エピソード
-
João Pedro Gonçalves e António Apolinário Loureço preenchem esta conversa de café à mesa da rádio. O universo é o limite, mas a Europa e a Rússia constituem o centro das preocupações nesta emissão da Rádio Universidade de Coimbra.
-
Serafim Duarte e João Pedro Gonçalves fazem esta emissão das Conversas de Café à Mesa da Rádio. Os problemas deste e dos outros mundos, do presente, do passado e do futuro, não escapam à discussão livre, viva, sem peias nem preconceitos.
-
エピソードを見逃しましたか?
-
Nesta emissão começa-se por deambular pela meninice dos intervenientes. Ficamos, assim, a conhecer grandes pormenores como, a frequência da escola primária do Arco de Almedina pelo Serafim Duarte.
O tema mais sério desta edição da Clepsidra foi, mais uma vez, a reparação aos povos vítimas do tráfico esclavagista e da colonização, a propósito das últimas intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa. O tema, animadamente discutido, será, de acordo com a promessa, retomado, aqui, nas Conversas de Café à Mesa da Rádio.
António Apolinário Lourenço, Serafim Duarte e João Pedro Gonçalves fizeram este programa.
-
Nesta emissão faz-se referência ao 17 de abril de 69, em Coimbra e ao 25 de abril em Portugal, e à necessidade de cuidar da liberdade sob pena dela morrer. Ao nível internacional o destaque foi parar ao Médio Oriente: Israel, Irão, Gaza, Líbano, Síria, Hezbollah, Hamas, Likud, Netanyahu, ...
Clepsidra: Conversas de Café à Mesa da Rádio com Serafim Duarte e João Pedro Gonçalves.
-
António Apolinário Lourenço, Serafim Duarte e João Pedro Gonçalves animam esta conversa de Café à mesa da Rádio.
-
Clepsidra de 5 de abril de 2024
Nesta emissão saímos, cerca de um quarto de hora, para fora do estúdio da Clep e vamos visitar, ali no Exploratório Ciência Viva da Universidade de Coimbra, mais precisamente no Micro Science Photo Gallery uma exposição muito especial, intitulada Arte Chair guiados pelo seu seu fundador e principal mentor, o professor Fernando Taveira Teixeira. Trata-se de um conjunto de trabalhos feitos pelos alunos de várias escolas do mundo lusófono, desde Timor ao. Brasil, passando por Portugal e pelos países africanos como Angola, Moçambique e Cabo Verde. De regresso ao estúdio a conversa de café à mesa da rádio é com o António Apolinário Lourenço sobre os temas da atualidade, os seus antecedentes e a sua projeção no futuro.
-
A vida do quotidiano e dos acontecimentos especiais, nas facetas social, económica, cultural e política, de ontem, hoje e amanhã, em Portugal e no Mundo, discutida sem amarras, em formato de Conversas de Café à Mesa da Rádio.
Clepsidra com António Apolinário Lourenço e João Pedro Gonçalves
-
Nesta emissão o António Apolinário Lourenço apresenta a iniciativa do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC) a decorrer este sábado e domingo nas ruas de Coimbra: uma “Chaimite”, disponibilizada pela associação 25 de Abril, vai percorrer uma parte do concelho de Coimbra. Em cada um dos pontos de paragem vai acontecer uma leitura de poemas alusivos à luta pela liberdade.
Assinala-se, neste programa, a greve histórica de jornalistas ocorrida no dia anterior e faz-se o balanço das eleições legislativas. Pelo meio tropeça-se em fenómenos como o “Farsismo” e o “Imbecilismo-Leninismo”.
Clepsidra de 15 de março de 2024 com: António Apolinário Lourenço, Carlos Gandarez, João Pedro Gonçalves e Serafim Duarte
Clepsidra:Conversas de Café à Mesa da Rádio / Clepsidra: A Rádio Com gente dentro.
-
Clepsidra de 8 de março de 2024
Conversas de Café à Mesa da Rádio no Dia Internacional da Mulher, com Sofia Relvão, Serafim Duarte e João Pedro Gonçalves.
-
A música volta a ter um lugar de destaque nesta emissão da Clep.
