エピソード
-
É na adolescência que se inicia a experimentação. O jovem sai do núcleo familiar e começa a ouvir outras vozes influentes por aí. E o medo agora é: será que ele vai usar drogas, bebidas, cigarro eletrônico?
Tudo que você precisa aprender sobre esse tema para ajudar seus adolescentes, já está disponível no episódio 20 do podcast Adolescente não precisa de sermão!
Um agradecimento especial a @dramarcelanoronha que participou deste episódio e colaborou com um conteúdo maravilhoso!
-
Imagina aquele aluno na sala de aula no ensino médio incapaz de ficar parado, fala demais, precisar de redirecionamento constante, interrompe, esquece... esses são apenas alguns dos sintomas usados para descrever lutas com TDAH, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Frequentemente uma condição incompreendida, mal diagnosticada e excessivamente medicada, o TDAH tem um lado do qual é menos falado. Alguns dizem que esse transtorno tem o potencial de se tornar presentes para a vida no quesito criatividade, performance nos esportes, empreendedorismo. Será que é realmente um presente ou é uma ideia romantizada?
Nossa especialista em TDAH e neurodesenvolvimento é a Nathalie Gudayol @nagudayol
-
エピソードを見逃しましたか?
-
Ah, o adolescente... não me conta mais nada! E agora está namorando? Esse episódio foi gravado com a Larissa e a Vanessa, do @semearconexao. Elas são especialistas em comunicação não violenta e fizeram a certificação em Disciplina Positiva comigo. Desde então estão ajudando outras famílias a se comunicarem melhor com seus filhos. Vem aumentar seu repertório para uma comunicação que se conecta, para que você consiga se aproximar novamente desse adolescente que você ama tanto!
-
Daí, um belo dia seu filho vira a fala:
- Mãe, eu não quero mais ir pra escola.
- Por que filho?
- Porque eu vou ser um gamer profissional!
Os jogos costumam ser uma fonte de desconexão entre pais e filhos. Dados de 2008 indicam que 29% dos pais jogavam videogame com seus filhos. No entanto, após a pandemia, 77% dos pais relataram que agora jogam videogame com seus filhos.
Hoje teremos a oportunidade de conversar com um jovem que se tornou um atleta de esporte eletrônico (E-sport) profissional @victorlibutti twitter @vhl_fps e a sua mãe, Maria Tereza @mtofernandes
-
As perguntas mais difíceis que os pais recebem dos adolescentes são relacionadas à sexualidade. Você também tem dificuldade de conversar sobre sexo com seus filhos? Então, esse episódio vai te trazer um novo vocabulário para te ajudar!
-
O suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens no Brasil e nos Estados Unidos.
E apesar desse assunto ser tão sério, tão pesado, meu coração está quentinho porque eu vou conversar com a Dra. Patricia Ragone, uma pscicóloga renomada, é autora, é vovó.... e fez várias certificações de Disciplina Positiva comigo.
