Episodes
-
Já se perguntou como é empreender no mercado verde?
Para o nosso episódio dessa quinzena, trouxemos Victor Dutra, sócio da Engaia Compostagem pra conversar com a gente e mandar a real sobre como é empreender nesse ramo.
A conversa vai desde como ele se “descobriu” uma pessoa empreendedora, ainda na UnB, até a primeira ideia de empresa - passando por tudo que deu certo, o que deu errado e trocando várias experiências.
-
Hoje, pro nosso terceiro episódio, trouxemos o ilustríssimo Fernando Finger, que está a frente do 55lab e do KunkClub.
Ele vai bater um papo com a gente sobre como foi a sua trajetória, desde a faculdade de direito, passando por um coworking e... parando no mercado canábico!
-
Episodes manquant?
-
No nosso segundo episódio do Sala de Guerra, trouxemos um convidado mais que especial: o Leandro Pacífico, sócio do escritório Freitas da Silva.
Hoje vamos conversar sobre como ter um jurídico inovador aliado a uma boa estratégia financeira faz a diferença no crescimento da sua empresa.
Com uma vasta experiência em empreendedorismo e inovação, nosso convidado trouxe vários insights a respeito desse mercado - que é muito promissor, mas que passa pelos mais diversos desafios.
-
Vamos estrear a nova fase no podcast da VICI trazendo nossos três sócios: Gabriel Wanissang, Marcus Medeiros e Grazielle Santana para compartilhar suas experiências com as finanças no mundo empresarial. Como é feita uma boa estruturação do setor financeiro de uma empresa? Como essa decisão impacta a médio e longo prazo?
-
As universidades brasileiras estão muito distante do mercado, pelo menos essa é a opinião dos alunos. A VICI Contabilidade firmou uma parceria com a Empresa Júnior de Contabilidade da UnB, a Ábaco.
Nesse episódio falamos sobre as ações da empresa júnior, como ela capta clientes e os impactos de sua ações no desenvolvimento de cada aluno e colaborador da empresa. Conversamos com Aloisio Puppin, um ex diretor de marketing que ajudou a erguer a empresa no passado, e Yan Vitor, atual gerente de vendas.
Um coisa é certa, quem passou por empresa junior tem um formação ainda mais completa para entrar no mercado de trabalho.
-
Você tem uma empresa e não tem ideia de como funciona o mercado financeiro?
Parecem coisas distantes mas na verdade são bem próximas. O mercado financeiro nasceu para facilitar a obtenção de dinheiro para as empresas grandes.
Para entender como os conhecimentos de mercado financeiro podem impactar sua tomada de decisão na empresa chamamos Pedro Jobim, sócio da Rio Claro Investimentos para explicar melhor. Entender conceitos como custo de oportunidade, retorno no longo prazo e planejamento financeiro pessoal podem impactar sua gestão é essencial.
-
Você já parou para entender como uma rotina financeiro pode afetar o valor final da sua empresa?
Você compraria uma empresa cujo os números não são verídicos? Você compraria um negócio cheio de "surpresas" nos balanços financeiros?
Lucas Gonçalves compareceu ao Mercado em Quarentena para explicar os impactos de uma boa rotina financeira no valor do negócio. Colocar todos os números financeiro em um sistema aumenta o valor de venda da sua empresa, uma ideia que parece um pouco absurda mas é super presente no dia a dia.
Confirma o podcast e entenda se sua rotina financeira é suficiente para deixar sua empresa funcionando bem.
-
Hoje conversamos com Felipe Manara, sócio da STOIC Capital, sobre a realidade de Brasília sobre compra e venda de pequenas empresas.
O trabalho pré venda é muito maior do que a venda em si e, quando temos a grande maioria das empresas pouco preocupadas com as finanças, é muito difícil confiar nos dados apresentados.
Se você quer entender quais elementos de gestão são abordados em um momento de venda não perca esse episódio. -
A equipe VICI está de volta, dessa vez com Thayna Durães.
No episódio de hoje tratamos sobre algumas noções de conceitos econômicos além de finanças pessoais e impactos no seu negócio.
Parecem muitos assuntos diferentes mas, no final, são informações essenciais para se tomar decisões, principalmente financeiras. -
Abrimos nossos corações e contamos os desafios que a quarentena expôs.
Hoje vamos falar sobre o que aconteceu na empresa durante da pandemia e o que vamos levar como aprendizado daqui pra frente.
Falamos de estratégia financeiras, dificuldades emocionais durante a pandemia, mudanças constantes no planejamento e muito mais. -
Nessa segunda parte do podcast detalhamos as ações promovidas pelo decreto 10422/20. A postura do governo federal sobre a burocracia do estado não facilitou a vida dos empresários durante a pandemia.
