Episodes
-
Olá, olá.
Profa Ju aqui.Como você está? Seja muito bem-vindo!
Esse podcast existe porque você está aqui comigo todas as semanas!
No episódio de hoje vamos explorar mais um tema muito importante e muito rico!
Estou falando aqui de um modo geral, a partir das minhas leituras, experiências e vivências.
Você já acessou a minha página? Falarportuguesbrasileiro.com? Viu as inúmeras possibilidades de aprender português? Incluindo 30 minutos de conversação todos os dias e o português para mulheres? Corre lá!
Português todos os dias o início é imediato. Isso mesmo! Você realiza a sua inscrição e no mesmo dia começa a participar. Vai chegar um pouco perdido, mas é bem normal! Eu estarei lá para recebê-lo ou recebê-la, junto com os outros participantes.
As reuniões acontecem em 3 horários distintos. O primeiro às 10:30 da manhã; o segundo 2:30 da tarde e o terceiro às 8:30 da noite. Você poderá participar 1 vez por dia em qualquer um dos horários. Muito legal isso! Flexibilidade na agenda para que você tenha todos os dias uma prática, para que você aprenda e interaja em português todos os dias!
-
Olá, olá.
Tudo bem, por aqui? Estamos aqui novamente para mais um episódio do nosso podcast Falar Português Brasileiro! Seja muito bem-vindo!
Esse podcast existe porque você está aqui comigo todas as semanas!
No episódio de hoje vamos falar, explorar um tema riquíssimo, importantíssimo e essencialíssimo, nossa! Quantos superlativos! É porque o tema é muito bom e muito sério!
Antes de começarmos, quero lembrá-los que sou linguísta por formação científica e que toda a minha carreira está amparada em mestrado acadêmico e nos 4 MBAs feitos, também tenho 2 licenciaturas em língua portuguesa.
Esse episódio foi escrito a partir de muitas leituras e muita pesquisa. Você já acessou a minha página?Falarportuguesbrasileiro.com? Viu as inúmeras possibilidades de aprender português? Incluindo 30 minutos de conversação todos os dias e o português para mulheres? Corre lá!
Neste episódio vamos falar um pouco sobre a formação do português brasileiro e da nossa identidade cultural, vamos falar sobre as contribuições das línguas e das culturas africanas, ou seja, das nossas raízes!
Eu te faço um cafuné – eu gosto da unidade lexical – cafuné – que quer dizer: ato de fazer carinho com os dedos na cabeça/cabelos de alguém. Esta palavra pode ter origem no quimbundo, uma língua bantu e ter incorporada ao português durante a época colonial, outros pesquisadores dizem que a palavra é de origem desconhecida.
-
Episodes manquant?
-
Oi, oi, oi.
Profa Ju chegandoaqui, para mais um episódio do nosso podcast Falar Português Brasileiro.
Quero dar asboas-vindas para você que ouve com certa frequência.
Quero dar asboas-vindas para você que está chegando agora.
Quero tambémdizer para você que escuta o nosso podcast enquanto limpa a cozinha, limpa oquintal, organiza o guarda-roupa, leva o cachorro para passear, escuta quandoestá no caminhão, quando faz academia, quando está com insônia ... bom saberque a voz que fala nesse podcast também proporciona um momento relaxante epossibilita que você pegue no sono mais rápido! Dorme, dorme, dorme!
Seja muito bem-vindo!
No episódio de hoje, vou fazer a publicidade, a propaganda dos meus serviços, melhor, vou fazer a publicidade dos serviços Falar Português Brasileiro.
Vou fazer o meu JABÁ! Esse episódio foi motivado após a aula de Português todos os dias, quando um participante tentou usar a expressão JABÁ e não deu certo! Acontece! É para isso que eu estou lá, para auxiliar, corrigir, orientar e darmos muita risada, claro!
Vamos para o meu JABÁ?
-
Olá, olá!
Tudo bem, por aqui? Sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso podcast Falar Português Brasileiro! Esse podcast existe porque você está aqui comigo todas as semanas!
