エピソード
-
Em Dezembro de 2021 tinha a intenção de regressar com uma nova temporada do podcast. No entanto as voltas da vida impediram que isso acontecesse, e uma entrevista já gravata ficou na gaveta. É a que emitimos hoje, depois de uma espera demasiado longa: o convidado é o João Pedro George, autor de vários livros como "O Super Camões", biografia de Fernando Pessoa lançada há poucas semanas. Mas esta conversa foi sobre outro livro, "Chatear o Camões - Inquérito à Vida Cultural Portuguesa", sobre outros livros e banda desenhada.
-
Eis finalmente o 100.º episódio do podcast, que fecha a temporada com chave de ouro! Jorge Palma dispensa apresentações. A música e as suas palavras falam por si. Uma conversa cheia de boas ideias, da arte à política, e uma oportunidade para voltar a ouvir a opinião de um dos nossos melhores músicos.
Foto: Tiago Miranda -
エピソードを見逃しましたか?
-
Maria João Rosa é jornalista e pivot há vários anos. Apresentou na TVI24 alguns programas de informação e, durante vários anos, o magazine de cinema "Cinebox", com Vítor Moura. Actualmente ambos apresentam o "CoolBox", um programa virado para a cultura pop. Esta conversa foi sobre jornalismo, universidades e alguns dos filmes preferidos da convidada.
-
Cristina Sampaio é uma das mais conceituadas cartoonistas portuguesas contemporâneas, com trinta e cinco anos de carreira. Colabora com publicações de vários países, e por cá os seus desenhos podem ser vistos no jornal Público e na rubrica de animação SPAM CARTOON. Uma conversa sobre política, polémicas e banda desenhada.
Foto: Clara Azevedo -
A escritora Ana Margarida de Carvalho foi jornalista durante mais de duas décadas. Tem vários livros publicados, como "Que Importa a Fúria do Mar" e o mais recente "O Gesto Que Fazemos Para Proteger a Cabeça". E participou numa conversa sobre livros, filmes, jornalismo e outros temas.
-
Uma apresentação do À Beira do Abismo.
-
A Inês Coimbra faz stand up comedy há alguns anos. Nasceu em Coimbra e viveu na Guarda, em Lisboa e no Porto, onde faz a maioria dos seus espectáculos. Falámos de humor, fobias, as características daquelas cidades, e foram reveladas algumas histórias bizarras.
-
A professora e investigadora Maria do Carmo Piçarra lançou, no final do ano passado, o livro "Projectar a Ordem", sobre a criação e implementação do Cinema do Povo, que percorreu as aldeias e vilas do país com filmes de propaganda e alguns entretenimentos autorizados pelo Estado Novo. A nossa conversa incidiu sobre várias temáticas do livro e não só.
Foto: José da Costa Ramos -
Isabel Alçada foi responsável, com Ana Maria Magalhães, por dezenas de livros que marcaram várias gerações de crianças e jovens. A autora, que também foi professora e ministra da Educação, esteve à conversa sobre a célebre colecção "Uma Aventura", mas também se falou sobre o fascínio dos livros, da leitura e da História mundial.
-
A actriz Beatriz Barosa já é uma presença regular nos palcos há alguns anos, tendo também várias séries e novelas no currículo. Esta conversa foi sobre alguns dos seus projectos mais recentes, mas também se falou de sonhos, realidades alternativas e bom teatro para ler.
-
A Inês N. Lourenço é crítica de cinema do Diário de Notícias desde 2015, e é também a autora do programa "A Grande Ilusão", da Antena 2. Nesta conversa falámos de filmes, do cinema em sala no pós-pandemia, de clássicos e do politicamente correcto.
-
A actriz Beatriz Godinho conta já com 10 anos de carreira, preenchidos com vários projectos para teatro, cinema e televisão. Falámos de alguns dos seus trabalhos mais recentes, mas também de política, de oportunidades, da pandemia, e de outras temáticas.
-
No nonagésimo episódio temos uma conversa muito diferente do habitual. António Costa Pinto é politólogo, professor e investigador, com uma vasta obra publicada que incide sobretudo no autoritarismo, as transições democráticas e as elites políticas. A conversa incidiu sobre o seu mais recente livro, “O Regresso das Ditaduras?”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
-
O Hugo Gomes é crítico de cinema, e os seus textos podem ser encontrados no SAPO, no Cinema Sétima Arte e no blog Cinematograficamente Falando. Também participa no podcast "Feios, Porcos e Maus". A nossa conversa foi, por isso, sobre filmes bons e maus, bem como de realizadores em particular e os meandros dos festivais.
-
O convidado de hoje está na stand up comedy há mais de uma década, contando com dezenas de espectáculos em todo o país. Joca Silva esteve à conversa sobre comédia, fazer rir em tempos de pandemia, algum cinema... e fé.
-
José Carlos de Oliveira é produtor e realizador, e está envolvido no TREZES, uma série de filmes que adaptam contos da literatura portuguesa para a RTP. O projecto foi o mote para esta conversa, bem como o episódio que realizou: "O Sítio da Mulher Morta", adaptação do conto de Manuel Teixeira Gomes. Também falámos de outros filmes e de fazer cinema durante a pandemia.
-
O podcast despede-se de 2020 com um especial natalício que foi primeiro emitido em directo no Facebook e no YouTube no serão de sexta-feira. Foi uma tertúlia com os amigos António Araújo e Tiago Laranjo sobre a quadra, a sua relação com o cinema e outras coisas, tendo também um filme em particular em cima da mesa: "Christmas in Connecticut", comédia protagonizada por Barbara Stanwyck.
-
Casper Clausen is a Danish musician, front man of the band Efterklang and adjacent project Liima, and collaborated with many other artists (like Rodrigo Leão in his most recent album O MÉTODO). Now he’s releasing his first solo album, BETTER WAY, which was the reason for this conversation. We also talked about other bands, Portugal and Denmark, and the pandemic.
-
João Reis é tradutor e escritor. Traduziu dezenas de livros de várias línguas, como o norueguês e o inglês, e como autor lançou para já quatro romances editados pela Elsinore. O mais recente é "Quando Servi Gil Vicente", e em 2021 mais dois chegarão às livrarias. Falámos de livros, de autores, das diferenças entre Portugal e os países nórdicos, e os meandros do meio editorial.
-
O escritor Rui Cardoso Martins divide o seu trabalho entre projectos de televisão e cinema, crónicas de tribunal, aulas, romances e teatro. ÚLTIMA HORA, sátira com uma ponta de tragédia sobre o jornalismo moderno, é da sua autoria e esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, e que foi o pretexto para uma conversa sobre jornais, comunicação, ensino e outros temas.
- もっと表示する