Episodes
-
O Assunto da Semana são as repercussões do Projeto de Lei 1904/2024, o chamado PL do Aborto, no Espírito Santo. Com apoio de deputados federais e estaduais capixabas, o projeto também vem encontrando oposição nas ruas e na opinião pública.
]O programa Expresso ainda traz notícias sobre os bastidores das eleições em municípios como Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Pedro Canário, além de informações sobre a greve no Ifes, uma derrota trabalhista da Vale e um crime ambiental na Lagoa Encantada. No De Rolê, dicas de estreia no teatro, festas em aldeia em Aracruz e em Regência e a Volta à Ilha de Vitória em bicicleta.
Foto de capa: Demetrius Julice
-
Vereador de Vitória pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), o advogado André Moreira é o entrevistado no Política ES. Ele avalia a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) à frente da Prefeitura Municipal de Vitória e analisa o atual cenário eleitoral e as candidaturas postas para o executivo no município.Também comenta sua atuação como parlamentar desde o ano passado, quando assumiu mandato na Câmara, avalia as possibilidades e limitações do cargo e manifesta os motivos de anunciar sua pré-candidatura para seguir na Câmara de Vitória.
-
Episodes manquant?
-
Questão crescente nos debates públicos e ações políticas, a saúde mental na infância é o tema da Entrevista do Século, que recebe Bruna Lídia Taño, doutora em Educação Especial, professora de Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pesquisadora do tema.Ela fala dos perigos da "patologização" e da importância de construir redes territoriais de cuidado intersetorial e comunitário, garantindo o acesso a todos os direitos para as crianças e suas famílias. Bruna Taño ainda comenta sobre pesquisas que vêm analisando o chamado "Complexo Industrial do Autismo", reflexo do aumento dos diagnósticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
-
Nascido no município da Serra, o músico Vitor Martins adotou uma vida nômade, tendo viajado e vivido em vários países e estados do Brasil. Baterista e percursionista tocou com artistas de reggae, sertanejo e outros estilos antes de criar o projeto Natural Music.No programa Pocando pelo Mundo, ele conta de sua trajetória e sobre seu projeto que trabalha com duas vertentes: meditação guiada por instrumentos musicais e Organic House, criando mixagens ao vivo. Vitor apresenta dois dos instrumentos que utiliza, o Didgeridoo, um dos mais antigos do planeta, e o Handpan, um dos últimos instrumentos criados pela humanidade.Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/projetonaturalmusic/
-
O Assunto da Semana no programa Expresso é Magno Malta e a estratégia do PL de Bolsonaro para as eleições municipais no Espírito Santo. Ao contrário de quatro anos atrás, o senador capixaba está mais que envolvido no processo eleitoral.O programa traz ainda o Giro de Notícias com as mais importantes novidades dos bastidores eleitorais e também nas lutas sociais no Estado. Ainda tem a agenda cultural com dicas de cinema, festival e sarau na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo.
-
A saída de mais dois pré-candidatos à prefeitura de Vitória é o Assunto da Semana do Expresso, que comenta a desistência de Fabrício Gandini, do PSD, e Sergio Majeski, do PDT. O que levou à decisão, quem eram os interessados e o que isso pode ter a ver com a chamada "geopolítica da Grande Vitória"? O programa traz ainda a movimentação eleitoral em outros municípios após fim do prazo de descompatibilização para pré-candidatos a prefeito, fala de denúncias de assédio contra mulheres e indica atrações culturais gratuitas no fim de semana, incluindo exposição, teatro, música e performance.
-
Candidato a prefeito de Vila Velha em 2020 pela Rede, Rafael Primo migrou para o PT e vai tentar neste ano uma vaga na Câmara Municipal. No programa Política ES, ele analisa o cenário de pré-candidaturas para a prefeitura, as possibilidades da esquerda em Vila Velha e a relação de seu partido com os movimentos sociais locais.Ele comenta também os nomes e a construção da chapa de vereadores da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, e faz críticas à gestão do atual prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) e também ao pré-candidato pelo PL, Coronel Ramalho.
-
A Entrevista do Século recebe Pablo Lira, doutor em Geografia e diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão do governo estadual que realiza estudos e pesquisas com finalidade de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas. Ele é um dos coordenadores do recém-lançado livro Reforma Urbana e Direito à Cidade - Grande Vitória*, produzido pelo Observatório das Metrópoles e disponível gratuitamente pela internet.