Abordamos, também, as movimentações do governo sobre o PRONAMPE e como a retomada econômica está se desenrolando. -
Com o avanço da pandemia o governo se viu forçado a mudar regras trabalhistas de forma à garantir o emprego e dar estabilidade jurídica. Porém, as ações emergenciais não seguiram com tanta urgência dentro do governo. Com essa demora, o/as empresário/as tiveram muitas dúvidas e pouca orientação sobre como agir.
Nesse podcast Gabriel Wanissang e Marcus Medeiros falaram sobre as atualizações recentes e tiraram muitas dúvidas sobre a funcionalidade da MP 936, recém convertida na lei 14.020. -
E seguimos com a segunda parte.
Começou a estruturar o seu departamento financeiro e não ta conseguindo performar bem? Nem começou esse trabalho porque acha que marketing é caro e muito complicado?
Marcos Cunha, sócio da famosa Storica Media, conversou conosco mostrando um pouco do caminho das pedras. Mais do que focar em publicidade e posts bonitos nas redes sociais, o marketing visa conhecer melhor seu cliente e se comunicar bem. Conhecendo seus clientes fica mais fácil vender, agregar valor e desenvolver outros produtos. -
Começou a estruturar o seu departamento financeiro e não ta conseguindo performar bem? Nem começou esse trabalho porque acha que marketing é caro e muito complicado?
Marcos Cunha, sócio da famosa Storica Media, conversou conosco mostrando um pouco do caminho das pedras. Mais do que focar em publicidade e posts bonitos nas redes sociais, o marketing visa conhecer melhor seu cliente e se comunicar bem. Conhecendo seus clientes fica mais fácil vender, agregar valor e desenvolver outros produtos. -
É possível desligar um colaborador por alguma prática antiética ou fora dos padrões de comportamento da empresa fora do horário de trabalho? Ou ainda, como programas de integridade podem servir como vantagem competitiva para sua empresa?
Nauê Bernardo volta na segunda parte da nossa entrevista sobre compliance aplicado para empresas pequenas e médias para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Lembre-se: sua empresa representa aquilo que você quer para o mundo.
Linkedin: Nauê de Azevedo -
Como garantir que sua empresa siga as melhoras práticas legais e éticas é um dos maiores desafios durante o crescimento de uma empresa. Muitas empresas deixam de lado esse cuidado por acreditarem que isso é problema de multinacional, o que abre brechas para violações éticas e legais que podem acabar com toda a empresa.
Para falarmos sobre como empresas pequenas e médias podem investir em práticas de integridade, convidamos Nauê Bernardo que é advogado, professor universitário e cientista político para falar sobre Compliance.
LinkedIn: Nauê de Azevedo -
Gerar dados não é suficiente, a principal função dos dados é ajudar sua empresa a tomar decisões melhores e bem fundamentadas. Esse é um dos papeis da Controladoria Estratégica
Acompanhe a segunda parte da nossa conversa com a Grazielle Santana para entender mais como a controladoria pode ajudar sua empresa a enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
Quer entrar em contato com a nossa convidada?
LinkedIn: Grazielle Santana -
Uma boa empresa é feita de uma série de boas decisões. Mas como aumentar sua chance de acerto em um mundo com tantas variáveis e informações incompletas?
Esse é o desafio de geração de dados e insumos estratégicos da Controladoria Estratégica. Para entendermos mais sobre isso, convidamos Grazielle Santana, que é contadora, professora universitária e consultora especializada em controladoria.
Entenda qual o impacto que essa área pode ter na sua empresa para realmente atingir seus objetivos. -
A gestão do custo operacional é um dos maiores desafios para controle de gastos e eficiência financeira das empresas. Muitos não sabem, mas organizar e gerir essa área é papel do profissional de Facilities.
Quer saber como resolver esse problema na sua empresa? Vem com a gente nessa segunda parte da conversa com a Bárbara Magalhães para entender sobre como uma melhor compreensão sobre Facilities pode trazer grandes retornos estratégicos e financeiros para você.
Acompanhe o trabalho da Bárbara: Instagram: @barbara.vmagalhaes LinkedIn: Bárbara Vieira Magalhães -
Como será a gestão dos escritórios e das empresas daqui pra frente? Como fica a gestão dos espaços, infraestruturas e coordenação de pessoas?
Os custos operacionais são considerados como os grandes "ralos" por onde escoa todo o orçamento. Quem deve gerir e tornar essa área eficaz?
Para responder essas e outras perguntas, recebemos nossa convidada Bárbara Magalhães, gestora de facilities, professora e proprietária do Facilities na Prática.
Acompanhe o trabalho da Bárbara:
Instagram: @barbara.vmagalhaes
LinkedIn: Bárbara Vieira Magalhães - Montre plus