Episodes
-
No episódio 296 do PQU Podcast o conteúdo e a apresentação ficaram por conta de um convidado muito especial: Diego Cavicchioli, do Departamento de Psiquiatria da UEL. Ele destrincha o tema transtornos de ansiedade na infância e adolescência. Mais especificamente, apresenta e comenta duas das principais diretrizes sobre o assunto: a de parâmetros práticos para diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade, da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência, publicada em 2020, e a de prática baseada em evidências para ansiedade em crianças e jovens, de um grupo de professores e pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, publicada em 2024. Esse você não pode deixar de ouvir. Está muito bom!
-
Ser psiquiatra não é tarefa fácil, mas pode ter suas recompensas, não é? No episódio 295 do PQU Podcast vamos discutir aspectos sobre a prática da psiquiatra que podem ajudar você, psiquiatra em formação a construir uma carreira que desperte o vigor, a dedicação e o envolvimento com a atividade clínica necessários a busca de satisfação.
-
Episodes manquant?
-
O PQU Podcast traz mais uma novidade: o episódio 294 é o primeiro a ser veiculado em áudio e vídeo no canal do YouTube e nas várias plataformas. Nele, conversamos com a psicóloga Leticia Lopes, autora de 'Border, e Agora'. Nesse livro, Letícia divulga informações e reflexões que revelam as complexidades do transtorno de personalidade borderline, com o qual ela foi diagnosticada no início da vida adulta. Na conversa ela compartilha experiências e insights que trazem à tona o sofrimento ocasionado por esse transtorno e pela incompreensão das pessoas. Livro e conversa formam um par complementar que auxiliará na compreensão dos desafios, internos e externos, enfrentados por pessoas com transtornos mentais. Esse você não pode perder!
-
Há tempos vimos cultivando a ideia de fazer um episódio com dicas de livros escritos por pessoas com transtornos mentais. Os relatos em primeira pessoa de alguém com transtorno mental são muito valiosos para compreensão dessa vivência íntima intransferível. Nos manuais de diagnóstico e livros-texto temos a descrição fenomenológica, o que é possível ver e apreender dos casos clínicos, enquanto nos depoimentos pessoais temos uma descrição da experiência como percebida pela pessoa. Pois bem, no episódio 293 do PQU Podcast indicamos obras desse segmento que, acreditamos, serão úteis para o desenvolvimento de sua prática, colega em formação. Leia no seu tempo e no momento em que lhe aprouver. São extremamente enriquecedoras.
-
A desprescrição de medicamentos psicotrópicos é tarefa tão importante ao médico psiquiatra quanto a prescrição destas substâncias. É preocupante que pouco se pesquise e fale a respeito do tema. Mark Horowitz e David Taylor publicaram no começo de 2024 o “The Maudsley Deprescribing Guidelines”, um guia para a desprescrição de medicações psicotrópicas. É a partir deste livro, algumas outras evidências, e nossas opiniões, que apresento para você, psiquiatra em formação, o que consideramos os preceitos básicos desta prática.
-
A rápida expansão das bets e cassinos online no Brasil traz consigo a possibilidade de escalada de problemas de saúde mental, particularmente o Transtorno de Jogo, com suas graves consequências sociais, ocupacionais, financeiras e familiares. No episódio 291 do PQU Podcast, fazemos o convite a você, psiquiatra em formação, para incorporar na sua prática a triagem do comportamento de jogo, e trazemos recomendações de quando e como realizá-la.
-
A cada dez episódios, uma entrevista no PQU Podcast. No episódio 290, Maria Clara e eu entrevistamos o psiquiatra, pesquisador e professor Marcos Hortes Nisihara Chagas. O Marcos dividiu conosco algumas histórias, felicidades e percalços de sua rica trajetória na psiquiatria clínica, na pesquisa, na gestão e na docência. Foi inspirador para nós, e tenho certeza que também será para você, psiquiatra em formação. Não perca!
-
No episódio 289 do PQU Podcast, especialíssimo, conversei com Walter Farias, ex-funcionário que se tornou paciente do extinto Juquery, e com Daniel Navarro Sonim, jornalista e escritor. Eles dois, a quatro mãos, escreveram “O Capa-Branca”, livro que narra a trajetória de Walter Farias, atendente de enfermagem que acabou sendo internado no Hospital psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, em 1979. Além do relato em primeira pessoa do Walter Farias sobre um período triste da psiquiatria, que não deve ser esquecido, na conversa surgiu naturalmente meu relato em primeira pessoa dos anos em que fiz minha especialização no Santa Teresa, Hospital Psiquiátrico Estadual em Ribeirão Preto, no fim dos anos 1980. Esse você não pode perder!
-
Episódios de violência em massa são ocorrências brutais, cuja frequência, infelizmente, parece estar aumentando nos dias de hoje. A probabilidade de você, psiquiatra em formação, vir a entrevistar um paciente com risco de cometer um ato de violência em massa não é grande, mas não é desprezível! No episódio 288 do PQU Podcast apresentamos estratégias derivadas do que se sabe sobre o assunto que possam auxiliá-lo nessa tarefa delicada no decorrer de uma entrevista psiquiátrica. Aproveite!
-
No episódio 287 do PQU Podcast, volto para falar sobre evidências que buscam elucidar uma dúvida antiga: seria a depressão puerperal um transtorno distinto do transtorno depressivo maior que se inicia em outros períodos da vida da mulher? Discutiremos semelhanças e diferenças com relação a epidemiologia, sintomatologia, etiologia e tratamento nesses dois contextos. Não perca!