Na conversa, Pablo Lira comenta sobre os conceitos abordados no livro; a integração da região metropolitana e a possível incorporação de novos municípios; e os desafios das prefeituras no combate às mudanças climáticas e a problemas como a violência e a desigualdade.
*Acesse o livro: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2024/03/Reforma-Urbana-e-Direito-a-Cidade_VITORIA-3.pdf
-
Seja por meio de vídeos na internet, seja por meio de caminhadas guiadas pelo Centro de Vitória, o historiador Marcus Vinicius Sant'Ana vêm se dedicando a visibilizar elementos historiográficos pouco conhecidos dos capixabas.O povo negro, seus lugares de vida e reprodução cultural, social e econômica, personagens antigos e atuais, elementos visíveis e invisíveis conformam uma grande riqueza que precisa ser contada e reconhecida pelo povo do Espírito Santo.No programa Raiz Capixaba, Marcus Vinícius fala especialmente do Centro de Vitória, mas também de outros territórios, conta alguns casos e evidencia lugares que representam a história e cultura negra no Estado.Para acompanhar as publicações do historiador no Instagram, siga: https://www.instagram.com/santanamarcusvinicius .
-
O tema principal nesta semana é o projeto de "engordamento" da Praia do Morro, a mais conhecida de Guarapari. Mencionado publicamente no início do ano pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) em encontro com empresários, o projeto só foi apresentado oficialmente na última semana e enfrenta oposição de moradores da região.
Programa fala sobre proposta da prefeitura, investimento do estado, possíveis impactos socioambientais e motivos da oposição da população.O Giro de Notícias ainda traz as movimentações eleitorais surpreendentes em Cachoeiro de Itapemirim, decisão do PT em Aracruz, protestos de estudantes em Marataízes, entre outros fatos da semana. No De Rolê tem filme capixaba no cinema e festa quilombola.
-
O Grupo Práticas Educativas e Polarização Política, ligado ao mestrado do Ensino de Humanidades do Ifes de Vitória, vem realizando pesquisas em escolas com objetivo de entender melhor o pensamento das juventudes de hoje sobre a política.Para saber mais sobre o tema, o programa Política ES recebe o professor Davis Alvim, coordenador da pesquisa, e os estudantes Lucas Cremonini Junior, Manuella Bittencourt e Larissa Oliveira, também pesquisadores participantes. Eles analisam os resultados encontrado entre jovens capixabas em comparativo com dados de pesquisas nacionais, trazem percepções sobre o posicionamento político deles dentro dos espectros de esquerda, centro e direita e em relação aos principais líderes nacionais Lula e Jair Bolsonaro.Ainda avaliam como a polarização de hoje afeta os jovens, se esta afeta suas relações pessoais e familiares e quais espaços consideram mais importantes em seus processos de formação política.
-
O tema desta semana no programa é a reunião de seis partidos em busca da construção de uma candidatura única com perfil de centro para a prefeitura de Vitória. Grupo se reuniu, definiu algumas novidades mas também manteve incertezas. Além disso, o Expresso traz um resumo das principais notícias da semana sob o olhar crítico do Século Diário e também dá dicas de eventos culturais gratuitos para fazer na Grande Vitória e no interior do Estado no bloco De Rolê.
-
Conhecida pela participação em movimentos sociais e culturais, a professora Ana Paula Rocha deve ser uma das apostas do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) para a Câmara de Vitória, onde a sigla conquistou seu primeiro mandato no Espírito Santo quatro anos atrás. No Política ES, Ana Paula fala sobre sua decisão de entrar na disputa eleitoral pela primeira vez, em 2022, e de lançar pré-candidatura a vereadora neste ano; avalia a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e da Câmara de Vereadores; e aponta quais os principais pontos que o Psol pretende levantar para as eleições deste ano.
-
O convidado da Entrevista do Século é Paulo Tupinikim, liderança da aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz, e também coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), que representa mais de 200 mil indígenas de várias etnias em 10 estados brasileiros.
Ele fala sobre a importância e das discussões do Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, da relação do movimento indígena com o Governo Federal, das disputas no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), da luta para ocupar espaços de poder, e das disputas eleitorais em 2024. Também analisa conjuntura e as demandas dos povos indígenas em Aracruz e no Espírito Santo.