-
Hoje vamos falar sobre um assunto muito em alta, um assunto atual que envolve a saúde dos olhos dos adolescentes. A visão dos adolescentes está mudando por causa das telas. Além do aumento do isolamento e aumento do nível de depressão, na área oftalmológica: aumento da miopia, olho vermelho, olho seco.Os jovens brincam menos ao ar livre, o que faz diminuir a dopamina e aumento da miopia. A culpa não é só das crianças. Adotando os princípios da Disciplina positiva de deixar as crianças falarem e ouví-las. As crianças pedem menos celular e mais atenção dos pais. Você vai aprender:- Dados científicos sobre o aumento da miopia, olho vermelho, olho seco- 2 síndromes em alta: CVS (Computer Vision Sindrome) e AACE (Acute Acquired Concomitant Exotropia)- Ezotropia dos smartphones, gerando diplopia (estrabismo de correção cirúrgica)- Estudo da China e da Austrália- Aplicação na prática
-
A adolescência requer atos de coragem para prosseguir. E quem é mãe ou pai de adolescente, também tem que ter coragem pra se acompanhar a montanha russa de emoções enquanto participa da busca individual do jovem pela sua identidade e na liberdade de crescer. Aja folego!.... Hoje você vai aprender:- O que os adolescentes relatam sobre a dificuldade de contar as coisas para os pais.- O que acontece neurologicamente na pré adolescência, início e fim da adolescência que faz parecer que eles perderam a confiança- Qual a causa da baixa autoestima?- Como podemos ajudar os jovens a desenvolverem a autoestima positiva e cultivar a confiança
-
Os adolescentes são felizes?Quando o assunto é criar os filhos, qual fase da vida você acha que os pais têm o nível mais elevado de estresse? Você acha que é a fase quando os nossos filhos são bebês e crianças pequenas? Quando os pais enfrentam noites são mal dormidas? Depressão pós-parto. As crianças se jogam no chão, mordem, batem, puxam o cabelo, não querem tomar banho, depois não quer sair do banho, atira comida e objeto?Ou você acha que é a fase quando os filhos são adolescentes? Um estudo professor de psicologia da Universidade Estadual do Arizona, Suniya Luthar revelou que o estresse aumentava conforme as crianças cresciam. Mães de “pré-adolescentes”, 11 ou 12 anos, estavam sob maior tensão mental, enquanto mães de bebês e filhos adultos estavam se saindo melhor.Isso porque os jovens estão passando por tantas mudanças simultaneamente – é o que chamamos de "tempestade perfeita" da adolescência que causa mais sofrimento com o início da puberdade, mudanças físicas, psicológicas e mentais, enorme investimento em 'ser popular' com os colegas, experimentando limites (experimentação com drogas, bebidas ou sexo) - tudo isso enquanto tentando se separar dos pais e estabelecer sua independência”.#adolescentes #adolescencia #disciplinapositiva
-
Hoje conversamos com o Rafael, 18 anos, que se identifica como um homem transgênero. Ele conta a sua história de como passou pelo processo desde criança, quando já afirmava: "Eu não quero usar vestido, eu não sou menina", até receber o presente mais encorajador de sua mãe.Também com a participação da Roberta Acras, apaixonada e ativista da inclusão, diversidade e acessibilidade. Ela compartilha suas experiências trabalhando com os jovens.Roberta Acras - Advogada, sócia do Atitude Integridade, Administradora fundadora do Grupo InDESG (Inclusão, Diversidade, Environment Social Governance e Acessibilidade), facilitadora certificada em disciplina positiva no ambiente de trabalho, presidente comissão compliance OAB Ipiranga-SP. Professora-autora de livros e cartilhas de inclusão e acessibilidade. Instagram @RobertaAcras e Linkedin.com/in/roberta-acras/
-
Hoje, a neurociência e psicologia comprovam que "O sono é seu superpoder". Dormir não é um luxo de um estilo de vida. O sono é uma necessidade biológica inegociável, é o sistema de suporte da vida. O sono garante suporte a todos os sistemas do nosso corpo, incluindo o:cardiovascular: responsável por garantir a circulação de sangue por todo nosso corpo, neuroendócrino (garantindo a homeostase. O sistema endócrino garante, por exemplo, nosso crescimento, desenvolvimento e reprodução, imunológico (garante proteção ao nosso corpo), além da nossa capacidade de corregulação, de pensamento e de tomada de decisões na vida profissional e ao cuidar dos nossos filhos. E pra conversar com a gente, convidamos a Jessica Moura fundadora do Instituto Family Wellness @institute.familywellness, que acredita em sono infantil humanizado e sem treinamentos de sono.
-
Muitas mulheres, ao se tornarem madrastas, sentem-se no dever de serem mães. A tendência é ir ao extremo: sendo autoritária demais (pra provar que consegue) ou permissiva demais (pra não perder o amor).Tem mulheres que chegam até a separar as roupas dos jovem, não dão autonomia pra comer, e acabam tendo uma experiência desagradável e desconectada do enteado, e consequentemente da nova família.Apresentado por Fernanda Lee #filosofiapositivaoficialConvidada especial: Mari Carmadelli @somos.madrastas#madrasta #disciplinapositiva
-
Será que meu filho vai ter sucesso? Uma profissão? Uma carreira?