-
Abertura da emissão com dois dedos de conversa genérica e o Senhorio de Jacaréu. O programa ensaia um desenvolvimento com uma pergunta estranha: - O próximo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho vai resolver os problemas da habitação? A resposta do Apolinário, não poderia ser outra: - Julguei que vinha para um programa sério!... Mas afinal o programa é contra ou a favor da avó da Mariana Mortágua? Ficamos sem saber, depois de discorrer sobre assuntos da campanha eleitoral para as legislativas e muitos outros como as obras inacabadas do MetroBus.
Antes da meia hora começa-se a falar dos 50 anos de abril e o Apolinário dá, aqui na Clep, as primeiras informações sobre a iniciativa do GAAC 50 anos, 50 poemas, que traz às ruas de Coimbra, no dia 16 de março, uma Chaimite que vai parar em vários pontos da cidade onde será feita a leitura de poemas icónicos relativos a essa data.
-
Construção de Chico Buarque marca o início desta Conversa de Café à Mesa da Rádio, hoje com António Apolinário Lourenço, Serafim Duarte e Carlos Gandarez. A distribuição de jogo, como sempre, ficou a cargo do João Pedro Gonçalves.
-
Depois de uma introdução tipo “macanudo”, surge o novo trabalho de Jacaréu - Senhorio. A conversa de café parece uma homenagem aos marretas, mas, sobre um tema bem atual: a bárbara invasão da Ucrânia e o massacre diário do povo ucraniano pelo regime de Putin.
Conversas de Café à Mesa da Rádio nesta emissão com João Pedro Gonçalves e Serafim Duarte.
-
Conversas de Café à Mesa da Rádio com António Apolinário Lourenço e Carlos Gandarez.
Quando não se sabe nada de História...
Quando se começa a andar para trás na História é complicado...
A Islamização da Europa ou o orgulho da ignorância.
A "guerra quente" e a "guerra fria".
Os cargos, os tachos, a regionalização...
-
Conversas de Café à Mesa da Rádio, com Serafim Duarte.
-
Conversas de Café à Mesa da Rádio com João Pedro Gonçalves e António Apolinário Lourenço.
-
No ano do cinquentenário do 25 de abril, a primeira emissão do ano dá a primazia (apesar dos problemazitos na mesa de mistura) aos sons de ABRIL. Antes que seja tarde!…
-
Conversas de Café à Mesa da Rádio.
-
No âmbito das comemorações populares dos 50 anos da Revolução dos Cravos, numa iniciativa promovida pelo Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC), com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra uma “Chaimite”, disponibilizada pela associação 25 de Abril, vai percorrer uma parte do concelho de Coimbra, neste sábado, dia 16 de março, e também no domingo, 17 de março. , Em cada um dos pontos de paragem vai acontecer uma leitura de poemas alusivos à à luta pela liberdade.
António Apolinário Lourenço, do GAAC, apresenta o evento e, atenção! o programa extra de domingo,17 de março.
Entre as 10h00 e as 17h30, a ‘Chaimite’ do MFA, percorre territórios da freguesia de Santo António dos Olivais e União das Freguesias de Coimbra, na margem direita do rio Mondego, além da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e da vizinha São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, estas na margem esquerda.
Sábado
10h00 – Ponto de partida: Quartel de Santana (BLI)
10h15 – B. Norton de Matos (frente ao Samambaia)
10h40 – Saída
11h00 – Largo dos Olivais (junto ao Largo em frente à pastelaria Monte dos Olivais)
11h30 – Saída
11h45 – Praça 8 de Maio (2 momentos performativos: à chegada e às 14h15)
14h40 – Saída
15h00 – Praça das Cortes (Santa Clara)
15h20 – Saída
15h30 – Largo João Serrano (São Martinho do Bispo)
15h50 – Saída
16h15 – Largo do Rossio (Ribeira de Frades)
16h35 – Saída
17h00 – Rossio de Santa Clara/ Av. João da Regras (local da “feira”)
17h20 – Saída.
Domingo, 17 de março
Ouvir este excerto da Clepsidra
-
Nesta Conversa de Café à Mesa da Rádio, o diretor da revista Munda do GAAC, António Apolinário Lourenço, fala do primeiro número desta nova fase desta publicação.
- もっと表示する