-
Nascido no interior do Espírito Santo, Weliton Mensário Costa, formou-se doutor em Biologia e sagrou-se campeão mundial em um torneio inusitado, o "Dance your PhD", promovido pela revista Science e a Associação Americana para o Progresso da Ciência.Ele contou sobre sua trajetória acadêmica indicada no Ifes de Alegre até seu doutorado numa das mais importantes universidades australianas. Falou também sobre como transformou sua tese sobre comportamento dos cangurus em música e dança que o levaram a ganhar a competição que visa a comunicar resultados científicos de forma acessível e divertida.A experiência o levou a explorar mais seu lado artístico, de modo que com a alcunha de Weli, ele está investindo em sua carreira como músico, ao mesmo tempo em que começa a se dedicar à comunicação científica por meio das redes sociais.---Assista ao clipe de Kangaroo Time, vencedor do "Dance your PhD 2024": https://www.youtube.com/watch?v=RoSYO3fApEc Páginas no Instagram:Música: https://www.instagram.com/welimusic/Ciência: https://www.instagram.com/wildwoohoo/
-
Em mais um caso de fraude nas cotas de gênero para candidaturas, cinco vereadores de Cariacica perderão seus mandatos em breve, nas vésperas da campanha para reeleição. O Expresso explica o caso, diz quem são os cassados e possíveis substitutos e as repercussões do caso. Também traz o Giro de Notícias com temas como: lei contra população em situação de rua, movimentações eleitorais, trabalho escravo na cafeicultura, veto à lei contra ocupações e reconhecimento de terra quilombola. No bloco de Rolê tem festival de música infantil, rock, dança e exposição de fotografia, tudo gratuitamente.
-
Fruto da reforma eleitoral de 2015, as pré-campanhas têm transformado as disputas eleitorais no Brasil. Neste ano de 2024, as eleições municipais estão tendo mobilização como nunca antes no período que antecede as datas oficiais de campanha. Para falar sobre o tema, o programa Política ES recebe o advogado eleitoralista Helio Maldonado, que considera que as pré-campanhas resultam numa "revolução paradigmática" para o processo eleitoral. Ele comenta as vedações e possibilidades da lei e menciona casos emblemáticos de punições e os desafios para candidaturas e juristas.
-
Entre março e abril de 2024, professores e também técnicos administrativos de diversas instituições federais de ensino superior deflagraram greves nacionais. Para falar sobre o tema, a Entrevista do Século convidou Jeffa Santana, vice-presidenta da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Marcus Podestá, diretor do Sinasefe-ES, que representa professores e servidores do Ifes, e Márcia Rezende, professora do Ifes Aracruz.Eles elencam os principais fatores que motivaram a greve, enumeram as perdas acumuladas especialmente nos governos de Temer e Bolsonaro e avaliam como está a negociação com o governo federal agora com Lula na presidência da República. Também avaliam quais as pautas que vem sendo levantadas a nível local e apontam reinvindicações como a suspensão do calendário acadêmico vigente.
-
Programa traz como destaque o anúncio oficial de desistência da candidatura à prefeitura de Vitória por parte do deputado estadual Tyago Hoffmann, aliado de primeira hora do governador Renato Casagrande (PSB). O que ela representa no jogo político da capital?No Expresso você ainda encontra as principais notícias da semana na política institucional, incluindo as movimentações eleitorais nos municípios, e nos movimentos sociais, em dias em que se mobilizam greves, manifestações e ocupações no Espírito Santo.
Além disso, tem as dicas de eventos culturais gratuitos que acontecem na região metropolitana da Grande Vitória e no interior do estado.
-
A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, é pré-candidata a prefeita pelo Podemos, em oposição ao atual mandatário e seu chefe, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Mulher negra, evangélica, policial militar, oriunda da periferia, ela fala sobre os motivos de entrar na política, sua relação com Pazolini, e a falta de espaço para participar da gestão municipal.
Ela comenta ainda seus aprendizados em mais de 3 anos como vice-prefeita, critica posturas da gestão, aponta quais as pautas principais de sua pré-candidatura, e avalia possibilidade de diálogos e unificação com outras candidaturas.
*A entrevista foi gravada antes da retirada oficial da pré-candidatura do deputado estadual Tyago Hoffman (PSB) à prefeitura de Vitória.
- Montre plus