No episódio de hoje vamos falar sobre mais um tema que conecta o Brasil ao outro lado do mundo: a imigraçãojaponesa. Vamos falar sobre o contexto histórico dessa imigração, como ela também está presente na cultura brasileira, as influências que os descendentes japoneses trouxeram para o nosso país, e, claro, sobre as principais comunidades japonesas que ainda existem no Brasil. Então, pegue um café (ou quem sabe um banchá) e vamos começar.Vamos lá? Não se esqueça de fazer as suas anotações! Ouvir mais de uma vez o episódio e aplicar o vocabulário em outroscontextos. Para saber mais sobre a imigração japonesa:
https://discovernikkei.org/pt/journal/2016/07/04/
falarportuguesbrasileiro.com
@falarportuguesbrasileiro
-
Fiona Frank ingressou em agosto de 2023 na imersão de 30 minutos todos os dias de conversação em português, com o objetivo de se preparar para uma viagem ao Brasil. Ela planejava uma aventura de viagem de um ano, sendo que os primeiros seis meses seria no Brasil, estava ansiosa para melhorar suas habilidades no idioma com o conhecimento rudimentar que adquiriu por Duolingo.
Após 4 meses de 30 minutos todos os dias, já no Brasil ela se viu conversando em português com a proprietária do imóvel que estava hospedada, no Pelourinho, Salvador.
Após um ano, Fiona, retornou para os 30 minutos todos os dias, ainda viajando, agora falando francês em Montreal, Canadá, com planos de viajar para a Nova Escócia antes de viajar para casa em um navio de Nova York para Southampton em janeiro de 2025.
Conversamos sobre as viagens de Fiona, de ônibus e barcos, em redes… conhecendo músicos e tocando ritmos de forró em Salvador, conhecendo dançarinos e indo a cinco treinos de Cacuriá por semana em São Luís, frequentando uma escola de idiomas em Salvador, e principalmente fazendo conexões onde quer que ela fosse.
Essas conexões geraram nada menos que CINCO exposições da arte de sua tia, Hannah Frank, em todo o Brasil.
Links Hannah Frank arte: www.hannahfrankart.org.uk
O vídeo viral da cacuria: https://www.instagram.com/reel/C6OeJq6Aqvq/?igsh=MWlodm9oZ24zc2g2cg==
Instagram de Cacuria: @cacuriabalaioderosas
Couchsurf: Couchsurfing.com
Servas internacionais: Servas.org
E meu linktr.ee/fionafrank
-
Olá! Tudo beleza?
Eu sou a Ju e este é o nosso podcast Falar Português Brasileiro. Seja bem-vindo!
Semana começando por aqui ... Semana passada foi pesada! Mas esta semana será muito melhor! Tenho que acreditar nisso, a esperança brasileira nunca morre!
Vamos, ver ... o que temos para hoje?
Ahhh.Temos convidada para hoje também! Que delícia! Prepare o seu capuccino, adicione muito chantilly e aproveite ao máximo a gostosa conversa com a Bruna Magnani.
Bruna veio falar para nós sobre como é ser vegetariana, falamos sobre como ela está aprendendo português também.
Tenho certeza que você aproveitará muito o conteúdo.
-
Eu sou a Ju e este é o nosso podcast Falar Português Brasileiro. É claro que quero desejar uma ótima semana para todos vocês que escutam esse conteúdo semanalmente.
Estou muito feliz hoje! Muito feliz por ter conseguido um espacinho na agenda de uma pessoa muito querida!
No episódio passado falei sobre os 150 anos da imigração italiana aqui no Brasil. Neste episódio ... gente ... deu certinho! Você ouviu o episódio passado?
Neste episódio conversei com um italiano apaixonado pelo Brasil em todos os sentidos ... música, paisagem, idioma, gastronomia ...
Bom ... hoje, não vou fazer nenhum tipo de publicidade, nem vou dizer sobre o cursode português apenas para mulheres! Você pode acessar a minha página falarportuguesbrasileiro.com
Como eu disse ... tenho um convidado para o episódio de hoje, sim... um convidado italiano muito querido!
Ele é Ph.D em engenharia elétrica e Ph.D em física. Ter 2 phds não é para qualquer pessoa. Atualmente, é editor da revista de física e também professor adjunto de redação e comunicação científica na Universidade de Nova York.
Matteo Rini, chegou até os 30 minutos de conversação falando pouquinho, bem baixinho... hoje faz até piada em português. Imita sotaques brasileiros, coloca apelidos nos colegas. Tudo muito divertido e muito leve.
Foi com essa leveza que ouvi atentamente a fala do pesquisador. Penso que foi a primeira ou uma das poucas vezes que pude conversar com o cientista.
Pegue o seu papel ou abra o seu app para as anotações. Você ficará surpreso com esta aula.
Vamos ouvir?
-
No episódio passado, falei sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, livro atual do Clube de Leitura e Conversação. Sempre dá tempo de participar! Aceite o desafio e venha ler com a gente.
Você, mulher, acessou a página falarportuguesbrasileiro.com e fez a sua pré-inscrição para participar do curso de português só para mulheres? Venha fazer parte da nossa comunidade de Jujubas!
