Episodes
-
No último episódio dessa temporada de introdução ao tema da colonização da África, vamos tratar da conquista efetiva do continente. Como ela se deu, e as dificuldades das potências em estabelecer-se de fato em território africano.
Ao dar conta desse período, fechamos o preâmbulo que compreendeu o entendimento dos processos que culminaram na Partilha. Na próxima temporada, vamos falar das resistências das populações africanas frente ao imperialismo europeu. No entanto, o podcast não pretende ficar parado.
No mais, te convido a escutar esse episódio. Espero que gostem.
Até mais.Trilha:
Yarostan: Commencement.
Api Uiz: Chasse à L'homme. -
No episódio de hoje, vamos tratar da Conferência de Berlim, que aconteceu nos anos de 1884 e 1885, na Alemanha. Mas, diferente do que se possa imaginar, algumas potências europeias já estavam se adiantando no processo de tomada das terras do continente africano anos antes, como Portugal e Bélgica, por exemplo. Três fatores foram decisivos para a realização desse evento, e posterior conquista da África: 1) Interese da Bélgica no Congo; 2) Receio de Portugal de ter suas terras de Angola e Moçambique nas mãos de outra potência europeia, e; 3) Escalada da França na exploração do interior do continente.
Para conferir mais, dá o play.
Se quiser ler a íntegra do documento relativo às resoluções tiradas da Conferência de Berlim, clica aqui: https://mamapress.files.wordpress.com/2013/12/conf_berlim.pdf
Trilha Sonora:
Ali Farka Touré, Ry Cooder - Ai Du.
-
Episodes manquant?
-
Olá,
No episódio de hoje eu converso com Mario Eugenio Evangelista Silva Brito, historiador, mestre em História pela Universidade Federal de Goiás, que dedicou sua dissertação de mestrado às análises do pensamento de Kenneth Onwuka Dike, Cheikh Anta Diop, e de uma historiografia africana feita por africanos. O ponto de partida são as teses de doutorado de Dike (Trade and Politics in the Niger Delta - 1956) e de Anta Diop (L'Afrique Noire Précoloniale - 1960).
Eu tive alguns pequenos problemas com o áudio captado, então peço desde já desculpas pela qualidade do som.
Link para a dissertação de Mario Eugenio Silva Brito: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5531/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mario%20Eugenio%20Evangelista%20Silva%20Brito%20-%202015.pdf
Trilha:
Fela Kuti: Sorrow, Tears and Blood.
-
Olá, tudo bem com vocês?
No episódio #02 do Descoloniza, vamos tratar das motivações para a Partilha da África, e quais as dimensões de explicação causal para a conquista imperialista europeia sobre o continente. Esse episódio é baseado no capítulo "Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral", do historiador nigeriano Godfrey Nwanoruo Uzoigwe, que consta no compêndio História Geral da África Vol. VII, organizado pelo historiador ganês Albert Adu Boahen.
Edição de som, roteiro: Anderson Oliveira.
Músicas:
Disperse - Message From Atlantis
Karnivool - Dead Man.
Contato: [email protected]
-
Olá, espero que vocês estejam bem.
No nosso episódio #01, vamos falar sobre a Partilha da África, um momento fundamental para entendermos as lutas de descolonização do continente, no século XX. Em formato, ou quase, de storytelling, te conto esse momento, a partir do texto do historiador ganês Albert Adu Boahen chamado "A África diante do desafio colonial", que consta no livro História Geral da África Vol. VII, organizado pelo próprio Boahen.
Edição de som, roteiro e artes visuais: Anderson Oliveira.
Músicas:
Toto - Africa (instrumental)
The Cranberries - Daffodil Lament
Contato: [email protected]
-
Olá, eu Sou Anderson Oliveira, e esse é o Descoloniza Podcast.
Nesse programa inaugural, apresento os objetivos geral e específico desse projeto de podcast.
Peço a todas as pessoas que se engajem nessa ideia, e espalhem a palavra. Críticas e sugestões serão sempre bem-vindas no email [email protected]
Então é isso. Até mais.
Edição de som, roteiro, artes visuais: Anderson Oliveira.
Músicas:
Djavan - Nkosi Sikelel' I-Afrika/So Bashiya Ba Hlala Ekhaya.