Episodes
-
O Direito desempenha um papel fundamental na região Centro-Oeste do país, onde sua importância se destaca pela representação e defesa dos interesses de indivíduos e empresas em um cenário diversificado e em constante evolução.
Ao mesmo tempo, a descentralização do Direito do Sudeste para outras regiões, como o Centro-Oeste, demonstra uma tendência importante na distribuição do conhecimento jurídico e das práticas legais. Isso não apenas enriquece a diversidade cultural e jurídica do país, mas também fortalece a advocacia local, possibilitando um acesso mais amplo à justiça e a serviços jurídicos de qualidade para uma parcela maior da população.
Para falar um pouco sobre o tema, convidamos Luciano Santos, Diretor Jurídico pela Lundin Mining, que tem a sua atuação dividida entre a região sudeste e a região centro-oeste.
Sugira aqui ideias para o próximo episódio!
-
O que precisamos saber sobre Legal Ops. em 2024?
O setor de Legal Operations é um dos mais voláteis dentro do cenário jurídico. Com o avanço da tecnologia e novas práticas, a área é atualizada de forma constante.
Em nosso 44º episódio do Perroni Cast, convidamos a Head of Legal Operations, da Tim Brasil, Fabiana Velasco para falar sobre o tema.
Fabiana trouxe um panorama sobre o mercado, além de muitas dicas para quem deseja seguir carreira na área.
-
Episodes manquant?
-
Olá, olá, mais um episódio no ar! 🎧
O universo jurídico passou por longas e precisas mudanças nos últimos anos. Dentre as inúmeras discussões sobre como inovar, surgiu o termo “Jurídico Disruptivo”. Mas, na prática, o que significa ser disruptivo no ambiente jurídico?
Paulo Samico, gerente jurídico da Mondeléz Brasil, nos ajudou a entender mais sobre o assunto. Palestrante, professor e criador de conteúdo, Paulo aponta que a disrupção está além de questões tecnológicas, envolve também questões sociais e criatividade.
-
Olá, olá, mais um episódio no ar!
O universo jurídico está repleto de oportunidades, quando falamos sobre a presença e a participação do RH nele. Porém, é também um ambiente extremamente desafiador.
Além dos desafios próprios do ambiente jurídico, a transição de carreira do mundo corporativo para escritórios de advocacia também traz consigo novos obstáculos. Por outro lado, um olhar diferente e estratégico às demandas de RH jurídico pode ser um diferencial competitivo.
Pensando em toda complexidade que essa mudança gera, Andrea Curcio, Head de RH pelo Vieira Rezende Advogados, é a nossa convidada para falar sobre o tema em nosso 42º episódio do Podcast Perrroni.
-
Olá, olá. Mais um episódio no ar!
Afinal de contas, a Inteligência Artificial é amiga ou inimiga da advocacia?
O uso da inteligência artificial em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil já é uma realidade. Estudos apontam que o país está entre as nações que mais utilizam IA, em empresas, na América Latina.
Com o avanço e o surgimento de novas tecnologias, como o ChatGPT, algumas questões surgiram no cenário jurídico. Em nosso 41º episódio do Podcast Perroni convidamos Bruno Feigelson, sócio do Lima ≡ Feigelson Advogados e um dos responsáveis por diversos projetos inovadores como o Sem Processo, Future Law, AB2L entre outros.
-
Olá, olá. Mais um episódio no ar!
Presente nas principais discussões sobre estratégias dentro dos setores de RH e DP, a retenção de talentos tem ganhado cada vez mais notoriedade em escritórios de advocacia. Hoje, além do papel fundamental no clima organizacional de uma instituição, a retenção de talentos é vista também como estratégia financeira.
Para entendermos como funciona essa ação na prática, convidamos Maria Helena Bragaglia e Silvana Brock, ambas desempenham um papel fundamental na retenção de talentos do Demarest Advogados (escritório recém premiado pelo LinkedIn na categoria “Best Talent Acquisition Team”), para contar um pouco sobre as ações adotadas pela banca.
-
Olá, olá. Mais um episódio no ar!
A vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, trouxe novas discussões sobre o tratamento de dados e junto com ela surgiram novas carreiras em diversos cenários econômicos, incluindo o jurídico.
O Data Protection Officer (DPO), sem sombra de dúvidas, foi uma das principais funções que surgiram no mundo corporativo e no ambiente jurídico, junto à LGPD.
Para entender mais sobre o papel dessa função e como ela surgiu no Brasil, o nosso sócio Eduardo Perroni bateu um papo com Graziella Rosa, DPO as a Service no Peck Advogados, para abordar “a importância e a popularização do DPO”.