Neste episódio vamos falar sobre os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Bora lá?
Falar sobre a imigração italiana é também falar sobre a história da família Freschi, meus bisavós, que vieram para o Brasil de vapor, um tipo de navio, no início do século XX. Vieram para trabalhar no cultivo do café ... assim foi até a minha infância. Correndo pelo cafezal, mas comecei a tomar café na vida adulta, acredito que após os 30 anos.
Eles, assim como tantos outros imigrantes de outras nacionalidades, deixaram seus países por motivos, principalmente, econômicos, ou seja, fugindo da fome. Hoje, em pleno século XXI, muitos países barram imigrantes, constroem barreiras, paredões e se esquecem que um dia o povo já precisou de ajuda. Na minha opinião, não deveria existir limites geográficos, fronteiras. Todos os indivíduos deveriam e poderiam escolher e viver onde quisessem. Na minha opinião, ninguém deveria sentir fome!
Continuando ...
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju! Nós somos o podcast Falar Português Brasileiro. Desejo você uma excelente semana! Uma segunda-feira abençoada! No episódio passado, conversei com o Sergio Stroilli, falamos sobre a aprendizagem do idioma português, falamos sobre a exposição e frequência, falamos sobre muitas outras coisas em aproximadamente 20 minutos. Foi muito interessante e sempre agradável falar com o Serginho.
Serginho é aluno FPB do programa de Todo dia um pouquinho desde quando o programa começou em 2022. Serginho é FPB e aprendeu a falar português conosco! Estudando todos os dias! Venha fazer parte você também! Acesse a minha página.
Você sabia que eu ofereço aulas de português em grupo para apenas mulheres e que o valor de cada módulo do curso é extremamente acessível em qualquer moeda?
Isso mesmo! Em muitos momentos da minha vida fui ajudada por muitas pessoas e com este curso quero retribuir a ajuda. Então, mulher, acesse a minha página e venha Falar Português Brasileiro.
Para participar do nosso Clube de Leitura é preciso ser apoiador pelo Patreon. O link você tem aqui na descrição. Uma experiência imensurável para o aprendiz doidioma português!
O livro da vez é “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, literatura clássica brasileira. Se não for o escritor mais importante da literatura brasileira, é um dos mais importantes.
Acesse a minha página falarportuguesbrasileiro.com, seja Patreon e venha participar do Clube de Leitura e Conversação. Os encontros acontecem às 16h horário de São Paulo, a cada 15 dias, às quintas-feiras.
Neste episódio vamos falar sobre esse livro “Memórias Póstumas de Brás de Cubas de Machado de Assis, o clássico da literatura brasileira.
O texto foi elaborado a partir das memórias da minha cabeça após muita leitura, por isso não colocarei as referências bibliográficas e também não colocarei as fontes.
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju! Nós somos o podcast FalarPortuguês Brasileiro.
Estou aqui construindo um mundo de possibilidades do tamanho do Brasil para você desenvolver-se em português! Seja para fazer o exame Celpe-bras, seja para uma viagem, seja para qualquer coisa que precise fazer em português ou na comunicação com brasileiros.
Durante estes 4 anos de podcast falei de muitas coisas ...coisas uteis, coisas inúteis, coisas ...
Em um episódio anterior, que eu não lembro qual foi, faleisobre a meta de atingir os 200 episódios de podcast.
Sou grata a todos os apoiadores pelo patreon, pelo spotify, nunca divulguei ou falei os nomes dos apoiadores por entender que cada cultura tem a sua forma de preservação da identidade.
Eu respeito cada uma delas e entendo.
É tempo de planejamento ou replanejamento e estarei com muito mais conteúdos no YouTube.
Conteúdos que não serão apenas para o exame Celpe-Bras.Então, se você ainda não estiver inscrito no meu canal. Aproveite, inscreva-se!O link está aqui na descrição.
Também estarei mais presente na seção blog da minha página falarportuguesbrasileiro.com
Mulheres Inspiradoras: https://falarportuguesbrasileiro.com/portugues-para-mulheres/
-
Seja bem-vindo! Nós somos o podcast Falar Português Brasileiro. Eu sou a Ju e quero dar as boas-vindas a você que está chegando agora e para você que sempre escuta os episódios, mais uma vez: seja muito bem-vindo.
Você ouviu nos episódios passados que todo dia um pouquinho está de volta? Não perca tempo! Venha falar Português brasileiro.
Acesse o link da minha página e faça a sua inscrição!Combinado?
Acesse a minha página também e veja os outros cursos etambém aproveite todo o conteúdo gratuito que ofereço para você que está sempre aqui comigo.
