エピソード
-
エピソードを見逃しましたか?
-
As respostas com o veterinário Gonçalo Santos.
-
As respostas com o veterinário Gonçalo Santos.
-
As respostas com o veterinário Gonçalo Santos.
-
Qual é a raça e tipo de cão ideal para cada caso? Grande ou pequeno? De pêlo curto ou comprido? Mais energético ou mais calmo? De guarda ou mais social? As respostas podem ajudar a encontrar o cão mais adequado para si.
-
Para os gatos as unhas são a forma de conhecer o meio em que vive - as cortinas e os sofás que o digam ;)
Mas quando estão demasiado grandes tornam-se também desconfortáveis e podem provocar problemas de saúde para o seu gato.
Como fazer? O veterinário Gonçalo Santos lembra algumas dicas.
-
Habituámo-nos a aceitar que os gatos gostam de peixe. A experiência do veterinário Gonçalo Santos diz o contrário. O petisco irrestível para os gatos é, sem dúvida, outro. Para uma alimentação regular o mais indicado continua a ser a ração.
-
Uma boa alimentação contribui para prolongar a vida dos nossos amigos de quatro patas. Há medida que vão envelhecendo, cães e gatos precisam de mais nutrientes e exercícios para não engordarem. O médido veterinário Gonçalo Santos partilha algumas formas de manter os animais saudáveis e felizes para que possam ser a nossa companhia por mais tempo.
-
Um pequeno caroço na mama das cadelas pode significar tumor. O tratamento é a cirurgia para remoção do nódulo, o mais cedo possível. Até 3 cm, em geral estes tumores são benignos. A existência de uma grande percentagem de cadelas não esterilizadas torna comum esta patologia em Portugal. A esterilização precoce ajuda na diminuição da incidência de tumores mamários.
-
A partir dos 8 anos, os gatos estão na fase sénior e precisam de atenção especial. As melhores dicas para cuidar de gatos idosos são partilhadas pelo veterinário Gonçalo Santos.
-
A questão da obesidade nos animais traz os mesmos problemas de saúde que nos humanos mas deixam menos sinais de alerta. Para o veterinário Gonçalo Santos a solução não passa só por cortar a ração. Conheça algumas dicas.
-
É um drama que se repete a cada início de ano, afetando principalmente os cães. As consequências são perigosas e se a parte afetada for a língua é especialmente grave, uma vez que esta é essencial para que os cães se alimentem. A origem, os cuidados, os sintomas e os tratamentossão explicadas pelo veterinário Gonçalo Santos.
-
Alguns podem conhecê-la como a 'sida dos gatos. Sendo uma das doenças mais comuns nos gatos, principalmente machos adultos, é uma infeção viral grave, semelhante à sida nos humanos mas não se transmite a outras espécies. Não tem cura e é bastante comum. Estimativas apontam para que 1 em cada 8 gatos não castrados tenham o vírus da imunodeficiência felina (FIV).
O veterinário Gonçalo Santos deixa-nos os detalhes.
- もっと表示する