-
Olá, olá. Mais um episódio no ar! A “liderança e presença feminina no setor de rh jurídico” sempre foi vista, sobretudo em escritórios de advocacia. Por essa razão, para entender um pouco mais sobre esse universo, esse será o tema da vez!
De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, as mulheres representam 75,2% dos profissionais presentes na área de Recursos Humanos. No ambiente jurídico, ainda que não tenha pesquisas sobre o assunto, é possível observar uma presença feminina superior dentro dos departamentos.
Luciana Smith, Coordenaora de RH do IWRCF Advogados, bateu um papo com o nosso sócio Eduardo Perroni para tratar sobre o tema, falar sobre os desafios e oportunidades da área.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Neste novo episódio destacamos“Os desafios do RH em uma banca multirregional”.
Dentre os maiores desafios para profissionais que atuam em departamentosde RH de escritórios multirregionais estão as variações culturais, gerenciamentoremoto, necessidades e demandas diferentes, leis específicas, entre outros.
Pensando nesse cenário, o nosso sócio Eduardo Perroni recebeuEliana Ponzio, Executive Director Human Resources pelo TozziniFreire Advogados,para abordar quais são os maiores desafios enfrentados pelo RH de uma banca queestá presente em diversas cidades brasileiras.
Neste episódio, Eliana falou sobre as suas experiências e elencoudicas valiosas para profissionais da área.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Neste novo episódio o tema centralfoi “O etarismo no ambiente jurídico”.
De acordo com relatório realizado pela Organização das NaçõesUnidas (ONU), uma em cada duas pessoas discrimina em função da idade, ao redordo mundo. No mercado de trabalho essa realidade pode ser vista de forma práticase observarmos com atenção. Segundo pesquisa realizada pela Maturi, mais de 60%das empresas pesquisadas possuíam no máximo até 10% de pessoas com mais de 50anos em seu quadro. O estudo também revelou que 3% das empresas não contavamcom nenhum(a) profissional 50+.
Esse contexto não se distancia muito do ambiente jurídico.Embora o etarismo, nos últimos anos, tenha ganhado novos espaços para debate,ainda é um dos problemas enfrentados por escritórios e departamentos jurídicos.
Para bater um papo sobre o assunto, o nosso sócio EduardoPerroni recebeu Alessandra Hohne, sócia do KLA Advogados. A advogada contousobre suas experiências em comitês que combatem essa discriminação e trouxealgumas dicas a escritórios e departamentos jurídicos.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! O tema imperdível da vez foi "A Nova era do societário digital".
Neste episódio nosso sócio fundador Eduardo Perroni recebeu Frederico Rizzo, Cofundador e CEO da Basement.
Fundado em 2019, o Basement é uma startup criada para descomplicar a gestão societária e facilitar o compartilhamento do equity. Por meio de uma plataforma digital (SaaS), a lawtech atua em duas frentes: gestão de programas de incentivos de longo prazo (ILPs), como os de stock options, e digitalização de participações societárias. Criada por Frederico Rizzo e Daniel Sousa, a plataforma é fruto de uma outra experiência empreendedora. Em 2014, os executivos fundaram o Kria, primeira plataforma de equity crowdfunding do Brasil, para permitir que mais pessoas pudessem investir em startups e que PMEs tivessem mais acesso ao capital através de ofertas públicas de investimento feitas de forma online, os chamados mini-IPOs digitais. Durante a jornada, a dupla percebeu que, para permitir que mais pessoas se tornassem acionistas de startups revolucionárias, seria fundamental simplificar a gestão societária desses negócios. Assim foi criado o Basement, um spin-off do Kria.
Em um bate papo de muito conteúdo, Eduardo e Frederico falam sobre a evolução e simplificação, com aumento de segurança, eficiência e governança, nos processos de gestão das operações e transações societárias, decorrentes de mudanças do mercado e também normativas, e como a tecnologia passa a ter um importante papel nesse novo cenário.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! O tema imperdível da vez foi: Metodologias ágeis aplicadas ao jurídico.
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Myrian Santiago, co-fundadora do Jurídico Ágil e advogada com experiência em coordenação de equipes jurídicas e gestão de Escritórios de Advocacia. E Luiza Assis, Instrutora do Jurídico Ágil e Certificada Agile Master Jurídico, advogada, professora, palestrante e autora de diversos artigos na área de gestão na advocacia.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! O tema imperdível da vez foi: formatos de contratação de advogados e seus impactos na prática.