O nosso próximo livro do Clube de Leitura será "Memorias Postumas de Bras-cubas”, será ele um autor defunto ou um defunto autor?
-
Seja bem-vindo! Nós somos o podcast Falar PortuguêsBrasileiro. Quero dar as boas-vindas a você que está chegando agora e para você que sempre escuta os episódios, mais uma vez: seja muito bem-vindo.
Você ouviu nos episódios passados que todo dia um pouquinho está de volta? Não perca tempo! Venha Falar Português Brasileiro.
Acesse o link da minha página e faça a sua inscrição!Combinado?
Estamos começando livro novo no nosso Clube de Leitura – Ideias para adiar o fim do mundo – literatura indígena; Sim! Isso mesmo! É sobre isso este episódio!
Você também pode adquirir o exemplar gratuito da revista FPB e o segundo exemplar por aproximadamente 2 dólares. Menos do que um cafezinho.Se pensarmos em conhecimento, o valor é irrisório. Veja essa palavra no dicionário.
Seja um apoiador do podcast e também participe do Clube de Leitura!
Este episódio é de apresentação da biografia de AiltonKrenak, ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI).
Como uma liderança histórica no movimento indígena,exerceu um papel crucial na conquista dos DireitosIndígenas na Constituinte de 1988. É ambientalista,filósofo, poeta, escritor e também doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Farei a leitura na íntegra do artigo publicado na páginaCartas indígenas ao Brasil .com.br.
O link está aqui a descrição.
Para ler o material: https://cartasindigenasaobrasil.com.br/biografia/ailton-krenak/
-
Tudo que vai, volta! Não é?
Seja bem-vindo! Nós somos o podcast Falar Português Brasileiro. Quero dar as boas-vindas a você que escuta todos os episódios e que sempre está em busca de mais conhecimento e segurança para Falar Português Brasileiro.
Você já acessou a nossa página? falarportuguêsbrasileiro.com? Viu que é possível apoiar o nosso conteúdo por meio do Patreon? Também viu que os materiais complementares do Podcast estão disponíveis para baixar gratuitamente e também para adquirir outros ebooks?
Viu que este ano foi publicado um livro intitulado “O novo morador”? Viu também que temos a revista Falar Português Brasileiro e que o valor é simbólico?
Você sabia que todos os nossos produtos foram e são criados por inteligência natural? Ou seja, uma pessoa de verdade? Que neste caso, sou eu mesma! Ahhh e que para poder estar aqui, eu estudei bastante e este é o meu trabalho?
Apoie o podcast, venha participar das nossas atividades, inscreva-se na página para receber a nossa comunicação e seja Falar Português Brasileiro.
No episódio de hoje, vou falar sobre a viagem de retorno para Assunção.
-
Seja bem-vindo! Você já sabe que eu sou a professora Juliana. Você sabe que o podcast é nosso, né?
Profa Ju voltando e voltando também com os 30 minutos de conversação todos os dias.
O programa Todo dia um pouquinho é único e exclusivo Falar Português Brasileiro.
Você precisa saber que a aprendizagem de um idioma deve ser feita a partir da exposição de conteúdo. Você já pensou em como você aprendeu a sua língua materna? O idioma estrangeiro pode partir do mesmo pressuposto.
Aprendizagem Invertida ou Flipped Learning é uma metodologia ativa e híbrida que desafia os processos de ensino-aprendizagem. Nós saímos do tradicional, que é a exposição de conteúdos e colocamos o aprendiz como o ponto principal no processo de aprendizagem, afinal é isso que importa, você aprender a se comunicar em português!
A aprendizagem invertida aliada a metodologia comunicativa é sinônimo de sucesso na sua aprendizagem, mas para isso você precisa fazer a sua parte, ou seja, a preparação prévia para o nosso encontro.
Para este novo ciclo, fizemos algumas mudanças no horário.
-
Seja bem-vindo! Você já sabe que eu sou a professora Juliana. Você sabe que o podcast é nosso, né?
Quer participar comigo de um episódio? Envie um e-mail para [email protected]
Antes de começar o episódio, quero saber o quanto você está dedicado para aprender português? Como é a sua rotina de estudo? Você é aquele perfil de estudante que faz aulas duas vezes por semana e não abre o livro durante os outros dias. Você é aquele estudante que todos os dias está em contato com o idioma, seja lendo, assistindo às séries, ouvindo as músicas, etc.
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju e este é o seu podcast 100% em português, chegando para desejar uma ótima semana! Uma ótima semana para todos vocês que escutam o Podcast Falar Português Brasileiro. Nós, você e eu, somos o podcast Falar Português Brasileiro.