-
No episódio 286 do PQU Podcast defendemos ardorosamente o arsenal terapêutico de que dispomos para o tratamento dos transtornos mentais e chamamos atenção para os riscos de se embarcar em modismos que são propagados como se o que tivéssemos fosse ruim e precisássemos de algo melhor. Hoje em dia, esse algo melhor é representado pelo canabidiol, pela psilocibina e pelo MDMA. O problema de se gastar tempo, nosso bem mais precioso, aprendendo a manejar essas substâncias como se fossem a salvação dos pacientes é que ao fazê-lo se sacrifica o aprendizado do que realmente funciona. E quem levará a pior? Eles, os pacientes, sempre eles. Esse você não pode perder!
-
Já discutimos em outros episódios do PQU Podcast os ensaios clínicos que embasam a prescrição de atividade física e esportiva como medida adjuvante no tratamento de pacientes com depressão, mas qual seria o mecanismo de ação do exercício físico no funcionamento mental? Além de desvendar mecanismos fascinantes, a resposta para esta pergunta pode nos ajudar a personalizar o uso desta intervenção clínica para cada paciente, com suas particularidades, e também a persuadir um paciente deprimido, apático, sem motivação, a engajar-se em uma tarefa tão dispendiosa quanto a atividade física regular.
-
É um prazer tê-lo conosco, caro colega, em mais um episódio do PQU Podcast, episódio de número 284 da 14ª temporada. Damos sequência ao estudo dos aspectos não farmacológicos da psicofarmacologia, desta vez com foco nas características do paciente que interferem no resultado do tratamento. Apresentamos fenômenos intrapsíquicos e interpessoais que, se desconhecidos pelo psiquiatra, podem se converter em causas de resistência e até refratariedade ao tratamento farmacológico. Não perca!
-
No episódio 283 do PQU Podcast, volto para falar sobre outras situações desafiadoras frequentes da prática clínica, e cuja condução não costuma ser abordada de forma prática ou direcionada nas principais fontes de conhecimento da área. Discutiremos o atendimento de paciente que tenta ultrapassar a fronteira da relação profissional, aspectos práticos do atendimento de parentes de pacientes e abordagem de paciente que recusa tratamento medicamentoso a longo prazo a despeito do elevado risco de recaída. Apesar de cada situação exigir olhar individualizado, algumas reflexões e experiências podem ser úteis para sua prática clínica. Não perca!
-
No episódio 282 do PQU Podcast apresentamos os sete pecados da Medicina como descritos pelo famoso endocrinologista e hematologista britânico, Richard Asher, no final da década de 1950. Além de médico, ele foi também professor preocupado com a postura dos estudantes de medicina e um pensador da Medicina do século XX. Os pecados que ele descreve são a obscuridade, a crueldade, a falta de educação, a hiperespecialização, o amor pelo raro, a estupidez e a preguiça. A esses acrescentamos dois, a ganância e pressa, para então recomendarmos que todos sejam evitados na prática psiquiátrica. Esse você não pode perder. É certo que contém informações que lhe serão úteis nas reflexões que faz sobre a sua prática em busca de aprimoramento.
-
Bem-vindo à 14ª temporada do PQU Podcast. Muito recentemente, em maio último, foi publicada no Canadian Journal of Psychiatry a atualização das diretrizes do CANMAT – a Rede canadense para tratamentos de (transtornos de) humor e de ansiedade. Nesse episódio, o 281, vamos apresentar e comentar alguns aspectos dessas diretrizes, a título de aperitivo para a leitura do texto completo, que é muito bem escrito, agradável de ler, contém tabelas que sumarizam bem o que foi descrito de modo mais detalhado no texto e esquemas didáticos bastante úteis. Não deixe de escutar. E não deixe de ler o artigo. Você não vai se arrepender.
-
E chegamos ao final da décima terceira temporada do PQU Podcast! Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios uma entrevista. No episódio 280 quem nos conta como se deu sua carreira como psiquiatra, supervisora, pesquisadora é a Célia Mantovani. Ela dividiu conosco sua experiência como psiquiatra no Brasil e, mais recentemente, como professora e psicoterapeuta nos Estados Unidos, onde reside. Mais uma entrevista inspiradora para você, psiquiatra em formação!
-
Qual a relação entre esportes e saúde mental? Se pensou no futebol da quarta-feira, ou no beach tennis com as amigas, a resposta é que a relação é positiva. Mas, se lembrou de toda discussão sobre o episódio das olimpíadas de Tóquio, quando a ginasta norte-americana Simone Biles deixou de realizar algumas das provas para qual estava escalada para zelar pelo seu bem-estar emocional e físico, talvez fique em dúvida. No episódio 279 do PQU Podcast, eu vou discutir alguns dados sobre a prática esportiva e saúde mental. Aproveite!
-
No episódio 278 do PQU Podcast, convidamos você a conhecer os aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia, fatores que se referem a “como” e não ao “que” o médico prescreve, e que influenciam na resposta ao tratamento farmacológico. Vamos entender o papel do médico não apenas como provedor do tratamento, mas também como meio, e quais são as recomendações que se deve ter em mente na hora da prescrição. Você não pode perder.
-
No episódio 277 do PQU Podcast, falarei sobre situações desafiadoras que, embora aconteçam com frequência na prática clínica, não são abordadas em profundidade nas principais fontes de conhecimento da área. São elas: familiar que deseja conversar sem conhecimento ou anuência do paciente, o paciente que vem convencido de ser portador de determinado transtorno e o paciente que fala mal de outros profissionais e convida o psiquiatra a fazer o mesmo. Apesar de cada situação exigir olhar individualizado para o contexto, algumas reflexões e experiências podem ser úteis para sua prática clínica. Não perca!
- Montre plus