Os erros que os pais cometem e o que fazer para incentivar o autoconhecimento, entender as opções do mercado de trabalho e tomar uma decisão.
Esse episódio foi produzido juntamente com as psicólogas Claudia Oliveira, Carol Campos e Bruna Arjona do perfil @adolescenciasimples
#disciplinapositiva #adolescentes #carreira
-
Semana de prova? Meu adolescente foge da escola. Por quê?
Seu adolescente não quer mais ir à escola?
Ele está muito mal emocionalmente?
Talvez isso tenha a ver com algum transtornos de neurodesenvolvimento interferindo na área cognitiva, emocional ou relacional do seu adolescente.
Compreender os transtornos de neurodesenvolvimento é crucial para oferecer suporte e acomodações para indivíduos com essas condições. E pra conversar com a gente hoje, eu convido a especialista Dra. Luciana Marcilio da @uneclinsp
Abordamos como identificar a dislexia, TDAH e Transtorno do Espectro Autista na pré-adolescência e adolescência.
- o que são os transtornos de neurodesenvolvimento?
- quais são?
- como se manifestam na adolescência?
Essa conversa foi muito esclarecedora e quero agradecer a Dra. Luciana Marcilio da Clínica em São Paulo @Uneclisp
#podcast #disciplinapositiva
-
Quais as ferramentas para ajudar os pais para entender os adolescentes?
E como fazer para ELES nos entenderem?
Esse episódio foi gravada com uma mãe real, com um problema muito comum para nós, pais de adolescentes.
Participação especial do Mães & Abraços:
@CallineSalim
@DeiseLadentim
Um agradecimento especial para a Aline, a mãe que se voluntariou para participar desse episódio! <3
-
Quem já foi adolescente conhece bem essa sensação: muitas mudanças acontecem no corpo e na mente e é onde aparecem os transtornos alimentares e outros cuidados que precisamos ficar atentos.
Este episódio contou com a participação da Luiza Stein Coviello (@luizasteincoviello.nutri) e Fernanda Lee (@filosofiapositivaoficial). A Luiza é Nutricionista especializada na área maternal e infantil e certificada em Educadora Parental em Disciplina Positiva.
-
Amor possessivo, amor infantil, amor que superprotege... nada disso é amor, é medo!O que os pais fazem em "nome do amor"? Descubra se você está fazendo alguma dessas coisas nesse episódio e o que fazer diferente para realmente educar seus filhos para a vida.Esse episódio está cheio de informação compartilhado por:Fernanda Lee, mestre em educação, mãe de 2 adolescentes @FilosofiaPositivaOficial Claudia Oliveira, psicóloga @psiclaudiaoliveira @adolescenciasimplesCarol Campo, psicóloga @carolcampos_psicoBruna Arjona, estudante de psicologia @bruarjona
-
Muitas vezes não ouvimos o que os nossos filhos estão falando ou querendo dizer, porque reagimos em vez de agir. Nós corrigimos antes mesmo de ter uma conexão com os nossos filhos, sem saber o real motivo daquele comportamento.Daí, tentamos fazer diferente mas não sabemos como.Entenda os pilares da Psicologia Positiva e da Disciplina Positiva e como eles podem ajudar você reverter a situação na sua casa.Esse episódio está cheio de informação compartilhado por:Fernanda Lee, mestre em educação, mãe de 2 adolescentes @FilosofiaPositivaOficial Sálua Omais @psicotrainerpsicologiapositiva
-
Está no ar o 1º Episódio do podcast: Adolescente não precisa de Sermão, por Fernanda Lee, M.A.Ed., mestre em educação, certificada em Play Therapy e Lead Trainer em Disciplina Positiva. Ela é casada e mãe de dois adolescentes (seus maiores professores!).
Neste primeiro episódio, Fernanda (@filosofiapositivaoficial), Claudia, carol e Bruna (@adolescenciasimples) vão explorar melhor como os pais podem reaprender a se conectar com os filhos nessa fase tão complexa! Aproveite para seguir as redes sociais para saber mais!
Filosofiapositiva.com.br