Lembre-se:sem luta, não há vitória! Nada cai do céu! Nem a sua fluência em português!Quer aprender a falar como um brasileiro? Acesse a minha página:falarportuguesbrasileiro.com
Todo dia um pouquinho está começando e você tem a possibilidade de 3 horários para escolher o melhor para você naquele dia!
São 30 minutos de conversação todos os dias, de segunda a sexta. Muito vocabulário.Muitos exercícios e a sua possibilidade de interagir com uma professora nativa e especialista no ensino de português para estrangeiro, ainda a professorareferência no Exame Celpe-bras. Vai fazer o exame de proficiência? Faça um curso preparatório com quem sabe sobre o exame. Acesse a minha página! Falarportuguesbrasileiro.com
No episódio passado falei um pouquinho sobre a minha vida na cidade de Assunção, neste episódio quero falar sobre algumas viagens feitas durante esse período. Na verdade, quero contar para vocês como foi fazer um mochilão de 30 dias por alguns países da América do Sul.
Eu não estava sozinha nessa viagem, a Mariana que já participou comigo em alguns episódios estava comigo.
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju e este é o nosso podcast 100% em português chegando para desejar uma ótima semana! Uma ótima semana para todos vocês que escutam o Podcast Falar Português Brasileiro.
Para falar bem um idioma é importante conhecer a cultura que envolve o idioma. Para ser fluente é preciso prática.
Quer aprender a interagir em português? Acesse a minha página:falarportuguesbrasileiro.com
Todo dia um pouquinho está começando e você tem a possibilidade de 3 horários para escolher o melhor para você naquele dia!
São 30 minutos de conversação todos os dias, de segunda a sexta. Muito vocabulário.Muitos exercícios e a sua possibilidade de interagir com uma professora nativa e especialista no ensino de português para outras nacionalidades, ainda a professora referência no Exame Celpe-bras. Vai fazer o exame de proficiência?Faça um curso preparatório com quem sabe sobre o exame. Acesse a minha página! Falarportuguesbrasileiro.com e escolha a melhor opção para você! Leia as informações sobre cada curso!
Quer participar do nosso Clube de Leitura?
Seja um apoiador do podcast pelo patreon e participe do Clube de leitura. O nosso próximo livro será “Ideias para adiar o fim do mundo” de Ailton Krenak. Farei um episódio exclusivo sobre o livro e o escritor. Ahh Isso depois de finalizarmos o livro “Torto Arado”.
Vamos começar o episódio?
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju e este é o seu podcast 100% em português chegando para desejar uma ótima semana! Uma ótima semana para todos vocês que escutam o Podcast Falar Português Brasileiro. Nós, você e eu, somos o podcast Falar Português Brasileiro.
Lembre-se:sem luta, não há vitória! Nada cai do céu! Nem a sua fluência em português!Quer aprender a falar como um brasileiro? Acesse a minha página:falarportuguesbrasileiro.com
Todo dia um pouquinho está começando e você tem a possibilidade de 3 horários para escolher o melhor para você naquele dia!
São 30 minutos de conversação todos os dias, de segunda a sexta. Muito vocabulário.Muitos exercícios e a sua possibilidade de interagir com uma professora nativae especialista no ensino de português para estrangeiro, ainda a professorareferência no Exame Celpe-bras. Vai fazer o exame de proficiência? Faça umcurso preparatório com quem sabe sobre o exame. Acesse a minha página! Falarportuguesbrasileiro.com
Querparticipar do nosso Clube de Leitura?
Seja um apoiador do podcast pelo patreon e participe do Clube de leitura.
Os últimos episódios eu falei muito sobre astrologia, signos,características dos signos. Espero que você tenha gostado, tenha aprendido um pouco sobre as crenças brasileiras e aprendido muito vocabulário.
Para fechar o conteúdo sobre os signos vou ensinar para vocês uma expressão que pode ser usada em vários contextos para dizer que o assunto, o tema, não é sério e não devemos ter atenção ou nos preocuparmos com aquilo. A expressão é “bobagem”. Você pode dizer – ahh isso é uma bobagem! Ou “pare de falar bobagens!”
Para aquelas pessoas que não acreditam em signos ... bobagem.
-
Seja bem-vindo! Eu sou a Ju e este é o seu podcast 100% em português chegando para desejar uma ótima semana! Uma ótima semana para todos vocês que escutam o Podcast Falar Português Brasileiro. Nós, você e eu, somos o podcast Falar Português Brasileiro.
- Montre plus