questões ambientais. Ouça.
-
Rosana Jatobá conversa com Daniel Gispert, presidente da SteelCorp, empresa que propõe uma revolução na construção civil tradicional, no CBN Sustentabilidade do próximo domingo. Ouça os destaques da entrevista.
-
Rosana Jatobá comenta a inclusão do tema Oceanos na COP30, como estratégia para combate as mudanças climáticas. Segundo a comentarista, o papel do oceano no ciclo de carbono é essencial, mas infelizmente está sendo ignorado nas discussões climáticas. O embaixador André Corrêa do Lago reconheceu a importância do tema, mas apontou dificuldades para integrar o oceano às metas climáticas, destacando que esse território, por ser um espaço internacional sem dono, dificulta a implementação de políticas eficazes.
-
Rosana Jatobá comenta as pautas tratadas na Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2025, que ocorre até o dia 21 março, em Brasília. A conferência global reúne governos de 200 países e seus pesquisadores para discutir poluição do ar e propor o controle de super poluentes (gases com efeito estufa superior ao CO2), a fim de enfrentar a emergência climática.
-
No 'CBN Sustentabilidade', Rosana Jatobá comenta movimento global contra o lobby do petróleo na COP30. Mais de 260 organizações de vários países enviaram uma carta ao governo brasileiro e a ONU, cobrando mais transparência e medidas pra evitar influência do lobby do petróleo nas negociações climáticas. Entidades de peso, como Transparência Internacional, Greenpeace, WWF e Global Witness assinaram o documento.
-
Rosana Jatobá conversa sobre o assunto com José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, no CBN Sustentabilidade do próximo domingo. Ouça os destaques da entrevista.
-
Rosana Jatobá comenta a construção da Avenida da Liberdade, uma rodovia de quatro faixas que está sendo erguida em Belém. Ela tem recebido críticas devido aos possíveis impactos ambientais e sociais. Essa discussão acontece em meio aos preparativos para a COP30 e tem levantado questionamentos sobre a contradição que a rodovia representa para um evento dedicado à preservação ambiental.
- Montre plus