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Paulo Bardella, sócio do Galvão Villani, Navarro, Zangiacomo e Bardella Advogados.
O bate-papo foi sobre as formas de contratação de advogados, diferenças entre sócios de serviço e sócios patrimoniais e o que é regulado pela OAB.
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Por que a mediação é tão importante?
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Rita Andréa para um bate-papo sobre mediação, sua importância para a sociedade e na prática jurídica. Está imperdível!
Rita Andréa é psicanalista, Instrutora de formação de mediadores CNJ, mediadora judicial credenciada pelo TJMG, mestre em Mediação e Negociação pelo Institut Kurt Bosch y Université de Genéve (Suíça), graduada em Mediação pelo Programa de Estúdios de Postergado de Pós-graduação da Associação civil (Argentina – Buenos Aires), graduada em Médiation approfondie pelo Institut Michèle Guillaume-Hofnung-IMGH-(França–Paris). Integrante da Comissão Internacional do Prêmio “Prix de la Paix Civile “- Paris- (2017). Coordenadora e Autora dos livros Mediação de Conflitos – A Emergência de Um Novo Paradigma - Ed. Del Rey , Diálogos entre Direito e Psicanálise – Ed. RTM, Mediação - A Travessia Através da Palavra-Ed Sete Autores, Presidente e fundadora do Instituto de Mediação Aplicada (IMA).
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Afinal, o que é Legal Operations e como é importante para os advogados no dia-a-dia?
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Paulo Silva, Legal Operations Manager do Mercado Livre. Advogado e Controller jurídico, técnico em administração de empresas, pós-graduado em Direito Civil e do Consumidor, com extensões na áreas contratuais e bancária, associado a Associação Brasileira de Jurimetria -ABJ e ao CLOC- Corporate Legal Operations Consortium.
Atuações no mercado financeiro, no setor de telecomunicações e energia, além de escritórios de advocacia.O bate-papo foi rico e trouxe aspectos reais da importância de Legal Operations, como implementar esse setor e sua importância para o dia-a-dia em escritórios e jurídico interno. Ouça agora!
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Como o mercado de capitais pode ajudar no combate à desigualdade social?
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Danilo Sérgio Borges , advogado de Mercado de Capitais no CEPEDA Advogados Associados. Mestre e Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Administração com foco em Ética nas Organizações pela Universidade de Paris V - René Descartes. Pós-graduando no LLM Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais - INSPER. Idealizador e co-fundador do Projeto Extensão Solidária-USP.
O bate-papo foi incrível. Além da teoria, Danilo trouxe exemplos de como aplicar na prática. Não perca!
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Você sabe o que são os rankings jurídicos e por que são tão importantes para os escritórios jurídicos?
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Quim Alcantara, sócio-fundador da Winb, especialista em marketing jurídico.
A conversa foi uma verdadeira aula, contando exatamente o que são os rankings jurídicos, por que seu escritório de advocacia precisa estar presente neles e como fazer para participar. Não perca!
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Você sabe o que é o metaverso e como o direito está inserido nele?
Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Fabio Cendão, sócio-fundador e CEO do Fcmlaw, escritório com tese de atuação em Tech Venture Law. Atua na área de Propriedade Intelectual, tecnologia, cripto, NFTs e Metaverso. Também foi idealizador do NFTerms, iniciativa para criação de licenças de direitos autorais para obras intelectuais de NFTs.
A conversa foi uma verdadeira aula, contando o que está acontecendo com o direito no metaverso, NFTs, e o que é necessário para ser um advogado que atuando nessa área. Não perca!
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Neste episódio nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Camila Soares Gonçalves - Advogada, professora, palestrante e empreendedora. Mestre em Direito Privado pela FUMEC. Especialista em advocacia cível pela ESA OAB/MG e Pós-graduanda em Direito, Inovação e Tecnologia pela ESA OAB/MG.
A conversa foi uma verdadeira aula, contando tudo que não te falaram sobre marketing jurídico durante a faculdade de direito, dicas de como destacar seu escritório no digital e muito mais. Não perca!
-
Olá, olá. Mais um podcast no ar! Neste episódio em especial a semana da mulher nosso sócio-fundador Eduardo Perroni recebeu Norma Mosic - Gerente Jurídica na Janga Invest, membro das Comissões de Departamentos Jurídicos e da Mulher Advogada da OAB Pinheiros – SP.
A conversa foi sobre as experiências feminismo, síndrome da impostora e os desafios da equidade e dicas para a mulher no mercado jurídico. Não perca!
- Montre plus